Celular

06/09/2016 09h32 - Atualizado em 06/09/2016 10h43

Testamos o Zenfone 3: Asus aposta em câmera, potência e preço baixo

Fabrício Vitorino
por
Da IFA, em Berlim

O Zenfone 3 mudou. E muito. O smartphone símbolo da taiwanesa Asus apareceu na IFA 2016, em Berlim, e confirmou as expectativas: ele é ainda melhor que o Zenfone 2. E conseguiu não subir (muito) seu preço, continuando relativamente “barato”, mas com especificações de top. 

Saiba todas as novidades da IFA 2106

Aliás, os Zenfones nunca chegam sozinhos. E a agora a família é composta pelo Zenfone 3 Laser, com o sistema especial de foco rápido para fotografias; o Zenfone 3 Max, com uma enorme bateria, de 4.100 mAh (contra 3.000 mAh do Zenfone 3 regular); o Zenfone 3 Deluxe, com 6GB de RAM, camera de 23MP, acabamento premium, sem antenas e todo em metal, e o Zenfone 3 Ultra, com tela de 6.8 polegadas. Claro, existem outras pequenas diferenças nas especificações entre os modelos, mas, basicamente, eles são bem similares. 


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A base de toda a família ainda é o Zenfone 3. No primeiro contato com o smartphone, já dá para perceber a evolução: com o corpo em metal, a Asus decreta o fim dos aparelhos em plástico. Visualmente, o Zenfone 3 é um misto de iPhone, no geral, e Galaxy S7, com a câmera saltada na mesma posição do top da Samsung

Zenfone 3 Laser (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Zenfone 3 Laser tem sistema de foco rápido para tirar fotos. (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Mas, por algum motivo, o Zenfone não é escorregadio como o Galaxy nem delicado como o iPhone. Ele gruda na mão e oferece excelente pegada. O vidro na parte de trás não chega a ser um problema, mas, além de ser um imã para sujeira e impressões digitais, é mais uma peça que pode quebrar caso o aparelho caia no chão. 

Zenfone 3 Ultra (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Zenfone 3 Ultra é o celular com telão de 6.8 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O boot é rápido, e o aparelho está pronto para uso em questão de segundos. A tela, uma Gorilla Glass 3 Super IPS+ Full HD de 5,5 polegadas, é nada além de bonita. No início, ela parece um pouco saturada demais, puxando para o vermelho, mas conforme você vai usando, a sensação de estranhamento diminui (afinal, a maioria dos Samsungs e LGs puxam para o azul). 

Zenfone 3 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)A tela do Zenfone 3 tem a tecnologia de proteção Gorilla Glass 3(Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


O sistema também é fluido, graças ao Qualcomm Snapdragon 625 – que agora equipa os Zenfones, no lugar dos Intel Atom. Mais ágeis e econômicos, os Snapdragons podem dar outra dinâmica aos Zenfones, com maior integração das redes e até mesmo ajudar no carregamento de bateria. Sem contar que facilitam o upgrade do Android (atualmente, os Zenfones vêm com o 6.0.1 Marshmallow).

Os Zenfones 3 vêm em duas versões: uma com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento e outra com 4GB de RAM e 64GB. Mas toda essa potência não empolga a ZenUI, como é chamada a cara do Android da Asus. Ela não é exatamente bonita e continua recheada de softs da fabricante, que ninguém usa e são difíceis, senão impossíveis, de serem retirados.

Zenfone 3 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)O Zenfone 3 vem com sensor de impressões digitais na traseira (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Outras mudanças importantes na família são o conector USB-C (mais rápido, permite cargas aceleradas e encaixam de qualquer posição) e o sensor de impressões digitais na traseira, embaixo da câmera – que também funciona como botão para tirar selfies, um recurso muitíssimo bem-vindo. 

A bateria do Zenfone 3 é de 3.000 mAh, o que deve ser suficiente para um dia de uso moderado. O aparelho também é dual-SIM, ou seja, aceita dos chips de operadoras de celular. 

Zenfone 3 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)A bateria do Zenfone 3 é de 3.000 mAh e promete durar um dia inteiro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Mas é na câmera que o Zenfone 3 empolga. Com um sensor 16MP Sony IMX298, foco laser, f/2.0 de abertura (que promete excelentes fotos com baixa luz), autofoco, estabilização ótica de imagem em 4 eixos e dual-LED flash, o smart tira fotos lindas, com saturação equilibrada, com pouca granulação (quando aplicadas) e dificilmente você “perde” uma foto tremida. 

Os vídeos também ficam acima da media, sobretudo se levarmos em consideração a faixa de preço do Zenfone 3. A estabilização corrige as tremidas, a luz é bem regulada e o resultado, em Full HD, é bem satisfatório. 

Zenfone 3 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)O Zenfone 3 deve chegar ao Brasil em novembro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A câmera frontal é ainda melhor do que a média: são 8 MP, os mesmos f/2.0 de abertura e uma semi-grande angular, que fazem selfies realmente empolgantes. Pode-se dizer que a câmera selfie do Zenfone 3 é melhor que a maioria das câmeras traseiras de celulares intermediários. 

No geral, o Asus Zenfone 3 empolga. Mais que seu successor, aliás. Ele é bonito, rápido, tem um excelente conjunto de câmera (frontal + selfie), tem boa autonomia de bateria, carregamento rápido e especificações acima da media para a faixa de preço. 

O único porém ainda é o Android da Asus, o ZenUI, que tem uma cara de soft antigo e vem cheio de apps indesejados. Com preço da versão básica girando em torno de US$ 250 (cerca de R$ 815, em conversão direta), ele chega ao Brasil em novembro. Resta saber qual será o preço por aqui.

Qual vai ser o preço do Zenfone 3 no Brasil? Dê o seu palpite no Fórum do TechTudo




 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Corrêa
    2016-09-06T15:20:58  

    Com esse hardware, dá pra instalar uma rom limpa e não sofrer com a ZenUI. Se chegar por até 1500 reais, vai fazer barulho por ak, mas duvido que chegue por menos de 2000.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-09-06T15:20:58  

      Não conheço, até porq o Zenfone 2 utiliza arquitetura INTEL, que não é lá muito badalada entre os desenvolvedores.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-09-06T15:20:58  

      existe a cyanogen

  • Franklin Pereira
    2016-09-06T10:33:28  

    Uns 1499 por aí. Boas specs mas essa UI da Asus é estranha.

    recentes

    populares

    • Franklin Pereira
      2016-09-06T10:33:28  

      Alci, tenho um zenfone 2 e não dá pra um dia de uso não kkk

    recentes

    populares

    • Franklin Pereira
      2016-09-06T10:33:28  

      Acho q ele quis dizer q da pro dia todo , e não 24 hrs Felipe Doro. Tbm tenho um Zen 2 , mas não tenho tempo suficiente pra ficar de cara na tela pois trabalho tbm kkk

  • Daniel Rodrigues
    2016-09-06T18:46:48  

    Prefiro celulares da Apple. Eles são piores e muito mais caros, mas vem com a maçã mordida atrás que faz toda a diferença na hora de ostentar...

    recentes

    populares

    • Daniel Rodrigues
      2016-09-06T18:46:48  

      Kkkkkkkkk, muito boa essa...

    recentes

    populares

    • Daniel Rodrigues
      2016-09-06T18:46:48  

      Indignado está indignado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jonas Cole
    2016-10-13T09:44:22

    no max 950

  • Marcio Bajo
    2016-11-04T11:18:55

    ja que vcs testaram o Zenfone 3, gostaria de saber se ele esquenta tanto quanto os aparelhos da LG. Ja tive o Nexus 4 e o LG G3 e ambos seriam capazes de fritar um ovo em suas telas se necessario. Alias, o meu LG G3 esquentou a ponto de danificar o processador...realmente nao recomendo a LG enquanto nao resolverem esse problema.

  • Sobrenatural
    2016-10-15T20:15:23  

    Vamos raciocinar. Zenfone 2 está em torno 1200,00 Zoom 1900,00 Selfie 1400,00 Laser 950,00. Zenfone 3 menos de 1500 ??? Bem difícil.

    recentes

    populares

    • Sobrenatural
      2016-10-15T20:15:23  

      confirmado R$ 1,499

  • Diego Mariano
    2016-09-07T00:53:51  

    Acho que vou aguardar esse aparelho. Vale muito mais a pena do que o Moto G4, que já valeu a pena, o atual é caro pro que oferece. Tenho interesse nos celulares da Asus, mas o Zenfone Go é bom, mas abaixo do que estou acostumado e o Zenfone 2 tem desempenho bom, mas descarrega rápido por causa do processador Intel, agora o 3 vem suprir essa lacuna. Engraçado que esses fanboys não acham defeitos e acham de criticar a interface.

    recentes

    populares

    • Diego Mariano
      2016-09-07T00:53:51  

      Aguarde. A Asus está no mercado pra arrebentar. O selfie eu acho ainda melhor que g4. Imagina esses!

    recentes

    populares

    • Diego Mariano
      2016-09-07T00:53:51  

      Em relação á bateria só vai valer a pena se for o zenfone Max que não deve ser tão barato.

  • Lucas Arcanjo
    2016-09-06T13:56:19  

    Se ele vai sair por US$ 250,00. Jamais poderá custar R$ 2.500,00. Com o dólar a R$ 3,50 ele vai custar em torno de 900 e com os impostos vamos colocar de 1.500,00 a baixo. Pra mim a lógica é essa.

    recentes

    populares

    • Lucas Arcanjo
      2016-09-06T13:56:19  

      Tive o zen 2 e fui roubado ai peguei o moto g 4 plus e pra minha surpresa o moto da uma surra no zen 2

    recentes

    populares

    • Lucas Arcanjo
      2016-09-06T13:56:19  

      se passar de 1500 nao vale a pena moto muito mais

  • Marcelo Matos
    2016-09-28T16:22:59

    Faltou falar da qualidade da tela.

  • Emerson Caitano
    2016-09-16T00:05:51

    Olá galera, sei que o comentario não tem nada haver com o assunto desse Post, mas Asus ....!!!! Traga o Zenfone Max! quero bateria de 5.000 mha! :D

  • J Carvalho
    2016-09-06T18:44:23  

    Ola tudo bom? Estou indo para os EUA, mas não encontro informações de onde comprar o Zenfone 3 por la, você saberia algum lugar ( orlando/nova Iorque) que podemos encontrar? obrigado, e parabéns pela matéria!

    recentes

    populares

    • J Carvalho
      2016-09-06T18:44:23  

      Ainda não foi lançado em nenhum mercado. Mas na Amazon tem para venda.

    recentes

    populares

    • J Carvalho
      2016-09-06T18:44:23  

      em nenhum mercado? nem em taiwan?

  • Flavio Mesquita
    2016-09-15T19:22:03  

    FRENTE DO IPHONE,TRASEIRA DE SAMSUNG.

    recentes

    populares

    • Flavio Mesquita
      2016-09-15T19:22:03  

      E mais barato que os dois juntos e com desempenho similar, se não melhor.

  • Alan Almeida
    2016-09-10T17:57:35

    Na Amazon estão todos de 350 dólares para cima. O ultra está mais de 600 dólares. Acho que o preço baixo aí do título foi só para atrair mais leitores. Não vai sair barato não. Aposto que nenhuma versão sai por menos de 1800 e não me surpreendo se alguns modelos chegarem a 3000

  • Leo162
    2016-09-09T15:52:02

    Se chegar por mais de R$1500,00 nem vale a pena, prefiro ir de Quantum Fly 1.300,00 a vista.

  • Maycon Santos
    2016-09-09T10:24:01

    acho que vai fica em torno de 1,300 na versão mais basica que e muito superior ao moto g 4 plus que ta na mesma faixa de preço.

  • Gabriel Peixoto
    2016-09-07T11:38:09

    Na verdade ele não vem com Gorila Glass 3 é o 3.5

  • Delacroix Carlos
    2016-09-07T09:18:00  

    Android puro é melhor que qualquer um modificado

    recentes

    populares

    • Delacroix Carlos
      2016-09-07T09:18:00  

      Pode ser até mais fluido. Mais perde em recurso,

  • Gabriel Peixoto
    2016-09-07T11:33:30

    Sem dúvida ele ta melhor que qualquer intermediario no Brasil hoje. Sobre a ZenUI eu gosto, ela é cheia de recursos interessantes. Entretando a Asus está lançando bem depois em relação as concorrentes, então já era esperado que o aparelho fosse melhor se não, não faz sentido nenhum lançar depois.

  • Diego Mariano
    2016-09-07T01:02:28  

    Engraçado que não acham defeitos e vão criticar a Zen UI, conheço as interfaces das marcas mais conhecidas e ela dá banho na touchwiz, por exemplo, apesar dos apps inúteis, se bem só os celulares com Android puro não são assim, e Android puro é sem graça.

    recentes

    populares

    • Diego Mariano
      2016-09-07T01:02:28  

      Vc tem razão. Android puro, eles colocam puro por conta de quererem investir em uma interface e além disso não querem ter trabalho.

    recentes

    populares

    • Diego Mariano
      2016-09-07T01:02:28  

      Eu tenho um Asus e gosto muito.

  • Gabriel Carvalho
    2016-09-06T23:42:51

    Alguém saberia me confirmar o lançamento dele aqui no Brasil ? Pq na página da Asus no Facebook, eles divulgaram um post que seria lançado em outubro, mas na matéria ta falando q vai ser lançado em novembro, alguém saberia qual é o certo ?

  • Alexandre Araujo
    2016-09-06T18:52:59

    Tive um Zen2 e gostei do aparelho até ele apagar completamente do nada. Contras: a Bateria dura 1/2 ou 3/4 do dia. O aparelho esquenta e os ZenUI são inúteis. Prós: o preço, memória interna 64Gb, dual sim + sdd 128Gb e o desempenho.

  • Marco Scofano
    2016-09-06T16:08:31  

    Corpo de vidro (traseira) não é legal vi uns crashs tests na internet que me preocuparam. Acabei comprando outro aparelho, mas estava muito entusiasmado com ele.

    recentes

    populares

    • Marco Scofano
      2016-09-06T16:08:31  

      Pois é. Tive um Sony Z3 e nunca mais. Parti para um Asus Zenfone 2 e agora eles optaram pro vidro. Nem pensar.

  • Adriano Cinegrafista
    2016-09-06T12:12:28  

    Mistura de Samsung iPhone. Ninguém mais tem criatividade própria ?

    recentes

    populares

    • Adriano Cinegrafista
      2016-09-06T12:12:28  

      Verdade...bem identico :(

  • Rafael Justo