Notebook

27/10/2016 06h00 - Atualizado em 27/10/2016 06h00

Dell Inspiron 5000: veja se vale a pena comprar o notebook de R$ 2.000

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

A Dell lançou em 2015 uma nova linha de seus notebooks, apresentando bom desempenho e funções para agradar o público que necessita de computadores para todo o tipo de uso. Um desses modelos é o Dell Inspiron 15 5000, que ainda é um dos aparelhos mais procurados da empresa.

Notebook 2 em 1: Dell Inspiron 13 5000 ou Transformer Book T100TA?

O Dell Inspiron 15 5000 foi lançado no Brasil em 2015 e, hoje, ainda se encontra à venda na loja oficial da empresa pelo valor de R$ 1.849, no seu modelo básico e com o Ubuntu pré-instalado. Trazendo uma configuração potente para o seu preço, o notebook promete desempenho para usuários que desejam uma experiência sem tropeços durante o dia a dia e em tarefas mais pesadas, como jogos e programas gráficos. Um ano após o seu lançamento, será que vale a pena investir no notebook? Confira algumas vantagens e desvantagens dele.

Inspiron 5000 é a uma linha de notebooks de preço acessível da Dell (Foto: Divulgação/Dell)Inspiron 5000 é a uma linha de notebooks de preço acessível da Dell (Foto: Divulgação/Dell)









Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Vantagens

Hardware bem equilibrado

O Inspiron 15 5000 vem com um processador Intel Core i3 de quinta geração, 4 GB de memória RAM DDR 3 e um disco rígido de 500 GB. Versões deste notebook com memória flash de 8 GB não são comercializados pela Dell em seu site oficial, porém, é possível selecionar modelos com disco rígido de 1 TB.

Para uso diário, o Inspiron 15 5000 é ótimo desde suas configurações mais baixas, contando com um bom processador e memória RAM suficiente para realizar tarefas como acesso a internet, suíte Office, entre outros. Com ele, também é possível jogar alguns games recentes, como GTA 5 e The Witcher 3 com certa qualidade, graças à placa dedicada GeForce, da NVIDIA, encontrada em algumas configurações.

Belo design e teclado numérico

É inegável que o Inspiron 15 5000 é um notebook bonito. Com uma tela de 15,6 polegadas, o aparelho conta com um espaço considerável para um teclado completo. Isso significa que o notebook tem, além das teclas normais, um teclado numérico, algo que muitos usuários sentem falta quando buscam um novo computador portátil.

O Inspiron 5000 conta com um teclado numérico (Foto: Divulgação/Dell)O Inspiron 5000 conta com um teclado numérico (Foto: Divulgação/Dell)


Suporte completo

Um dos pontos que fazem da Dell uma das marcas mais procuradas quando o assunto é computador é o seu suporte. A empresa oferece desde a disponibilização de drivers até assistências 24 horas para ajudá-lo, caso você tenha algum problema técnico.

Isso deve ser levado em consideração, vide que eventuais problemas podem acontecer, além de sempre existir o risco de acidentes com o seu notebook, algo que pode ser tratado diretamente com a Dell.

Desvantagens

Pouco portátil

O tamanho do Inspiron 15 5000 permitiu a inclusão de um teclado numérico. Apesar disso, seus quase 2,5kg e suas dimensões fazem dele um notebook não muito portátil. Caso você precise sair muito com o notebook e tem o costume de carregá-lo para onde vai, talvez ele acabe sendo um pouco incômodo.

O notebook não é tão portátil quanto poderia ser (Foto: Divulgação/Dell)O notebook não é tão portátil quanto poderia ser (Foto: Divulgação/Dell)








Se você quiser algo mais discreto, talvez seja mais interessante encontrar outro laptop com configurações similares ao Inspiron.

Tela poderia ser mais atraente

Em alguns modelos mais caros da linha Inspiron 15 5000, a Dell incluiu uma tela sensível ao toque com resolução Full HD, alto contraste e uma qualidade incrível de imagem. No entanto, nos modelos mais modestos, a tela tem uma resolução de 1366 x 768 pixels, que pode incomodar alguns usuários, dependendo do tipo de trabalho que desejam realizar no notebook.

O desempenho da bateria do Inspiron 5000 não é dos melhores (Foto: Divulgação/Dell)O desempenho da bateria do Inspiron 5000 não é dos melhores (Foto: Divulgação/Dell)


Bateria não traz um bom desempenho

A Dell vende o Inspiron 15 5000 com uma bateria de 4 células, afirmando que ela é suficiente para horas de uso. Basta fazer uma breve pesquisa na internet para verificar que isso não corresponde muito à realidade, visto que, utilizando o notebook para atividades comuns, como acesso à internet, criação e edição de documentos, assistir filmes ou ouvir música, a bateria não suporta tanto tempo fora da tomada.

Dependendo do tempo que você passa longe de fontes de energia, o Inspiron 15 5000 pode acabar o deixando na mão com certa rapidez.

Qual o melhor notebook: Dell ou Samsung? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Dener
    2016-11-01T09:43:36

    matéria está errada!! a versão de 2 mil reais não vem com placa dedicada, a placa Geforce vem na versão de 3 mil, está na página da Dell

  • Vitor Cezar
    2016-10-31T15:18:24

    Tenho um Acer i5 6 geração, 1 TB 4GB de RAM tela de 15,6 e paguei 2,200k.

  • Carlos Menegazzo
    2016-10-28T14:11:09

    Notebook com um bom custo/benefício, porém a Dell poderia ter caprichado mais em seu visual. Com a parte externa toda em aço escovado, muito bonita, contrasta com a parte interna, toda de plástico, muito pobre. A tela, de 15,6", parece reduzida, devido a umas infames bordas pretas que ocupam os quatro lados da mesma. Laptop esquenta demais, mesmo quando pouco exigido e a placa de vídeo não funciona adequadamente. Uma pena, pois quando adquiri este laptop, a minha expectativa para o mesmo era muito grande e, acabei me decepcionando.

  • Gabriel Silva
    2016-10-27T15:48:44

    NÃO