Redes sociais

18/11/2016 09h00 - Atualizado em 18/11/2016 10h59

Golpe no WhatsApp engana usuários com promessa de créditos para celular

Ana Marques
por
Da redação

Um novo golpe está enganando os usuários do WhatsApp, segundo um alerta da empresa de segurança PSafe Tecnologia. Desta vez, os alvos são clientes de planos pré-pagos que são convidados a participar de uma suposta promoção para ganhar créditos grátis para celular.

Segundo dados da PSafe, mais de 25 mil brasileiros já foram vítimas da ameaça em menos uma semana. Vale lembrar que o mensageiro é atingido constantemente por esse tipo de armadilha devido à sua popularidade: são mais de 100 milhões de usuários no Brasil.

WhatsApp ‘plus’, ‘desconto’ e outras ameaças: conheça os golpes no app

Golpe usa falsa promoção para enganar usuários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)Golpe usa falsa promoção para enganar usuários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)



Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O golpe consiste em uma mensagem que chega pelo app de mensagens com o texto: "Créditos Grátis para Celular" acompanhado de um link para uma página externa. Ao abrir o site, há instruções para que o usuário compartilhe a suposta promoção com dez amigos e cinco grupos. A tática é a mesma presente em ameaças denunciadas previamente, como o que usava o nome da Latam para oferecer falsos descontos em passagens aéreas.

Golpe usa falsa promoção para enganar usuários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)Golpe usa falsa promoção para enganar usuários do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)



Em seguida, o usuário é levado a fazer o download de um aplicativo fraudulento que pode roubar seus dados. O mecanismo também pode pedir o número de celular e cadastrá-lo em serviços de SMS pagos.

Para evitar esse tipo de ataque, os usuários devem ter cautela ao receber links de qualquer pessoa pelo WhatsApp. Além disso, é altamente recomendado ter um antivírus no celular para impedir a instalação de programas mal intencionados. Veja aqui uma lista com os melhores antivírus para Android. Para o iPhone (iOS), uma opção é o Avast SecureMe.

Golpe no WhatsApp: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rick
    2016-11-18T21:31:58  

    Vou chamar esse vírus de Temer... Pq isso sim foi golpe !

    recentes

    populares

    • Rick
      2016-11-18T21:31:58  

      Foi golpe sim !

    recentes

    populares

    • Rick
      2016-11-18T21:31:58  

      Foi o que eu disse , golpe na JARARACA

  • Jameson Junior
    2016-11-18T23:22:06  

    Mais falso que o 87 do sport

    recentes

    populares

    • Jameson Junior
      2016-11-18T23:22:06  

      Flamenguista trouxa, Sport verdadeiro campeão de 87.

    recentes

    populares

    • Jameson Junior
      2016-11-18T23:22:06  

      campeao contra guarani, inter de limeira, treze, nautico, bangu, ceara, criciuma é facil, quero ver jogar contra cruzeiro, inter, gremio, sao paulo, corinthians, atletico mg, etc 87 do sport é serie B rapaz, se contente.

  • Rafael Rejaili
    2016-11-19T06:58:11  

    Volta Meu Presidente o Brasil precisa de você

    recentes

    populares

    • Rafael Rejaili
      2016-11-19T06:58:11  

      Está sem o bolsa família né???kkkkkk

    recentes

    populares

    • Rafael Rejaili
      2016-11-19T06:58:11  

      MULA DA SILVA vai fugir . MULINHA já fugiu !

  • Rafael Rejaili
    2016-11-19T06:53:39  

    VoltaPresidenteLula

    recentes

    populares

    • Rafael Rejaili
      2016-11-19T06:53:39  

      Ummm! lembrou que precisa arranjar um emprego agora?

    recentes

    populares

    • Rafael Rejaili
      2016-11-19T06:53:39  

      MULA DA SILVA vai fugir . MULINHA JÁ FUGIU !

