Impressora 3D

17/11/2016 06h30 - Atualizado em 17/11/2016 06h30

Pesquisadores criam tecnologia para impressão 3D usando lixo; conheça

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma nova forma de criar filamentos para impressoras 3D promete reduzir os custos dos materiais necessários para impressão. A técnica, chamada Modelação de Deposição Fundida (FDM, na sigla em inglês), é capaz de reciclar lixo doméstico e transformá-lo em plástico reforçado, que pode ser usado em qualquer periférico já disponível no mercado.

M3D Pro: impressora 3D está mais veloz e com mais precisão nos detalhes

O processo foi desenvolvido na Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, pela professora Kim Pickering. Uma de suas possíveis aplicações é o barateamento de produtos de luxo, como carros, cujas peças poderiam ser criadas com facilidade usando material reciclado.

Técnica produzida na Nova Zelândia permite usar lixo comum para produzir filamentos de plástico (Foto: Reprodução/Stuff)Técnica produzida na Nova Zelândia permite usar lixo comum para produzir filamentos de plástico (Foto: Reprodução/Stuff)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Uma das vantagens da nova técnica é que os equipamentos necessários para usá-la podem ser montados com facilidade mesmo por pessoas que não tenham conhecimentos avançados em impressão 3D. Além disso, há uma redução de custos com material, uma vez que só é necessário adquirir os novos aparelhos.

“Existe uma visão de que toda casa, um dia, terá uma impressora 3D. Não sei se chegaremos tão longe, mas a vantagem do FDM é ser barato e poder ser montado por qualquer pessoa”, reforça Pickering. A tecnologia, entretanto, ainda não possui uma data estimada de quando será acessível ao público.

A professora aponta que a equipe tem recebido feedback positivo de empresas interessadas em usar a tecnologia, já que ela é capaz de reduzir a quantidade de lixo produzido, aumentando a produtividade e a eficiência, reduzindo também a quantidade de material enviado aos lixões.

Via 3Dprint e Stuff

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares