TV

26/10/2016 06h00 - Atualizado em 26/10/2016 06h00

Descubra o que considerar antes de comprar uma TV para o videogame

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

Com o lançamento de consoles cada vez mais avançados, pode ser necessário ter uma TV à altura do videogame, para que você possa aproveitar tudo o que aparelho tem a oferecer. Pensando nisso, o TechTudo reuniu alguns dos pontos que você deve levar em consideração quando for comprar uma TV nova e quiser ter a melhor experiência possível com jogos.

Qual a melhor TV para jogar videogame? Listamos alguns modelos

Funções especiais, como acesso à internet em Smart TVs, algo requisitado por algumas na hora de comprar um novo aparelho, tornam-se dispensáveis quando o assunto é um televisor para jogar videogame. Esses recursos já estão disponíveis nos consoles, que podem reproduzir facilmente o que uma SmarTV proporciona. Com isso, o foco é muito mais em imagem, som e tempo de resposta do aparelho.

Suporte à 4K e HDR

A Samsung KS7500 Série 7 é um bom exemplo de TV top de linha que pode ser usado por gamers (Foto: Divulgação/Sony)A Samsung KS7500 Série 7 é um bom exemplo de TV top de linha que pode ser usado por gamers (Foto: Divulgação/Sony)

Com o lançamento do PS4 Pro  e o Xbox One S, jogos de videogame com resolução de 4K e suporte à tecnologia HDR (High Dynamic Range) se tornaram uma realidade. Para conseguir aproveitar essas resoluções, que proporcionam muito mais detalhes na tela do que aparelhos Full HD, é necessário um televisor compatível com a tecnologia.

É comum encontrar TVs de variadas marcas que já trazem suporte a esse tipo de resolução. Portanto, caso você tenha interesse em usar sua TV apenas para jogos, utilizando os consoles da geração atual, é interessante pensar em comprar um aparelho com suporte a 4K, para ter a melhor resolução possível nos games.

Baixa taxa de lag de imagem

Muitas vezes, ao apertar um botão no controle, TVs demoram um tempo quase imperceptível para reproduzir a ação na tela. Esse lag ocorre porque o aparelho precisa processar a imagem, gerando um leve atraso na resposta. Isso geralmente é ignorado pela maioria dos gamers, mas aqueles que desejam a melhor experiência possível devem buscar televisores com a menor taxa de input lag possível.

A Sony conta com a linha BRAVIA como opção para gamers (Foto: Reprodução/Sony)A Sony conta com a linha BRAVIA como opção para gamers (Foto: Reprodução/Sony)

Muitas TVs modernas trazem nas configurações o chamado “Modo Jogo”. Não confundindo com as configurações de imagem, como brilho e contraste, esse modo permite um processamento mais rápido das imagens, o que proporciona uma resposta muito maior do que é feito no jogo.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Por um bom tempo, TVs de plasma apresentavam a menor taxa de input lag do mercado, mas com o avanço da tecnologia, é comum encontrar excelentes exemplos de LED no mercado. O ideal é buscar avaliações do aparelho antes de comprar. Quanto menor o lag, melhor será a compatibilidade com o console. 

Contraste e paleta de cores vibrante

Esse é um elemento que muitas vezes é ignorado ao comprar uma TV, mas o nível de contraste e a intensidade das cores que o dispositivo consegue exibir fazem bastante diferença com games. O contraste deve ser poderoso, já que exibe formas escuras na tela de forma melhor, algo que pode se mostrar decisivo em jogos.

Philips também tem aparelhos interessantes para videogames (Foto: Divulgação/Philips)Philips também tem aparelhos interessantes para videogames (Foto: Divulgação/Philips)

A paleta de cores também deve ser levada em consideração, pois a maneira como a TV processa as cores dos jogos pode mudar a forma como as imagens são apresentadas, podendo variar entre o extremamente artificial e o mais realista possível. Esse é um ponto que você deve verificar em análises de especificações para ter uma melhor noção das configurações do aparelho que você deseja comprar. 

Samsung, Sony, LG ou Philips, qual a melhor smart TV do mercado? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francis Barrozo
    2016-10-30T15:00:14

    Pra maioria, a melhor opção e a viável ainda é usar o monitor do PC.

  • Zafra
    2016-10-28T16:42:29

    Isto vale principalmente para os FPS. Usar cabo de rede ao invés do wi-fi, jogar com o controle conectado ao console e por fim uma tv com baixo input lag, combinação que irá aumentar consideravelmente seu rendimento...