17/10/2016 10h09 - Atualizado em 17/10/2016 11h31

Bully faz 10 anos: veja curiosidades e polêmicas sobre o game

Raul Pimentel
por
Para o TechTudo

Bully, game de ação desenvolvido pela Rockstar, lançado originalmente para PlayStation 2, completa dez anos hoje, 17 de outubro, desde seu lançamento, em 2006. Atualmente, o jogo está disponível para PS4 e também na plataforma Steam. O game é de mundo aberto em terceira pessoa e segue a mesma proposta da série Grand Theft Auto (GTA), a mais famosa da empresa, mas é localizado no ambiente escolar do internato ficcional de Bullworth Academy.

Bully fica disponível para jogadores brasileiros no PS4 e Steam

Ações como andar de skate nos corredores da escola, fugir de vários inspetores chatos, estourar bombinhas no banheiro, arrumar confusão com adultos, lutar contra valentões ou juntar-se a eles são cotidianas no caótico universo do jogo. O que aconteceu com  Bully nesses 10 anos de existência? Confira as principais histórias, curiosidades e polêmicas que marcaram o título de sucesso. 

bully divulgaçãoO personagem principal do jogo é Jimmy Hopkins (Reprodução/ Raul Pimentel)


O jogador controla o protagonista da história, Jimmy Hopkins, no violento dia a dia estudantil, se relacionando com diferentes grupos de alunos e pessoas, comparecendo a diferentes aulas e completando missões. Jimmy é forçado pela mãe e pelo padrasto a estudar em Bullworth, o que o torna um personagem um tanto rebelde e agressivo. Ao longo do jogo, ele pode ganhar ou perder respeito dos grupos sociais, o que pode gerar um comportamento agressivo ou pacífico dos outros alunos. A fórmula, mesmo sem apresentar novidades em produções da Rockstar, pareceu dar certo para os críticos.

Constantemente referido por muitos como “GTA na escola”, Bully recebeu críticas muito positivas quando foi lançado. O storytelling — aspecto do jogo que se refere ao modo que se conta a história — foi particularmente elogiado pela maioria das reviews, assim como a variedade dos mini-games que formam aulas, nas quais Jimmy precisa passar para ganhar bônus como novos golpes de luta, novas habilidades de interação e novas armas. Esses elementos também podem ser conquistados através de missões.

bully1Bully é repleto de violência e humilhação física e moral (Reprodução/ Raul Pimentel)

Na verdade, o jogo deveria estar comemorando seus 11 anos em 2016, porque foi originalmente anunciado para ser publicado em outubro de 2005. Atrasos no desenvolvimento do jogo, contudo, acabaram adiando em um ano seu lançamento.

Durante esses 10 anos, Bully foi relançado em diversas plataformas diferentes — PlayStation 4, Xbox 360, Nintendo Wii e PC, por exemplo. Apesar da Rockstar Games não ter apresentado nenhuma continuação oficial de Bully até 2016, a empresa não deixou de investir no título e o relançou em 2008 com o nome de “Bully: Scholarship Edition”, compatível com as plataformas mencionadas acima. Com gráficos otimizados, a versão traz novas missões e novas opções de aulas que Jimmy pode assistir, segundo seu site oficial. A ideia do lançamento foi concretizada a pedido dos próprios jogadores à Rockstar.

A possibilidade de uma continuação de Bully chegou a ganhar força em 2011, quando a Rockstar sugeriu que estaria trabalhando no título. Entretanto, a empresa desistiu de sua elaboração para focar em Max Payne 3

O game também foi motivo de muita polêmica. Repleto de violência e humilhação física e moral, Bully pode ser considerado uma verdadeira união de tudo que é politicamente incorreto. O jogo trabalha com estereótipos para representar os alunos pertencentes a diferentes grupos sociais. Todos os atletas, por exemplo, não se destacam pela sua inteligência. Os ricos são fúteis, os nerds são pouco atraentes e as mulheres – sejam de qualquer grupo social – só beijam Jimmy depois que ganham um presente. Além disso, ao controlar o protagonista, o jogador pode colocar outros alunos em latas de lixo, prendê-los no armário, xingá-los e até aplicar neles a famosa prática de puxar suas cuecas para fora da calça. Por essa razão, o jogo colecionou polêmicas por onde foi visto.

bully3Diversas ONGs ativistas contra o bullying como o Peaceaholic foram a público protestar contra o jogo (Reprodução/ Raul Pimentel)

Bully foi muito criticado pelas frequentes práticas de bullying presentes em seu conteúdo. O jogador pode não só humilhar outros alunos como também pode assistir a essas práticas acontecendo ao seu redor sem influência direta de suas ações. Diversas ONGs ativistas contra o bullying como o Peaceaholic foram a público protestar contra o jogo antes mesmo dele ser lançado. Chegaram, inclusive a ir até os escritórios da Rockstar Games, em Nova York para realizar manifestações. 

Como se não bastasse, ativistas anti-bullying não foram os únicos que reprovaram o game. A homossexualidade também está presente em Bully, já que Jimmy Hopkins pode beijar alunos do sexo masculino. Isso gerou grande polêmica, tendo em vista que a classificação do jogo é “T for Teen” (um equivalente ao brasileiro “idade mínima de 13 anos”). O produtor da Rockstar Jeronimo Barrera afirmou, em entrevista para o site 1UP.com: “não achávamos que isso teria uma repercussão tão grande. É uma das coisas onde nós temos a habilidade de dar ao jogador o maior número possível de escolhas dentro do jogo. Achamos que equilibra o game. Então colocamos. Não sabíamos que as pessoas iam ficar tão irritadas com isso”.

bully2O jogo trabalha com estereótipos para representar os alunos pertencentes a diferentes grupos sociais (Reprodução/ Raul Pimentel)





De fato, a repercussão das imprudências que Bully trazia ao mercado de jogos atravessou todo o continente americano e se fez presente aqui em nosso país. Em 2008, a venda do jogo foi proibida no Brasil por decisão do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A justificativa é de que o game retrata “fundamentalmente, situações ditadas pela violência, provocação, corrupção, humilhação e professores inescrupulosos, nocivo à formação de crianças e adolescentes e ao público em geral”. A ação gerou grande revolta entre os fãs brasileiros da Rockstar e alguns chegaram a dizer que a medida aumentaria a pirataria. Considerando que, ao final de 2013, 82% dos jogos vendidos no país eram piratas, segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), a lógica parece ser justa.

Houve, também, uma tentativa de banir o jogo no estado da Flórida, nos Estados Unidos, pelo  advogado Jack Thompson. A ação durou 11 horas, mas foi negada pelo juiz Ronald Friedman, que decidiu permitir a continuação da comercialização do game.  Para chegar à decisão, o juiz pediu uma cópia do título para que ele avaliasse por conta própria qual era o motivo de tanta reclamação.

Diante de uma recepção que mostra aspectos positivos e negativos, uma coisa é certa: Bully não passou despercebido. Depois destes 10 anos, o título continua sendo mencionado pela mídia e pelos fãs não só como um dos jogos mais polêmicos já feitos, mas também como um dos melhores de sua época. 

É melhor comprar um PS4 ou PS3 em 2016? Comente no Fórum do Techtudo 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alemão
    2016-10-17T10:57:46  

    Melhores jogos do Ps2: Bully, Resident Evil 4 e GTA San Andreas

    recentes

    populares

    • Alemão
      2016-10-17T10:57:46  

      pow, o GTA SA revolucionou muito o mundo dos games, o jogo que pra quela época tinha aqueles graficos e jogabilidade, tinha tudo para ser sucesso.

    recentes

    populares

    • Alemão
      2016-10-17T10:57:46  

      God of War, PES ( bomba patch) e GTA

  • Alex Lopes
    2016-10-23T15:00:21  

    tem que prioibi o lague of legend agora

    recentes

    populares

    • Alex Lopes
      2016-10-23T15:00:21  

      E quem tá gastando dinheiro naquele bagulho, Pedro?

    recentes

    populares

    • Alex Lopes
      2016-10-23T15:00:21  

      Tem que "PROIBI" estes analfabetos de escreverem aqui. Isto sim...

