Celular

11/09/2016 07h00 - Atualizado em 12/09/2016 10h58

Vale a pena esperar o iPhone 7 ou comprar o iPhone 6S no Brasil?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 7 foi anunciado pela Apple nesta semana junto com o iPhone 7 Plus. Enquanto muitos já aguardam a chegada do celular no Brasil, outros preferem compará-lo com o seu antecessor, o iPhone 6S, que teve queda de preço de até R$ 1 mil no Brasil. Com  iOS 10, o lançamento de 2016 da Apple traz melhorias na ficha técnica e câmera, mas divide opiniões quanto à retirada da entrada de fones de ouvido e à pouca mudança visual.

iPhone 7 ou Moto Z; compare preços e especificações dos lançamentos de 2016

Diante disso, será que vale a pena esperar o iPhone 7, que custa US$ 649 (cerca de R$ 2.090) lá fora, ou é melhor desembolsar o preço de R$ 2.999 pelo iPhone 6S, que abaixou de preço? Compare as especificações e confira a análise do TechTudo.

iPhone 7 ou iPhone S: veja qual celular da Apple tem ficha técnica mais vantajosa (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 7 ou iPhone 6S: veja qual celular da Apple tem ficha técnica mais vantajosa (Foto: Arte/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design e cores

Para quem busca uma grande mudança visual, o iPhone 7 é um balde de água fria. O aparelho possui um design muito similar ao do 6S, retirando apenas as faixas na parte traseira, que eram usadas para a antena. Há ainda a câmera principal maior, sendo dupla no 7 Plus, e a troca do botão Home fixo por um capacitivo, que deve ser mais resistente e apenas simula os cliques com o dedo.

A Apple introduziu duas novas cores aos smartphones: a jet black, que nada mais é do que um preto brilhoso e que lembra até os primeiros modelos de iPhone, e o preto fosco, que deve agradar quem é mais discreto. Continuam disponíveis as opções prata, dourado e ouro rosé importadas do iPhone 6S.

Testamos o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus; veja nossas impressões no vídeo.


O grande destaque, contudo, deve ficar para a resistência contra água e poeira. O iPhone 7 chega com proteção IP67, resistindo a respingos d'água.

No que diz respeito às medidas, há poucas mudanças. As versões menores tem 7,1 milímetro de espessura, sendo que o iPhone 7 tem 138 gramas e o 6S possui 143 g. O mesmo é observado nas versões maiores Plus: ambos tem 7,3 milímetros, tendo o novo modelo 188 g e o mais antigo 192 g.

Tela

A Apple manteve as principais características no display. O iPhone 7 possui as mesmas 4,7 polegadas das duas gerações anteriores com resolução de 1334×750 pixels e densidade de 326 ppi. Já a versão 7 Plus traz 5,5 polegadas Full HD (1080p) e 401 ppi tal qual seus antecessores.

iPhone 7 trouxe poucas mudanças em relação ao iPhone 6S (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iPhone 7 trouxe poucas mudanças em relação ao iPhone 6S (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Assim como o iPhone 6S, o novo smartphone traz o suporte ao 3D Touch que torna o display sensível à pressão e adiciona funções que aproveitam isso, especialmente no iOS 10. Para melhorar a tela do iPhone 7, a Apple adicionou uma tecnologia batizada de “Ampla tonalidade de cores” e afirma que o modelo é 25% mais brilhante que o anterior.

Desempenho

O iPhone 7 chega com o novo processador Apple A10 Fusion que é quad-core, sendo que o telefone usa apenas dois núcleos de baixa energia para tarefas mais simples. Há ainda 2 GB de memória RAM e opções de 32 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento. O iPhone 6S usa um Apple A9 dual-core de 1,84 GHz, 2 GB de memória RAM e teve seu armazenamento dobrado para 32 GB e 128 GB.

iPhone 6S ainda deve dar conta do recado com chip Apple A9 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iPhone 6S ainda deve dar conta do recado com chip Apple A9 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Durante a apresentação, a Apple afirmou que o iPhone 7 tem processador 40% melhor que o do iPhone 6S e é 50% mais eficiente em gráficos. É uma boa diferença? Sim, mas talvez não o suficiente para compensar o preço de lançamento do novo produto. O modelo de 2015 ainda rende um bom desempenho.

Ambos os modelos trazem ainda a conexão 4G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC, sendo que este último só pode ser usado no Apple Pay, que ainda não chegou no Brasil. Por fim, o Touch ID foi mantido, sendo que no iPhone 7 o botão Home não é mais pressionável e possui sistema de resposta tátil do novo MacBook.

Entrada para fones de ouvido

A retirada da entrada de 3,5 mm (P2) no iPhone 7 promete gerar muita controvérsia. Segundo a Apple, o abandono da tecnologia analógica e centenária, vai oferecer melhor qualidade na reprodução de áudio digital, seja pelo lightning ou por Bluetooth.

Por outro lado, a decisão da Apple impõe três possibilidades ao consumidor: gastar mais por um fone sem fio, como o AirPods, usar os novos fones com conector lightning que virão na caixa ou ficar preso ao adaptador também incluso para acessórios antigos.

iPhone 7 teve a entrada de fone de ouvidos removida do aparelho (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)iPhone 7 teve a entrada de fone de ouvidos removida do aparelho (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Seja qual for a escolha, é necessário considerar ainda a compatibilidade com outros aparelhos de casa, que muito provavelmente usam a entrada P2 e dificilmente a lightning. Apenas o Bluetooth fica como opção universal. Se não quiser ficar se preocupando com isso, simplesmente opte pelo iPhone 6S.

Câmera

A Apple manteve a resolução de 12 megapixels traseiros em seu telefone, mas investiu em melhorias de detalhes. O iPhone 7 traz abertura de f/1.8 para entrada de mais luz no sensor, flash LED quádruplo e estabilização óptica OIS para fotos menos tremidas. Enquanto isso, o iPhone 6S tem abertura de f/2.2 e flash LED duplo, sem OIS.

Na versão Plus o salto foi ainda maior. O novo modelo traz uma câmera dupla com dois sensores de 12 MP e lentes grande angular e teleobjetiva. Com isso, o telefone é capaz de dar zoom óptico de 2x e digital de até 10x, além de poder analisar melhor a profundidade da imagem e criar efeitos. Todos os telefones gravam em 4K (2160p) e em câmera lenta a 240 FPS.

Na parte frontal, outro avanço: o iPhone 7 e 7 Plus trazem sete megapixels para selfies contra 5 MP da geração anterior. Todos têm Retina Flash para melhorar a iluminação com a luz da tela. Já os videos frontais podem ser gravados em Full HD (1080p).

Bateria

iPhone 6S deve ter bateria duas horas mais curta do que novos modelos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iPhone 6S deve ter bateria duas horas mais curta do que novos modelos (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A Apple não revelou qual a capacidade numérica da bateria do iPhone 7. No entanto, a empresa limitou-se a dizer que o telefone dura até duas horas a mais do que a versão 6S, que tem 1.715 mAh. Já o iPhone 7 Plus supera seu antecessor, que tem 2.750 mAh, em uma hora.

Preço e disponibilidade

O iPhone 7, como de costume, ainda não tem data para chegar ao Brasil. Lá fora, o aparelho vai custar US$ 649 (cerca de R$ 2.090) no modelo de 32 GB, US$ 749 (R$ 2.410) por 128 GB e US$ 849 (R$2.730) por 256 GB. O iPhone 7 Plus custará US$ 769 (R$ 2.470) por 32 GB, US$ 869 (R$ 2.795) por 128 GB e US$ 969 (R$ 3.120) por 256 GB. Todos os preços não incluem taxas locais e nem impostos de importação.

Já o iPhone 6S teve descontos de até R$ 1 mil no Brasil após o lançamento do novo modelo. O aparelho agora custa R$ 2.999 por 32 GB e R$ 3.399 por 128 GB. O iPhone 6S Plus agora custa R$ 3.599 por 32 GB e R$ 3.999 no aparelho com 128 GB.

iPhone 7 traz novas cores e novo design de câmera na parte traseira (Foto: Thassius Veloso/TechTudo) (Foto: iPhone 7 traz novas cores e novo design de câmera na parte traseira (Foto: Thassius Veloso/TechTudo))iPhone 7 traz novas cores e novo design de câmera na parte traseira (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

Conclusão

Durante um tempo, houve quem brincasse que a Apple chamaria o novo telefone de iPhone 6 SE, dadas as poucas mudanças previstas. De fato, o iPhone 7 têm três grandes melhorias: a performance, a câmera dupla do 7 Plus e a proteção contra água. Se esses quesitos são importantes para você, a escolha pelo novo smartphone tende a recompensar a espera e, talvez, o preço.

