Celular

11/10/2016 09h47 - Atualizado em 11/10/2016 13h34

Galaxy Note 7: após incêndios, Samsung encerra fabricação do celular

Joana Pardal
por
Da redação

A Samsung anunciou o fim da fabricação do Galaxy Note 7, após semanas de dúvidas a respeito da segurança dos smartphones. Em comunicado, a fabricante solicitou que os donos do celular o mantenham desligado e também pediu que as lojas e operadoras de telefonia suspendam imediatamente a venda sua telefone.

O sucessor do Galaxy Note 5 ficou conhecido pelo problema na bateria, que levou ao superaquecimento de dezenas de unidades. Algumas chegaram a pegar fogo, segundo o relato dos donos. O smartphone custaria R$ 4.299 no Brasil e iria brigar diretamente com o iPhone 7 Plus.

Testamos o Galaxy Note 7, o celular da Samsung com scanner de íris

Novo Galaxy Note 7, da Samsung, pega fogo nos Estados Unidos (Foto: Ana Marques/TechTudo) (Foto: Novo Galaxy Note 7, da Samsung, pega fogo nos Estados Unidos (Foto: Ana Marques/TechTudo))Novo Galaxy Note 7, da Samsung, pega fogo nos Estados Unidos (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A ordem chegou depois que um novo lote do Note 7, considerado "seguro", também teve unidades defeituosas. A Samsung prometeu fazer uma análise para descobrir as possíveis causas do problema, mas, por questões de segurança, determinou o recolhimento dos smartphones que já estão na rua e suspensão das vendas “para o benefício da segurança dos consumidores", segundo o posicionamento.

Os consumidores que já adquiriram o aparelho serão reembolsados ou poderão trocar por um modelo de outra marca. Como o Galaxy Note 7 não desembarcou no Brasil – seu lançamento foi adiado, em meio à crise –, a fabricante não iniciou oficialmente um recall no país. A orientação dada por ela é para que os donos de Note 7 comprados no exterior entrem em contato com o SAC telefônico. O TechTudo procurou a Samsung para saber se as vendas no Brasil foram canceladas de vez, mas a empresa não se manifestou.

Galaxy Note 7 queimado após suposto incidente com bateria (Foto: Reprodução/Brian Green/The Verge) (Foto: Galaxy Note 7 queimado após suposto incidente com bateria (Foto: Reprodução/Brian Green/The Verge))Galaxy Note 7 queimado após suposto incidente com bateria (Foto: Reprodução/Brian Green/The Verge)

O Galaxy Note 7 foi anunciado em agosto, num evento que antecedeu as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Desde então foram registrados mais de cem queixas de clientes com celulares que passaram por superaquecimento – oficialmente, a Samsung admitiu que 35 modelos do primeiro tiveram problema. A coreana anunciou um recall de todos os aparelhos em 2 de setembro, mas, mesmo os aparelhos que foram considerados seguros, entraram em combustão.

Companhias aéreas brasileiras ou que voam para o Brasil passaram a seguir uma recomendação da autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, que pedia que os telefones Note 7 fossem mantidos desligados durante o voo, conforme mostra o vídeo abaixo.

O preço de lançamento do modelo era de R$ 4.299 e as vendas no Brasil começariam dia 22 de agosto, mas foram interrompidas após relatos do problema em redes sociais, como o Facebook.  O smartphone tinha uma configuração robusta e prometia bater de frente com o iPhone 7 Plus.

Na ficha técnica do Galaxy Note 7 estava a tela de 5,7 polegadas, o processador octa-core e a memória RAM de 4 GB. O produto teria 64 GB de armazenamento, com possibilidade de expansão por meio de cartão de memória. Outro destaque, as câmeras tinham 12 MP e 5 MP (megapixels). O Note 7 já estava à venda em mais de dez países, incluindo Estados Unidos, China e Coréia do Sul. Mais de 3 milhões de unidades foram vendidas.

Outro celular da Samsung pode pegar fogo? Usuários perguntam no Fórum

Colaborou Thássius Veloso

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lidiane Souza
    2016-10-11T14:03:08  

    foi uma explosão de vendas.

    recentes

    populares

    • Lidiane Souza
      2016-10-11T14:03:08  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lidiane Souza
      2016-10-11T14:03:08  

      os carinhas que compraram via ebay,deal,ali e outros vãi trocar aonde,kkk.

  • Jonathan Junior
    2016-10-15T09:31:17

    Que vacilo!!!

