Celular

08/09/2016 08h43 - Atualizado em 04/11/2016 16h07

Testamos o iPhone 7, o celular da Apple com botão Home renovado

Thássius Veloso
por
De São Francisco, nos EUA*

Mais um ano, mais um iPhone. A Apple fez nesta quarta-feira (7) o evento de lançamento do iPhone 7 e do iPhone 7 Plus. Os novos smartphones chegam renovações tecnológicas para substituir o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus. Desta vez – assim como no ano passado – não houve nenhuma revolução. As adições ao iPhone 7 são naturais e muito bem-vindas.

Os destaques vão para o novo botão Home, o conjunto de câmeras, a tela, o acabamento e o desempenho da bateria. Estivemos com iPhone 7 e o 7 Plus em mãos em San Francisco. Nos próximos parágrafos, portanto, você fica sabendo as primeiras impressões de uso do celular.

iPhone 7 no Brasil: saiba os preços do lançamento da Apple


Novo botão Home

O botão Home, aquele que fica na parte inferior da tela e dá acesso ao menu de aplicativos, passou por uma renovação. Por fora ele continua com a mesma aparência. Foi dentro dele que os engenheiros da Apple inovaram, ao criar um sensor touchscreen que vibra, criando o mesmo efeito tátil de quando um usuário pressionava até o fundo o botão Home dos iPhone 5S, por exemplo.

Novo botão Home tem três opções de intensidade da vibração (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Novo botão Home tem três opções de intensidade da vibração (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)












Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A verdade seja dita: causa um desconforto porque o mecanismo de vibração difere bastante do que estamos acostumados. Ao menos é possível selecionar entre três intensidades de feedback tátil, para que a migração seja a mais confortável possível.

Jogadores casuais vão se favorecer do motor de vibração porque games para iOS poderão tirar proveito deste novo recurso de hardware. Na demonstração da Apple foi mostrado um título de tiro em que cada armamento, ao ser disparada, fazia o telefone vibrar numa frequência diferente.

Foi uma implementação interessante e que pode aumentar a vida útil dos iPhones. Sabe aquele velho hábito de ativar o AssistiveTouch para exibir o botão Home virtual, sempre flutuando na tela? Pode ser que agora a Apple tenha decretado seu fim.

Câmeras e fotos

O iPhone 6S (2015) deu um salto na quantidade de megapixels: passou de 8 para 12 MP. Desta vez a Apple optou por melhorar a qualidade destes pixels, mesmo movimento que a gente tem visto a Samsung fazer.

Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, com direito a estabilizador de imagem (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, com direito a estabilizador de imagem (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A câmera principal do iPhone 7 e 7 Plus tem abertura f/1.8, o que na prática significa que ela capta 50% mais luz do que a lente com abertura f/2.2 do modelo anterior. Quem gosta de fazer fotos à noite provavelmente vai tirar maior proveito desta novidade.

As cores estão mais vivas, como pudemos ver nas demonstração feitas pela fabricante. Até o fim do ano vai chegar uma atualização de software que vai permitir aos donos do Plus uma maior exploração da profundidade de campo. Em última instância, isso significa poder brincar com o foco, deixando o protagonista da cena em destaque, enquanto o fundo fica ligeiramente esfumaçado. Este efeito é bastante celebrado nas câmeras fotográficas profissionais.

Traseira do iPhone preto fosco. Além dele, consumidor poderá optar pelo preto brilhante (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Traseira do iPhone preto fosco. Além dele, consumidor poderá optar pelo preto brilhante (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O iPhone 7 Plus sai na frente do 7 convencional porque tem duas câmeras, o chamado dual camera. O grande benefício é o zoom ótico de duas vezes, ideal para trazer mais perto pessoas, objetos e itens da paisagem, sem abrir mão da qualidade.

É preciso testar o telefone em condições cotidianas de uso. Ainda assim, as primeiras impressões são de que a câmera ficou mais rápida para abrir, e também com resultados melhores. A câmera frontal também teve uma ligeira melhoria e agora conta com 7 megapixels, em vez de 5 MP.

Tela

O novo iPhone (2016) permanece com a chamada tela Retina, nomenclatura bolada pela Apple para designar o display em que não é possível distinguir os pixels, os pontinhos brilhantes que compõem a imagem. O iPhone 7, com tela de 4,7 polegadas, tem resolução de 1334 x 750 pixels. O iPhone 7 Plus, por sua vez, conta com uma tela de 5,5 polegadas e resolução de 1920 x 1080 (Full HD).

iPhone 7 permanece com tela de 5,7 polegadas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 7 permanece com tela de 5,5 polegadas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)













Ou seja, nada mudou. A Apple ainda está atrás de fabricantes que usam o OLED no painel do smartphone. Ao menos ela conseguiu elevar a qualidade da tela, que passa a reproduzir uma gama maior de cores e também está 25% mais luminosa. Quem usa o telefone sob o sol escaldante sabe a dificuldade que é ler as informações na tela. As novidades devem ajudar neste quesito.

Adeus ao áudio analógico

Gesto mais do que esperado pela indústria, a retirada da saída de áudio no padrão de 3,5 milímetros (aquela redondinha, na parte de baixo do celular) ainda causa estranhamento. O consumidor terá de se acostumar a usar o fone de ouvido conectado diretamente na porta Lighting (aquela mais larga e que também é usada para recarregar a bateria ou passar arquivos para o computador).

RIP 3,5 mm: somente uma porta Lightning na parte de baixo do iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)RIP 3,5 mm: somente uma porta Lightning na parte de baixo do iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A Apple até inclui um adaptador para quem tiver fones de ouvido compatíveis com o padrão de 3,5 mm, mas a ideia é aos poucos mudar esse cenário.

Outra aposta da fabricante é nos fones de ouvido sem fio. Os AirPods foram apresentados como a opção descolada para quem quer ouvir música em qualquer lugar, sem depender da porta Lightning. Os fones parecem cigarros eletrônicos, com um bastão que sai para fora do ouvido. O som em si não muda em nada em relação aos EarPods que a Apple já colocava dentro da caixa de cada iPhone.

Os AirPods são ergonômicos e não caem da orelha, por mais que este repórter tenha agitado a cabeça para a esquerda e direita durante os testes. A bateria do fone wireless dura até cinco horas, segundo a Apple. O estojo para guardar os AirPods faz o papel de carregador e comporta 24 horas de carga para o acessório.

Bateria dos AirPods dura 5 horas, de acordo com a Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Bateria dos AirPods dura 5 horas, de acordo com a Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Cores e acabamento

São cinco opções de cor: preto fosco, preto brilhante (chamado de Jat Black, com armazenamento de 128 GB ou 256 GB), dourado, prateado e ouro rosa. A primeira lembra qualquer acessório saído do cinto de utilidades do Batman, com um visual sóbrio, porém, com um toque de sombrio.

O preto brilhante, apresentado com destaque pela Apple, acumula muitas marcas de dedo. Ele escorrega mais facilmente, além disso, o que vai requerer uma capinha sempre que estiver em uso.

Lateral do iPhone 7 preto fosco, que mais parece um item do cinto de utilidades do Batman (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Lateral do iPhone 7 preto fosco, que mais parece um item do cinto de utilidades do Batman (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)













Em relação à pegada, pouca coisa mudou em relação ao iPhone 6S. Os telefones ficam bem na mão, embora outras marcas já tenham superado o desenho industrial que a Apple continua usando.

As dimensões são praticamente as mesmas e o peso foi reduzido em alguns poucos gramas. Essencialmente, trata-se do mesmo formato do modelo do ano passado.

Podemos levar nossas mãos para o céu e agradecer pela estreia da certificação IP67 no iPhone 7, o que confere ao smartphone o título de "resistente a água". Ainda não é possível levar o telefone preferido de Tim Cook para nadar, é bem verdade. Os consumidores estarão a salvo em situações menos adversas, como numa chuva ou num acidente envolvendo líquidos em cima do novo iPhone.

iPhone 7 com a parte da frente branca (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 7 continua disponível com acabamento dourado (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Outros detalhes

Os representantes da Apple disseram que a bateria do iPhone 7 e do iPhone 7 Plus devem durar entre uma e duas horas a mais do que na geração anterior, do iPhone 6S.

A fabricante não entrou em detalhes sobre a ficha técnica da bateria mais nova, o que dificulta o nosso trabalho de dizer se essa promessa é factível. O jeito que tem é aguardar os testes mais aprofundados.

Agora, sobre o desempenho eles falaram: entrou em cena um processador quad-core, para realizar as tarefas mais rapidamente. O chip A10 Fusion tem o dobro da velocidade do iPhone 6.

Também chamado de Jet Black, acabamento em preto brilhante incomoda por causa das marcas de dedos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Também chamado de Jet Black, acabamento em preto brilhante incomoda por causa das marcas de dedos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Considerando-se que o iPhone 6 (2014) já entregava um bom resultado em multitarefa e com diversas aplicativos abertos, você pode imaginar como estão as coisas no 7 e no 7 Plus – extremamente rápidas, até que os desenvolvedores criem programas mais pesados e este ciclo se renove.

Resumo da ópera

O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus são evoluções do iPhone 6S e do iPhone 6S Plus respectivamente. Eles poderiam se chamar 6S 2ª Edição e 6S Plus 2ª Edição, ou algo que o valha. Como a tradição não permite, deram um nome importante para um telefone que passou por renovações, mas que essencialmente repete o que foi visto no passado.

O desempenho é fora de série, a câmera parece estar melhor do que nunca e finalmente há novas opções de cor, com direito a acabamento resistente a água. Tendo isso em vista, dá para dizer que o iPhone 7 agradou no nosso primeiro contato. Ele tende a ser uma boa opção para quem comprou seu último celular há dois anos, para justificar o upgrade. De resto, é esperar o produto desembarcar no Brasil.

iPhone 7 dourado conectado ao cabo Lightning (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 7 dourado conectado ao cabo Lightning (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O preço do iPhone 7 nos Estados Unidos é de US$ 649 (cerca de R$ 2.070). Maiorzinho, o iPhone 7 Plus sai a US$ 769 (cerca de R$ 2.460). É importante ressaltar que os valores são para os modelos com armazenamento de 32 GB, e sem levar em consideração os impostos locais dos Estados Unidos. Com chegada da nova geração, iPhone 6S ficou até R$ 1.000 mais barato no Brasil.

E aí, você se empolgou com o que viu sobre o novo celular?

*O jornalista viajou a convite da Apple

Qual será o preço do iPhone 7 no Brasil? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Breno Figueiredo
    2016-09-08T14:33:45  

    Samsung da banho no Iphone. (comparando os mais tops de cada marca).

    recentes

    populares

    • Breno Figueiredo
      2016-09-08T14:33:45  

      N U N C A

  • Perdeu Presydanta
    2016-09-12T22:11:06  

    Do jeito que as coisas andam, O Iphone só vai alcançar meu LG G4, em Hardwere, em 2020 com a versão 11. Pronto falei!

    recentes

    populares

    • Perdeu Presydanta
      2016-09-12T22:11:06  

      Com certeza mais do que isso!

    recentes

    populares

    • Perdeu Presydanta
      2016-09-12T22:11:06  

      O zé povinho só se liga em Hardware e números, mas se esquece que para rodar o Ruindroid precisa de muito hardware mesmo, coisa que não acontece com o iOS.

  • Fabio Ferreira
    2016-09-08T14:44:49  

    O que Iphone faz o Moto G faz também por um quarto do preço, e com tecnologia de 2015! KKKKK

    recentes

    populares

    • Fabio Ferreira
      2016-09-08T14:44:49  

      Isso se chama inclusão digital

    recentes

    populares

    • Fabio Ferreira
      2016-09-08T14:44:49  

      Com certeza, da mesma forma que um fusca te leva da mesma forma que uma ferrari, porem um vai chegar beeeeeeemm mais rápido no destino, desse jeito!!!

  • Luiz Alves
    2016-09-09T00:09:20  

    Zoom óptico de 2x sensor de 12 megapixels rsrsrsrsrsrsr Meu Galaxy KZoom tem zoom ótico de 10x e um sensor BSI CMOS de 20.7 megapixels, flash Xenon um conjunto de lentes retráteis (24-240mm, F3.1-6.3) e estabilizador ótico. Pena a Samsung não atualizar ele pro Lolipop ou até mesmo o Marshmallow.

    recentes

    populares

    • Luiz Alves
      2016-09-09T00:09:20  

      Comparar a câmera do iphone com o Kzoom não é justo... o Kzoom é muito mais uma Câmera Moderna do que um Smartphone morderno ao meu ver claro.

    recentes

    populares

    • Luiz Alves
      2016-09-09T00:09:20  

      KZoom não entra na categoria Smartphone, está mais pra smart camera!!!

  • Maitê Versuti
    2016-09-09T08:18:14  

    No momento não dá 7, vou me contentando com o meu 4 mesmo kk

    recentes

    populares

    • Maitê Versuti
      2016-09-09T08:18:14  

      pois e quem tem o iphone 4 pode fica despreocupado pq a apple vai abandonar seu dispositivo esse ano e te digo esse 7 ai nao tem nada de bom apenas copia de outros celulares que ja foram lançados

    recentes

    populares

    • Maitê Versuti
      2016-09-09T08:18:14  

      Anderson, não fale besteira, Android com dois anos só vira sucata se for aqueles de R$ 400,00 da Samsung, agora iPhone 4 nem atualização recebe mais, será mesmo que está tranquilo assim?

  • Luiz Nogueira
    2016-09-15T11:53:49  

    Nenhum iPhone chega aos pés do meu Sony Xperia Z5 Premium, nem os que vão sair futuramente!!! rsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Luiz Nogueira
      2016-09-15T11:53:49  

      Sério? Manda um print do Antutu registrando ele fazer acima de 170.000pts parceiro, valeu!!!

  • Luciana Segato
    2016-11-02T10:26:18  

    O cartão sim card do iphone 6 serve no iphone 7?

    recentes

    populares

    • Luciana Segato
      2016-11-02T10:26:18  

      Sim

  • José Rodrigues
    2016-09-09T08:28:13  

    Quem pode pode... quem não pode, se Android.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-09-09T08:28:13  

      Seu Samsung já explodiu hoje? Então cuidado! aahahha

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-09-09T08:28:13  

      kkkkkkk

  • Rhanderson Oliveira
    2016-09-09T12:55:40  

    Eu tenho uma tia que mora na europa se ela comprar um e mandar pra mim sera que vai funcionar no brasil?? Ela disse que sempre sai mais barato la mas estou com medo de não funcionar aqui...

    recentes

    populares

    • Rhanderson Oliveira
      2016-09-09T12:55:40  

      Depois que apareceu Google tradutor todo mundo sabe tudo aqui na net .

    recentes

    populares

    • Rhanderson Oliveira
      2016-09-09T12:55:40  

      Quem pode tem iPhone , quem pode fica com inveja e critica .fato

  • Colber Cardoso
    2016-09-08T19:56:33  

    Quando se sentir um idiota, lembre-se que tem gente que alem de comprar o Iphone 7s ainda ira comprar seu fone de ouvido que custa cerca de 1,5 salario minimo.

    recentes

    populares

    • Colber Cardoso
      2016-09-08T19:56:33  

      Completando EarPods com conector Lightning ( com fio). O AirPods será vendido separadamente.

    recentes

    populares

    • Colber Cardoso
      2016-09-08T19:56:33  

      Tem razao.Achei q vinha com os fones.Menos mal q nao e obrigatorio a compra.E tem razao,vou procura ser menos idiota QUELE!!!

  • João Veloso
    2016-09-12T17:24:37  

    "Adeus ao áudio analógico..." E desde quando um fio define se o áudio é analógico ou digital caro jornalista?

    recentes

    populares

    • João Veloso
      2016-09-12T17:24:37  

      O Fio não, mas a entrada sim.

  • Fwfred
    2016-09-13T13:14:30

    O chato será usar esse adaptador para fone de ouvidos, afinal, dificilmente eu uso o fone original!!!

  • Ronaldo
    2016-09-12T20:42:59

    Sem o Steve Jobs, as inovações não são mais impactantes. Por outro lado, a Samsung também não consegue lançar um aparelho com grandes inovações, á anos. Por outro lado, o Zenfone 2 continua sendo um aparelho incrível no quesito custo x benefício, com um desempenho excelente e preço ótimo.

  • Fabiana Carratu
    2016-09-12T17:42:33

    QUE TUDÃO, RENOVARAM O BOTÃO HOME KKKKKKK AFFFFF

  • Bárbara Castro
    2016-09-09T09:51:07  

    Não me abrilhantou os olhos. A Apple parece estar correndo atrás dos concorrentes e não apresenta nada que justifique o alto custo. Tenho um 6s, achei que iria trocar pelo 7, mas não justifica o gasto que terei. Vou esperar pelo 7s... Saudades, Jobs.

    recentes

    populares

    • Bárbara Castro
      2016-09-09T09:51:07  

      Seu jobs é ser acompanhante de luxo

    recentes

    populares

    • Bárbara Castro
      2016-09-09T09:51:07  

      Sou eu mesmo, seu Danilo!!!! Agora, saia vc da internet, va trabalhar para pagar meu salário de 25mil/mes porque senão conto a sua mulher que vc anda me comendo!!!! Meu jobs é o steve, e o seu job é ralar o dia inteiro para me dar boa vida... Ve se vira homem!

  • Fabio Domingues
    2016-09-08T19:57:06  

    Se você tem R$ 6,000 para comprar isso, tenho uma dica para você: Compre um Smartphone de R$ 1.000,00 e aplique os outros R$ 5.000,00 em renda fixa e deixe lá que no final de 20 anos você terá R$ 68.717,00

    recentes

    populares

    • Fabio Domingues
      2016-09-08T19:57:06  

      Não é 30% de 30% é 30% de 25% ou de 30% é na verdade entre 7,5 a 12% de 30%! ... assim que ele chegou na conta Marcos Aurelio

    recentes

    populares

    • Fabio Domingues
      2016-09-08T19:57:06  

      kkkkkk

  • Ve Ferra
    2016-09-08T17:08:07  

    90% de quem critica Iphone, NUNCA teve Iphone!

    recentes

    populares

    • Ve Ferra
      2016-09-08T17:08:07  

      Deixa os caras, se sentem melhor assim! Techtudo é assim mesmo!! Entro aqui só pra dar risada dos comentários.

  • Carlos Eduardo
    2016-09-11T20:39:07  

    Eu não entendi algumas coisas. Mas já vem com o fone de ouvido normal? Sem ser os AirPods. Se eu comprar lá fora o preço vai sair por $769 já desbloqueado? E sabe quanto está saindo por fora os fones AirPods?

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2016-09-11T20:39:07  

      Na caixa vem os EarPods com conexão lighting além de um adaptador para fones 3.5mm , nos EUA não sei o preço mas aqui no brasil os airpods estão a venda por R$ 1399.

