Video game

21/11/2016 07h00 - Atualizado em 21/11/2016 07h00

Confira as impressões do PS4 Pro, o console mais potente da Sony

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

O PS4 Pro é o novo console da Sony lançado em 10 de novembro, nos Estados Unidos. Sem previsão para ser vendido em caráter oficial no Brasil, o videogame traz suporte às tecnologias 4K e HDR, sendo duas vezes mais potente em comparação ao modelo padrão. Confira nossas impressões:

PS4 Slim será lançado no Brasil no fim de novembro por R$ 2.399

PS4 mais poderoso

Revelado durante o evento PlayStation Meeting, em setembro deste ano, junto ao PS4 Slim, o PlayStation 4 Pro é, basicamente, uma versão mais potente do console de oitava geração da Sony. Maior, mais largo e pesado – com pouco mais de meio quilo, em comparação ao PS4 -, o novo console demonstra ser superior já no aspecto visual.

Confira as impressões do PlayStation 4 Pro, o console mais potente da Sony (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)Confira as impressões do PlayStation 4 Pro, o console mais potente da Sony (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

Visual

Diferentemente do PS4 padrão, o PS4 Pro conta com botões físicos; o botão de ligar e desligar no canto esquerdo, e o botão de ejetar a mídia no canto inferior esquerdo. Na parte superior, a tampa esmaltada foi removida. Agora, a superfície em preto fosco tem apenas o símbolo prateado da marca PlayStation no centro.

Por se tratar de um console premium, o acabamento é diferenciado. Os símbolos característicos do joystick do PlayStation, por exemplo, estão distribuídos na parte inferior – que servem como a base do videogame.

O PlayStation Pro, embora seja um console robusto, é mais silencioso. Seja no processo de instalação ou durante o gameplay, o fato é que o barulho do periférico de ventilação passa despercebido. Notamos também que ele aquece menos, justamente por ser maior e permitir que os componentes internos fiquem separados. Além disso, as saídas de ar são maiores, tanto laterais como a da parte traseira.

PS4 Pro tem visual renovado (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)PS4 Pro tem visual renovado (Foto: Victor Teixeira/TechTudo)

DualShock 4 

O novo DualShock 4 talvez não seja tão novo assim. O mesmo design foi mantido, porém há ajustes pontuais nos gatilhos, cujos botões estão curvados e menores, e nos analógicos, que aparentam ser levemente maiores. No centro do joystick, no botão Touchpad, agora há uma luz semelhante a da parte de trás, proporcionando um visual bastante agradável.

Desempenho

A primeira pergunta que deve ser feita é: você tem uma televisão com suporte a 4K e HDR? Se a resposta for não, pouca coisa vai mudar. O PlayStation 4 Pro em uma televisão padrão com resolução de 1080p tem o mesmo desempenho do PlayStation 4 comum. De verdade, não muda absolutamente nada.

A placa de vídeo do novo console ainda é uma AMD Radeon, mas com o dobro de poder do PS4, ou seja, foi de 1,8 TFlops para 4,2 TFlops. O processador do PS4 Pro é um AMD Jaguar de 8 núcleos, com velocidade de processamento de 2,1 GHz.

Multiplayer de Battlefield 1 no PS4 Pro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Multiplayer de Battlefield 1 no PS4 Pro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Durante os nossos testes com um televisão básica, sem tecnologia 4K, o tempo de carregamento foi essencialmente o mesmo, assim como as quedas de frames, que não foram corrigidas pelo console mais potente. As diferenças passam a ser nítidas quando o PS4 Pro é conectado à TV com 4K e HDR.

No entanto, é preciso lembrar que o jogo em questão precisa estar atualizado para o novo console, pois a qualidade varia de game para game. Títulos que não receberam updates com melhorias para o PS4 Pro, vão rodar em upscale para 4K. O mesmo acontece com filmes e outros conteúdos de entretenimento.

Caso o jogo tenha suporte ao PS4 Pro, como é o caso de Battlefield 1, Call of Duty: Infinite Warfare e Fifa 17, o desempenho superior vai fazer a diferença. Em Fifa 17, por, exemplo, o Pro consegue fazer o simulador de futebol rodar a 4K nativo e 60 fps, garantindo, também, uma densidade maior em sombras e luzes.

Ratchet & Clank no PS4 Pro usa bem o recurso HDR (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Ratchet & Clank no PS4 Pro usa bem o recurso HDR (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Battlefield 1, por sua vez, mesmo não conseguindo atingir o 4K nativo, traz imagens bem definidas e um nível de detalhes superior ao que foi visto no PS4, com camadas adicionais em texturas, o equivalente a qualidade do PC na configuração mais alta. A resolução dinâmica também se beneficia do poder de processamento do novo hardware.

No caso de Ratchet & Clank, ele foi otimizado para tirar proveito não só do 4K, mas também do HDR, que serve para ampliar o alcance dinâmico da imagem. O resultado final  é surpreendente: cenários com cores vibrantes, densidade maior em sombras e uma performance incrível, sem gargalos.

A lista inicial de jogos com suporte ao PS4 Pro já conta com mais de trinta nomes de peso, como Deus Ex: Mankind Divided, Fallout 4, Middle Earth, Shadow of Mordor, NBA 2K17 e Rise of the Tomb Raider, Além de títulos multiplataforma, os games exclusivos da Sony já estão na lista, incluindo The Last of Us Remastered, Uncharted 4 e InFamous: Second Son.

O ponto negativo é que, mesmo sendo capaz de sustentar conteúdo em 4K, o videogame não traz um leitor Blu-Ray com a finalidade de ler discos em resolução mais alta, algo que o Xbox One S, a versão slim da plataforma da Microsoft, já faz. Uma omissão questionável por parte da Sony.

Conclusão

Com melhorias pontuais em design e ajustes de desempenho, o PS4 Pro é uma excelente edição de um console que já era bom. Contudo, mesmo sendo mais potente, ele ainda depende da iniciativa dos desenvolvedores para agradar os fãs. Isso porque cabe ao estúdio responsável decidir se vai ou não oferecer suporte à versão mais poderosa do PS4.

Além disso, o produto é destinado somente ao jogador que tem uma TV 4K, de preferência com suporte a HDR, visto que a qualidade de imagem do PS4 Pro em televisões comuns é exatamente a mesma do PS4 padrão.

PS4 Slim ou Pro: quais as diferenças e qual vale a pena? Converse com outros jogadores em nosso Fórum!

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Clayton Everson
      2016-11-23T14:07:09  

      Minha TV só é 4k lg 8300 não tem hdr, será que que compensa comprar o ps4 pro ?

      recentes

      populares

      • Clayton Everson
        2016-11-23T14:07:09  

        Não. Pois esse 4k do Play 4 Pro é por Upscaling !

    • Club Gama
      2016-11-21T16:04:57  

      Sou mais o meu Super Nintendo!!!!!!!!

      recentes

      populares

      • Club Gama
        2016-11-21T16:04:57  

        Sou mais um FUSCA 1950. KKKKK

      recentes

      populares

      • Club Gama
        2016-11-21T16:04:57  

        Vamos ver o Play 5 no início de 2018

    • Thales Caetano
      2016-11-21T15:15:00  

      Conclusão: Não sei nem pq vc esta lendo essa materia ,ja que nao tem dinheiro pra comprar o ps4 PRO e nem uma TV 4K,flw vlw

      recentes

      populares

      • Thales Caetano
        2016-11-21T15:15:00  

        Por isso que gosto de desktop, gtx 1070 com monitor 144 , fica todos os jogos topado, só vou mudar pra 4k quando abaixar os valores da TV ou monitor e placa de vídeo também, pra rodar 60fps em 4k tudo no máximo o cara gasta 10 mil bem dizer com a gtx titan X pascoal

      recentes

      populares

      • Thales Caetano
        2016-11-21T15:15:00  

        P A S C O A L

    • Iago Barreto
      2016-12-03T20:49:34  

      Conseguiram fazer dessa a pior geração de consoles! Mudar o hardware no meio da geração pra mim é um absurdo. Além disso, eles estão priorizando a resolução, quando deveriam priorizar a jogabilidade e estabilidade/fluidez dos jogos, essa geração carece de jogos rodando a 60fps! Até porque 1080p + hdr já é bem bonito.

      recentes

      populares

      • Iago Barreto
        2016-12-03T20:49:34  

        Discordo de você Iago. Seria ruim mesmo se o PS4 Pro fosse na verdade um PS5. Aí sim você ia ver gente reclamando, pois logo os jogos para PS4 seriam descontinuados. Minha tia trouxe o PS4 Pro pra mim dos EUA, e me custou algo em torno de R$1350,00. Vendi o meu PS4 semi-novo por R$1400.

      recentes

      populares

      • Iago Barreto
        2016-12-03T20:49:34  

        Estou adorando o Pro, ele é muito mais silencioso que o PS4 tradicional e a qualidade das imagens é surpreendente. A Sony deu um upgrade no console e com certeza está agradando muito quem tem TV's 4k. Isso é ótimo pois dá opção aos consumidores. Quem nao tem TV 4K, compra o PS4 tradicional ou slim ué, não tem pq reclamar a existência de um PS4 Pro, parece mesmo conversa de quem não tem TV 4K. E em relação a estabilidade e fluidez dos jogos, isso fica a cargo dos desenvolvedores. Com 4k o céu é o limite.

    • Diegofialhopereira
      2017-03-05T20:56:22

      Infelizmente hj em dia os jogos não são mais feitos para divertir o consumidor é só para ganhar grana e mais grana,a melhor época era a de jogar GTA SA no ps2 ou Super Mario no nintendo

    • Helder Araújo
      2016-12-31T17:51:53

      As diferenças apontadas sobre o tamanho dos botões gatilho e analógico entre as versões do dualshock 4 não são reais. A mudança pode ser observada nas cores e texturas, mas não no tamanho.

    • Marcos Fontes
      2016-11-27T16:26:14

      Eu estava já pronto para comprar um Ps4 (tinha desistido do Xbox ONE), no entanto essa linho PRO, revela que o Xbox deu um passo a frente nas configurações, em que pese que no quesito jogos a Sony supera bem a Microsoft, vou dar mais uma aguardada para ver qual vai ser.

    • Edduworm
      2016-11-26T20:29:50

      Nao contente em remasterizar os jogos a sony remasterizou o console

    • Alex Pereira
      2016-11-21T16:32:22  

      Blz, mas vou continuar com o meu ps4 normal mesmo e minha mesma tv. Wleu

      recentes

      populares

      • Alex Pereira
        2016-11-21T16:32:22  

        Eu também!!!!

      recentes

      populares

      • Alex Pereira
        2016-11-21T16:32:22  

        Depois do scorpion, muita coisa pode mudar !!!!!

    • Fernando Cunha
      2016-11-25T19:34:50

      Em uma TV apenas FULLHD vai melhorar o FPS/FRAMERATE então só ai já é motivo de se pagar a diferença.

    • Marco Neto
      2016-11-21T17:00:39  

      O console não surpreendeu tanto assim quanto se esperava. Aposto que em breve a Sony irá lançar um novo console para combater o novo Scorpio da Microsoft que ao que tudo indica dará um banho no PS4 pró. E antes que falem algo, não sou fan boy, simplesmente me interesso muito pelo assunto e acompanho de perto as discussões e notícias sobre o tema.

      recentes

      populares

      • Marco Neto
        2016-11-21T17:00:39  

        Ou vai querer forçar a barra para mudar a geração, pois é fato que o Escórpio sera melhor

      recentes

      populares

      • Marco Neto
        2016-11-21T17:00:39  

        mas as vendas de ps4 são maiores q esse xone, Scorpio será a Salvaçao, se não,... rsrsrs

    • Tarcisio Henrique
      2016-11-21T18:24:13  

      ele é em camadas kk deve estocar uma poeira danada nesses meios ai.

      recentes

      populares

      • Tarcisio Henrique
        2016-11-21T18:24:13  

        só se tu morar na zona rural

    • Luiz Justi
      2016-11-21T18:31:04  

      A primeira pergunta que deve ser feita é: você tem uma televisão com suporte a 4K e HDR? Se a resposta for não, pouca coisa vai mudar. O PlayStation 4 Pro em uma televisão padrão com resolução de 1080p tem o mesmo desempenho do PlayStation 4 comum. De verdade, não muda absolutamente nada. PAREI DE LER AKI

      recentes

      populares

      • Luiz Justi
        2016-11-21T18:31:04  

        esse "de verdade" matou com td. materia paga pela M$, só pode.

    • Juliano Faria
      2016-11-21T19:10:47  

      Mas e no caso de você rodar um jogo atualizado para 4k numa tv não 4k, continua a msm coisa ainda assim? O jogo n roda melhor em termos fluidez da imagem?

      recentes

      populares

      • Juliano Faria
        2016-11-21T19:10:47  

        se o jogo é atualizado p 4k, só vai ter melhoria se jogado em 4k,

    • Diogo Silva
      2016-11-25T11:13:49

      Ele possui apenas o Blu-Ray padrão do ps4 normal.

    • Fabio
      2016-11-24T03:43:35

      Apenas uma jogada de marketing para aumentar as vendas das tv's 4K...

    • Ozias Souza
      2016-11-23T12:09:53

      Controlo até minha sky pelo controle do one e não vem com essa de que video game foi feito só pra jogar, vamos ser realista, hoje em dia tem que fazer tudo. Os servidores da sony são uma porcaria, jogar call of duty é uma tristeza, toda hora fica fora do ar. È o seu dinheiro que está em jogo vc que manda então deixa de ser fanboy é escolha oq melhor lhe agrada.

    • Delaino Santos
      2016-11-22T11:46:45

      Não atinge a grande massa dos amantes do ps,é pra quem tem dinheiro sobrando.

    • Eduardo
      2016-11-22T11:18:14

      Sony da um tempo aí vcs querendo empurra o mesmo ps4 pra ps4 pro vejo diferença alguma, querendo arrumar grana.

    • Eduardo
      2016-11-22T11:16:10

      Sony querendo arrumar grana de qualquer jeito, não vejo diferença alguma do ps4 .

    • Jader Assis
      2016-11-22T09:51:40

      Realmente ps4 é bom, mas não acho que vale essa grana toda.. Com esse valor dá pra montar um pc gamer bacana.

    • Thayron Mello
      2016-11-21T17:49:28  

      Sony desesperada com tamanha queda de vendas, fica inventando esses modelos mais potentes e feios do mesmo jeito, Xbox One e muito melhor e mais bonito.

      recentes

      populares

      • Thayron Mello
        2016-11-21T17:49:28  

        PC é melhor q os dois juntos... Pelo menos o meu...

      recentes

      populares

      • Thayron Mello
        2016-11-21T17:49:28  

        Nem vou zoar, vai que é doença....

    • Jose
      2016-11-22T08:11:26

      Rodar Fifa 2017 em 4K até uma gtx 1050 ti por 750 mangos.

    • Rony
      2016-11-22T08:08:07

      Faz um console que nem sabe se vai ter suporte, e sem leitor blu-ray. Baixa o preço dos games pra vender mais, que é muito melhor. Não vou comprar o console novo pq o meu ps4 comum é excelente. Quer vender mais? Faça um console que realmente seja muito melhor que seu antecessor. Afffff

    • Julio Souza
      2016-11-22T00:33:39  

      Sou mais meu 3DO, e o meu dreamcast!

      recentes

      populares

      • Julio Souza
        2016-11-22T00:33:39  

        Skank