  • Joao Pereira
    2016-10-11T14:43:10  

    É .... Deu ruim, mais um fail, que fase, apple mais do mesmo, samsung explode, vamos de HTC então

    recentes

    populares

    • Joao Pereira
      2016-10-11T14:43:10  

      htc é otimo, pena que nao vende aqui

    recentes

    populares

    • Joao Pereira
      2016-10-11T14:43:10  

      Verdade João Pereira...bem isso...pena que a HTC não vende aqui,e o HTC10 do mercadolivre estão bem caros :(

  • Julio Levy
    2016-10-11T11:46:05  

    Ainda bem que tenho IPHONE! APPLE ROCKS!

    recentes

    populares

    • Julio Levy
      2016-10-11T11:46:05  

      Tenho Iphone e, embora também tenha carro, ando de ônibus. Não vejo a relação que uma coisa possa ter com a outra. Simplesmente acho mais prático andar de ônibus, sobretudo para ir ao trabalho.

    recentes

    populares

    • Julio Levy
      2016-10-11T11:46:05  

      Aposto que o pedro não usa a perna pra nada, "já que ele tem um iphone e tem um carro"

  • Fabiana Ribeiro
    2016-10-11T11:21:22  

    Ok !!!mas quem comprou faz o que ?!

    recentes

    populares

    • Fabiana Ribeiro
      2016-10-11T11:21:22  

      Churrasco

    recentes

    populares

    • Fabiana Ribeiro
      2016-10-11T11:21:22  

      kkkkkkkkkkk

  • Marcelo Gonçalves
    2016-10-13T13:30:19

    Foi um diferencial e tanto a samsung inventar um aparelho que esquenta nos dias frios!

  • Leonardo Gomes
    2016-10-13T07:50:08

    "O TechTudo procurou a Samsung para saber se as vendas no Brasil foram canceladas de vez, mas a empresa não se manifestou." Na reportagem de vocês já tem a resposta, não gastava perguntar.

  • Professor
    2016-10-12T22:04:19

    Tempos atrás a Nokia teve um problema de aquecimento na linha Lumia, porém o prejuízo foi pequeno devido a bateria que era removível.

  • Carlos Junior
    2016-10-12T10:44:43

    Que noticia quente!!!!

  • Marcos Souza
    2016-10-11T13:33:38  

    Estou vendo que está cheio de acionistas da Apple, Samsung,motorola e outras companhias fabricantes de smartphones por aqui... Não sei o que ganham em ficar discutindo,para defender multinacionais que só lucram por conta do consumismo desenfreado de seus consumidores, sedentos por tecnologia e diga-se de passagem, tecnologia atrasada, no caso daqui do Brasil. Ô povo besta...

    recentes

    populares

    • Marcos Souza
      2016-10-11T13:33:38  

      Sim, mas essa parte é destinada a comentários sobre o celulares, o que você esperava ver aqui Paulo Xavier?

    recentes

    populares

    • Marcos Souza
      2016-10-11T13:33:38  

      Levem a mal não, mas o Paulo Santos tá certo. Esses comentários estão parecendo de fanboys da Samsung que agora não podem falar nada... Ah, antes que me esqueça, estou muito feliz com meu Siemens A40. 10 anos funcionando de boaz...

  • Guilherme
    2016-10-11T15:41:30  

    Essa questão de superaquecimento não é novidade nenhuma em se tratando dos smarts da Samsung. Tenho o Gran Prime Duos e é a mesma coisa, além de ser horrível com seus 1GB de Ram, é uma torradeira eletrônica.

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2016-10-11T15:41:30  

      Porque não tenho dinheiro. Mas se tivesse, preferiria comprar um carro. rs

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2016-10-11T15:41:30  

      Jack Manzano, eu atualizei o meu manualmente para a versão 5.0.2 na esperança de alguma melhora, mas praticamente não mudou nada. 1GB de ram nunca mais, meu próximo smart será um de pelo menos 3GB.

  • Sergio Silva
    2016-10-11T12:11:09  

    Isso só mostra que a Apple é a maior empresa de tecnologia do mundo. A Samsuga bem que tentou correr atrás, mas esse note 7 e suas explosões foram o fechamento da tampa do caixão.

    recentes

    populares

    • Sergio Silva
      2016-10-11T12:11:09  

      O melhor é ver os DUROS lá em cima brigando para defender quem é o melhor,e o melhor nenhum esta por vir, nenhum deles tem $$$ pra comprar um Iphone e um Note.

    recentes

    populares

    • Sergio Silva
      2016-10-11T12:11:09  

      só os donos da Apple e da Samsung discutindo kkkkkk seus Zés povinho.