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2016-09-11T20:39:07  

      159 Dolares!

  • Bianca Soares
    2016-09-10T10:46:56

    acho q 2000 reais é um preço q ele vale, pena é no brasil ele valerá uns 5 mil, mais q o dobro, uma pena mesmo!

  • Leonardo Cardoso
    2016-09-09T12:21:24  

    A cada ano que se passa e a cada lançamento que se faz, fica cada vez mais claro que Iphone é questão de "Status".

    recentes

    populares

    • Leonardo Cardoso
      2016-09-09T12:21:24  

      Quem pode tem, quem não pode arruma desculpa , pois quem que poderia ter uma ferrari e vai ficar com um fusquinha 69 ? Isso é conversa para boi dormir

    recentes

    populares

    • Leonardo Cardoso
      2016-09-09T12:21:24  

      eu nao concordo com essa frase "quem nao pode arruma desculpa", acho q e mais questao de preferencia. Ja tive os dois Iphone 5s, MOTO G3 e agora to com um A5 2016... em Resumo antes de comprar veja os comparativos e analise qual vai atender suas necessidades, nao compre pra fz bonito pras pessoas verem kkk...

  • Adriano
    2016-09-08T16:14:13  

    essa apple é uma piada pronta mesmo nada mudou só maquiaram e subiram o preço mas tem trouxas que vão comprar e tirar fotos na frente do espelho.

    recentes

    populares

    • Adriano
      2016-09-08T16:14:13  

      Flavia Lausi você outra que vai parcelar e tirar foto na frente do espelho kkkkk trouxa

    recentes

    populares

    • Adriano
      2016-09-08T16:14:13  

      parcela até a morte pra comprar e fingir q é rica, trouxa

  • Marcos Nascimento
    2016-09-09T21:38:13

    Eu resumiria a ópera de outra forma: vocês recebem um convite que muitos outros sites de tecnologia (não só produtos Apple) adorariam receber, e ao invés de fazer uma matéria bacana, mostrar de fato os novos recursos (não precisava "falar bem" nem elogiar) vocês se deram ao trabalho de criticar negativamente todas as novidades do aparelho, e ainda por cima ficar comparando com produtos concorrentes!!! Que papelão hein...

  • Donodaverdade
    2016-09-08T20:36:42  

    Jamais uma americano compraria um iPhone com esse preço no seu país.

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2016-09-08T20:36:42  

      Salario minimo la ta na casa dos $1500, ou seja. Um atendente do mc donalds compra 3 iphone 7 por mes.

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2016-09-08T20:36:42  

      Lá pra eles iphone, ou melhor dizendo apple, é so mais uma marca.

  • João José
    2016-09-09T09:31:37  

    inovaçao é o samsung galaxy 7 explosivo

    recentes

    populares

    • João José
      2016-09-09T09:31:37  

      NOTE 7, se informa amigo, depois que vc usar um Gear VR, nunca mais pensa em Apple, eu já tive os dois, não sou fanboy, mas enquanto a Apple não melhorar bateria e colocar uma tela amoled com maior resolução não volto mais para iphone.

  • Antonio Silva
    2016-09-08T09:39:57  

    Ouviram o barulho? Sim, é a próxima estação. Hora de descer e ir pro trabalho. Cuidado com o vão entre o trem e a plataforma..

    recentes

    populares

    • Antonio Silva
      2016-09-08T09:39:57  

      sim realmente alysson mas isso não da direito de ninguém se meter com a forma que ganha ou a forma de gastar ( não e o seu caso)

    recentes

    populares

    • Antonio Silva
      2016-09-08T09:39:57  

      Não entendo, qualquer Zé Ruela que ganha milão por mês pode gastar 3 mil para comprar um iPhone, nem que seja parcelado. É sério que você acha que só a elite pode gastar 3, 4 mil em um aparelho com todo crédito que existe hoje em dia? Quanta besteira.