Celular

01/11/2016 07h05 - Atualizado em 01/11/2016 09h41

É oficial: Moto G 3 não receberá o Android 7.0; clientes cobram update

Thássius Veloso
por
Da redação

O Moto G 3, smartphone intermediário que desembarcou no Brasil em 2015, não vai receber a versão mais recente do sistema operacional do Google, o Android 7.0 Nougat. O update era dúvida desde que a Motorola revelou uma lista com diversos smartphones que terão a novidade – o G 3 não aparecia entre eles. A fabricante confirmou ao TechTudo a falta de futuras atualizações, numa decisão que contraria parte dos consumidores. Eles cobram a nova versão do sistema.

Conheça 5 funções que estrearam no Android 7.0 Nougat

Moto G3 é conhecido pelo seu custo x benefício (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Moto G3 é conhecido pelo seu custo x benefício (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Moto G 3 foi lançado pela Motorola em 2015. Atualmente, smartphone roda o Android 6 Marshmallow. (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Quando questionada sobre a atualização, a Motorola informou que “o Moto G 3ª Geração foi lançado em julho de 2015 com o Android 5.0 Lollipop e já recebeu upgrade para o Android 6.0 Marshmallow em janeiro deste ano”. A empresa ressaltou que não há um padrão para determinar quantas atualizações do Android um modelo específico receberá.

Por sua vez, os donos de Moto G 3 pedem a atualização. O principal argumento são as especificações técnicas do G 3, que são similares ou superiores às do Moto G 4 Play, modelo lançado neste ano e que receberá o Nougat.

Ambos os telefones têm a mesma tela (5,0 polegadas), mesmo chipset (Qualcomm Snapdragon 410, modelo MSM8916) e mesmo processador gráfico (a GPU Adreno 306). A diferença fica por conta da frequência do processador, quesito em que o G 3 sai na frente, com um quad-core de 1,4 GHz, contra um quad-core de 1,2 GHz presente no Play.



Por meio do Twitter, um internauta disse à Motorola que não acredita que o aparelho "custa o olho da cara para não ter atualização", encerrando o texto com "lamentável". "Não paguei quase R$ 1.000 no meu Moto G 3 para eles não colocarem a atualização do Nougat", publicou outra usuária. Sobrou até para o iPhone: "A verdade é que, em se tratando de atualização, só dá para confirmar no Nexus, Pixel e Apple", postou um internauta.

O telefone aparece na posição 24 entre os celulares mais buscados na internet, segundo a ferramenta de monitoramento de preços Zoom, em levantamento feito a pedido do TechTudo. As lojas cobram entre R$ 799 e R$ 1.410,90, com variação de preço de 76,5%.

No exterior, usuários chegaram a publicar uma petição online, lembrando que "a Motorola claramente ignorou a prática comum de dar suporte aos dispositivos por 18 meses".

O Android 7.0 Nougat traz novos recursos, como uma central de notificações mais inteligente, uma ferramenta que economiza internet quando o usuário está na rede 4G ou 3G, instalações mais rápidas de aplicativos e emojis com aparência mais humana. Conheça também as dez novidades do Nougat que têm tudo para facilitar a sua vida. Ele foi apresentado pelo Google em maio deste ano, durante o congresso Google I/O, nos Estados Unidos.

Moto G 3 conta com opção de personalização no Moto Maker (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Moto G 3 conta com opção de personalização no Moto Maker (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Telefone tem tela de 5,0 polegadas e resolução de 1280 x 720 pixels (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Como resolver problemas do Moto G 3 com Android Marshmallow? Internautas comentam no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego
    2016-11-01T18:12:40  

    Acho que ninguém vai morrer por isso, nem o moto g 3 vai deixar de ser um ótimo intermediário, quando a Lenovo adquiriu a Motorola creio que nenhum cliente acreditou que veria algum tipo de evolução, agora se for migrar para outra marca para ter atualização constantes e com bom custo benefício, me informem qual a marca por favor .

    recentes

    populares

    • Diego
      2016-11-01T18:12:40  

      Asussssssssssssss

  • Daniel Demuner
    2016-11-01T10:55:47  

    Eles fazem isso pra "obrigar" o consumidor que possui o Moto G3 Comprar o Moto G4. Só que agora, se eu for trocar o meu Moto G3 turbo pra ter o android N, eu vou comprar de outra marca.

