Redes sociais

21/11/2016 13h53 - Atualizado em 21/11/2016 14h08

Em 36 horas, estudantes resolvem problema de notícias falsas no Facebook

Carolina Ribeiro
por
Para o TechTudo

Os alunos Nabanita De, Anant Goel, Qinglin Chen e Mark Craft desenvolveram o plugin FiB para Google Chrome com o objetivo de impedir a divulgação de notícias falsas no Facebook. A extensão, criada em 36 horas durante o hackathon na Universidade de Princeton, analisa o conteúdo publicado na rede social e detecta se as publicações são confiáveis ou não.

Google anuncia Fact Check; recurso checa se notícia é verdadeira ou falsa

Em meio às polêmicas da eleição presidencial americana em 2016, o Facebook decidiu intensificar as medidas para conter a divulgação de conteúdo enganoso. Recentemente, a rede social anunciou que impedirá anúncios de sites que divulgam notícias falsas em sua plataforma.

Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen and Mark Craft desenvolveram plugin para combater notícias falsas no FacebookEstudantes desenvolveram plugin para combater notícias falsas no Facebook (Foto: Reprodução/Mashable)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Em entrevista ao site Mashable, Nabanita – uma das criadoras da ferramenta – informou que o plugin teve 50 mil downloads até o momento. Segundo a jovem, o objetivo do grupo era descobrir uma forma de lidar com as informações divulgadas no Facebook.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo. 

A extensão funciona da seguinte forma: é analisada a fonte que divulga o conteúdo – como notícias e imagens –  para os usuários da rede social.

Após o post ser verificado, é filtrado com uma “pontuação de confiança”, seja  de “verificado” ou “não verificado”. Dessa forma, a pessoa consegue saber se a publicação é confiável ou não baseado no aprendizado de outros usuários.

Qualquer desenvolvedor pode fazer a sua contribuição para melhorar a extensão, já que os jovens deixaram a ferramenta em código aberto. Apesar do projeto ter sido idealizado sem a participação do Facebook, Nabanita incentiva uma futura força-tarefa junto com a rede social para aprimorar o plugin. 

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Costa
    2016-11-24T01:33:22

    Muito bacana!!!!