25/11/2016 08h58 - Atualizado em 25/11/2016 20h06

Black Fraude? Descontos polêmicos sobem preços e produtos esgotam

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma das grandes polêmicas da Black Friday Brasil 2016 está de volta: "a metade do dobro". Várias lojas que participaram da promoção no país ofereceram descontos polêmicos em seus sites, com quedas de preço duvidosas. O consumidor sentiu-se enganado e, nas redes sociais, começaram a surgir queixas de todos os tipos. Um termômetro do Reclame Aqui mostra que os principais problemas são propaganda enganosa e divergência de valores na hora da compra.

Black Friday 2016: guia completo e seguro do preço barato no Brasil

Situações como essa fizeram com que a data ganhasse, nos últimos anos, o apelido de “Black Fraude”. Sites de médio e grande porte foram acusados pelos consumidores de subir os preços antes do evento, para oferecer praticamente os mesmos valores sugerindo um desconto de mais de 50%. 

Reclame Aqui recebe maioria de queixas sobre propaganda enganosa na Black Friday (Foto: Reprodução/ReclameAqui)Reclame Aqui recebe maioria de queixas sobre propaganda enganosa na Black Friday (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Durante a madrugada, usuários do Twitter, Facebook e também do Reclame Aqui enviaram uma série de denúncias sobre "promoções falsas", preços absurdos ou vendas que acabavam muito rápido.

1) Roteador TP-Link 150 Mbps com Antena TL-WR720N

Oferta da Kaboom se esgotou segundos após promoção (Foto: Reprodução/Kaboom)Oferta da Kaboom se esgotou segundos após promoção (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Este produto foi oferecido por R$ 9,90 no Kabum, mas muitos usuários reclamam que, logo após a promoção ser iniciada, os estoques se esgotaram. Há registros em vídeo no Reclame Aqui (twitter.com/ReclameAQUI) de pessoas que tentaram fazer a compra enquanto a promoção estava ativa, mas não conseguiram. Segundo a loja (twitter.com/kabumcombr), isto ocorreu devido à alta demanda, que fez com que as mil unidades em estoque acabassem rapidamente.

2) Ar condicionado Split Inverter Philco

Ar condicionado era oferecido com preço original inflacionado (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)Ar condicionado era oferecido com preço original inflacionado (Foto: Reprodução/João Kurtz)

O eletrodoméstico foi oferecido em algumas lojas, com Ponto Frio e Extra, com descontos de até 85%, o que significa que seu preço original podia ser superior a R$ 10 mil. Após a revelação do fato no blog do Reclame Aqui, as lojas removeram a informação equivocada de que desconto era de mais de 80% — informando o desconto real — ou pararam de oferecer o produto temporariamente.

3) Smart TV LED 40″ Samsung UN40J5300AGXZD

TV ficou mais cara durante evento na Submarino (Foto: Repdorução/Submarino)TV ficou mais cara durante evento na Submarino (Foto: Reprodução/João Kurtz)

O aparelho foi vendido durante a Black Friday por R$ 2.015,99 no Submarino. Entretanto, segundo monitoramento do site do Reclame Aqui, o preço médio do produto já era de R$ 1.976,76 antes da promoção, o que significa que ele ficou 2% mais caro durante o evento — e não teve desconto.

Em nota, o Submarino informou que "somente os produtos identificados com selo [Freak Out] participam das ofertas antecipadas da Black Friday. O produto “Smart TV LED 40" Samsung UN40J5300AGXZD Full HD com Conversor Digital 2 HDMI 2 USB Wi-Fi 120Hz” não tem selo e, portanto, não faz parte desta lista”. Entretanto, ao fazer uma busca pelo número de referência da TV, é possível encontrar outras ofertas, que incluem o selo, pelo valor de: R$ 2.199. 

4) iPhone SE

Telefone da Apple ficou mais caro durante a Black Friday (Foto: Reprodução/Fnac)Telefone da Apple ficou mais caro durante a Black Friday (Foto: Reprodução/João Kurtz)

O smartphone da Apple é anunciado na Fnac por R$ 2.249,00, o que representaria um desconto de 10% sobre o valor original. Os dados da Reclame Aqui, por outro lado, mostram que o aparelho custava, em média, R$ 2.205,52 antes da promoção. Isto representa um aumento de 1,97% do preço.

5) Smartphone Lenovo VIBE B

Preço do smartphone se manteve igual na Black Friday (Foto: Reprodução/Saraiva)Preço do smartphone se manteve igual na Black Friday (Foto: Reprodução/João Kurtz)

Outro telefone que é vendido com preço duvidoso, o modelo da Lenovo pode ser encontrado por R$ 351,12 na Saraiva, um desconto de 10% sobre o preço de R$ 549. A promoção não é das melhores segundo o Reclame Aqui, que registra o mesmo dispositivo a venda por preço idêntico na loja nos meses anteriores a Black Friday no país. Por isso, monitore a queda dos preços e compare. Use as dicas do TechTudo para encontrar as melhores promoções.

Encontrou descontos bizarros por aí? Compartilhe no Fórum TechTudo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Ramos
    2016-11-25T15:22:40  

    Aqui no Brasil a máfia viraria uma bagunça. Acham msm q a Black Friday seria coisa séria???

    recentes

    populares

    • William Ramos
      2016-11-25T15:22:40  

      tudo pela metade do dobro do preço.... BleQUI FRAUDE....

  • Wilton Souza
    2016-11-26T08:55:37  

    Ontem o meu funcionário pediu para sair mais cedo porque ia pegar o Black Friday, hoje soube que ele passou a noite no hospital porque foi espancado por um homem que estava na casa dele molestando a sua esposa, e por coincidência o apelido do cara era Black. Então literalmente ele foi pegar o Black só que o black era uma fraude, quer dizer era bem mais forte que ele. Então recomendo com os amigos cuidado com o Black.

    recentes

    populares

    • Wilton Souza
      2016-11-26T08:55:37  

      Black sem graça. Kkk vai morrer de fome no stand up.

    recentes

    populares

    • Wilton Souza
      2016-11-26T08:55:37  

      Esse deve ser parente do Ari Toledo

  • Mario Amadei
    2016-11-30T11:36:32

    Muito simples, nada sai de "graça". Nenhuma empresa da descontos sem que outros sofram aumento para compensar essa perda. Pode ter certeza, enquanto uns estão comprando produtos mais baratos, outros estão comprando mais caro para equilibrar a balança.

  • Rodrigo Mendonça
    2016-11-25T12:31:58  

    Eu consegui comprar o roteador por R$ 9,90. Com frete ele foi pra 25...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Mendonça
      2016-11-25T12:31:58  

      Vixi , achou que tava comprando um produto barato , mas só com o frente dava pra comprar outro do mesmo produto e sobrava dinheiro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Mendonça
      2016-11-25T12:31:58  

      É isso aí que o cara falou, eles deixam o produto bem barato, depois embuti o preço do produto no frete , aí o cara acha que tá pagando pouco no produto.

  • Sandrely Gomes
    2016-11-25T18:53:05  

    Se eu fosse o dono dessas lojas, eu ia fraudar mesmo p lucrar e enganar os bocós. Kkkkk

    recentes

    populares

    • Sandrely Gomes
      2016-11-25T18:53:05  

      Uma mãe se chama Sandra a outra mãe se chama Michely

    recentes

    populares

    • Sandrely Gomes
      2016-11-25T18:53:05  

      Vou bater o meu saco na tua boca suaidiota com nome Sandreameba.

  • Átila Silva
    2016-11-25T13:03:14  

    Comprei um Galaxy J5 no site Sou Barato em outubro por R$686,00 e uma semana depois ele estava R$899,00 em vários lugares. Sobem um mês antes para baixar no dia, isso quando diminui o valor né!

    recentes

    populares

    • Átila Silva
      2016-11-25T13:03:14  

      O Adler Santos esta correto. O Sou Barato oferece produtos da BW2 (americanas, submarino) que foram devolvidas, ou de mostruário e com pequenos problemas. Não serve de parâmetro. Mas é um ótimo site se você sabe o que esta comprando.

    recentes

    populares

    • Átila Silva
      2016-11-25T13:03:14  

      @Adler Santos, tem que visitar o site e conferir, meu cel. é novo! Lá vendem produtos novos e usados.

  • Kleber Santos
    2016-11-26T08:30:09  

    Consegui o Zenfone Go Live no site da Asus por 623 no boleto, preço muito bom, realmente estava com desconto.

    recentes

    populares

    • Kleber Santos
      2016-11-26T08:30:09  

      O de 623 lógico.

    recentes

    populares

    • Kleber Santos
      2016-11-26T08:30:09  

      Trouxa sendo sempre trouxa

  • Leandro Torrens
    2016-11-26T21:56:16  

    so sendo muito idiota pra crer nisso

    recentes

    populares

    • Leandro Torrens
      2016-11-26T21:56:16  

      Vende a mãe pra.comprar o que não precisa e.dellis em reamar...

  • Rafael Quadros
    2016-11-27T00:06:07

    Well done

  • Wolfgang Schubert
    2016-11-26T23:48:35  

    Mas a população pouca instruída local não pensa duas vezes antes de se dirigir a shoppings e centros comerciais. Infelizmente lêem uma placa com suposto desconto em parcelas a perder de vista é isto é suficiente. A corrupção e endêmica neste pais e atinge todos os setores de forma perversa

    recentes

    populares

    • Wolfgang Schubert
      2016-11-26T23:48:35  

      Vou colocar um relato aqui que causa mais indignacao. Voltei ontem de um congresso em Washington consegui na Best Buy um iPhone 6s 32gb por 275 dólares . E olha que não foi a maior pechincha vi anúncios de ps4 por 100 dolares. Enfim é difícil viver nestas terras

  • Ygor Silva
    2016-11-26T10:36:26  

    Não vi nada de mais. É evidente que a black friday não vai oferecer descontos em todos os produtos. São somentes alguns em que a venda no decorrer do ano não foram tão boas ou no qual as empresas querem acabar com o estoque. É tudo e uma questão de pesquisa. Comprei ontem um estetoscópio littmann 3, por apenas 620, um baita desconto.

    recentes

    populares

    • Ygor Silva
      2016-11-26T10:36:26  

      Suco q vence amanhã kkkk

    recentes

    populares

    • Ygor Silva
      2016-11-26T10:36:26  

      Kk exato suco com prazo de validade de 1 dia ou cerveja de péssima qualidade para se afogar na própria mediocridade. Que país pitoresco

  • Wolfgang Schubert
    2016-11-26T23:43:51

    Todos deturpados ninguém respeita o próximo e ninguem age de forma correta. O resultado é uma sociedade corrupta, injusta, doente e violetanta.

  • Roger Antunes
    2016-11-26T11:20:51  

    Brasil, o país da fraude!

    recentes

    populares

    • Roger Antunes
      2016-11-26T11:20:51  

      A lei aqui é: prejudicar o proximo para eu me dar bem.Isto acontece em todas as areas, e se você não cumprir essa lei é taxado de otario...

    recentes

    populares

    • Roger Antunes
      2016-11-26T11:20:51  

      onde está escrito "taxado" leia-se tachado

  • Patricia Souza
    2016-11-26T21:50:55

    O problema é essa fúria de ter que comprar

  • Greenmaker
    2016-11-25T19:29:13  

    O paodeacucar deu descointo de até 80% no site. Eu comprei várias coisas. Tem site que é mais honesto.

    recentes

    populares

    • Greenmaker
      2016-11-25T19:29:13  

      Olha Abelhuda pode até ser, mas ontem eu me vinguei viu! Tbem comprei papel higiênico para o ano todo, suco, azeite, e varias coisa se que estavam quase de graça! E olha de de mercado eu entendo!

    recentes

    populares

    • Greenmaker
      2016-11-25T19:29:13  

      Eu não bebo, mas quem bebe fez a festa lá tbem. Eles realmente deram descontos, e é o segundo ano que é assim.

