09/11/2016 08h05 - Atualizado em 28/11/2016 15h37

Saiba como é e o que vem na caixa do PlayStation VR, aparelho para PS4

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O PlayStation VR, ou apenas “PS VR”, foi lançado pela Sony e faz uso de jogos para o PS4 com tecnologia de realidade virtual. Já são mais de 30 títulos disponíveis para o aparelho, que promete transportar o jogador para dentro do jogo. Saiba como funciona e o que vem na caixa do óculos de realidade virtual.

PlayStation VR impressiona com o realismo de Resident Evil 7

Caixa: quase um PS4

A caixa do PS VR é enorme. É robusta e difícil de carregar apenas com uma mão. Tem cerca de 35 centímetros de comprimento e um pouco mais que 20 centímetros de altura. Tem quase o mesmo peso que a caixa de um videogame pequeno, como o Nintendo Wii ou Nintendo Wii U.

Caixa do PS VR em detalhes (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)Caixa do PS VR em detalhes (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

Mas por qual motivo um aparelho tão pequeno quanto o PS VR teria uma caixa tão grande? A pergunta é válida, pois ele realmente não é um acessório tão robusto. Porém, a caixa tem uma quantidade de proteção considerável para o visor, o que é algo compreensível, dado seu alto custo em todo o mundo, mesmo para os padrões do dólar.

Comparação entre a caixa do VR e de um jogo do PS4- com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)Comparação entre a caixa do VR e de um jogo do PS4 (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)


Para se ter uma ideia melhor das dimensões da caixa, confira uma foto ao lado de um jogo de PS4, em tamanho normal:

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Visão superior da caixa do PS VR -com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo )Visão superior da caixa do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

E uma visão superior da caixa, mostrando ainda o detalhe das cores-tema do PS4, sempre branco e azul, além de um pouco mais de seu tamanho total:

Primeira abertura da caixa do PS VR - com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo )Primeira abertura da caixa do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

Ao abrirmos a caixa pela primeira vez, é possível notar que ela é apenas uma “casca”, já que há outra caixa por dentro, protegida ainda por uma fita limitadora. Essa é verdadeira “casa” do PS VR, onde ele está protegido.

Aparelhagem extra

Acessórios que acompanham o PS VR em suas caixas-com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo  )Acessórios que acompanham o PS VR em suas caixas-com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

O PS VR vem com outros componentes dentro da caixa além do visor de realidade virtual. São eles as primeiras coisas que vemos, assim que a segunda caixa é aberta. Todos estão arrumados em caixas menores, azuis, indicando ainda um diagrama de arrumação e instalação.

Dentro de uma destas caixas menores, vem a unidade de processamento do PS VR. Sem ela, o visor não funciona. Seu visual lembra um “mini PS4”, mas serve para ligar cabos que ficam na TV e também no console.

Acessórios que acompanham o PS VR em suas caixas-com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo  )Acessórios que acompanham o PS VR em suas caixas (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

No detalhe da unidade de processamento, é possível ver algumas de suas entradas. Um cabo HDMI vai para a TV, enquanto outro fica com o PS4. Se você não tiver um cabo HDMI extra em casa, não e preocupe, pois o PS VR vem com o seu próprio – basta usar o segundo que já é utilizado no próprio console.

Detalhe da unidade de processamento do PS VR- com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo  )Detalhe da unidade de processamento do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

Para fins de comparação, novamente uma caixa padrão de jogo do PS4, desta vez ao lado da unidade de processamento do PS VR, a seguir:

Unidade de processamenro do PS VR- com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)Unidade de processamenro do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

Além de cabos e CPU, a caixa do PS VR também acompanha um disco de demonstração, com diversos jogos já disponíveis no lançamento do acessório, como EVE Valkyrie, Thumper, Job Simulator, PS VR Worlds, Battlezone, Driveclub VR, além de outros que ainda vão sair, como Resident Evil 7.

Demonstração do PS VR com cabos do visor - com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)Demonstração do PS VR com cabos do visor (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

As demonstrações, no geral, são bem limitadas, mas cumprem com seu objetivo, que é o de dar uma prévia das capacidades iniciais do PS VR e de seu efeito de imersão total do usuário que o utiliza.

O PS VR

Assim que sai da caixa, o PS VR demonstra sua imponência. Apesar de não ser tão grande quanto parece nas fotos, o aparelho tem uma parte frontal ligeiramente avantajada. As cores preta e branca predominam, principalmente na visão frontal.

PlayStation VR é o óculos de realidade virtual do PS4 - com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)PlayStation VR é o óculos de realidade virtual do PS4 (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

O PS VR vem ainda com um cabo acoplado em sua parte traseira, para ser ligado à unidade de processamento, por meio de uma extensão. Esse cabo não é desconectado do visor nunca e deve ser usado em conjunto.

Visão frontal do PS VR- com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)Visão frontal do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

Como já foi visto em fotos anteriores, o PS VR tem acoplagens ideais para encaixar a cabeça jogador, como na parte superior e parte traseira, que forma uma espécie de arco completo para o encaixe.

Visão superior do PS VR - com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo )Visão superior do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

Há ainda pequenos detalhes, como o controle de ligar e desligar, aumentar e reduzir volume do fone de ouvido e também um botão de mudo completo. Vale lembrar que o PS VR vem com um pequeno fone, mas é compatível com qualquer outro fone que use entrada do tipo P2.

Detalhe do controle de volume e energia do PS VR-com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)Detalhe do controle de volume e energia do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

Por dentro do aparelho, pouco mistério, a não ser pelas grossas lentes que dão acesso à visão de realidade virtual e a proteção em plástico, que fica em volta do olho do jogador, obstruindo a visão para o “mundo de fora”.

Detalhe interno do PS VR- com marca (Foto: Felipe Vinha/Techtudo )Detalhe interno do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

A parte inferior do visor também traz um botão, que serve para expandir ou contrair o corpo frontal do PS VR, para que seja bem ajustado à cabeça de quem usa, e também para melhorar a visão do efeito de realidade virtual, caso esteja pouco configurado.

Detalhe da parte inferior do PS VR-com marca  (Foto: Felipe Vinha/Techtudo )Detalhe da parte inferior do PS VR (Foto: Felipe Vinha/Techtudo)

O PS VR chega com mais de 30 jogos ao mercado e com uma caixa robusta que diz muito sobre a qualidade e delicadeza do aparelho. Apesar de grande, ela abriga poucos componentes.

Qual a sua opinião sobre o Oculus Rift? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares