Roteador

17/09/2016 06h00 - Atualizado em 17/09/2016 06h00

Roteador TP-Link ou D-Link: qual tem melhor custo-benefício?

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

TP-Link e D-Link são os dois grandes fabricantes de roteadores do mercado brasileiro e, em virtude disso, as comparações entre as duas marcas de origem chinesa e nome bem parecido são inevitáveis. Para quem busca um novo roteador para usar em casa e montar uma rede de qualidade, a pesquisa de compra sempre passa por um ou mais modelos de ambas fabricantes.

Ultra roteador: saiba quando vale a pena investir

É comum os usuários ficarem em dúvida de qual fabricante vale o investimento, por conta disso fizemos um comparativo para tentar descobrir qual é a melhor opção do momento.

Design: empate

Em relação ao design, ambos os fabricantes apresentam aparelhos bem resolvidos: compactos e discretos, os produtos com orientação mais geral de TP-Link e D-Link são aquilo que se espera de um roteador: um dispositivo fácil de entender a partir dos LEDs indicativos do status do aparelho, além de bastante discretos.

Design de TP-Link e D-Link se mostra eficiente: aparelhos discretos e fáceis de entender (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Design de TP-Link e D-Link se mostra eficiente: aparelhos discretos e fáceis de entender (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

As poucas variações dizem mais respeito aos modelos em si (presença ou não de antenas, de tela touch, quantidade de portas).

No que se refere a aparência, o quesito é mais subjetivo: em todo caso, D-Link e TP-Link apresentam roteadores com design leve para servir em qualquer sala.

Facilidade de instalação: empate

Roteadores da D-Link e da TP-Link são fáceis de configurar (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Roteadores da D-Link e da TP-Link são fáceis de configurar (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O processo de instalação de um roteador já foi muito mais intimidador. Hoje, os fabricantes apostam em aplicativos de configuração e em guias digitais que tornam a tarefa bastante acessível, mesmo para iniciantes.

No caso da TP-Link, os roteadores podem vir com um CD que possui um aplicativo de configuração do roteador que também pode ser baixado pela Internet. Ponto para a TP-Link, já que essa forma de instalação tende a facilitar o processo, entretanto a disponibilidade desse CD pode variar. Como opção, há o aplicativo oficial da TP-Link para smartphones com Android, que permite a configuração fácil do dispositivo.

No caso da D-Link, o processo é mais tradicional: o usuário precisa usar o guia de instalação impresso, que vem na caixa, para seguir os passos e fazer a instalação do dispositivo. Há, também, o aplicativo da marca One Touch, disponível para celulares e que permite a configuração fácil do roteador usando um smartphone.

Facilidade de configuração: D-Link

D-Link tem documentação mais bem resolvida para ajudar seus usuários no processo de configuração de seus roteadores (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)D-Link tem documentação mais bem resolvida para ajudar seus usuários no processo de configuração de seus roteadores (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Os dois fabricantes oferecem interface gráfica fácil de usar via navegador para que o usuário realize configurações no dispositivo, além dos apps para celular. Entretanto, a D-Link leva vantagem pois disponibiliza um espaço em seu site oficial com informações e guias mais bem detalhados para a realização de uma série de procedimentos, como IP fixo, redirecionamento de portas e etc.

Isso não quer dizer que essas tarefas sejam insolúveis nos roteadores da TP-Link. Apenas que elas vão exigir do usuário um pouco mais de conhecimento e pesquisa na hora de realiza-las, já que a documentação dos aparelhos da marca não é tão bem organizada quanto a oferecida pela D-Link.

Qualidade de sinal, recursos adicionais e segurança: empate

Roteadores das duas marcas, como o D-Link AC3200, apresentam alta tecnologia e qualidade (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Roteadores das duas marcas, como o D-Link AC3200, apresentam alta tecnologia e qualidade (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

TP-Link e D-Link oferecem uma boa gama de recursos mais avançados e de segurança em seus produtos, desde que o usuário esteja disposto a pagar um pouco mais pelos top de linha de ambas.

Nesse sentido, a D-Link é bem representada no Brasil com o AC3200, tido como um dos melhores roteadores do mundo na atualidade. O aparelho tem a combinação de recursos avançados, hardware de qualidade e suporte às tecnologias mais recentes, que garantem redes mais rápidas proporcionadas pelo dispositivo.

A TP-Link tem o Archer C3200, sua opção com rede AC3200 ultra rápida e hardware mais poderoso. Ambos saem por R$ 1.900, aproximadamente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Quantidade de aparelhos disponíveis: TP-Link

No catálogo atual, a TP-Link oferece 25 roteadores diferentes voltados para o uso em ambiente doméstico. A D-Link apresenta nove roteadores com pegada doméstica em seu site oficial.

Assistência técnica e garantia: TP-Link

Serviço da TP-Link pode se mostrar bem conveniente caso o defeito se apresente nos primeiros sete dias da compra (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Serviço da TP-Link pode se mostrar bem conveniente caso o defeito se apresente nos primeiros sete dias da compra (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

A TP-Link oferece garantia contra defeitos de fabricação de cinco anos para seus roteadores e a empresa esclarece que no prazo de sete dias, contados a partir da data da compra, o usuário pode trocar o seu roteador na revenda em que realizou a aquisição. Para isso, é necessário entrar em contato com o suporte técnico da marca via telefone e obter um código que disponibiliza a troca.

A partir de sete dias, o procedimento muda: o consumidor precisa entrar em contato com o suporte técnico para diagnóstico do problema. Caso seja necessário, o roteador é enviado à TP-Link que tem o prazo de 10 a 20 dias para a devolução do aparelho consertado, ou então para a troca.

 A D-Link também oferece garantia de cinco anos em seus roteadores, mas o serviço de assistência é um pouco diferente: embora o cliente precise entrar em contato com o suporte técnico, o envio do roteador com defeito para reparos pode ocorrer em uma unidade de assistência técnica na região do usuário. A TP-Link, por outro lado, encaminha todos os produtos para um mesmo local.

A política de troca mais ágil oferecida pela TP-Link, desde que o defeito seja constatado na janela de sete dias a partir da data da compra, dão vantagem à marca nesse quesito.

Preço: empate

Os dois fabricantes competem em igualdade em relação aos preços: os roteadores mais acessíveis de ambos são vendidos por uma faixa equivalente, deixando a vida do consumidor mais difícil na hora de definir uma compra.

Como em outros aspectos desse comparativo, a busca pela melhor opção entre TP-Link e D-Link deve ser orientada em função do modelo ideal de roteador, que melhor atenda às necessidades do usuário em termos de área de cobertura, tecnologia do sinal wireless e recursos avançados de acordo com o perfil de uso, e bolso.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo.

Conclusão

O placar é de 2 a 1 para a TP-Link, que ficou com melhor critério em assistência técnica e garantia por conta da possibilidade de troca na loja dentro dos primeiros sete dias a partir da compra. A marca também se destacou pela maior variedade de produtos em catálogo, algo positivo para contemplar as necessidades e o tamanho do bolso de uma gama ampla de consumidores.

À D-Link coube a vitória na categoria de configuração, já que seu site, mais organizado, oferece uma quantidade maior de documentação para a realização de uma série de procedimentos em seus produtos.

Entretanto, o placar não é tão significativo porque ambos os fabricantes empatam em uma série de aspectos cruciais para o consumidor, como preço, design e recursos oferecidos em seus produtos. No fundo, o que pode variar é a comparação direta entre produtos específicos de cada fabricante.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauricio Souza
    2016-09-26T13:18:20  

    vamos falar do que importa, qualidade de hardware e firmaware, o TP-Link é infinitamente melhor

    recentes

    populares

    • Mauricio Souza
      2016-09-26T13:18:20  

      Mauricio até intelbrass é melhor que D-LINK, não entendo esses sites com propaganda da D-LINK tipo do D-LINK DIR 615 T1, que mesmo atualização firmware 20.11 continua mesma bosta. Com intelbrass rodava videos em HD, com D-LINK 2 ANTENAS somente 480p...

  • Heimdall Mu
    2017-04-06T19:59:02

    D-LINK É UMA BOSTA NÃO COMPRE O MODELO: DIR 615, EU ANTES NÃO TINHA CONFLITO COM INTERNET PARA USAR PRA YOUTUBE E JOGA COM ROTEADOR INTELBRASS DE 1 ANTENA DPS QUE ELE DEU DEFEITO, PARENTE MEU COMPROU: D-LINK DIR 615 T1, PRA QUE VIVE DANDO INTERFERENCIA EU JOGO MEU PING FICA MAIS ALTO QUE FICAVA NO INTELBRASS DE 200 MS.

  • Jhonny Silva
    2016-09-25T19:01:10

    Xiaomi na gearbest sem frete, sem taxa mais rápido e custa 1 terço disso aí Faz tempo que repensei, e ta valendo mais a pena importar que comprar aqui dentro qualquer coisa. É triste, mas existem marcas muitos melhores fora e custando menos que no Brasil. Xiaomi veio pro Brasil e foi embora em 1 ano. Desistiu.

  • Maicol Vieira
    2016-09-17T13:24:53  

    Internet mais veloz kkkkkkkkkkkkkkkk o certo será taxa de transferência mais rápida.

    recentes

    populares

    • Maicol Vieira
      2016-09-17T13:24:53  

      É pros leigos burros kkkkk

  • Joao Salmazo
    2016-09-17T13:42:33  

    o problema não é o roteador, é velocidade ridícula da internet no Brasil, e muuuuuito cara!

    recentes

    populares

    • Joao Salmazo
      2016-09-17T13:42:33  

      Por fim, podem enfiar esse computador no ralo!

    recentes

    populares

    • Joao Salmazo
      2016-09-17T13:42:33  

      Vai VOCÊ no site da Verizon e olha o preço seu favelado! Pare de repetir o que outrosnidiotas falam... A internet não é cara, você que é um fracassado

  • Márcio Barroso
    2016-09-18T00:25:14  

    alguns desse roteadores ajuda a estabilizar uma conexão do net virtua?

    recentes

    populares

    • Márcio Barroso
      2016-09-18T00:25:14  

      Cancelei meu velox, meu telefone fixo e minha Oi Tv. Agora estão me oferecendo até de graça por 1 ano.

    recentes

    populares

    • Márcio Barroso
      2016-09-18T00:25:14  

      Ainda bem que quando me vieram oferecendo NET virtua aki no meu bairro pra todo mundo eu nao troquei a minha Vivo Speedy por ela.

  • Victor Rafa
    2016-09-17T13:20:35

    parei de ler em: design se mostra eficiente.. hehhehee fala serio!!

  • Marcio Bandeira
    2016-09-18T01:22:01

    Para, gê, ta feio esses titulos! quer internet veloz? vende um rim e paga a mensalidade exorbitante das operadoras do brasil e reza pra nao ficar dando timeout de 1 em 1 min, igual ja vi numa grande empresa viva por ai.. nao adianta perguntar qual o roteador mais rapido nao!

  • Ederson Américo
    2016-09-17T12:56:13  

    nossa matéria ruim... nada haver, eu crente que teria um monte de dados técnicos e pah... aparece isso!!!!!

    recentes

    populares

    • Ederson Américo
      2016-09-17T12:56:13  

      Nada a ver, não??

  • Alface Voador
    2016-09-17T21:25:58

    Nenhum roteador deixa internet mais rápida, o que pode acontecer é ele não deixar ela mais lenta, o que é bem diferente...

  • Marcelo Souza
    2016-09-17T21:00:42

    Eu fico me perguntando, todos os anos sai essa matéria, "Internet mais veloz: Conheça roteadores..." quem diabos disse para esses estagiários que o roteador aumenta a velocidade, e o pior, D-Link, meu deus do céu. Eu li aí em baixo alguem falando da internet no Brasil, na boa, não vou fazer propaganda, mas tenho banda de 25MB e estou bem satisfeito, streamming em 1080p, baixo arquivos de 2GB no tempo de ir tomar um banho, então... não generalize.

  • Agripino Josemir
    2016-09-17T17:19:48

    Tenho 78 anos e gostaria de um roteador bom para me divertir no League of Legends

  • Sinto Autorizado
    2016-09-17T15:46:51

    Esse Filipe Garret é muito burro, pelo amor de Deus.

  • Sinto Autorizado
    2016-09-17T15:44:45

    De novo os retardados do Techlixo dizendo que roteador deixa internet mais rápida

  • Luciano Santos
    2016-09-17T15:03:08

    O melhor modelo para taxa de transferência e potência de sinal é o TL-WR841HP, custo-benefício garantido.

  • Diogo Frederico
    2016-09-17T14:08:43

    Tech tudo, suas publicações são muito ruins, 99% das matérias não trás nenhuma informação útil para seus leitores, acho que deveriam rever seus conceitos....

  • Rafael Rejaili
    2016-09-17T13:37:46

    EU NÃO SEI DIZER DA DLINK PORQUE NÃO TENHO ROTEADOR DELES. MAS A TPLINK ESTÁ DE PARABÉNS, PRECISEI LIGAR NO 0800 PARA CONFIGURAR O MEU ROTEADOR E ELES FORAM SUPER ATENCIOSOS. ADOREI

  • Roberto Correia
    2016-09-17T12:58:56

    tudo bobagem

  • Andre Infalsificavel
    2016-09-17T12:45:48

    Opção boa e barata....único preço que tem é de 1900 reais....outra matéria idêntica e inútil...

  • Candido
    2016-09-17T12:44:36

    Mágicos!