Video game

04/10/2016 11h00 - Atualizado em 04/10/2016 13h52

Conheça o Xbox One S, novo console Slim da Microsoft

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

Xbox One S é a nova versão do console de oitava geração da Microsoft. Com visual renovado para se adequar a ambientes menores, a plataforma também conta com hardware revisado – ainda que sejam melhorias sutis – e ajustes pontuais no controle. Confira o teste do videogame:

Confira a análise de Forza Horizon 3

Renovação estética bem-vinda

Disponível originalmente na cor branca – e em versões de 2TB, 1TB e 500GB –, o Xbox One S causa uma ótima impressão inicial. Em comparação ao modelo anterior, ele é 40% menor e, consequentemente, mais leve. A fonte externa, que antes preenchia um espaço considerável na mesa dos jogadores, não é mais um problema, já que foi inserida como componente interno – há apenas um discreto cabo de força na caixa.

Xbox One S: confira as impressões do novo console (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)Xbox One S: confira as impressões do novo console (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

A tampa espelhada na parte superior foi substituída por uma superfície mais áspera, concebida justamente para evitar que riscos fiquem expostos. A cor branca também contribui bastante para esconder imperfeições, o que garante a aparência de console novo mesmo após meses de uso.

Se os botões de ligar e ejetar mídia eram tidos como um dos pontos negativos do Xbox One, visto que era comum pressioná-los acidentalmente, no Xbox One S essa questão está resolvida. Agora, os botões são físicos, portanto eles não ligam com leves toques; é preciso apertá-los com vontade para iniciar o comando.

Outro aspecto a ser ressaltado é a ventilação do console. Diferentemente do Xbox One, cujo processo de instalação emite ruídos indesejados, a nova plataforma é extremamente silenciosa, tanto com o disco rodando durante o gameplay quanto na etapa de armazenamento do jogo no HD.

Xbox One S é 40% menor em comparação à versão anterior (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)Xbox One S é 40% menor em comparação à versão anterior (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

Além disso, o resfriamento do console é exemplar. Seja com o jogo em execução, aplicativos de streaming abertos ou em modo de repouso, o One S se mantém devidamente resfriado a uma temperatura estável o tempo todo. Em muitos casos, o console até aparenta estar desligado por conta dos componentes de ventilação muito bem alocados internamente.

Na parte de saídas para componentes internos, a ausência sentida é a da porta direcionada ao Kinect. Agora, para conectar o sensor de movimento da Microsoft, é necessário adquirir um adaptador vendido separadamente em lojas oficiais da empresa.

Hardware sutilmente melhorado

Antes de destacar as mudanças sutis de hardware, é válido salientar que todos os jogos de Xbox One rodam na versão menor, incluindo a biblioteca completa de títulos da geração anterior, jogáveis via recurso de retrocompatibilidade.

O console também conta com suporte nativo (a entrada HDMI agora é 2.0) ao almejado recurso visual dos videogames: o HDR, que serve para ampliar o alcance dinâmico da imagem, o que faz com que cores mais escuras e claras fiquem equilibradas e naturais.

Xbox One S: o modelo branco é o padrão do console slim (Foto: Victor Teixeira/TechTudo )Xbox One S: o modelo branco é o padrão do console slim (Foto: Victor Teixeira/TechTudo )

Na prática, o HDR nos jogos faz diferença, especialmente para quem sempre fica de olho nos detalhes gráficos, uma vez que as cores ficam bem distribuídas na tela como um todo.

Novamente em relação ao suporte 4K, o Xbox One S é capaz de rodar discos Blu-ray em resolução mais alta, bem como conteúdo de aplicativos de streaming em qualidade superior. Embora não consiga rodar jogos nativos em 4K, o console faz, sim, upscale à resolução mais alta, caso a sua televisão seja compatível com a tecnologia.

Isso significa que, visualmente, a imagem fica mais nítida, mas não como em um PC de alto desempenho, por exemplo, concebido para executar games em 4K nativamente. O desempenho gráfico elevado e de performance, são justificados pela atualização de hardware, que agora tem 1.4 teraflops – contra 1.31 do Xbox One original – e GPU de 914MHz.

Xbox One S: suporte a conteúdo 4K é uma das novidades (Foto: Victor Teixeira/TechTudo )Xbox One S: suporte a conteúdo 4K é uma das novidades (Foto: Victor Teixeira/TechTudo )

Em busca do controle perfeito

O controle, embora seja essencialmente o mesmo no design, conta com boas novidades, como a entrada padrão de fone de ouvido – sim, você é capaz de conectar qualquer componente de áudio ao joystick – grips para garantir mais firmeza e tecnologia Bluetooth.