  • Gustavo
    2016-11-26T11:09:41  

    Se eu não comprar nada o desconto é maior.

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2016-11-26T11:09:41  

      Julius!!!!

    recentes

    populares

    • Gustavo
      2016-11-26T11:09:41  

      Acertô...

  • Jeferson Silva
    2016-11-26T19:56:23

    O problema ainda está no povo, que vê, não faz nada e ainda vai comprar. Se ninguém comprasse, as lojas teriam maior rombo de vendas em seis caixas, com os produtos em estoque e dívidas a pagar, no máximo, no próximo mês estariam realmente tudo em promoção.

  • José Fabiano
    2016-11-26T17:40:14  

    Pior é o que acontece no Amazonas,especificamente em Manaus, a zona franca tem os maiores subsídios, no entanto sua populaçao não vê nenhum desconto, olha que os produtos que saem de lá pagam frete e outros insumos e ainda assim aqui é mais barato do que.lá, faz um teste aí...entra numa grande rede daqui do sudeste e entra numa local do AM, você vaI ver o que é covardia, nós temos maior poder de compra e pagamos a menor.Pura covardia.

    recentes

    populares

    • José Fabiano
      2016-11-26T17:40:14  

      Só se faz propaganda das virtudes que não se tem, pois as que se tem são tão evidentes que dispensam anúncio. Lucros super faturados.

  • Elcio Assef
    2016-11-26T19:01:51

    Mais uma enganação mad USA. E um bando de trouxas correndo pra aproveitar as "promoções."

  • Paulo Ribeiro
    2016-11-26T18:33:33

    promocao na loja americanas, iphone 6 R$ 689,00 . so nas lojas americanas poruqe no Brasil continua R$3,200,00

  • José Mejeve
    2016-11-26T18:17:53

    eu comprei o euro truck simulator 2 por 9,99 reais, na Steam

  • Osvaldo Filho
    2016-11-26T18:16:20

    Que país vim amarrar meu burrinho. Não existe gente correta aqui, educação então já era . Um querendo ser mais esperto que o outro.O problema é que o exemplo vem de cima e o povo segue, fazer o quê? Brasil, país da enganação, da corrupção e da falta de educação.

  • Cosme Santos
    2016-11-26T13:38:08  

    País da VERGONHA, DESCASO, DA MÁ FÉ. Enquanto existir esse pensamento SUJO de se procurar levar vantagem nas costas do semelhante, jamais iremos mudar.

    recentes

    populares

    • Cosme Santos
      2016-11-26T13:38:08  

      A grande culpa é de nosso governo, pelo sistema tributário. Jamais teremos descontos iguais ao EUA, enquanto mantivermos do jeito que estar.

    recentes

    populares

    • Cosme Santos
      2016-11-26T13:38:08  

      Ano passado comprei o Antivirus Kaspersky Total Security por R$200 reais hoje encontrei o mesmo na versão 2017 mais atualizado por R$53,00 reais na black friday e é o Melhor do Mundo. aproveitem !!! o site é fjkaspersky com

  • Klebeson Vieira
    2016-11-26T16:19:11

    No site da Lojas Americanas uma cafeteira que estava com desconto mas cobrava R$ 120 de frete. Em outros site o frete para o mesmo produto era R$ 14 reais

  • Murilo Marcelli
    2016-11-26T15:20:22  

    A hora que o povo simplesmente NÃO COMPRAR, os preços serão honestos, simples assim, NÃO COMPREM e rapidinho o gerente da loja estará na porta de sua casa implorando pra você COMPRAR .

    recentes

    populares

    • Murilo Marcelli
      2016-11-26T15:20:22  

      Falo isso pra todos... Ahh querem cobrar 13 reais no feijão.. Nao compro!!! 40mil num carro pelado? Não compro.. Se todos fizessem isso...

    recentes

    populares

    • Murilo Marcelli
      2016-11-26T15:20:22  

      Você continua vivo?