Celular

11/10/2016 06h00 - Atualizado em 11/10/2016 06h00

Sony abandona os celulares Xperia ‘à prova d’água’; entenda a mudança

Thássius Veloso
por
Da redação

O Xperia XZ é o celular premium mais recente da Sony, com tela de 5,2 polegadas. Ele chegou às lojas do Brasil na semana passada por R$ 3.999. Junto com ele, a fabricante inaugurou uma nova era: a dos smartphones Xperia que não ostentam o "à prova d'água" na ficha técnica.

Termo muito comum entre os telefones da Sony – a ponto de lançarem o Xperia M4 Aqua, especialmente para explorar o benefício de entrar em contato com líquidos –, ele foi substituído por "resistente à água" na mais recente geração de celulares. Qual a diferença entre as duas nomenclaturas? O TechTudo conversou com um executivo da Sony para tirar a dúvida.

Celular CAT S60 tem câmera térmica que ajuda você a ver no escuro

[Marca] Sony Xperia XZ 5 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Kit do Sony Xperia XZ, com carregador, cabo USB e caixas (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

"Resistente" ou "à prova" d'água?

"Nós estamos readequando a terminologia. A gente entende que a forma atual [resistente à água] é a mais correta para o consumidor", diz o gerente de negócios Renato Cechetti. "É difícil comunicar para o nosso cliente o significado de 'à prova d'água' porque tem algumas restrições", completa. A queixa do executivo é a mesma de outros profissionais da indústria da telefonia celular: de que o consumidor lê "à prova d'água" na caixa e entende que pode usá-lo como bem quiser em ambientes aquáticos, quando esta não é a recomendação internacional.

Existe uma certificação internacional para os celulares que se propõem a ser resistentes a água, chamada de "IP". Até mesmo na mais robusta das certificações, o IP com número final 8, ainda assim existe um limite que o dispositivo suporta.

Tome como exemplo o Galaxy S7, com proteção IP68: ele pode ficar debaixo d'água por até 30 minutos e à profundidade de 1,5 metro. Prolongar o tempo de permanência na água ou ir mais fundo com ele pode danificar os componentes internos, uma vez que o dispositivo não foi concebido para condições assim.

A Samsung diz que o produto é "resistente à água", e não "à prova d'água". O caso se repete no recém-lançado Xperia XZ. Cechetti admite que a Sony adotou uma postura "mais conservadora", mas ao mesmo tempo, em linha com o que o restante das empresas de smarphones têm feito. A Sony era a última entre as grandes marcas de celular usando "à prova" em vez de "resistente" nas propagandas e materiais de divulgação do sucessor do Xperia Z5.

O "resistente à água" indica que o produto pode entrar em contato com a água, mas este uso não pode ser indiscriminado. Segundo a página oficial do produto, o XZ "foi projetado para suportar os respingos que fazem parte do dia a dia". Não é uma boa ideia levá-lo para dentro do mar, pois a água salgada pode danificar o dispositivo. O mesmo vale para água com cloro ou outros "líquidos em geral".

Dicas de sobrevivência

A Sony diz que "abusos e uso indevido do dispositivo invalidarão a garantia". No entanto, a empresa não explicita como a avaliação é feita. Em entrevista, Cechetti explica que cada caso é avaliado individualmente, "até porque o consumidor é mais leigo em relação à certificação".

O executivo faz outra recomendação: que os futuros compradores do XZ não coloquem o smartphone na água caso o produto tenha "sinais de fissura", pois a proteção contra água pode não dar conta de proteger os componentes internos. Até porque não há muito o que fazer depois que o líquido chega à placa-mãe e demais partes do hardware. Costuma ser um caminho sem volta.

Moto G 3 boa pegada e diversas opções de capinhas (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Moto G 3 boa pegada e diversas opções de capinhas (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Moto G 3 (2015): resistente a respingos (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Portanto, não importa se está escrito "resistente à água" ou "à prova d'água" nas especificações do seu celular. O ideal ainda é evitar o contato com o líquido. Caso algum acidente ocorra, o melhor a fazer é retirá-lo da água e esperar o líquido escorrer. Outra opção é passar um pano para secá-lo.

