Placas

24/11/2016 06h00 - Atualizado em 24/11/2016 06h00

Entenda o que são os Stream Processors das placas AMD

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

As placas de vídeo da AMD contam com processadores gráficos que possuem Stream Processors em contagens que podem superar a casa das duas mil unidades por GPU. Mas o que são esses Stream Processors? O que eles fazem e qual é a comparação possível desses componentes com a NVIDIA? O texto a seguir vai explicar de forma simples como funciona uma GPU para que você entenda porque os Stream Processors são importantes nas placas Radeon.

Core i5 ou Core i7: veja qual processador vale a pena investir

Entendendo uma GPU

Processadores gráficos da AMD contam com núcleos chamados de Stream Processors (Foto: Divulgação/AMD)Processadores gráficos da AMD contam com núcleos chamados de Stream Processors (Foto: Divulgação/AMD)

Processadores gráficos, ou GPUs, são unidades desenvolvidas para atingir uma ótima performance na hora de processar uma grande quantidade de dados ao mesmo tempo, estabelecendo um conceito conhecido como alto grau de paralelismo. Para exceder nessa demanda, esse tipo de processador conta com uma contagem de núcleos muito alta.

No caso das placas da AMD, os Stream Processors são esses núcleos, responsáveis pelo trabalho pesado de processamento de dados realizado pela placa.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular 

Núcleos, centenas ou milhares deles

A R9 Fury X deixa a Radeon RX 480 longe com a contagem de 4.096 Stream Processors (Foto: Divulgação/AMD)A R9 Fury X deixa a Radeon RX 480 longe com a contagem de 4.096 Stream Processors (Foto: Divulgação/AMD)

Placas de vídeo são componentes bastante específicos e é por isso que dispõem de hardware tão diferente. No caso específico da AMD, os tais Stream Processors referem-se aos núcleos computacionais disponíveis no processador gráfico (GPU) das Radeon. Assim como existem CPUs dual ou quad-core, existem GPUs com quantidades variadas de núcleos.

A Radeon RX 480, principal placa de vídeo lançada pela AMD em 2016, conta com 2.304 desses processadores. A RX 470, que possibilita performance um pouco abaixo da 480, tem 2.048 desses núcleos. Em geral, em termos de AMD, quanto mais desses núcleos Stream, melhor é a performance da placa de vídeo.

É possível comparar os Stream Processors da AMD com a Nvidia?

As placas da Nvidia também contam com um design que envolve uma enorme quantidade de núcleos de processamento. Entretanto, nas placas da marca, o nome é outro: em vez de Stream Processors, são os núcleos CUDA.

Embora você possa usar uma comparação superficial de contagem de Stream Processors com núcleos CUDA, as duas tecnologias não são totalmente equivalentes (Foto: Divulgação/AMD)Embora você possa usar uma comparação superficial de contagem de Stream Processors com núcleos CUDA, as duas tecnologias não são totalmente equivalentes (Foto: Divulgação/AMD)

Em  termos leigos, sim, você pode comparar placas das duas marcas a partir da contagem de núcleos disponíveis em seus processadores para ter uma ideia geral do tipo de desempenho de uma e outra. Entretanto, é importante dizer que as duas tecnologias não são equivalentes.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo 

Em primeiro lugar, os Stream Processors são menores, mais simples e tendem a rodar em frequências mais baixas do que os CUDA, maiores e mais complexos. Além disso, o tipo de instruções aceito pelas placas da AMD é diferente daquele usado pela Nvidia, o que equivale dizer que um Stream Processor e um CUDA, embora desempenhem a mesma tarefa, acabam realizando-a de formas diferentes, o que torna comparações diretas entre as duas tecnologias uma má ideia.

Em resumo, a contagem de núcleos Stream da AMD e da Nvidia pode ser vista por você como um indicador geral de performance, mas não uma medida definitiva: não é possível, por exemplo, dizer que 2.000 núcleos CUDA equivalem a 2.000 Stream Processors.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Rizzo
    2016-11-28T14:05:56  

    Não ficou muito claro. Faltou exemplo e detalhes.

    recentes

    populares

    • Andre Rizzo
      2016-11-28T14:05:56  

      Né não ! Matéria complicada... Que tal exemplo das mesmas em atividades, tabela de comparações ! Custo X benefícios ! @,@ Y