Celular

20/10/2016 07h00 - Atualizado em 20/10/2016 07h00

Moto Maxx vs iPhone 5S: compare preços e especificações dos celulares

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O iPhone 5S e o Moto Maxx estão mais baratos do que na época de seus lançamentos, quando custavam R$ 2.799 e R$ 2.199, respectivamente. Agora, o smartphone da Apple tem preço mínimo em torno de R$ 1.500, R$ 200 a menos que o celular da Motorola, que pode ser encontrado por R$ 1.800.

Por outro lado, o valor atual de ambos é suficiente para adquirir intermediários mais novos com ótima ficha técnica, o que pode pesar contra os telefones antigos. Para te ajudar a decidir qual celular é a melhor escolha, veja este comparativo de especificações entre o Moto Maxx e o iPhone 5S.

Testamos o Moto Maxx: veja a análise completa

Moto Maxx e iPhone 5S: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)Moto Maxx e iPhone 5S: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Design

O design do iPhone 5S é fiel aos traços de modelos mais antigos da Apple, lançados antes do iPhone 6. Ainda sim, o visual é moderno e poderia perfeitamente ter sido elaborado em 2016, ainda mais considerando suas opções de traseira, disponível nas cores dourado, prata e cinza.

iPhone 5S tem design atrativo e contemporâneo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S tem design atrativo e contemporâneo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O Moto Maxx caminha no sentido oposto. O modelo incorpora o design da linha Razr, imprimindo uma aparência antiga. O celular é todo preto, embora a tampa traseira conte com uma texturização de fios de nylon que confere um brilho discreto e melhora a pegada. O incremento, porém, recebeu algumas críticas em nossos testes: as linhas de nylon começaram a desfiar após poucos dias de uso.

Se a camada de tecido não contribui tanto assim para segurar o Moto Maxx, tampouco o faz suas dimensões. Com 143,5 x 73,3 x 11,2 mm, ele é consideravelmente maior do que o iPhone 5S, que mede 123,8 x 58,6 x 7,6 mm. A variação tem impacto no peso: o smartphone da Apple tem apenas 112 gramas, contra 176 g do concorrente.

Tela

O Moto Maxx traz uma tela de respeito. Com tecnologia Super AMOLED, o display de 5,2 polegadas tem resolução QHD (2560 x 1440 pixels), entregando uma densidade de pixels de 565 ppi, aproximadamente. Os índices são superiores até mesmo aos de modelos de 2016, como o Moto G4, que traz tela Full HD (1080 x 1920 pixels) com 401 ppi.

Quer saber mais sobre o Moto Maxx? Assista ao nosso review


Já a tela de 4 polegadas do iPhone 5S tem resolução inferior: 1136 x 640 pixels. Entretanto, o smartphone não sai perdendo na nitidez das imagens, e sim no próprio tamanho do display. Os aplicativos trazem uma interface cada vez mais otimizada para telas maiores, o que pode causar desconforto ao operá-los em um espaço de 4''. O excesso de reflexos, comum nos modelos mais antigos da Apple, também é outro ponto negativo para o 5S.

Câmera

A grande aposta do Moto Maxx para fotografias foi impactar pela quantidade de megapixels. São 21 MP na câmera principal, valor superior ao de tops de linha posteriores, como o Galaxy S6 (de 2015, com câmera de 16 MP) e o LG G5 SE (modelo de 2016 que conta com duas câmeras na traseira, sendo a maior de 16 MP). Além disso, câmera do Moto Maxx traz abertura de lente f/2.0, dois flashs de LED e foco automático.

O iPhone 5S tem um sensor traseiro de “apenas” 8 megapixels. A abertura de lente é f/2.2, menor do que a do concorrente. Isso pode resultar em imagens com maior nível de ruído, em comparação às fotos do Moto Maxx. O celular ainda conta com duplo flash LED e foco automático. Há outros recursos, presentes também no rival, como foco automático, modo de fotografia panorâmica, fotos com localização geográfica, detecção de rostos e HDR.

Foto tirada com iPhone 5S (Foto: Allan Melo/TechTudo)Foto tirada com iPhone 5S (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Para selfies, nenhum dos telefones surpreende. O da Motorola tem 2 megapixels, enquanto o iPhone tem 1,2 MP, sem que isso resulte necessariamente em melhores imagens para o primeiro. Já na gravação de vídeo, o Maxx se destaca graças à capacidade gravar em resolução 4K na câmera principal, e em Full HD (1080p) na frontal. O 5S consegue gravar em Full HD (1080p) com a câmera traseira, e em HD (720p) com sua câmera secundária.