  • Luciano Arruda
    2016-12-09T08:00:15

    eu gosto desse jogo

  • Gisele Duarte
    2016-10-17T18:58:21  

    Por mim eu proibia os jogos no Brasil.que tenha violência...chega de violência.

    recentes

    populares

    • Gisele Duarte
      2016-10-17T18:58:21  

      Gisele batatona veia feia.

    recentes

    populares

    • Gisele Duarte
      2016-10-17T18:58:21  

      Por você, né, Gisele, cuja opinião é irrelevante em qualquer lugar, provavelmente até na cozinha da própria casa.

  • Petrukio Minas
    2016-10-18T08:17:45  

    Games é coisa de quem é derrotado na vida

    recentes

    populares

    • Petrukio Minas
      2016-10-18T08:17:45  

      Há algo de podre no reino dos troladores. Existem dois tipos de pessoas que não gostam de games e estereotipam quem gosta. 1- Os que realmente não gostam, nunca conseguiram desenvolver empatia/interesse. 2- Pessoas que tiveram uma vida financeira sufocada e cujo os pais nunca puderam lhe presentear com um e já adultos tem outras prioridades e também não podem se dar ao luxo de gastar num console ou pc gamer.

    recentes

    populares

    • Petrukio Minas
      2016-10-18T08:17:45  

      Meus pais nunca tiveram condições de me dar um vídeo game quando crianças, aos 15 anos passei no vestibular e consegui um emprego bom e comprei meu primeiro vídeo game, hj tenho 17 anos e sou a universal kkkkkk

  • Furacão R.h.p
    2016-10-18T14:29:11  

    Bully , Manhunt , Sufferimg ,The Suffering:Ties That Bind , Clock tower 3 e etc isso que era jogo de verdade , hoje é muito mimimi

    recentes

    populares

    • Furacão R.h.p
      2016-10-18T14:29:11  

      e verdade games é coisa de quem é derrotado na vida

    recentes

    populares

    • Furacão R.h.p
      2016-10-18T14:29:11  

      Haham Tá bom.... e o cara que vem defecar com a boca numa pagina relacionado a games é mais derrotado ainda...

  • Tha
    2016-10-18T07:40:58  

    Já joguei muitooo adorava! E nao influenciou em nada negativo na minha vida.

    recentes

    populares

    • Tha
      2016-10-18T07:40:58  

      Vc q pensa.. Acha que é assim pq?

  • Alemão
    2016-10-18T10:41:54  

    Melhores do PS2: Bully, RE4, GTA SA, Guitar Hero III, Black, God Of War II. QUEM DISCORDAR É FÃ DE KÉFERA

    recentes

    populares

    • Alemão
      2016-10-18T10:41:54  

      verdade, só trocaria a ordem

    recentes

    populares

    • Alemão
      2016-10-18T10:41:54  

      sou fadona hahahahaha

  • Nissandro Domingues
    2016-10-18T11:08:10

    Conor Mcgregor está com medo no zé aldo. Fato !!!

  • Flavio Sete
    2016-10-18T10:17:13  

    Deviam e proibir novelas

    recentes

    populares

    • Flavio Sete
      2016-10-18T10:17:13  

      Cara, melhor comentário! Perfeito.

  • Bosta
    2016-10-18T10:59:39

    Então vamos proibir os jornais, novelas e filmes, pq eles falam de violência, bullyng e homossexualidade todos os dias! Mais retardado é quem proibe esse tipo de coisa, não quem joga.

