Media centers

01/10/2016 07h00 - Atualizado em 01/10/2016 07h00

Chromecast 4K: saiba o que esperar de um novo dongle do Google

Karen Malek
por
Para o TechTudo

O Google tem um evento marcado para a próxima terça-feira, dia 4 de outubro. A companhia não anunciou os produtos que pretende apresentar, mas entre os supostos novos hardwares está um novo modelo do Chromecast, o dongle da empresa para streaming de áudio e vídeo, que transforma TVs comuns em Smarts.

Confira o review do Chromecast 2

Com a aproximação do evento, aumentam os rumores sobre o próximo Chromecast. Essa será a terceira versão do produto, que faz entre dongles de streaming, mas em vez de seguir a numeração, é provável que ele se chame Chromecast Ultra. Dessa vez, é esperado que o gadget tenha como diferencial a reprodução de vídeos em 4K, resultando em uma qualidade de imagem quatro vezes maior do que em Full HD, que já estamos acostumados.

O famoso Chromecast é um belo exemplo de um dongle HDMI (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: O famoso Chromecast é um belo exemplo de um dongle HDMI (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Primeira geração do google tem um design semelhante ao de um pendrive (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)




Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O design deve manter o mesmo estilo do modelo antecessor, com o aparelho pendurado pelo cabo HDMI – diferente da primeira geração, que mais se assemelhava a um pendrive. A principal diferença, segundo rumores, estaria na retirada da logo Chrome, que seria substituída por um G mais minimalista, que faz referência a empresa. Assim aconteceu com a firmware 1.21, já lançada em versão beta para desenvolvedores, que eliminou todas as logos do Chrome e as substituiu pelo G.

Chromecast 2 (Foto: Camila Peres/TechTudo)Modelo de segunda geração do aparelho traz a logo Chrome (Foto: Camila Peres/TechTudo)











O recurso que virá como diferencial no lançamento do novo modelo é a resolução 4K, que por ter uma quantidade maior de pixels, resulta em uma imagem de excelente qualidade, muito mais rica em detalhes. Para se ter uma ideia, a resolução Full HD que conhecemos é 1920 x 1080 pixels, resultando em 2.073.600 pixels, enquanto a 4K tem 3840 x 2160 pixels, totalizando 8.294.400, um número de pixels quatro vezes maior.

As primeiras informações indicam um aparelho custando US$ 69 (cerca de R$ 225, em conversão direta). Vale lembrar que a versão atual chegou ao Brasil com preço de R$ 399,00, mas já pode ser encontrada por R$ 200. A diferença de preço seria justificada pela reprodução em 4K, entretanto o valor ainda seria barato diante de outros modelos que possuem o mesmo recurso.

O que é melhor: uma Smart TV ou Chromecast? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Lopes
    2016-12-09T15:17:52

    palmeiras nao tem mundial

  • Spot Flanagan
    2016-10-02T09:02:14  

    dongle? Ridículo...

    recentes

    populares

    • Spot Flanagan
      2016-10-02T09:02:14  

      Eu sei. É muito útil. Eu até to querendo um. É sério. Mas precisa chamar de .... dongle?

    recentes

    populares

    • Spot Flanagan
      2016-10-02T09:02:14  

      Não entendi a critica! A palavra Dongle é usada para muitos adaptadores; Dongle Bluetooth, Dongle WIFI..

  • Will Gonçalves
    2016-10-01T16:46:24  

    Não entendi.Qualquer TV com resolução 4K já é Smart.Quer dizer que esse novo Chrome Cast vai transformar TV Full em Ultra HD,foi isso que entendi????

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2016-10-01T16:46:24  

      sera que essa parada ai funciona com tv de tubo ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2016-10-01T16:46:24  

      Voltem pra escola, analfabetos funcionais.

  • Sandro
    2016-10-01T19:44:32  

    Ridículo insistir em 4k quando no Brasil se quer temos HD, até os canais pagos em HD tem qualidade baixa, não chegando nem perto de Full HD, que dirá 4k. Isso é só pra dar uma maquiada e lançar novos produtos mais caros ainda...

    recentes

    populares

    • Sandro
      2016-10-01T19:44:32  

      Em que lugar do País vc mora? Pra começar a Google não está lançando o aparelho exclusivamente para o Brasil, segundo, a tecnologia HD já é algo bastante comum e esta presente até em celulares. E por fim, o 4K não é exclusividade de canais de TV, pois esta tecnologia já está presente no Brasil através do Youtube, da Netflix, do GloboPlay, em arquivos Bluray e até mesmo em dispositivos mobile entre outros.

    recentes

    populares

    • Sandro
      2016-10-01T19:44:32  

      Sandro, vc está certo. As TVs do país estão longe de oferecer um padrão mais ou menos de imagem ainda que anunciem que são !HD!. (sic)

  • Walter Carneiro
    2016-10-01T18:04:04  

    Uma ressalva entretanto. O fato do padrão 4K (2.160p) possuir 4 vezes mais pixels não significa que a resolução seja 4 vezes superior ao FullHD (1.080p), visto que a resolução é dada pela quantidade de linhas verticais, no caso em questão 2.160 versus 1.080p, ou seja, o dobro da resolução final, o que já é um avanço fenomenal para displays ou telas de 50" até 130" polegadas. O resto é apenas um falso apelo de marketing muito comum nesse área.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2016-10-01T18:04:04  

      Não sabia que era possível transformar a resolução de uma tv que sai de fábrica com resolução 1080p (fullHD),.

  • Walter Carneiro
    2016-10-02T20:43:06

    Gostaria que os seis que me deram deslike sobre meu post a respeito da verdadeira resolução 4K explicassem onde é que está o erro que tanto os incomodaram assim. As linhas horizontais, à esquerda, dos sistemas 4K e FullHD podem ser aumentadas "ad infinitum" que isto não aumenta a resolução, apenas a quantidade de pixels. Simples assim.

  • Spot Flanagan
    2016-10-02T08:58:05

    "dongle"? Quanta b a b a q u i c e .....

  • Spot Flanagan
    2016-10-02T08:54:08

    "dongle" ... Sem comentários...

  • Genesis
    2016-10-01T15:27:21  

    Vão excluir o comentário de novo globo ?

    recentes

    populares

    • Genesis
      2016-10-01T15:27:21  

      E eu que mal tenho direito de fazer apenas um comentário, e isso quando eles estão de bom humor.

  • Diogo Dgh
    2016-10-01T11:37:44  

    Vale lembrar que se você não tiver uma TV com suporte nativo a 4k, estará jogando dinheiro fora.

    recentes

    populares

    • Diogo Dgh
      2016-10-01T11:37:44  

      Claro que não. O aparelho não vai deixar sua tv 4K mas não vai deixar de funcionar por isso. Ex: PlayStation é fullhd 1080p mas funciona em tv hd 720p...

  • Porangatu
    2016-10-01T21:13:18

    PARA EU, ISSO É JOGAR PRO AUTO. EU PENSSO ASSIM.

  • Genesis
    2016-10-01T15:26:23

    Mais uma quinquilharia

  • Genesis
    2016-10-01T15:22:39

    É o ser humano se rodeando de tecnologia e não conseguindo nem se comunicar com sua própria família, e o mundo cada vez pior Parabéns maldito capitalismo vc conseguiu

  • Genesis
    2016-10-01T15:02:06

    Enquanto isso o mundo continua uma bosta...valeu Márcio reis

  • Diego Santana
    2016-10-01T13:31:42  

    o O Chrome Cast usa porta HDMI e o HDMI n suporta transmissão de 4k.

    recentes

    populares

    • Diego Santana
      2016-10-01T13:31:42  

      E a transmissão do 4K é através de que, posso saber?

  • Anderson Coutinho
    2016-10-01T14:12:43

    melhor aquisição que fiz nos ultimos tempos, para quem tem filhos então, é uma beleza, paguei 32 dolares no paraguai..

  • Hipocampo Nervoso
    2016-10-01T12:38:28

    DE NOVO !!!!

  • Tacoberry
    2016-10-01T10:57:53  

    Oba, sou o primeiro a comentar, bom acho que tv 4k é pra b/o/b/o!!!!

    recentes

    populares

    • Tacoberry
      2016-10-01T10:57:53  

      no momento não as tv fechadas tem programação em fullhd... os canais que tem são em hd ainda... vai demorar pra compensar comprar um tv dessa aqui

    recentes

    populares

    • Tacoberry
      2016-10-01T10:57:53  

      Virou modinha vir reclamar na página da Tectudo!