  • Saulo Araujo
    2016-10-11T15:42:01  

    Sou engenheiro experiente na área de eletroeletrônicos, 34 anos, tenho know-how em desenvolvimento e introdução de novos produtos. Há vários meses tenho tentado sem sucesso participar dos processos de seleção da Samsung para atuar na engenharia, eu resolveria todos esses problemas, mas só entra pessoas indicadas e sem conhecimento de engenharia e processo fabril. Resultado: produtos defeituosos e que explodem!

    recentes

    populares

    • Saulo Araujo
      2016-10-11T15:42:01  

      a melhor propaganda de produtos novos é que ja tem um e vai te dizer se ele bom ou não..mais seguro e algumas propaganda que vem da loja são enganadoras porque o vendedor nao sabe nada do produto com 4 e cinco palavras quer te convencer.....analisa primeiro antes de comprar.....

    recentes

    populares

    • Saulo Araujo
      2016-10-11T15:42:01  

      ai o Saulo Araujo acha que alguém vai contratar ele porque deixou esse comentário aqui. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Victor Corrêa
    2016-10-11T16:28:31

    Pelo menos a empresa deve a decência de fazer o certo: encerrar de fez a fabricação dessas granadas de mão e se preocupar com o desenvolvimento de dispositivos seguros e confiáveis. Meu S7 Flat é praticamente perfeito e a prova "viva" de que a Samsung é capaz sim de entregar um produto competente e livre de vícios de fabricação.

  • Haroldo Sampaio
    2016-10-11T11:02:23  

    "...poderão trocar por um modelo de outra marca." É isso mesmo? Se o cara quiser um Iphone a Samsung pagará?

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-10-11T11:02:23  

      Outra marca pode ser qualquer uma!

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-10-11T11:02:23  

      QUEM COMPROU NO EUA DEVE TER PAGO UMA BAGATELA DE 2.200.00 REAIS E ESSE O VALOR QUE ELE VAI RECEBER COM O VALOR EM DOLAR CORRIGIDO SÓ ISSO E MAIS NADA KKKKKK.

  • Leonardo Souza
    2016-10-11T15:57:33

    POR ISSO QUE EU SEMPRE DIGO: IPHONE É O MELHOR!

  • Ronilson Viana
    2016-10-11T15:56:34

    Prefiro meu LG G4. Dá peia em qualquer iPhone, começando pela câmera

  • Walter Carneiro
    2016-10-11T15:42:07

    R$4.299,99? Bem feito que deu tudo errado com esse belíssimo Note 7 que por causa da sua bateria fixa acabou virando uma bomba ambulante sem data para explodir. Se tivesse adotado a bateria removível o prejuízo da Samsung teria sido uma mixórdia mesmo. Isso que dá copiar recursos da concorrência.

  • Falo Verdade
    2016-10-11T15:23:30

    bom mesmo são os produtos japoneses e norte americanos. o resto é tudo xingui lingui

  • Bertin Lambertine
    2016-10-11T15:19:02

    Prefiro o meu iPhone 6s Plus 128 GB rose

  • RAFAEL WAMSER
    2016-10-11T11:09:32  

    ISSO SE CHAMA GANÂNCIA, NA PRESSA DE LANÇAR PRIMEIRO QUE O CONCORRENTE, FALHA DE PROJETO AGORA MESMO VOCÊ SENDO FÃ DA MARCA NÃO TEM ARGUMENTOS QUE JUSTIFIQUEM ESSE OCORRIDO.

    recentes

    populares

    • RAFAEL WAMSER
      2016-10-11T11:09:32  

      Disse tudo Rafael,é uma vergonha a nível mundial.Pode apostar que cabeças vão rolar la dentro.

    recentes

    populares

    • RAFAEL WAMSER
      2016-10-11T11:09:32  

      AGORA É TARDE O PREJUIZO ESTÁ FEITO TENHO UM NOTE 3 É UM EXCELENTE APARELHO ESTAVA PENSANDO EM TROCAR PELO NOTE 7, AGORA SINCERAMENTE ESTOU PENSANDO EM TROCAR DE MARCA SAI DA SAMSUNG.

  • Sérgio Silva
    2016-10-11T14:59:33

    IOS

  • Emmanuel Ferreira
    2016-10-11T14:53:10

    Quem comprou, bota na churraqueira no final de semana para assar as carnes.

  • Negão Picona
    2016-10-11T13:48:14

    Desconheço essa marca , Depois que conheci A.p.p.l. Nunca Mas Quis Conhecer e ter nenhum tipo Produto A Não ser A.p.p.l.e

  • Ricardo
    2016-10-11T13:58:19

    Que prejuízo pra marca!! Cabeças vão rolar na Samsung.