Fabricantes

14/10/2016 17h29 - Atualizado em 14/10/2016 18h30

Google anuncia Fact Check; recurso checa se notícia é verdadeira ou falsa

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Google passará a sinalizar notícias com informações factuais corretas por meio do "Fact Check". A ideia é que quem navegue pelo Google Notícias possa separar com mais facilidade informação de qualidade de boatos e notícias falsas. O mecanismo funcionará por meio de uma tag que criadores de conteúdo poderão aplicar às informações que liberam na Internet. Segundo a empresa, haverá o monitoramento do uso do recurso para garantir que fontes falsas de informação não utilizem o “fact check” para enganar o leitor.

Nova ferramenta na busca do Google permite conversão de cores entre RGB e HEX

Google Notícias terá checagem de fatos para impedir a disseminação de notícias falsas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Google Notícias terá checagem de fatos para impedir a disseminação de notícias falsas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

No momento, apenas usuários do Reino Unido e Estados Unidos conseguem enxergar a sinalização sobre os fatos de cada notícia, e não há previsão para visualização por internautas brasileiros. Em todo caso, quem conseguir ter acesso ao novo recurso o encontrará na lista de categorias disponíveis no Google News, como notícias quentes do momento, perto de onde o leitor está e etc.

Para que um site possa assinar suas notícias com o recurso, é preciso que a publicação siga alguns critérios determinados, disponíveis nas páginas de suporte do Google. Para que uma fonte de notícias tenha direito a usar o “fact check” é preciso atender a esses critérios e passar pelo crivo do Google.

O que é o Painel de Controle do Google? Comente no Fórum do TechTudo

A intenção da companhia é combater a disseminação de notícias falsas e boatos na Internet por meio do uso de ferramentas de checagem de informações, como schema.org.

Via Tech Crunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edson Santos
    2016-11-02T18:07:00

    Ai nesse caso a questão vai ser: Com base em quê essa função definirar a veracidade das notícias? Quem estará por trás desses analizes quanto a se a notícia é falsa ou verdadeira? As coisas dos homens são imperfeitas e em muitos casos, são corruptas!

  • Adrian Ferrari
    2016-10-17T13:18:11  

    Aqui no Brasil, se for matéria do Brasil 247, Revista Fórum, e outros blogs de esquerda, já dá pra saber que é falso, igual quando disseram que a gente teria que trabalhar 72 horas semanais.

    recentes

    populares

    • Adrian Ferrari
      2016-10-17T13:18:11  

      Pelo jeito, o Adrian Ferrari vai precisar bastante da nova ferramenta.

    recentes

    populares

    • Adrian Ferrari
      2016-10-17T13:18:11  

      esquerda e direita né amigão.

  • Mergulho Mergulhão
    2016-10-19T04:03:17

    E quem vigia o vigilante?

  • Elcio Sava
    2016-10-17T17:25:05

    Nem precisa disso, eh o povo parar de ficar acreditando no bloguinho do Zezinho que tá de boa

  • Eduardo Ferreira
    2016-10-17T16:49:56  

    RIP e-farsas?

    recentes

    populares

    • Eduardo Ferreira
      2016-10-17T16:49:56  

      Acho que não: até onde me consta, poucas pessoas usam o Google Notícias :T