Celular

15/10/2016 07h00 - Atualizado em 15/10/2016 12h31

iPhone 5S vs Galaxy J7: saiba se preço atual compensa nos celulares antigos

Lucas Mendes
por
Para o TechTudo

O iPhone 5S e o Galaxy J7 são dois celulares antigos que atualmente já aparecem nas lojas por preços mais baixo, devido principalmente à natural desvalorização que acontece conforme novos smartphones chegaram ao mercado. O telefone da Applefoi lançado em 2013 e custa hoje em dia na casa dos R$ 1.500. Já o modelo da Samsung, apresentado pela companhia no início de 2015, tem preço a partir de R$ 1.000. Ou seja, há uma bela diferença de R$ 500 entre eles.

Dia dos Professores é celebrado com Doodle do Google em forma de lápis

Os celulares têm sistemas operacionais distintos e foram planejados para segmentos diferentes – enquanto o iPhone foi lançado como top de linha, o Galaxy J7 foi aposta da Samsung para o mercado de intermediários. Apesar disso, diversos consumidores se perguntam: qual deles vale a pena? Para resolver esta dúvida, conheça as semelhanças e diferenças entre os modelos a seguir.

Testamos o iPhone 5S: veja a análise completa

iPhone 5S e Galaxy J7: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 5S e Galaxy J7: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Design

Os celulares têm design bastante diferente, principalmente em relação ao tamanho. Enquanto o 5S tem dimensões de 123,8 x 58,6 x 7,6 mm e pode ser segurado facilmente com apenas uma mão, o J7 é bem grande: 152,4 x 78,6 x 7,5 mm. É importante destacar também que o iPhone é consideravelmente mais leve, pesando 112 gramas contra 171 gramas do Galaxy.

iPhone 5S tem um tamanho mais compacto (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S é menor e mais leve do que o Galaxy J7 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Atualmente, o iPhone 5S ainda está disponível nas cores branco com dourado, branco com prata e preto com cinza espacial. O J7 tem toda a carcaça feita com apenas uma cor, que pode ser branco, preto ou dourado.

Tela

Neste quesito, não há muito o que discutir: se você prefere celulares com tela pequena, vá de iPhone 5S. Se prefere tela grande, a melhor opção é o Galaxy J7.

O aparelho da Apple oferece um display IPS LCD de 4 polegadas – pequeno, se comparado à tendência dos smartphones atuais –, com uma resolução próxima ao HD (1136 x 640 pixels). Já o telefone da Samsung tem uma tela Super Amoled de 5,5'' com resolução de 1280 x 720 pixels, ou seja, HD.

Devido à resolução parecida e tamanhos bem diferentes, a densidade de pixels por polegada do iPhone é maior: 326 ppi, contra 267 ppi, do Galaxy. Esse fator pode resultar em imagens pixelizadas – ou seja, com menor definição – no celular da Samsung. Também é importante destacar que o 5S conta com a proteção contra arranhões Gorilla Glass 2, inexistente no J7.

Galaxy J7 tem tela com resolução HD (Foto: Divulgação/Samsung) (Foto: Galaxy J7 tem tela com resolução HD (Foto: Divulgação/Samsung))Galaxy J7 tem tela com resolução HD (Foto: Divulgação/Samsung)

Câmera

Os números da câmera do Galaxy J7 são consideravelmente superiores em relação ao iPhone 5S – até porque há dois anos de diferença entre os modelos. O smartphone da Samsung conta com sensor de 13 megapixels na câmera principal e de 5 MP na câmera frontal, para selfies. Já o celular da Apple tem 8 MP na câmera traseira e 1,2 MP na frontal. Por conta desses números, o mais provável é que as fotos registradas pelo telefone da Samsung tenham melhor qualidade.

A câmera do iPhone 5S é suficiente para a maioria dos usuários (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: A câmera do iPhone 5S é suficiente para a maioria dos usuários (Foto: Luciana Maline/TechTudo))A câmera traseira do iPhone 5S é de 8 MP (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Com relação aos vídeos, há uma leve vantagem para o iPhone 5S. Apesar de ambos filmarem com resolução Full HD (1080p), à 30 fps (frames por segundo), apenas o aparelho da Apple oferece gravação de vídeos em câmera lenta.

Especificações

O Galaxy J7 vem de fábrica com um processador Exynos 7580 de 64 bits, octa-core de 1,5 GHz e memória RAM de 1,5 GB. Seu armazenamento interno é de 16 GB, com possibilidade de expansão via cartão microSD de até 128 GB.

