Placas

07/11/2016 06h00 - Atualizado em 07/11/2016 06h00

Intel Core i7 5500U é bom? Conheça o processador em detalhes

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Core i7 5500U é um processador de notebooks e computadores compactos que aparece em uma grande quantidade de dispositivos à venda no mercado brasileiro. Diante dessa popularidade, é comum surgirem dúvidas sobre a potência do Core i7 5500U, suas vantagens e desvantagens, e como é seu desempenho em relação a um processador de sexta geração. Siga a leitura para conhecer em detalhes o processador dual-core da Intel e esclarecer suas dúvidas antes de definir uma compra.

Qual a diferença entre Core i3, Core i5 e Core i7?

Conhecendo os processadores “U” da Intel

Sempre que você se deparar com um modelo de processador com a letra “U” na nomenclatura, como é o caso do i7 5500U, você está olhando para uma CPU desenvolvida para não esquentar demais, economizar energia e ser ideal para computadores portáteis ou muito compactos.

i7 5500U faz parte da quinta geração da Intel e é voltado para notebooks (Foto: Divulgação/Intel)i7 5500U faz parte da quinta geração da Intel e é voltado para notebooks (Foto: Divulgação/Intel)









Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

E isso resume bem o i7 5500U: é um processador que não oferece o mesmo desempenho de versões do i7 para desktops, mas quando comparado com as opções para laptops, ainda é uma das melhores escolhas no mercado.

Especificações

Além dos notebooks, i7 5500U aparece em computadores compactos, como o Intel Nuc (Foto: Divulgação/Intel)Além dos notebooks, i7 5500U aparece em computadores compactos, como o Intel Nuc (Foto: Divulgação/Intel)

O i7 5500U é um processador de dois núcleos, mas que é capaz de simular outros dois núcleos lógicos, funcionando como um quad-core. Em termos de velocidade, ele atinge 2,4 GHz na maior parte do tempo, mas em situações de alta demanda, acelera automaticamente para 3.0 GHz. Conta com 4 MB de cache e segue o design da Intel para baixo consumo de energia, rodando com modestos 15 watts em performance máxima.

Os números são bons e colocam esse processador entre as melhores opções do mercado brasileiro quando o assunto são computadores ultra compactos, como o Intel Nuc e Gigabyte Brix, ou em notebooks, onde esse chip tem boa presença.

Broadwell vs Skylake

O i7 5500U é um chip da quinta geração (o primeiro número da nomenclatura indica isso), também chamada de Broadwell pela Intel e que teve lançamento no começo de 2015. O seu substituto é da sexta geração, o i7 6500U, da arquitetura Skylake.

Essa distinção é importante em dois pontos: primeiro, serve para que o consumidor interessado em investir na tecnologia mais recente tenha como escolher. O outro ponto, talvez mais significativo, é que o chip da sexta geração tira proveito de uma série de tecnologias introduzidas pela Intel nessa arquitetura, como a performance gráfica muito superior e economia de energia.

Performance gráfica

Ainda é fácil encontrar o i7 5500U em notebooks vendidos no Brasil (Foto: Zingara Lofrano/TechTudo)Ainda é fácil encontrar o i7 5500U em notebooks vendidos no Brasil (Foto: Zingara Lofrano/TechTudo)

O Core i7 5500U abriga em seu interior um processador gráfico da Intel. A performance da GPU embutida nesse i7 é o ponto em que ele mais demonstra o envelhecimento: a HD Graphics 5500 roda com velocidade máxima de 950 MHz, mas se mostra bem distante da performance obtida por placas de vídeo dedicadas em laptops e mesmo quando comparada à GPU que a substitui, encontrada no Core i7 6500U.

Esse detalhe é importante para quem quer um computador para jogos, ou considera uso que envolva programas mais pesados. A GPU desse processador não vai deixar o usuário na mão, mas certamente se mostrará consideravelmente mais lenta do que as outras opções.

Outro detalhe interessante é que a HD Graphics 5500 não possui aceleração de hardware para decodificar vídeos em HEVC x265. Isso não significa que assisti-los num PC com essa placa seja impossível, mas sim que o processo pode não ser tão eficiente quanto na placa substituta ou em uma GPU dedicada.

Há opções melhores?

O mercado brasileiro demora um pouco para atualizar, mas hoje já existe uma boa quantidade de notebooks que rodam com o substituto do 5500U: o 6500U. Se a dúvida for um desses dois processadores para determinar a sua compra, não hesite: o 6500U é uma unidade bastante superior em termos de performance gráfica e consumo, conforme uma grande quantidade de benchmarks vem atestando ao longo do último ano.

Qual é o melhor notebook com Core i7 e touchscreen: Geforce ou Radeon? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jhonathan Gomes
    2016-11-07T16:28:53  

    O modelo sucessor do 6500U também ja foi lancado, o 7500U há menos de dois mês atrás.. quando vc pensa q comprou algo novo, a industria lança um mais moderno, sempre assim. Impossível se manter atualizado!

    recentes

    populares

    • Jhonathan Gomes
      2016-11-07T16:28:53  

      Sim, foi lançado, mas no Brasil... Sempre estamos um ou dois passos atrás.

    recentes

    populares

    • Jhonathan Gomes
      2016-11-07T16:28:53  

      Talvez o seu foco esteja errado; O objetivo não é ficar atualizado, é ele satisfazer suas necessidades. Usei um notebook por 8 anos, só troquei agora por que ele quebrou.

  • Tiago Moritz
    2016-11-08T20:36:59

    Udeiooo processadores integrados!!!

  • Antonio Jr
    2016-11-07T16:26:19

    Já temos i7 mobile de 7a. geração e o articulista preocupado com as velharias encalhadas lá fora que desovam por aqui...