Moto Maxx ou iPhone 5S: qual é o melhor celular? Opine no Fórum do TechTudo.

Especificações

O Moto Maxx tem processador Snapdragon 805 quad-core de 2,7 GHz e memória RAM de 3 GB. A dupla promete rodar com fluidez o Android 6.0 Marshmallow, versão mais atual do sistema, já liberada para o telefone. O aparelho tem 64 GB de espaço interno e, curiosamente (e lamentavelmente), não há entrada para cartão microSD.

Dessa forma, o armazenamento, que costuma ser uma grande vantagem dos Android contra o iPhone, neste caso é empatado – o 5S conta com versões de 16 GB, 32 GB e 64 GB. A memória RAM, de 1 GB, trabalha em conjunto com o processador A7, um dual-core de 1,3 GHz com arquitetura de 64 bits. Ele também recebeu atualização para a versão mais nova do sistema da Apple, o iOS 10, que deve rodar sem travamentos no aparelho.

No quesito bateria, o Moto Maxx ganha com poderosos 3.900 mAh, resultando numa autonomia de até 40 horas (em nossos testes, com uso intenso, o Maxx chegou a 30 horas ligado). A bateria do iPhone tem capacidade de 1.560 mAh e consegue durar no máximo 10 horas na rede 3G.

Moto Maxx traz processador quad-core e 3 GB de RAM (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Moto Maxx traz processador quad-core e 3 GB de RAM (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O celular da Motorola também apresenta vantagens quanto às conexões. Além do Bluetooth 4.0 e USB 2.0, idênticos aos do iPhone, ele traz Wi-Fi já no padrão 802.11ac, enquanto o modelo da Apple é compatível apenas com as variações a/b/g/n (mas ambos são dual band). Além disso, o Moto Maxx tem Wi-Fi Direct e NFC, ausentes no rival. Ambos são compatíveis com o 4G operante no Brasil.

Por outro lado, o iPhone 5S traz o Touch ID como grande diferencial, permitindo desbloquear e fazer compras no aparelho apenas encostando o dedo no botão Home, para identificação da impressão digital. Os demais sensores são os mesmos nos dois: acelerômetro, giroscópio, proximidade e bússola.

Preço e custo-benefício

O Moto Maxx ainda é um modelo a se considerar. O celular de 2014 tem especificações dignas de aparelhos mais novos, como o Moto X Play e o Galaxy S6, lançados em 2015. A versão de 32 GB do Moto X Play custa cerca de R$ 1.700, apenas R$ 100 a menos, e traz bateria com menor duração (até 36 horas). Entre os lançamentos de 2016, não existem celulares com ficha técnica equivalente na mesma faixa de preço.

iPhone 5S é opção barata para comprar celular da Apple (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S é opção "barata" para comprar celular da Apple (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Já o iPhone 5S tem especificações que foram avançadas para seu ano de lançamento, 2013, mas que podem ser facilmente superadas por celulares intermediários atuais, como o Moto G 4 Plus. Para os usuários que querem comprar um celular da Apple com preço baixo, o 5S é a melhor opção. Seu conjunto interno dá conta de atualizações e apps recentes ao custo de R$ 1.500.

Tabela Comparativa entre Moto Maxx e iPhone 5S (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Comparativa entre Moto Maxx e iPhone 5S (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivan Dias
    2016-10-20T15:25:57  

    nao pago mais nem 100 reais num iphone! ja cheguei a pagar 2000 reais e hoje nao compro mais iphone! graças a Deus me conscientizei de que nao vale a pena

    recentes

    populares

    • Ivan Dias
      2016-10-20T15:25:57  

      pq amigo?

    recentes

    populares

    • Ivan Dias
      2016-10-20T15:25:57  

      Eu tinha o 5 e agora comprei o 7 plus , gosto muito de iphone , nunca tive problemas .

  • Sylvio Pereira
    2016-10-21T09:03:40

    Que raio de materia é essa? deixando de lado a rixa iphone x android (tenho e uso os dois), quem vai comprar um 5S oir R$ 1.500,00 que é um APARELHO FORA DE LINHA??? Se entrar na apple EUA, verá que o 5S não é mais oferecido, parou de ser fabricado. Será que a necessidade de ostentar é tanta que vão comprar um mico?

  • Luis Mendes
    2016-10-20T22:00:40  

    Semana passada enviei o meu para a Apple trocar a bateria.......bem., não trocaram (disseram que estava boa)...e trocaram SEM NECESSIDADE (estava funcionando!) e SEM EU TER PEDIDO ou autorizado (o que não faria, estava funcionando) a câmera frontal. E me cobraram R$ 699,00!!!!!!!! Liguei lá indignado, nada fizeram....é a política deles, o contrato....estão cobrando....golpe....triste....chato...feio.....adeus Apple

    recentes

    populares

    • Luis Mendes
      2016-10-20T22:00:40  

      Amigo, você é exceção, já cobriram reparo em meu MacBook mesmo fora da garantia, sou cliente desde 2006 em vários dispositivos e sempre que precisei os serviços foram exemplares! se reclama da Apple espera pra ver o que te aguarda na Motorola, Samsung etc...

  • Perdeu Presydanta
    2016-10-20T22:13:05  

    Não consigo entender por que esse blog insiste em fazer comparações do Iphone com Android? Até minha avó sabe que qualquer Android intermediário em qualquer geração é melhor. Esse aí da matéria perdeu em tudo.

    recentes

    populares

    • Perdeu Presydanta
      2016-10-20T22:13:05  

      Não teve capacidade ou oportunidade? O que vc tem na sua conta bancária não reflete o que os outros têm, Ve Ferra.

    recentes

    populares

    • Perdeu Presydanta
      2016-10-20T22:13:05  

      o moto maxx é mais caro que o 5s e ainda tem, retardado fanzete da apple com o discurso de "fala mal porque nao consegue comprar" usa o cérebro humaninho!!

  • Kennedy Oliveira
    2016-10-21T09:45:28  

    a marca apple fez uma sacanagem comigo e agora não quer arcar com as consequências estou com meu aparelho sem funcionar por conta de um mal atendimento de um funcionário que não sabia o que estava fazendo e a empresa diz que não pode fazer nada a respeito só tem nome a marca .....

    recentes

    populares

    • Kennedy Oliveira
      2016-10-21T09:45:28  

      Saiba que és exceção, pesquise números gerais e verá que a Apple é referência em serviços, eu mesmo sou cliente desde 2006 em diversos produtos e as poucas vezes que precisei foi um show certa vez arcaram até com um reparo em meu MacBook mesmo fora da garantia! Corra atrás de seus direitos, ninguém está livre disso, mas longe de ser o padrão!

    recentes

    populares

    • Kennedy Oliveira
      2016-10-21T09:45:28  

      Saiba que és exceção, pesquise números gerais e verá que a Apple é referência em serviços, eu mesmo sou cliente desde 2006 em diversos produtos e as poucas vezes que precisei foi um show, certa vez arcaram até com um reparo em meu MacBook mesmo fora da garantia! Corra atrás de seus direitos, ninguém está livre disso, mas longe de ser o padrão!

  • Samuel Costa
    2016-10-21T07:34:44  

    Iphone só vende belas fotos e uma Caixinha bonita ! se quiser Alto rendimento vem pro Android !

    recentes

    populares

    • Samuel Costa
      2016-10-21T07:34:44  

      98% de quem critica iphone é pq nunca teve capacidade de ter um!

  • Rodrigo Santos
    2016-10-21T09:29:43

    O IPhone mesmo com números em hardware inferiores oferece uma experiência muito melhor devido a um casamento perfeito entre hardware e software, câmera com lentes muito melhores, megapixels não influenciam na qualidade e áudio bem superior, suporte então...

  • Rodrigo Santos
    2016-10-21T09:28:13

    O IPhone mesmocom números em hardware inferiores oferece uma experiência muito melhor devido a um casamento perfeito entre hardware e software, câmera com lentes muito melhores, megapixels não influencia na qualidade e áudio bem superior, suporte então...

  • Ve Ferra
    2016-10-21T09:20:42

    Lógico que o 5s ta mais barato, foi lançado em 2013

  • Sergioteodoro Rosa
    2016-10-21T08:36:57

    ficou mesmo agora de 11,300,00 caiu pra 10,000,00 legal

  • Marcelo Silva
    2016-10-21T08:33:41

    Acho que alguém não sabe fazer conta... rsrsrs

  • Joao Guermandi
    2016-10-21T07:44:53  

    Galera com 1500 reais, aprox, 500 dolares, vo compra em sites internacionais celulares, com 8 gigas de memoria, cameras de 13 mp frontais e 21 mp traseira com bateria de 5 a 7 miliamperes, que são 300 vezes melhores que estes telefones oferecidos, de uma pesquisada...

    recentes

    populares

    • Joao Guermandi
      2016-10-21T07:44:53  

      Faltou falar que você vai pagar mais 700,00 de impostos e frete. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Daniel
    2016-10-20T17:00:42  

    R$ 1.500,00 + R$ 200,00 = R$ 1.800,00?????????

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-10-20T17:00:42  

      da zero para a pessoa que escreveu a matéria kkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-10-20T17:00:42  

      Kkkkkkkklkkkkkkkk

  • Rodrigo Garcia
    2016-10-20T15:12:40  

    Quem tem grana, compra o iPhone. Quem tá apertado, compra outra marca. Aplle é melhor, mas é muito caro. Existem outras marcas que atendem bem.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Garcia
      2016-10-20T15:12:40  

      "Mim que entendo de hardware" kkkkkk o que importa é a experiência de uso, e ai o iPhone da show, não adianta ter números superiores e na hora de renderizar uma página web, por exemplo, o iPhone da um show, isso sem falar em áudio, câmera suporte então, faça me rir

    recentes

    populares

    • Rodrigo Garcia
      2016-10-20T15:12:40  

      "Mim que entendo de hardware" kkkkkk o que importa é a experiência de uso, e ai o iPhone da show, não adianta ter números superiores e na hora de renderizar uma página web, por exemplo, o iPhone da um banho, isso sem falar em áudio, câmera suporte então, faça me rir

  • Felipe Morishin
    2016-10-20T10:54:34  

    Quando eu ler um anúncio dizendo que um Iphone 7 custa 1.300,00 aí vou ler o conteúdo da página ... Então vim direto para os comentários .. kk

    recentes

    populares

    • Felipe Morishin
      2016-10-20T10:54:34  

      isso vai acontecer quando lançarem o Iphone 9

  • Presidente Universo
    2016-10-20T21:05:16

    eu ainda tenho meu sony ericsson W580i funcionando aki, e roda liso tudo q tem nele

  • Rogério Pinha
    2016-10-20T13:36:28  

    Comparação muito desproporcional hardware do moto maxx e muito superior.

    recentes

    populares

    • Rogério Pinha
      2016-10-20T13:36:28  

      Hardware? Nem sò de pão vive o homem.

  • Marcelo Rodrigues
    2016-10-20T10:40:37  

    NO MERCADO ATUALMENTE EXISTE IPHONE E EXISTEM CELULARES A VENDA !!! ENTENDERAM ???

    recentes

    populares

    • Marcelo Rodrigues
      2016-10-20T10:40:37  

      ??????????

    recentes

    populares

    • Marcelo Rodrigues
      2016-10-20T10:40:37  

      Esqueceram de medir o número de boots por mês pro smart continuar funcionando. iPhone: 0 e Moto Maxx 30.

  • Carlos Macedo
    2016-10-20T19:38:52  

    Iphone5s já nem deveria estar sendo vendido mais. Comparar ele com o moto maxx chega a ser uma ofensa. Maxx sim é aparelho de respeito. A única coisa em que ele perde em relação aos atuais é a ausência de leitor de digital. Algo que se vive tranquilamente sem.

    recentes

    populares

    • Carlos Macedo
      2016-10-20T19:38:52  

      iPhone s5 foi lançado em 2013 e bati em muitos aparelhos lançado em 2014,2015,2016 o nome disso é tecnologia.

  • Marcelo Miranda
    2016-10-20T20:47:13

    Não troco meu nokia 1100 por nenhuma dessas porcarias aí.

  • Edvaldo Santana
    2016-10-20T20:43:06

    Tenho um iPhone 5s não trocaria pelo moto maxx nem pelo moto x play. Eu tive um moto x play o iPhone 5s da ganha sem fazer força

  • Sidney Santos
    2016-10-20T19:05:16  

    Iphone.....muito obrigado....nem dado

    recentes

    populares

    • Sidney Santos
      2016-10-20T19:05:16  

      Kkkkk...."Dado" combina com o perfil de quem usa Apple

  • Luis Antonio
    2016-10-20T11:51:05  

    Sou mais meu S7...uma explosão de tecnologia

    recentes

    populares

    • Luis Antonio
      2016-10-20T11:51:05  

      Kkkk....p()rra, não debocha das explosões....kkkk

  • Paulo Gregório
    2016-10-20T20:26:27

    Apple está ficando igual à Lacoste. Todo favelado tem para fingir que não é favelado.

  • Bilderberg Illuminati
    2016-10-20T20:00:22

    O que o iPhone tem é status , tanto é q até os comunas gostam dele.