    recentes

    populares

    • Daniel Demuner
      2016-11-01T10:55:47  

      Moto G4 Plus vale a pena pela câmera e custo x benefício. Mas se quiser mudar mesmo, vá de NEXUS.

    recentes

    populares

    • Daniel Demuner
      2016-11-01T10:55:47  

      Vai para Asus e não ira se arrepender de nadinhaaaaaaaaaa

  • Rafael Augusto
    2016-11-01T11:02:33  

    meu iphone 5s vai receber atualização por vários anos ainda. VLW, flws!

    recentes

    populares

    • Rafael Augusto
      2016-11-01T11:02:33  

      atualizações que não mudam 1% do iphone?Me fale oque teve de tão extraordinário dês do ios 7?

    recentes

    populares

    • Rafael Augusto
      2016-11-01T11:02:33  

      o ios 11 esta 70% diferente alem disso os iphones atualizam por 5 anos os androides nao passam dos 3

  • Giulliano Costa
    2017-04-26T11:46:50

    Muito simples de resolver. Partam para o Lineage OS com o Android 7.1.1 Fiz isso em um Moto G1 2013 (aquele que nem entrada pra cartão SD tem) e funciona perfeitamente. Imaginem no Moto G3 de vocês. Tenho também um Lenovo K6 e se o Nougat não sair, faço a mesma coisa.

  • André Giacomeli
    2016-11-01T10:14:55  

    Meu Iphone SE vai receber atualização por 5 anos, uér o/

    recentes

    populares

    • André Giacomeli
      2016-11-01T10:14:55  

      moto x2 tem 2.5 Hhz superior ao motog 4 geração.e não vai ter atualizaçã ... K K K K K K K --- SE F/U/D/E/U

    recentes

    populares

    • André Giacomeli
      2016-11-01T10:14:55  

      de que adianta iphone sempre ter atualização se nunca muda nada ,para mim só mudou do ios 6 para o 7 depois tudo igual kkkkkk.

  • Rafael Silva
    2016-11-01T15:46:29  

    vem pro iphone .. vc paga caro, porém, tem suporte por 4 anos ou mais. tenho um iphone 4S .. que não troco por um moto g4 lançado em 2016

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-11-01T15:46:29  

      Pra q ficar com um smartphone 4 anos? Pra q???? O que a Motorola (e qualquer outra empresa que visa lucro) quer é isso mesmo! Você que tem Moto G3, compre um novo smartphone... Toda empresa quer faturar... A Apple libera várias atualizações mas cobra o que você tem e o que não tem por isso. Cabe ao consumidor avaliar se vale ou não a migração para o novo sistema. Para mim, particularmente, não muda nada. O Android 6 roda liso, liso.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-11-01T15:46:29  

      pelo que eu saiba o 4s morreu no ios 9.3.5

  • Dante Grisi
    2017-02-23T14:34:35  

    A única diferença é ser um iPhone... e basta.

    recentes

    populares

    • Dante Grisi
      2017-02-23T14:34:35  

      fanboy é assim mesmo.

  • Thiago Guilherme
    2016-11-01T11:43:05  

    Ué???? Meu iphone 6 de 2014 receberá atualizações no mínimo até 2018.

    recentes

    populares

    • Thiago Guilherme
      2016-11-01T11:43:05  

      E???? Com o preço que vc pagou pelo seu iPhone6, dá pra trocar todo ano de moto G e, ainda, sobra um trocado. E, em 2018, vc terá terá um tel muito desatualizado. Não vejo vantagem nenhuma. pelo contrário....

    recentes

    populares

    • Thiago Guilherme
      2016-11-01T11:43:05  

      Boa, Carlos!

  • Breno Garcia
    2016-11-01T11:02:34  

    Falem mal da Apple... kkkk.. pagou mil reais e quer atualização? Tá zuando...

    recentes

    populares

    • Breno Garcia
      2016-11-01T11:02:34  

      kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Breno Garcia
      2016-11-01T11:02:34  

      Que povo burro! Qualquer smartphone recebe atualização... É só "rotear" o aparelho, baixar da net e instalar!

  • Professor
    2016-11-04T21:10:00

    Querem atualização? Então comprem com Windows 10 Mobile, pois tem atualização quase todo dia, porém ficarão com número limitado de Apps.

  • Alexandre Kalil
    2016-11-08T15:28:08

    Oficial... tomaram no froskoi

  • Robert Carvalho
    2016-11-06T09:13:59

    Não estou me gabando não, sempre tive android, porém quando lançou o iphone 6plus, resolvi comprar e experimentar, muitos diziam que tinha limitação de APP entre outras coisas, resumindo, não me arrependi no quesito telefone não compro outro nem tão cedo( a não ser que seja roubado mas tá no seguro kkk), vou receber atualização por um bom tempo...

  • Armando Pinto
    2016-11-01T13:14:12  

    ISSO QUE DÁ COMPRAR SMARTPHONE BARATO! SÓ LAMENTO! ACEITA QUE DÓI MENOS!

    recentes

    populares

    • Armando Pinto
      2016-11-01T13:14:12  

      ... Equeci de dizer que foi na Black Fraude.

    recentes

    populares

    • Armando Pinto
      2016-11-01T13:14:12  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Glauber Duques
    2016-11-01T23:00:51  

    Nunca mais compro Smartphone da Motorola, o meu Moto G3 Turbo tem menos de 1 ano de lançamento e não vai receber. Bando de safados que só querem ganbar dinheiro!

    recentes

    populares

    • Glauber Duques
      2016-11-01T23:00:51  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Everdson Afonso
    2016-11-01T11:53:21  

    Motorola, Produzir para si uma campanha negativa por conta de uma não atualização, vale tanto a ponto perder a confiança do cliente na marca?

    recentes

    populares

    • Everdson Afonso
      2016-11-01T11:53:21  

      Perdeu a minha (2). Tenho um Moto G3 e já tive um Moto G1, estava pensando em comprar algum novo Motorola, agora NÃO MAIS. :)

    recentes

    populares

    • Everdson Afonso
      2016-11-01T11:53:21  

      Tenho um Moto X2 e parece que ele também não será atualizado. A confiança na marca acabou.

  • Luciano Ely
    2016-11-01T22:12:56

    Com essa configuração iria travar!!!

  • Alexandre Kalil
    2016-11-01T21:40:47

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK... rindo até 3025... ...... .... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Fabricio Bonacho
    2016-11-01T20:50:27

    hueheuheuehueheuheueheuheuehuehe android euheuehueheuheuehueheuehuehuehehue

  • Professor
    2016-11-01T11:55:34

    Smartphone de 700 pila e querem atualização....kkkkkkkkkkkkkkk

  • Rafael Silva
    2016-11-01T12:56:40

    Não adianta reclamar tem que agradecer, atualização tem que comprar um novo aparelho android se quiser a nova versão

  • Daniel Lima
    2016-11-01T11:54:18  

    Moto Glixo - Galaxy S6 e S7 Topissimo!

    recentes

    populares

    • Daniel Lima
      2016-11-01T11:54:18  

      Que tal ser um pouco mais inteligente e comparar um Moto G3 com o Glaxy J5 ? Que é seu concorrente da Sansung.

    recentes

    populares

    • Daniel Lima
      2016-11-01T11:54:18  

      Ainda não explodiu, mas superaquecimento, todos tem!

  • Wenderson Bini
    2016-11-01T17:52:07

    Lenovo/Motorola nunca mais. Lenovo vipe k5 está abandonado, com hardware parecido com moto x play nem atualização para o Marshmallow saberemos se vamos receber. Com android 5.1 mal customizado.

  • Felipe Damasceno
    2016-11-01T10:56:38  

    Vcs ai que reclamam de falta de atualização, deveriam parar de reclamar, tenho aplicativos no meu windows phone que nunca foram atualizados! kkkkkk por isso troquei para o zenfone 3.

    recentes

    populares

    • Felipe Damasceno
      2016-11-01T10:56:38  

      Galera, qualquer coisa se torna referência quando o assunto é largar o windows phone. kkk

    recentes

    populares

    • Felipe Damasceno
      2016-11-01T10:56:38  

      Felipe, mas o S.O. Windows Mobile é atualizado direto e por sinal. roda muito bem. Creio que, hoje, seja o melhor S.O. Já a loja de aplicativos....

  • Frederico Junior
    2016-11-01T16:33:24

    Moto g>>>>>>>>>>Cyanogen/ressurection/aosp

  • Vanderléia Cardoso
    2016-11-01T16:04:51

    Tenho um G2! Comprei ele em 2014. Muito bom, nunca me deixou na mão... Mas meu próximo com certeza será um iPhone! Logo você não tem mais atualizações, fica de fora, um descaso... mas fazer o que! Foi uma escolha minha ter comprado!