Por outro lado, o iPhone 6S deve ser uma escolha mais adequada para quem pensa mais no bolso do que em ter a ficha técnica de última geração. O modelo de 2015 ainda dá conta do recado e os recentes descontos o tornam ainda mais atrativo. Fora isso, o usuário não precisará se encaixar aos novos padrões ditados pela Apple para os fones de ouvido, mantendo a velha e universal conexão P2 (3,5 mm) de sempre.

Caso a dúvida ainda persista, o iPhone SE é um modelo que corre por fora nessa disputa dentro do “universo Apple”. O telefone de quatro polegadas tem ficha técnica muito similar ao do iPhone 6S, diferenciando-se majoritariamente pelo tamanho e pela ausência do 3D Touch. O preço sugerido também é atrativo: R$ 2.499.

Qual será o preço do iPhone 7 no Brasil? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Tabela comparativa entre iPhone 7 e iPhone 6S (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre iPhone 7 e iPhone 6S (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Lage
    2016-09-11T23:15:20  

    Escrevem matéria no site com informação errada, a gente corrige, e bloqueiam o comentário. Lamentável, falta de humildade. Novamente NÃO EXISTE Iphone 6 ou 6s de 32 Gb

    recentes

    populares

    • João Lage
      2016-09-11T23:15:20  

      Agora o iPhone 6s está disponível nos modelos de 32 e 128gb. É só conferir no site da apple

    recentes

    populares

    • João Lage
      2016-09-11T23:15:20  

      Esse caras nao saber ir no site da Apple e se informar

  • Joao Frazao
    2016-09-11T14:03:48  

    Vale a pena vender um rim para comprar o Iphone 6s ou é melhor vender 1 rim, 1 pulmão e uma córnea para comprar o Iphone 7?

    recentes

    populares

    • Joao Frazao
      2016-09-11T14:03:48  

      Aceito propostas...

    recentes

    populares

    • Joao Frazao
      2016-09-11T14:03:48  

      kkkkkkk

  • Ariston Deluchi
    2016-09-12T18:31:44  

    Na parte conclusiva da matéria fala que se você pensa mais no bolso o 6S é a melhor escolha... Eu entendi a piada, rsrs.

    recentes

    populares

    • Ariston Deluchi
      2016-09-12T18:31:44  

      I

  • Fernanda Voi
    2016-09-13T14:49:16  

    Amo o meu iPhone 6S de 64GB! Mas vou comprar o iPhone 7 Plus de 128GB... Apple é sinônimo de qualidade, segurança, suporte e ainda tem sistema operacional próprio. Não tem melhor.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-09-13T14:49:16  

      Vocês são chato, pelo amor de Deus. Se a pessoa quer comprar um iphone deixa comprar o dinheiro nem de vocês não pra vocês estarem ai se preocupando.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-09-13T14:49:16  

      iPobres

  • Fluminense Stjd
    2016-09-12T12:51:50  

    Só um aviso iPobréfilos, não é pq vcs compram uma bosta dessas, que vcs são ricos ok ? Vocês continuam iPobres e individados, e TODO MUNDO sabe disso! hahahahaha

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-09-12T12:51:50  

      Preocupado demais com as dividas alheias. To achando que vc quer pagar, hein kkk

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-09-12T12:51:50  

      E vcs pobres estão preocupados demais em parecer ricos, vão ficar passando vergonha até quando seus macacos falante ? kkk

  • Fluminense Stjd
    2016-09-13T12:17:19  

    Respondam essa iPobres: Por que vcs iPobres adoram comprar coisas caras para parecer rico, sendo que TODO MUNDO sabe que vcs são pobres? kkk

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-09-13T12:17:19  

      Garis podem comprovar renda, valeu aí AMIGÃO !

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-09-13T12:17:19  

      Desculpe falar, mas quem ta parecendo pobre aqui é você cara. Ta tão incomodado com quem compra Iphone...

  • Leonardo Rocha
    2016-09-11T14:22:42  

    Xiaomi Mi5 Pro 4GB de RAM e 128GB de armazenamento manda lembranças.

    recentes

    populares

    • Leonardo Rocha
      2016-09-11T14:22:42  

      E todo IOS também!

    recentes

    populares

    • Leonardo Rocha
      2016-09-11T14:22:42  

      Foi mal, nunca vi o IOS travar. Android trava sim, e posso falar, pois tenho um Moto X 2014

  • Michel Reis
    2016-09-15T13:00:50  

    Xiaomi Redmi note 3 pro, pesquisem preço e hardware, depois me dizem se o iPhone não é um iRoubo.

    recentes

    populares

    • Michel Reis
      2016-09-15T13:00:50  

      Ou melhor....Oneplus = 6gb de ram, 128 gb, snapdragon 820 octacore, sensor biometrico, fela amoled 5,5", 1800,00....sem mais!

    recentes

    populares

    • Michel Reis
      2016-09-15T13:00:50  

      De que adianta snapdragon sensor biometríco etc se o sistema não é IOS? Android fica no chinelo ..

  • Médica Patricinha
    2016-09-12T09:42:13  

    Finalmente o iPhone está copiando o visual da Samsung/Sony kkkkkkkkkkk.

    recentes

    populares

    • Médica Patricinha
      2016-09-12T09:42:13  

      Juventino. Todo mundo esta as pampa na internet seu mongoloide! Isso não é novidade pra ningué! hahaha

    recentes

    populares

    • Médica Patricinha
      2016-09-12T09:42:13  

      ... 'as pampa' ..... essa é do tempo dos meus avós!!!!

  • Thais Arruda
    2016-09-12T17:16:33  

    Esperando o lançamento do iPhone que lava, passa e cozinha pra compensar o preço.

    recentes

    populares

    • Thais Arruda
      2016-09-12T17:16:33  

      Enquanto isso a pia ta cheia de prato pra lavar .

    recentes

    populares

    • Thais Arruda
      2016-09-12T17:16:33  

      Pois é, vou continuar lavando Guilherme.

  • John Mclane
    2016-09-12T09:14:37  

    Galaxy S7 Edge... esse que vale a pena.

    recentes

    populares

    • John Mclane
      2016-09-12T09:14:37  

      Iphone explode sua conta bancária...

    recentes

    populares

    • John Mclane
      2016-09-12T09:14:37  

      Se for pequena né

  • Humberto Rocha
    2016-09-16T14:42:22

    Uma empresa q já foi líder em tendência é inovação, hj viver a reboque de outras empresas do setor. Uma pena!!! Iphone 6s ou iphone 7?? Mudanças cosméticas q n fazem jus ao Dna criativo da Apple.

  • Dion Igor
    2016-09-11T21:42:32  

    Voc pagar mais de 4 mil reais no iphone 7 só pra usar o WhatsApp, Facebook e ainda desembolsar mais 1400 se quiser ouvir musica, ter que ser muito demente e alienado.

    recentes

    populares

    • Dion Igor
      2016-09-11T21:42:32  

      compra quem quer e opinião dos outros não significa nada!

    recentes

    populares

    • Dion Igor
      2016-09-11T21:42:32  

      O problema não é o iphone. O problema é o seu pais! os EUA voce compra um iphone 7 por 190 usd e faz um plano bom de fidelidade com um operadora de telefonia móvel. La voce tem ainda consegue descontos. Ja deu essa paranoia de discutir com que tem e prefere algo diferente de voce. Somos seres da mesma especie mas nos diferenciamos uns dos outros. Isso é ótimo.! Agora vá viver a sua vida e seja feliz!

  • Camila Tavares
    2016-09-15T09:42:44

    Nao entendo a discussao sobre android e iOS, Samsung ou Apple !!! Povo atoa, cada um compra o quer e pronto. O que é bom pra vc, talvez não seja para outra pessoa. Mundo atoa que um quer saber mais que o outro, seja feliz com sua escolha e pronto.

  • Marcionilia Silva
    2016-09-14T11:54:48

    quem quiser comprar o Iphone 7?