  • Tico
    2016-10-18T10:55:50

    Geração de b osta, tudo é "ai ai ai", geração afeminada fresca

  • Amanda
    2016-10-18T10:45:29

    muito chato ...prefiro gta

  • Ana Silva
    2016-10-18T09:18:15  

    Esses infelizes que fazem esses jogos precisam ser responsabilizados por estas porcarias!

    recentes

    populares

    • Ana Silva
      2016-10-18T09:18:15  

      Ana eu jogo Fifa 2016 no xbox e nem por isso sou um Ronaldinho na vida muito pelo contrario jogo mal pacas, tenho Resident Evil e nem por isso saiu procurando zumbi pra matar, tenho Battlefield nem por isso saiu distribuindo tiro a torto e direito, tenho Forza Horizon e nem por isso excedo o limite de velocidades muito pelo contrario dirijo a 15 anos e não tenho nenhuma Multa, me explica pq se eu jogar Bully vou sair praticando isso.

  • Silas Arison
    2016-10-18T08:58:35

    eu tenho ate hoje esse jogo no meu computador hahaha mto bom! e chega de mimimi, não é pq um jogo tem violencia que quem joga tem um parafuso a menos, sem joguei jogos assim e nem por isso sou violento, nao me trouxe nada de negativo em minha vida.

  • Felipe
    2016-10-17T15:58:56  

    Melhor jogo de PS2, com todo respeito aos que discordarem.

    recentes

    populares

    • Felipe
      2016-10-17T15:58:56  

      GTA é o maior de todos, mas o Bully entra no top 5 fácil.

    recentes

    populares

    • Felipe
      2016-10-17T15:58:56  

      Bully, GTA, Black, resident evil 4 e Guitar hero.... os melhores !

  • Juarez Terrivel
    2016-10-18T07:52:20

    gta é mil vezes pior e ngm fala nada.

  • Marcelo Pereira
    2016-10-17T18:09:48  

    Joguei esse jogo durante uns 9 meses, depois disso minha vida so foi desastre. eu bati no professor, bati nos alunos e cuspi na cara do diretor, fiz 18 anos eu achei que ia mudar, mas não, ate um dia eu receber uma multa e eu bater no guarda, fiquei preso durante 7 anos! vlw joguinho

    recentes

    populares

    • Marcelo Pereira
      2016-10-17T18:09:48  

      É verdade do Marcelo, eu estava lá durante todo o processo. Vi o Marcelo se transformar de um menino do bem a um adolescente revoltado. Estava tb no momento do acidente e hoje, estou morto a 7 anos... não joguem joguinhos.

    recentes

    populares

    • Marcelo Pereira
      2016-10-17T18:09:48  

      Ainda bem que você passou 9 meses jogando esse!! Ja pensou se fossem 9 meses jogando GTA???

  • Keven Lemes
    2016-10-18T07:09:09

    Ultimamente só tá tendo retardado querendo chamar atenção com comentários ridiculos.

  • Ruido Rosa
    2016-10-17T20:20:50  

    tenho oitenta anos, sou muito moderno, e nunca joguei este jogo. onde eu consigo. um? q uem me ensina?

    recentes

    populares

    • Ruido Rosa
      2016-10-17T20:20:50  

      nossa ja fala papai e mamãe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bruno
    2016-10-17T23:29:39

    Phil Anselmo ? hehehe parece

  • Davis
    2016-10-17T23:27:35

    GTA E PIOR E NUNCA FIZ NADA DISSO....BANDO DE RETARDADO!!!

  • Alexandre Barreto
    2016-10-17T22:55:17  

    Parece ser um bom jogo

    recentes

    populares

    • Alexandre Barreto
      2016-10-17T22:55:17  

      é um otimo jogo, um dos melhores que já joguei

  • Artur Carvalhaes
    2016-10-17T21:41:03  

    Apos jogar tal jogo, espanquei os meus amigos que eram magros na escola... e fazia traquinagens com professores.... esse jogo me tornou um destruidor nato!

    recentes

    populares

    • Artur Carvalhaes
      2016-10-17T21:41:03  

      nossa,isso depois da novela das 8.00

  • Rafan Duarte
    2016-10-17T20:20:44

    Esse foi o melhor game da minha infância. Melhor game feito para ps2 pela Rockstar.