  • Reginaceliabelotachagas Pereira
    2016-11-19T21:20:08

    eu acho que o golpe de dos antvirus pois depois da reportagem eles dão uma lista de antivirus pra vc comprar kkkkkkkk

  • Samir
    2016-11-19T19:46:38

    Qual e a moral do PSafe um dos maiores propagador de Adware

  • Fábio Milanez
    2016-11-19T19:13:47

    gente iNdiota

  • Almir Pereira
    2016-11-19T12:43:43

    qualquer partido que esteja no poder jamais vai pensar em trabalhar pelo povo.

  • Kenseiden
    2016-11-19T07:59:59

    Não existe créditos grátis, você acaba pagando de alguma forma pela ambição de lucrar uns trocados.

  • Leticia A.
    2016-11-19T07:57:40

    Esse povo tem o Q.I mto baixo mesmo. Na crise em que vivemos ninguém da nada ninguém de graça não! Fiquem mais atentos!

  • Tulio Nogueira
    2016-11-19T05:43:52

    Instalei e perdi minha internet. Apaguei o aplicativo e a internet voltou. O que pode ter acontecido?

  • Marcelo Silva
    2016-11-19T00:07:53

    e o parmeira continua sem mundial.....

  • Jameson Junior
    2016-11-18T23:21:50

    tem q ser mt inocente pra cair nisso

  • Manoel Filho
    2016-11-18T22:52:50

    será que tem algum politico envolvido neste negocio ai?

  • Isac Santos
    2016-11-18T22:30:52

    Isso não e golpe, é só uma cambada de 'otaro' quebrando a cara mais uma vez por querer ganhar vantagem sem pagar kkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  • Saudações Negras
    2016-11-18T21:34:24

    Essas empresas devseguranca , lançam o golpe e depois vem com essa de anti vírus !

  • Romerson Araujo
    2016-11-18T18:25:18  

    Uso Iphone. nao sei o q é isso.

    recentes

    populares

    • Romerson Araujo
      2016-11-18T18:25:18  

      Olha outro aplicando golpe.O que tem haver usar iphone? Quem usa Ibhostaphone não usa whatsapp? É comédia mesmo.

    recentes

    populares

    • Romerson Araujo
      2016-11-18T18:25:18  

      Quem pode comprar um Samsung Galaxy S7, nunca mais volta a utilizar a mesmice do Iphone...

  • Ferreira Antonio
    2016-11-18T21:22:20

    cuidado com a fonte de app e menssagens

  • Jose Lima
    2016-11-18T21:05:41

    É LADRÃO POR FORA E LADRÃO POR DENTRO...

  • Rick
    2016-11-18T20:59:00

    Nossa a grande empresa PSafe ??? o Mesmo PSafe que parece o Baidú ? q vc pisca o negocio ja ta instalado na máquina... é esse mesmo ?

  • Jdkksd Djksakldsjkal
    2016-11-18T19:16:17

    KKKKKKKKKKKKKK TROUXAA TEM DE SE LAASCAR MESMO.. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Rodolpho Pereira
    2016-11-18T15:04:42  

    E alguém caiu nisso? Jura?

    recentes

    populares

    • Rodolpho Pereira
      2016-11-18T15:04:42  

      cai msm.... vacilei cara

    recentes

    populares

    • Rodolpho Pereira
      2016-11-18T15:04:42  

      uma dúvida, vc é o namorado do Rodolpho? Ou tá só defendendo ele da ofensa por simpatia msm?

  • Marcelo
    2016-11-18T15:10:39  

    Mais falso do que ter 2 mundiais e uma liberta!!!

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-11-18T15:10:39  

      Curintia time governamental!!!!!

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-11-18T15:10:39  

      Mais falso que uma garrafa de 51 ser mundial! HUAHUAHUHAUA

  • Reginaldo César
    2016-11-18T18:35:20

    não tenho dó de quem cai nessas armadilhas, pois só cai quem quer se dar bem acima de qualquer coisa.

  • Davi Livre
    2016-11-18T17:47:38

    O povo não aprende nunca!! Ninguém dá nada de graça!