  • Perdeu Presydanta
    2016-09-12T18:36:55  

    O IPHONE tem 8 MP, 1GB, CPU 2 Core, bateria 1500 mAh, sem microSD e esticado. Pronto falei!

    recentes

    populares

    • Perdeu Presydanta
      2016-09-12T18:36:55  

      Ops! Esqueci da super mega ultra tela Ready HD.

    recentes

    populares

    • Perdeu Presydanta
      2016-09-12T18:36:55  

      Esqueceu de falar que em todos os speed test do YouTube o 6s plus deixa a zica do note "xplosion" 7 comendo poeira!!! Pode colocar 30 gb de RAM nessa carroça que não pega!!

  • Kenedy
    2016-09-12T13:30:40  

    dono de Iphone diz que android trava, nunca usaram um Galaxy s7, querem comparar Iphone de 4k com um moto G ou Galaxy y. ta de saca né?

    recentes

    populares

    • Kenedy
      2016-09-12T13:30:40  

      Trava também! S7, note 7 ... os que não travam é porque já explodiram!! Kkkkkkkkkkkkkkkk!

  • Polêmico
    2016-09-11T12:34:50  

    Primeiro gostaria de desculpar-me se a pergunta que eu vou fazer é idiota. Mas o Brasil não poderia atrair essas grandes empresas (Samsung, Apple entre outras) atraves de estimulos fiscais a firmarem fabricas no nosso pais para esses produtos ficarem mais baratos?

    recentes

    populares

    • Polêmico
      2016-09-11T12:34:50  

      Pesquisa sobre o Cacau que você vai entender.

    recentes

    populares

    • Polêmico
      2016-09-11T12:34:50  

      nem se a materia prima geral fosse fabricada aki os preços seriam outros, o país todo ja esta contaminado com corrupção e impostos. Basta vc analisar os automoveis 100% fabricado no brasil que são mais baratos em outros país que fazem todo processo de importação.

  • Raphael Maciel
    2016-09-12T08:52:20  

    Se o fone wireless de 150 U$, custa 1400 reais aqui....imagina o telefone que custa U$ 649.

    recentes

    populares

    • Raphael Maciel
      2016-09-12T08:52:20  

      Pode comprar 2 ou 10 Androids com o valor de um iPhone, mas não será o proprietário de um iPhone. Simples assim.

    recentes

    populares

    • Raphael Maciel
      2016-09-12T08:52:20  

      se for na mesma proporção.. pode esperar mais de 6 conto kkkk

  • Perdeu Presydanta
    2016-09-12T19:15:16

    Do jeito que as coisas andam, o IPHONE só vai alcançar meu LG G4, em hardware, em 2020 na versão 11. Pronto falei!

  • Anderson Barros
    2016-09-12T22:56:13

    A melhor parte de ler essas matérias é ler os comentários. Kkkk. Me acabo de rir.

  • Caique Pinheiro
    2016-09-11T14:09:24  

    duvida que eu to, ou compro o carro a vista ou dou entrada no Iphone e financio o resto!

    recentes

    populares

    • Caique Pinheiro
      2016-09-11T14:09:24  

      Foi ignorante mesmo Diego kkk não precisava desse comentário

    recentes

    populares

    • Caique Pinheiro
      2016-09-11T14:09:24  

      vlw pela dica Diego, obg tenha um otimo dia querido!

  • Plinio Neto
    2016-09-11T22:40:35  

    Todas as inovações do iphone 7 já existem em aparelhos antigos da Samsung, rsrsrsrs. Só estou zoando porque devo estar com inveja e não posso comprar um.. kkkk

    recentes

    populares

    • Plinio Neto
      2016-09-11T22:40:35  

      e quando vão começar a travar e explodir? estou ansioso aguardando por essa tecnologia...

    recentes

    populares

    • Plinio Neto
      2016-09-11T22:40:35  

      É O NOVO APLICATIVO EXPLOSÃO GO.

  • Incorruptivel
    2016-09-12T15:04:41

    Iphone 7 á para os pobres,eu tenho é uma plantação de feijão.

  • Incorruptivel
    2016-09-12T15:00:27

    Iphone 7 é para os pobres,eu tenho uma plantação de feijão.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk