Celular

02/09/2016 06h00 - Atualizado em 02/09/2016 06h00

Moto Z Play ou Moto G 4 Play; compare preços e especificações

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Lenovo, atual dona da Motorola, anunciou o mais novo celular de sua linha Z, o Moto Z Play, que agora fará companhia aos aparelhos mais caros da empresa, como o Moto Z  e Moto Z Force. Assim como a linha de produtos anterior da Motorola, a X, o Moto Z Play tem como foco a bateria de grande autonomia e tem preço de US$ 449 (R$ 1.450, no câmbio atual, sem impostos).

Testamos o Moto Z, celular da Lenovo com capinhas 'inteligentes'

Outro lançamento da companhia em 2016 foi o Moto G 4 Play, versão do Moto G que também oferece uma bateria potente para seus usuários por apenas R$ 869. Apesar de o Moto Z Play ainda não ter chegado ao Brasil, a expectativa é que o smartphone comece a ser vendido por aqui em setembro. Ficou na dúvida entre comprar o G 4 Play ou esperar mais um pouco para ter o seu Z Play? Veja este comparativo baseado no preço e na ficha técnica de ambos os telefones.

Moto Z Play e Moto G 4 Play: veja comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)Moto Z Play e Moto G 4 Play: veja comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design

A carcaça do Moto Z Play é em metal e vidro, materiais considerados premium no mundo dos smartphones. Além disso, ele possui os pinos conectores dos Moto Snaps na traseira, que dão um toque diferenciado ao celular. Já o Moto G4 Play é feito em plástico bem rígido e segue o mesmo padrão visual da linha G. Ou seja, o seu design não ostenta nada de inovador ou que chame atenção à primeira vista.

Metal e vidro: Moto Z Play tem design que lembra o Moto Z (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Metal e vidro: Moto Z Play tem design que lembra o Moto Z (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Moto Z Play mede 156,4 x 76,4 x 6,99 mm, enquanto o Moto G 4 Play tem 144,4 x 72 x 9,9 mm. Assim, o Z Play é mais comprido, mais largo e também mais fino. Porém, ele pesa mais, são 165 g contra apenas 137 g do G 4 Play.

Tela

O Moto Z Play possui uma tela de 5,5'', enquanto o Moto G 4 Play oferece uma tela de 5 polegadas. Neste quesito vai do gosto do usuário. Alguns preferem telas maiores, já outros optam por telas um pouco menores.

Moto Z Play possui uma tela de 5,5 polegadas e resolução Full HD (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Z Play possui uma tela de 5,5 polegadas e resolução Full HD (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O novo celular da Lenovo utiliza um painel Super AMOLED com proteção Gorilla Glass e possui uma resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), resultando em uma densidade de 401 ppi. Já o Moto G 4 Play utiliza um painel LCD IPS e resolução HD (1280 x 720 pixels), resultando em 294 ppi.

Apesar da diferença de resolução, a qualidade de ambas as telas, no geral, é boa. O brilho é forte e o ângulo de visão é amplo. Portanto, neste quesito, nenhum dos dois celulares deve decepcionar os usuários.

Câmera

O Moto Z Play oferece uma câmera traseira de 16 megapixels com foco auxiliado por laser. Uma característica física interessante é o relevo da câmera traseira, que pode não agradar a alguns usuários. Já a câmera frontal possui sensor de 5 MP.

Moto Z Play (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Z Play tem câmera traseira com autofoco a laser (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Já o Moto G 4 Play, por se tratar de um aparelho mais básico, oferece uma câmera traseira de 8 megapixels e sensor frontal de 5 MP, para selfies. A câmera principal é mediana quando a iluminação colabora e tem redução na qualidade de imagem quando o ambiente está mais escuro. Além disso, o foco é um pouco mais lento e há mais nível de ruído e granulações.

Especificações

O Moto Z Play chega ao mercado com um processador Snapdragon 625 octa-core, trazendo oito núcleos Cortex-A53 operando na frequência de 2,0 GHz. É o mesmo chip utilizado no Zenfone 3, da Asus. A quantidade de memória RAM é de 3 GB, característica interessante que deve tornar mais fluida a experiência de usuários que gostam de jogos e apps mais pesados. Ele ainda tem 32 GB de espaço interno, expansíveis até 2 TB via cartão microSD.

Segundo a Lenovo, a sua bateria de 3.510 mAh aguenta de 45 a 50 horas de uso. Na prática, espera-se que ela chegue ao fim do dia sem maiores problemas. O Moto Z Play já chega de fábrica com o Android 6.0.1 Marshmallow e atualização garantida para o Android 7.0 Nougat.

Moto G4 Play possui especificações técnicas suficientes para rodar o Android de forma fluída  (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Moto G4 Play possui especificações técnicas suficientes para rodar o Android de forma fluída (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O Moto G 4 Play, por sua vez, oferece um processador um pouco antigo, o Snapdragon 410, lançado em 2013. Mas, em conjunto com os 2 GB de Memória RAM a performance do celular é suficiente para a grande maioria dos usuários. Ele possui armazenamento interno de 16 GB que pode chegar a 128 GB, com o uso de um cartão de memória.

Já a bateria do G 4 Play tem capacidade de 2.800 mAh. Levando em conta que a tela é menor e o hardware mais simples, esta bateria deve ser mais do que o suficiente para chegar até o fim do dia longe das tomadas. O smartphone também vem de fábrica com o Android 6.0.1 Marshmalow e garantia de atualização para a próxima versão do sistema do Google.

Custo-benefício

Moto G 4 Play é uma opção básica mas suficiente (Foto: Divulgação/Lenovo)Moto G 4 Play é uma opção básica, mas suficiente (Foto: Divulgação/Lenovo)

Ainda não sabemos o preço do Moto Z Play no Brasil, mas no exterior ele será comercializado por US$ 449, cerca de R$ 1.450 sem os impostos. Certamente, não será um aparelho barato, ainda mais se o usuário optar por comprar um dos Moto Snaps disponíveis.

Já o Moto G 4 Play possui preço sugerido de R$ 869 e atende bem todos os requisitos básicos para que o Android rode sem travamentos. Desta maneira, o usuário menos exigente poderá ter um celular básico bem acima da média e que atenderá todas as necessidades.

Comprar o Moto G 4 Plus ou esperar o Moto Z? Comente no Fórum do TechTudo.

Tabela Comparativa entre Moto Z Play e Moto G 4 Play (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Comparativa entre Moto Z Play e Moto G 4 Play (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Natanael Schmidt
    2016-11-03T02:14:22

    SE É POR CAUSA DO NOME QUE TEM PLAY, COLOCA JUNTO O PLAY3, PLAY4, TUDO PLAYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

  • Natanael Schmidt
    2016-11-03T02:12:08

    kkkkkk , techtudo ta de brincadeira, qual foi o estagiMERDA q fez esse comparativo... kkkkk moto g play compara se muito ao samsung gran prime kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Pietra
    2016-09-02T16:37:47  

    Só no sonho de vocês que o Moto G 4 play está esse valor. O meu eu comprei faz 2 semanas e paguei R$ 1,500. Acho que tem alguma coisa errada .....

    recentes

    populares

    • Pietra
      2016-09-02T16:37:47  

      R$ 1.500,00 ? Deve ter sido o moto g4 plus.

    recentes

    populares

    • Pietra
      2016-09-02T16:37:47  

      Bem vai saber porque já percebi que as lojas estão vendendo os aparelhos e nem elas sabem o que é aqui mesmo já vi por esse preço e não dizia se era plus ou não pra evitar o tombo vou comprar e no site da motorola!!! Mesmo que saia o mesmo preço posso escolher as cores pelo menos

  • Djalma Sampaio
    2016-09-07T09:12:28  

    Uma comparação viável seria do moto z play com o G4 plus, e eu acho o Z PLAY melhor.

    recentes

    populares

    • Djalma Sampaio
      2016-09-07T09:12:28  

      concordo plenamente

  • Felipe Peleteiro
    2016-09-06T09:22:57  

    que comparação nada a ver, pegam 2 produtos de faixa de preço completamente diferentes e com especificações completamente distintas, podiam ter comprado com aparelhos de mesma faixa de preço ou de especificações similares

    recentes

    populares

    • Felipe Peleteiro
      2016-09-06T09:22:57  

      Pensei a mesma coisa, aparelhos totalmente diferentes, acredito que para públicos também diferentes, parecido só o Play do nome.

  • Júlio Soares
    2016-09-02T17:34:26  

    Porque não comparam com o Moto G4 Plus ? E a mesma coisa que essse Moto Z Play, muda miseras coisas. Paguei R$ 1500 nele ! Agora comparar com o Moto g4 play, nada haver, bem inferior.

    recentes

    populares

    • Júlio Soares
      2016-09-02T17:34:26  

      Acho que foi só por causa do "play"

    recentes

    populares

    • Júlio Soares
      2016-09-02T17:34:26  

      E eu preferi adquirir um Redmi Note 3, é igual o Z Play, só que com bateria melhor e por R$590.

  • Real
    2016-09-02T16:41:54  

    top de linha da lenovo vs intermediário da lenovo, HELITO BIJORA você precisa voltar a estudar e entender que quando é feita uma comparação, os objetos precisam ser equivalentes pra saber qual é o melhor

    recentes

    populares

    • Real
      2016-09-02T16:41:54  

      um octa-core nao é mid-end, veja que o processador do intermediário é um quad-core esse sim é mid-end. Do mesmo modo a comparação é injusta, e o moto z é o top de linha da motorola (pelo menos no Brasil) equivalendo ao moto x.

    recentes

    populares

    • Real
      2016-09-02T16:41:54  

      Cara, só nucleos nao definem velocidade. Esse processador é sim mid (79k em testes), enquanto o 820 e o a9 (Apple) batem os 130k, que são de fato tops

  • Elder Trevisan
    2016-09-02T11:11:28  

    Por esse preço, prefiro mais o Quantum Fly que é um Deca core.

    recentes

    populares

    • Elder Trevisan
      2016-09-02T11:11:28  

      Lumia nem tem Pokemon Go

    recentes

    populares

    • Elder Trevisan
      2016-09-02T11:11:28  

      Claro que tem, é chamado de Pogo.

  • Admir Rosa
    2016-09-02T22:00:44  

    Fico com o meu G4 Plus que é top, tem o melhor custo benefício e custa menos de 1.499,00.

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2016-09-02T22:00:44  

      Desde quando moto g ,seja ele Plus ou não passou a ser um Telefone top,nunca foi e nunca será, top é um S7 este,iphone 6 Plus S,note 7 etc. Esse povo sonha !!!!!!!!!

  • Leonardo Salles
    2016-09-02T15:38:14  

    Pô, aí você abre a matéria e descobre que o "rival" do Moto G pertence à mesma empresa...Ela vai competir com ela mesmo pra ver quem vende mais? rsrs

    recentes

    populares

    • Leonardo Salles
      2016-09-02T15:38:14  

      haha bem isto que pensei.

    recentes

    populares

    • Leonardo Salles
      2016-09-02T15:38:14  

      Pelo menos não colocaram rival do iPhone

  • Vinny Dionizio
    2016-09-02T19:16:24

    A comparação é interessante mas óbvio que o Moto Z é superior, é tipo comparar moto g com moto x, a proposta da linha é essa.

  • Elias Junior
    2016-09-02T11:33:18  

    449,00 ?? Podem manda 2 pra ontem !!!

    recentes

    populares

    • Elias Junior
      2016-09-02T11:33:18  

      elias, melhor vc comprar 2 oculos pra ontem kkkkk

    recentes

    populares

    • Elias Junior
      2016-09-02T11:33:18  

      kkkk

  • Maxwell Nascimento
    2016-09-02T18:18:52

    agr o vejam so hj de manha vi uma materia aqui sobre o qualcom fly q desbanca esses dois ai, o interessante e q deixaram no ar a materia pouco tempo e ja colocaram esses q nem de longe competem pelo custo benefico e td mais oq me leva a pensar no quanto o T T se preocupa com a venda dos smarts doq nos oferecer a melhor escolha pelo menor preço...

  • Peter Schoel
    2016-09-02T11:13:26  

    Não virá por menos de 2600 reais. Anotem aí.

    recentes

    populares

    • Peter Schoel
      2016-09-02T11:13:26  

      Acho que vem por menos de 2000. Talvez venham um pouco acima disso no lançamento, mas logo que passar uns três meses o preço decai e ficará por menos de 2000, pq ainda terá o Z normal e o force pra comercializar.

    recentes

    populares

    • Peter Schoel
      2016-09-02T11:13:26  

      a lenovo tem fabrica no brasil eu acho, ae não tem ipi.

  • Alessandro Pedro
    2016-09-02T17:41:42

    Si fosse Z Play VS X Play nem falaria nada mais G4 Play? Ai forçou as parcerias.

  • Rubens Lima
    2016-09-02T12:02:41  

    quando forem comparar preço coloca os dois valores na mesma moeda, fica a dica.

    recentes

    populares

    • Rubens Lima
      2016-09-02T12:02:41  

      Só que não tem no Brasil ainda

  • Jean Segrini
    2016-09-02T12:58:10

    no Brasil uns R$ 2.000,00

  • Ricardo Oliveira
    2016-09-02T12:53:40

    Comparação muito sem sentido e noção pra mim a comparação deveria ser entro o Moto Z Play vs Moto G4 Plus

  • Elionaldo Filho
    2016-09-02T11:17:57  

    Techtudo acabou de admitir que não tem a mínima pretensão de informar. Tenho um MOTO G4 Plus desde JULHO! E olha que esperei muito pra comprar. A "matéria" diz que talvez chegue em SETEMBRO! O restante da ficha técnica, eu nem terminei de ler pois não tem nada a ver com nada! Sejam profissionais e apura direito antes de publicar essas asneiras!

    recentes

    populares

    • Elionaldo Filho
      2016-09-02T11:17:57  

      Ele falou do MOTO Z PLAY, não do G4 ***Moto Z Play ainda não ter chegado ao Brasil, a expectativa é que o smartphone comece a ser vendido por aqui em setembro.

    recentes

    populares

    • Elionaldo Filho
      2016-09-02T11:17:57  

      Você sabe ler????