Placas

18/10/2016 06h00 - Atualizado em 18/10/2016 06h00

Placa de captura interna ou externa? Conheça as vantagens e desvantagens

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Placa de captura interna ou externa? Quem decide comprar uma placa do tipo para registrar momentos de jogos, fazer streaming ao vivo, ou simplesmente usar o dispositivo para captura de vídeos em geral, pode acabar em dúvida sobre qual é o modelo ideal do componente para investir. 

PC gamer: confira as melhores placas de vídeo disponíveis no Brasil

Cada versão da placa de captura tem suas vantagens e desvantagens. No texto abaixo, você vai entender melhor quais são as diferenças entre as placas internas e externas, conhecer seus pontos fortes e fracos e ter uma ideia geral de qual modelo pode ser mais indicado para o seu estilo de uso.

Placa de captura interna

Vantagens

Placas de captura internas exigem desktops e não são portáteis (Foto: Divulgação/AverMedia)Placas de captura internas exigem desktops e não são portáteis (Foto: Divulgação/AverMedia)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

As placas internas ainda são as mais comuns e, em geral, oferecem como vantagem performance superior. Isso acontece porque elas têm acesso à banda da interface PCIe disponível nas placas-mãe. Mais rápido do que o USB, esse barramento permite que a placa de captura tenha muito mais velocidade em captar vídeo a altas resoluções e maiores taxas de quadros por segundo.

Outra vantagem do modelo interno, propiciado pelo barramento PCIe, é a melhor performance e qualidade para usuários que pretendem usar a placa de captura para realizar transmissões ao vivo. A razão para isso, mais uma vez, é a velocidade. Como o PCI é mais rápido que o USB, é possível transmitir gameplay para serviços como o TwitchTV sem atrasos.

Desvantagens

Interface PCI é rápida o suficiente para permitir placas de captura capazes de gerar material em 4K (Foto: Divulgação/Decklink)Interface PCI é rápida o suficiente para permitir placas de captura capazes de gerar material em 4K (Foto: Divulgação/Decklink)

Em geral, a grande desvantagem da placa interna é que ela não é portátil. Além disso, esse modelo exige que o usuário possua um desktop para funcionar, ao passo que as placas de captura externas podem ser usadas tanto com PCs de mesa como com laptops, o que faz delas componentes mais versáteis.

Placa de captura interna

Vantagens

Razer Ripsaw, Elgato HD60 S e AverMedia LGX são placas externas com porta USB 3.0 (Foto: Divulgação/Razer)Razer Ripsaw, Elgato HD60 S e AverMedia LGX são placas externas com porta USB 3.0 (Foto: Divulgação/Razer)

O principal ponto a favor de uma placa de vídeo externa é a portabilidade. Afinal, muitas delas são bem pequenas e projetadas para serem transportadas. Além disso, elas não exigem computadores grandes para funcionar, embora funcionem normalmente com essas máquinas, sendo ideais para uso com notebooks e Macbooks.

Além disso, essas placas costumam ter perfil mais simples de recursos, o que deixa o preço mais acessível, na maioria dos casos. É possível comprar placas de captura externas por preços a partir dos R$ 600. Por exemplo, uma placa interna de mesmo perfil de uso tem preço de R$ 1 mil, no mínimo.

Desvantagens

Blackmagic Intensity Extreme é um exemplo de placa de captura externa com porta Thunderbolt (Foto: Divulgação/Blackmagic)Blackmagic Intensity Extreme é um exemplo de placa de captura externa com porta Thunderbolt (Foto: Divulgação/Blackmagic)

A grande desvantagem das placas de captura externas é a performance. A maioria delas opera por interface USB 2.0, lenta demais para realização de transmissões ao vivo no YouTube e Twitch (o uso para streaming é possível, mas o delay é considerável). Há placas com interface USB 3.0, que praticamente elimina o problema, mas que tendem a ter preços mais altos.

Há também produtos com interface Thunderbolt, ainda melhor que USB 3.0 e capaz de rivalizar com o PCIe, mas esse tipo de produto costuma custar bem caro no Brasil (além de exigir PC com portas Thunderbolt). Outra desvantagem é o fato de que alguns modelos requerem alimentação externa. Além disso, dependendo do modo de operação da placa, você pode precisar aumentar a concentração de cabos espalhados em volta do equipamento.

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares