Fabricantes

20/09/2016 17h30 - Atualizado em 20/09/2016 17h30

Opera 40 inclui VPN nativa para todos os usuários; veja o que muda

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Opera Software anunciou nesta terça-feira (20) o lançamento do Opera 40, a versão mais recente de seu navegador. Além dessa novidade, a empresa está oferecendo também um serviço gratuito de VPN. Com isso, o browser da Opera torna-se o primeiro grande navegador a fornecer esse tipo de recurso embutido. Quando ligado, o browser cria uma conexão segura com um dos cinco locais de servidores do Opera em todo o mundo (permite escolher onde aparecer na internet). O melhor de tudo é que a função não requer a instalação de extensões ou criação de conta para acessar websites restritos e navegar com privacidade.

Como usar a VPN gratuita do Opera no computador

Opera 40 traz VPN nativa para todos os usuários (Foto: Divulgação/Opera)Opera 40 traz VPN nativa para todos os usuários (Foto: Divulgação/Opera)

De acordo com a empresa, a função VPN usa uma conexão segura 256-bit AES criptografada nas localizações virtuais do recurso (por meio da SurfEasy WiFi Security VPN, subsidiária da Opera) e é um serviço que não requer que o usuário faça login, o que significa que nem a Opera nem a SurfEasy poderão armazenar nenhuma informação do seu histórico de navegação.

O recurso de VPN nativa já existe no Opera há algum tempo, contudo, só estava disponível na versão voltada para desenvolvedores. Agora com a a chegada do Opera 40, a funcionalidade poderá ser usada por todos. Com a novidade, ficará mais fácil navegar com privacidade e até mesmo contornar serviços que fazem restrições de uso por região (já que é possível escolher sua localização online), como por exemplo, HuLu Plus e o Netflix.

Opera 40 traz recurso Battery saver (Foto: Divulgação/Opera)Opera 40 traz recurso "Battery saver" (Foto: Divulgação/Opera)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Essa versão mais recente do navegador traz melhorias para o recurso de exibição de vídeos em janela pop-up, um leitor de notícias com suporte RSS e inclui o recurso Batery Saver, que faz o browser entrar, automaticamente, em modo de economia de energia sempre que o seu laptop for desconectado. Além disso, para que seja possível acompanhar o consumo da bateria, uma estimativa da capacidade restante é exibida.

Usar VPN é seguro? Descubra dicas de usuários no Fórum do TechTudo.

A Opera 40 também oferece suporte a Chromecast por meio de uma extensão Chrome (a partir do catálogo do Opera). Então, basta instalar a extensão Google Cast a partir da Chrome Web Store. Uma vez que a extensão esteja instalada no navegador e o Chromecast estiver plugado no monitor –  e ambos estejam na mesma rede Wi-Fi –,  o dispositivo deverá ser detectado. Com isso, será possível iniciar um stream. Mas, vale lembrar que o suporte a Chromecast só funciona para vídeos do YouTube.

Via Blog Opera

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogo Ribeiro
    2016-10-05T12:22:52

    nao consigo ouvir musicas pelo soundcloud no navegador opera 40 , alguem sabe a soluçao?

  • Saullo Miguel
    2016-09-22T06:40:43

    Sem duvidas um grande navegador !