A parte traseira do controle sem fio possui um acabamento com textura, que faz com que o controle fique mais firme e confortável nas mãos. Todavia, o compartimento de bateria continua reservado às pilhas.

Conclusão

O Xbox One S é, sem dúvidas, o console mais caprichado da Microsoft considerando tudo que já foi lançado pela empresa. Com design atraente e aprimoramentos pontuais, o novo console pode não justificar a aquisição se você já tem o modelo original do Xbox One. Contudo, caso você esteja cogitando entrar de vez para a família Xbox, eis a sua melhor opção.

Quais as diferenças entre Xbox One e Xbox One S? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Filipe Tavares
    2018-01-13T13:42:59

    dando um exemplo: eu tenho um xbox one e meu amigo tem um xbox one s, tem como a gente jogar juntos?

  • Bispo Paris
    2016-10-04T15:23:58  

    qualquer xbox consegue ser pior que qq console da Nintendo, PS4 wins e com seus exclusivos maravilhosos, enquanto o Xcaixa vive de gears of war e forza , kkkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Bispo Paris
      2016-10-04T15:23:58  

      Gears of war ,so ele humilha esses joguinhos teus ai kkk

    recentes

    populares

    • Bispo Paris
      2016-10-04T15:23:58  

      Anderson Lima rindo ate 2050 , kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fabiano Carvalho
    2016-10-05T11:00:31  

    Não chore sonystas, pelo menos vocês podem ver o game play do Forza pelo youtube, olha que legal.

    recentes

    populares

    • Fabiano Carvalho
      2016-10-05T11:00:31  

      até driverclub é melhor que o Forza

    recentes

    populares

    • Fabiano Carvalho
      2016-10-05T11:00:31  

      Granturismo melhor que forza kkkkkkkkk ,essq foi boa

  • Petter Teixeira
    2016-10-04T23:07:46  

    Enquanto isso, os players de Xone, continuam "zerando" God of War, The Last of Us, Uncharted, entre mtos outros exclusivos diretamente pelo Youtube....

    recentes

    populares

    • Petter Teixeira
      2016-10-04T23:07:46  

      "Players de PS4 vivem de passado então?" Engraçado falar isso, já que os jogos de xbox são sempre continuação dos mesmos, nunca tem coisa nova.

    recentes

    populares

    • Petter Teixeira
      2016-10-04T23:07:46  

      Final fantasy 7 remake é exclusivo temporario e nao tem nem data ainda troucha

  • Luciel
    2016-10-04T15:05:00  

    vou de Ps4 mesmo...dispenso console sem games de expressão.Que comece o mimimi.

    recentes

    populares

    • Luciel
      2016-10-04T15:05:00  

      Neto rodrigues e Diego Santos...voces tenham razão.Eu não tenho um Ps4,tenho 5...kkkkkkk...e dois xbox one para as crianças de visitas brincarem de desmontar.Ps4 Pro vou no fim de ano buscar em Los Angeles.Aproveitar pra trazer o PsVr e uma tv de 4k HDR 84P....passar bem com seus nintendinho.

    recentes

    populares

    • Luciel
      2016-10-04T15:05:00  

      Final fantasy 7 é exclusivo temporario de ps4 mais tarde sai pra xbox one

  • Mark
    2016-10-08T10:12:15  

    Prefiro meu PC do que jogar a 30 fps lacrados ,ambos xbox e Ps4, no minimo deve vir com uma Radeon 7870 de 2gb fora que o processador é AMD !

    recentes

    populares

    • Mark
      2016-10-08T10:12:15  

      Quantas facul pra esse comentario ??

  • Flavio Chagas
    2016-10-04T19:18:53  

    Pra quem já tem One e PS4 eu penso que não vale a pena comprar esses novos Xbox One S e PS4 PRO já que final de 2017 chega o Scorpio, esse sim vai fazer diferença.

    recentes

    populares

    • Flavio Chagas
      2016-10-04T19:18:53  

      ps2 saiu bem antes do xbox, e o 360 não tinha nem wifi e nem hdmi no começo, nunca chegou a rodar bluray...caixista tem memória seletiva pelo visto.

    recentes

    populares

    • Flavio Chagas
      2016-10-04T19:18:53  

      apaga que da tempo

  • Caio Marllon
    2016-10-04T15:44:21  

    voce tem um play 3 e resolve compra um play 4 os seus jogos de play 3 nao pega no play 4, ja no xbox voce tem um xbox 360 e resolve compra um xbox one seus jogos de xbox 360 funciona no xbox one por isso sou mais o xbox no momento.

    recentes

    populares

    • Caio Marllon
      2016-10-04T15:44:21  

      Só não esquece de segurar o café meio de lado, para as lágrimas não salgar ele.

    recentes

    populares

    • Caio Marllon
      2016-10-04T15:44:21  

      É. Qual o problema nisso?

  • Gilberto Filho
    2016-10-04T19:56:46  

    kkkkkkkkkkk 1.4 teraflops (ps4 pro roda 4,4teraflops), sem resolução 4K, que piada.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2016-10-04T19:56:46  

      É, a diferença é GIGAAANTE. Vê ai por exemplo a analise do The Witcher 3 entre as duas plataformas. Olha lá QUANTA DIFERENÇA meu Deus!!! Não viaja. Em jogos multiplataforma as diferenças ou são impercetíveis ou não existem. Para de mentir.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2016-10-04T19:56:46  

      Imperceptíveis*

  • Cleiton Porfirio
    2016-10-04T17:53:26  

    Zuado ter que comprar adaptador para conectar o Kinect, quando estava em dúvida entre PS3 e Xbox 360 optei pelo último por causa do Kinect mas com esta história de comprar adaptador o Xbox one perde uma grande vantagem em relação ao PlayStation 4

    recentes

    populares

    • Cleiton Porfirio
      2016-10-04T17:53:26  

      o PS Vr funcionará em todas as versões de PS4...nada de adaptadores extras...

    recentes

    populares

    • Cleiton Porfirio
      2016-10-04T17:53:26  

      É, só 300 toneladas de cabos. O principal jogo em VR dura 3 horas. Vlw, flw.

  • Maurício Brito
    2016-10-05T09:16:38  

    Vou vender meu XBOX 360 esse fim de semana e quero comprar o ONE....mas estou na duvida se pego o normal ou o S...achei o normal por 1300 e o S achei por 1800...vale a pena pagar 500 a mais nele ? ou é mais valido com esses 500 comprar outro controle e um jogo, por exemplo ?... não tenho tv 4k

    recentes

    populares

    • Maurício Brito
      2016-10-05T09:16:38  

      Vai no X1 normal cara, e bem procurado vc acha ainda mais barato, pq com a entrada do Slim no mercado, vai "encalhar" o estoque do normal e vão fazer mais promoção!

    recentes

    populares

    • Maurício Brito
      2016-10-05T09:16:38  

      curti o comentario sem querer do nosso colega Marcelo Mbag kkk

  • Marcio Lennes
    2016-10-04T14:44:33  

    Quero ver o FIFA 18 rodando em 4k nesse novo Xbox One S

    recentes

    populares

    • Marcio Lennes
      2016-10-04T14:44:33  

      Nem ps4 pro

    recentes

    populares

    • Marcio Lennes
      2016-10-04T14:44:33  

      foi o q eu disse em outro tópico, nenhum console existente roda 4k nativo, e scorpio é só um projeto, nada de concreto, então nem conta...

  • Celso Escandolheri
    2016-10-04T22:13:10  

    sony me sono !!!!!! já foi a época !!! entre 10 pessoas 6 xbox 3 play 1 Nintendo Fatooo !!!!

    recentes

    populares

    • Celso Escandolheri
      2016-10-04T22:13:10  

      claro xbox mais barato que o ps4 fato

    recentes

    populares

    • Celso Escandolheri
      2016-10-04T22:13:10  

      já vi muitos lugares em q o PS4 está mais barato q o xbox...então isso são fatos isolados, não uma regra...

  • Edair Ribeiro
    2016-10-04T16:28:52  

    Que que é isso, controle com pilhas ainda, nota zero.

    recentes

    populares

    • Edair Ribeiro
      2016-10-04T16:28:52  

      Vamos esperar o nintendo NX chegar em 2017 revolucionando o mercado com cartuchos de chip.

    recentes

    populares

    • Edair Ribeiro
      2016-10-04T16:28:52  

      Marcelo, concordo que o NX será bem interessante, estou super ansioso para viver esta nostalgia, jogar zelda com uma tecnologia nova será épico, porem, as especificações ja me desanimaram, a nintendo teima em ficar uma geração atras da atual, o Nx será levemente melhor q o PS3 e o 360, e inferior ao PS4 e Xbox, o q é uma pena, adoraria ver a Nintendo voltando com tudo!

  • João Henrique
    2016-10-06T10:46:15

    Uncharted 4: nota 9.8, gears 4: nota 8.5

  • Michel Reis
    2016-10-05T12:16:08  

    Falam tanto que o PS4 só tem remaster...masssss...se vangloriam com a retrocompatibilidade....é isso ai pe pe pe pessoal! Isso é o mesmo que ver o B i n La d e n reclamar de terrorismo!

    recentes

    populares

    • Michel Reis
      2016-10-05T12:16:08  

      João Henrique, pare de ser i d i o t a de comprar jogos falsificados!

    recentes

    populares

    • Michel Reis
      2016-10-05T12:16:08  

      onde eu disse que faço isso?

  • Gilberto Filho
    2016-10-05T15:22:35  

    Fizeram um xbox S para se igualar ao ps4 antigo, kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2016-10-05T15:22:35  

      FATO!

  • Fabiano Carvalho
    2016-10-05T10:04:03  

    Vão procurar um barranco pra capinar ao invés de ficar discutindo qual é melhor, espero que vocês estejam recebendo pelo menos um trocado pra ficar defendendo as marcas.

    recentes

    populares

    • Fabiano Carvalho
      2016-10-05T10:04:03  

      quanto custa uma chupeta?

    recentes

    populares

    • Fabiano Carvalho
      2016-10-05T10:04:03  

      Vc fala de fanboy, mas o seu comentario chamando pessoas de Sonystas, isso quer dizer q vc é fanboy declarado da MS.

  • Paulo
    2016-10-04T17:10:58  

    Na boa, já tive os dois, agora tenho apenas o Xbox, o ps4 realmente é melhor, não sei pq ele é melhor, mais memória mais não sei o que, dizem que roda 60fps mais 5% dos que jogam tem um TV que presta e usa um cabo bom, brigam por teoria e informação tec. e esquece que o melhor é o que se enquadra as suas necessidades, PS$ não tem jogo, vive do passado glorioso, Xbox pode não ter o hardware melhor, mais todo o resto e bem melhor, quer uma prova? Quem tem Xbox One vendeu o 360 a muito tempo, e quem tem PS4 continua jogando o PS3... FATO.

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-10-04T17:10:58  

      O único fato é que vc sonhou que teve um ps4, e por algum motivo acha que quem tem ps4 joga ps3...caixista dream

  • Samuel Melo
    2016-10-04T18:45:04  

    Vantagens do Xbox: windows 10, suporte técnico, Xbox live, controle, ea access, 4 games with gold todo mês, boa variedade de exclusivos. Tive todos os PlayStation mas nessa geração será apenas o Xbox.

    recentes

    populares

    • Samuel Melo
      2016-10-04T18:45:04  

      "boa variedade de exclusivos", halo 567, forza 567, gears 567 todos pra pc tbm.

  • Ronaldoleonardo
    2016-10-04T17:04:36  

    Tem God Of War para Xbox?

    recentes

    populares

    • Ronaldoleonardo
      2016-10-04T17:04:36  

      sobre god of war eram bons na época do ps3 joguei o GOD 3 no ps4 e não joguei nem até a metade, está ultrapassado, já os outros dois TLOU & U4 esse meu vale a pena vc comprar um ps4!

    recentes

    populares

    • Ronaldoleonardo
      2016-10-04T17:04:36  

      Quando lançar um jogo bom e difícil de jogar, (tirando o darkSouls) me avisem....

  • Williams Silva
    2016-10-05T11:05:42

    o melhor e jogar todos caras

  • Williams Silva
    2016-10-05T11:05:14

    eles discutem, eu tenho os dois e mais o pc

  • Renato Galdino
    2016-10-04T20:00:50  

    morro de rir das discussões dos fans boys da sony e microsoft eles deviam pagar pelo menos um lanche pra vcs kkkk

    recentes

    populares

    • Renato Galdino
      2016-10-04T20:00:50  

      kkkkkkkkkk boa...

    recentes

    populares

    • Renato Galdino
      2016-10-04T20:00:50  

      Meu lanche são as lágrimas dos caixistas

  • Tiago Pereira
    2016-10-05T10:29:39

    Tenho um xbox 360 e um play 4 os dois são bons aparelhos levando em conta os exclusivos de ambas as marcas. Acho esta discussão pra ver qual e o melhor ridícula, temos bons jogos nos dois. Meu irmão tem um xbox One e a plataforma em bem interessante.