Já a Apple não informa quais são os números exatos do processador do iPhone. A companhia diz que o 5S tem um chipset A7 de processamento, de 64 bits. No entanto, especula-se que o aparelho tenha as seguintes configurações: processador dual-core de 1,3 GHz e memória RAM de 1 GB. As opções de armazenamento são de 16 GB, 32 GB ou 64 GB, sem entrada para cartão de memória.

Galaxy J7 tem processador octa-core (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy J7 tem processador octa-core (Foto: Divulgação/Samsung)

Com esses números, é esperado que o telefone da Samsung tenha um desempenho um pouco mais fluido do que o celular da Apple, principalmente se o usuário atualizar o iPhone para a versão mais recente do iOS, o que deve exigir mais do hardware.

Ambos os celulares contam com o sistema operacional atualizado: o iPhone 5S roda o iOS 10, e o Galaxy J7 conta com o update para o Android 6.0 Marshmallow. O smartphone da Samsung, porém, conta com a interface modificada da companhia, fugindo da experiência do Android quase puro dos aparelhos da Motorola, por exemplo.

Bateria

O Galaxy J7 tem praticamente o dobro da capacidade de bateria que o iPhone 5S oferece, e isso deve ser um fator determinante para os usuários que precisam passar o dia inteiro com o telefone longe das tomadas. São 3.000 mAh do celular da Samsung contra 1.560 mAh do smartphone da Apple.

É importante ressaltar que as exigências dos telefones são diferentes: a tela do J7, por exemplo, deve consumir mais bateria do que a do iPhone 5S. Porém, os recursos do iOS 10 também podem acabar com a bateria do telefone de forma mais rápida.

Atualização para o iOS 10, novo sistema da Apple, vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo. 

iPhone 5S vem com processador Apple A7 de 64 bits (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 5S vem com processador Apple A7 de 64 bits (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Bateria do iPhone 5S pode descarregar rápido com jogos e recursos do iOS 10 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Preço e custo-benefício

Com uma diferença de preço de cerca de R$ 500 entre os aparelhos – o iPhone 5S tem o valor de R$ 1.500, atualmente, e o Galaxy J7, R$ 1.000 –, cabe ao usuário decidir se as especificações do iPhone realmente valem esse custo a mais. Se você prefere celulares pequenos e mais compactos, o iPhone tende a ser uma opção melhor, por causa do tamanho do aparelho e da tela. Agora, se a sua preferência é por smartphones maiores, o Galaxy J7 tem uma tela de 5,5 polegadas.

Além disso, tem a questão da preferência pelo sistema operacional. Se você nunca experimentou o universo da Apple, o iPhone 5S pode ser uma opção barata para conhecer os recursos que o novo iOS tem a oferecer. O J7 vem com Android 5.0 Lollipop e recebeu atualização para a versão 6.0 do sistema, mas a Samsung ainda não divulgou se o smartphone irá ganhar o update para o Android 7.0 Nougat.

Se você for apaixonado por selfies e fotografias feitas com o smartphone, o mais indicado é o celular da Samsung. Você também pode conhecer outras opções de celulares com câmera frontal potente nessa lista.

Tabela Comparativa entre iPhone 5S e Galaxy J7 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Comparativa entre iPhone 5S e Galaxy J7 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Bosco
    2016-10-15T14:44:35  

    Você percebe quando a pessoa é um POBRE METIDO A RICO quando ela te envia e-mail escrito no final " enviado da b/o/s/t/a do meu Iphone"

    recentes

    populares

    • João Bosco
      2016-10-15T14:44:35  

      João, a mensagem no final é automática

    recentes

    populares

    • João Bosco
      2016-10-15T14:44:35  

      Como muitos aqui tbm já usei Android e IOS e atualmente uso Android porque me iphone 6 queimou e sem garantia, deixa pra lá. O que penso a tudo isso é que no Android minhas grandes dificuldades são os travamentos, talvez isso deva ser porque no IOS usamos ISO e no Android talvez queremos uma Performance igual, e gente, não podemos fazer essa comparação porque são coisas diferentes, a Arquitetura não é igual a outra. A questão eh, que são Smartphones muito legais. Agora Ferrari e Fusca, tem gente com grana para uma Ferri e nunca compraria simplesmente por gosto e não melhor ou pior.

  • Ismael Junior
    2016-11-06T01:46:58

    Iphone é um bom equipamento, porém o preço do status ainda é muito alto. Qualquer que um que tenha honestidade em sua comparação em modelos android e iphone de mesmo nível pode constatar isso, no mais são os fãs do jobs fazendo birra e jogando a chupeta.

  • Daniel Costa
    2016-10-19T15:56:22  

    Vamos ser honestos, matéria pra quem não sabe nem o que comparar na Apple. Techtudo, aprende: Próxima comparação do tipo faça com o Iphone SE. O Iphone 5s irá parar de receber atualizações já no ano que vem, já o SE, com design igual e processador melhor, além do mesmo preço, ainda tem alguns anos de atualização programados. Parem de comparar coisas velhas se existem atuais com o mesmo preço. Mais uma matéria ridícula do techtudo

    recentes

    populares

    • Daniel Costa
      2016-10-19T15:56:22  

      O iPhone SE também vai deixar de receber atualizações ano que vem.kkkkkkk

  • Humberto Matias
    2016-10-15T19:22:23

    Tem IOS? não né? Entao não vem com essa

  • José Rodrigues
    2016-10-16T09:28:31

    Resumindo: Você tá louco para comprar um iPhone, mas não tem "la plata" ai senta a lenha no produto. Sorry... Quem pode pode, quem não pode, se Android.

  • Luiz Lima
    2016-10-18T20:32:30

    Eu estava com o Android até semana passada, no meu Galaxy 6S Edge. O smartphone começou a dá muitos problemas e tive que trocar (parece que foi feito com prazo de validade). Trava muito e reinicia sozinho). Resolvi comprar o iPhone 6... Simplesmente eu nunca mais quero voltar para o Android. Eu achava que era modismo, futilidade, mas não era... é qualidade! Qualidade muito superior do que qualquer outro smart do mercado. O iOS é fascinante. Não estou inventando nada aqui, é o que aconteceu comigo mesmo... Estou uma semana com o iPhone 6 de 64GB.

  • Edgar Constante
    2016-10-15T11:53:50  

    samsung não consegue ser melhor que o windows phone vai ser melhor que iphone? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Edgar Constante
      2016-10-15T11:53:50  

      Explosao tem?

    recentes

    populares

    • Edgar Constante
      2016-10-15T11:53:50  

      tiago, vc não sabe o q ta falando kkkkk

  • Dona Mim
    2016-10-16T09:37:17  

    J7 ta 1400.00

    recentes

    populares

    • Dona Mim
      2016-10-16T09:37:17  

      muito caro pra pouca coisa

  • João Farias
    2016-10-18T13:31:47

    kkkkkkkkkk Que falta falta de vergonha né?

  • Felipe Peleteiro
    2016-10-17T08:54:32

    o comparativo de camera do techmundo é impressionante, só falam do numero de megapixel, não colocam nem uma imagem capturada com os aparelhos para servir de exemplo, ta de sacanagem não é? compara direito gente, pelo amor de deus né, o texto ai só ressalta "especificações melhores", não tem comparação alguma

  • Darksidius
    2016-10-15T11:26:10  

    Só não mencionaram a comparação qual marca tem a explosão mais forte!!!

    recentes

    populares

    • Darksidius
      2016-10-15T11:26:10  

      Não falo de marcas e sim de sistemas. Ios e Android são para consumidores diferentes. Ios para quem gosta de prisão e Android para quem gosta de liberdade...

    recentes

    populares

    • Darksidius
      2016-10-15T11:26:10  

      Lino Teixeira uns 95% do povo que usa android não faz root e nem usa nada dessa "liberdade" toda ai, então não tem muito o que falar a respeito disso

  • Felipe Peleteiro
    2016-10-17T08:40:57

    A diferença é simples, o samsung tem tudo a mais, porém a empresa lança o sistema todo zuado fazendo o aparelho não valer a pena pelo desempenho pífio, o 5S com ios 10 roda tudo sem travamento algum, continua uma otima opção, ainda mais por ser compacto

  • Mario Abreu
    2016-10-15T11:22:44  

    aonde é que tem pra vender esse iphone 5s de 1.500,oo reais ,que eu quero comprar uns 4.

    recentes

    populares

    • Mario Abreu
      2016-10-15T11:22:44  

      Compre um íphone 5s na Aliexpress por 800,00 e receba uma taxa de importação da receita de 1.200,00 de brinde ou deixe o lá pra receita fazer leilão. ....kkkkk

    recentes

    populares

    • Mario Abreu
      2016-10-15T11:22:44  

      Deixa de ser mentiroso! Se você não pagar o imposto, eles devolve para o remetente. Já aconteceu comigo, sorte que as loja dos EUA devolve a grana.

  • Fabio Domingues
    2016-10-15T21:39:13

    Antigamente compra iphone era status, hoje é burrice.

  • Professor
    2016-10-15T15:42:48  

    Nem os monitore e tvs da Samsung presam, imagine smartphones.

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-10-15T15:42:48  

      Os celulares samsung vem com a opção de explodir, sem dúvida uma grande diferença do concorrente.

  • Edmilson Silva
    2016-10-15T13:07:59  

    Genteeeeee, enquanto os outros smartphones forem sistema Android o iPhone sempre vai ser melhor e ponto!

    recentes

    populares

    • Edmilson Silva
      2016-10-15T13:07:59  

      Com certeza...será que usam android na Nasa?

    recentes

    populares

    • Edmilson Silva
      2016-10-15T13:07:59  

      Sim, claro... até porque a Apple melhorou bastante, depois que o Steve Jobs morreu (ironia)

  • Roberto Felicio
    2016-10-15T18:25:36

    Uma vez com Iphone, nunca mais sem Iphone.

  • Mario Caputo
    2016-10-15T18:01:54

    Não sei porque leio e comento neste site , que mania de comparar Android com Apple, tem de comparar com Android , o iPhone eh único só perde para o próprio iPhone , não se compara Android. Com Windows nem iPhone , cada um na sua e a comadi cadela, existem duas coisas , uma se chama iPhone e o resto eh Telefone

  • Rodrigo Santos
    2016-10-15T16:47:59

    Auauhauhauhauhauhahua esses comentários hein.... Continuem continuem, muito bom kkkkkkk

  • Raymundo
    2016-10-15T14:23:32

    Cade os FanBoy da Apple assumem os comparativos estao ai eu sempre falo desde que Steve Jobs morreu nao foi mais a mesma.

  • João Bosco
    2016-10-15T14:41:15  

    Você percebe quando uma pessoa é um caipira e um IDIOTA quando ela envia e-mail escrito no final "enviado da bosta do meu Iphone"

    recentes

    populares

    • João Bosco
      2016-10-15T14:41:15  

      Zenfone 2 da de 1000 a 0 nesses 2

    recentes

    populares

    • João Bosco
      2016-10-15T14:41:15  

      com certeza este caipira nem sabe o que é um iphone, acho que ele comprou um Ihphone, estas cópias e reclama pq quer usa-lo pra jogar, já que nao pode comprar um vídeo game.

  • Marcelo Ribeiro
    2016-10-15T15:12:18

    Nunca vi um site referente a tecnologia falar tanta "M" mostrando total desconhecimento na área, só pra exemplo onde ele se referiu aos tamanhos de tela do samsung J7 e o Iphone 5s e disse que o Samsung tem display amoled, esqueceu de dizer que o Iphone 5s também é amoled. Glorificaram aqui o Samsung 7 e por muitos engenheiros pelo mundo ja era visto com desconfiança, e claro e patente agora que a Samsung na tentativa de acompanhar a Apple mostrou que sua capacidade técnica para isso ja se esgotou e quase matou pessoas por ai com seu Note 7.

  • Jimbo Jalutão
    2016-10-15T11:37:22  

    O grande problema da Samsung é o Android modificado. O hardware é top, mas aquela versão personalizada do Android deles é duro de engolir, quanto mais puro for o Android, melhor.

    recentes

    populares

    • Jimbo Jalutão
      2016-10-15T11:37:22  

      Compra um moto g4 plus, melhor que os dois

    recentes

    populares

    • Jimbo Jalutão
      2016-10-15T11:37:22  

      Melhor Android Modificado é o da SONY. FATO!!!!!

  • Luis Rocha
    2016-10-15T13:36:17

    Tech Tudo, vocês precisam levar mais coisas em consideração nesses comparativos. Seguem mais algumas coisas que o iphone tem e o galaxy J7 não. Não tem proteção gorilla glass, video com slow motion, foto em vídeo, sensores: giroscópio, bússola e impressão digital. A não ser que a matéria seja patrocinada...aí é outra história!

  • Paulo Ricardo
    2016-10-15T14:09:12

    Vendo um quadcore 1 gb ram 1.3 ghz processamento, por R$ 500, com tela de 5,5 polegadas. com microSD 16 gb de brinde, usado 1 mês pois o meu anterior queimou e a garantia me enviou um novo de modelo melhor.