Celular caiu na água. O que fazer? Usuários dão dicas no Fórum

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hudson Oliver
    2016-10-17T14:21:40  

    Vejo muita gente reclamando sobre os xperia z1,z2, e z3. Porém eu tenho uma ótima experiência com meu xperia z3. Coloquei ele na piscina seguindo todas as recomendações, sem fazer "presepada" e até hoje nunca entrou água, e funciona perfeitamente. O cel já está a 2 anos comigo, coloquei na água umas 6 vezes, a maioria na piscina.

    recentes

    populares

    • Hudson Oliver
      2016-10-17T14:21:40  

      Coloquei o meu Xperia Z3 várias vezes na piscina e nunca deu problema. Atualmente, estou com um Z5 e continua me surpreendendo.

    recentes

    populares

    • Hudson Oliver
      2016-10-17T14:21:40  

      Coloquei várias vzs meu Z2 e tbm nunca tive problema

  • Taxistadecopa
    2016-10-17T10:47:57  

    So uso zapzap no meu Samsung. As piriguetes se perdem quando entram no meu taxi e olham o "bichao" no painel com waze.

    recentes

    populares

    • Taxistadecopa
      2016-10-17T10:47:57  

      Bichão mesmo viu, pq é feio o coitado...

  • Mauricio
    2016-10-12T12:26:45  

    ja tive um xperia z, processador esquenta e com isso danifica os componentes ao redor, fora a bateria que estragou, passou um ano e descascava todo, materiais bem frágeis, pouco duráveis. Iphone é outra coisa em acabamento e durabilidade, fora o pós venda não tem comparação com nenhum.

    recentes

    populares

    • Mauricio
      2016-10-12T12:26:45  

      O aquecimento também degrada a cola é a vedação, que também é uma das causas de celulares da Sony afogarem com pouco tempo de uso

  • Ari
    2016-10-11T20:32:23  

    Não quero nem. Saber sobre estes celulares da sony e péssimo tive um problema com um z3 ate hoje nao resolverão. O problema nunca mas compro esta marca Sony.

    recentes

    populares

    • Ari
      2016-10-11T20:32:23  

      Coloquei na justiça, e ganhei com o mesmo problema seu.

    recentes

    populares

    • Ari
      2016-10-11T20:32:23  

      Compartilho de seu sofrimento, me ferrei com um Z3 COmpact. O Ministério Público deveria tomar providências.

  • Victor Cunha
    2016-10-13T15:15:15

    O pessoal burro ainda vai achar que resistente à água significa que é um submarino... kkkkk

  • Jocimar Brito
    2016-10-12T07:08:53  

    gente se alquem souber o que é um aparelho da Sony jamais compraria pois eu tenho um sonysperiat2 e ele quebrou a tela e assistência técnica fez um orçamento pra colocar outra tela 350 reais mais caro que um aparelho novo pode uma coisa dessa.

    recentes

    populares

    • Jocimar Brito
      2016-10-12T07:08:53  

      mh

    recentes

    populares

    • Jocimar Brito
      2016-10-12T07:08:53  

      Leandro Bonilha , tive um problema igual o seu, entrei na justiça e ganhei, inclusive a audiência seria dia 30/10/16 e eles fizeram um acordo. E aceitei.

  • Tainã Rossi
    2016-10-13T11:57:55

    NÃO COMPREM ESSA MARCA. UM HORROR. DEU PROBLEMA COM UM DIA, TROQUEI POR OUTRO E CONTINUOU DANDO PROBLEMAS. MANDEI PRA ASSISTÊNCIA E ESTÁ LÁ HÁ 30 DIAS E AINDA PEDEM MAIS 12 NO MÍNIMO. FALTA DE RESPEITO COM O CONSUMIDOR. NÃO COMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEM.