TV

27/11/2016 07h00 - Atualizado em 27/11/2016 07h00

Smart TV Sony ou LG: veja qual marca tem os melhores modelos

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

LG e Sony são duas das grandes fabricantes de smart TVs presentes no Brasil. Ambas contam com aparelhos de ponta, trazendo painel com resolução 4K e tecnologia HDR, características que têm chamado a atenção dos consumidores.

Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs

Para facilitar o trabalho de quem está querendo comprar uma nova smart TV, serão avaliados diversos aspectos que devem ser considerados, como qualidade de imagem, preço, disponibilidade e assistência técnica. Veja qual vale mais a pena comprar.

Gama de produtos: LG

O catálogo da LG reúne mais de 70 smart TVs. A lista abrange aparelhos com variados tamanhos (de 32 a 105 polegadas), resoluções (HD, Full HD e 4K) e recursos, o que resulta em muitas faixas de preço.

LG tem mais de 70 smart TVs à venda no Brasil (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)LG tem mais de 70 smart TVs à venda no Brasil (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Na Sony, por outro lado, há apenas 11 televisores smart disponíveis em seu site oficial. Oito deles são 4K, e os outros três são Full HD. Além de menos opções, os clientes tendem a pagar mais comprando uma TV inteligente da Sony.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Sistema operacional: Sony

A LG emprega o webOS em suas smart TVs, enquanto a Sony adota o Android TV. Os dois sistemas operacionais têm sido bastante elogiados, mas o desenvolvido pelo Google traz benefícios consideráveis, dando a vitória neste quesito à Sony.

A principal vantagem do Android TV é um Android. Isso significa, em primeiro lugar, integração nativa com a maior parte dos smartphones e tablets disponíveis no mercado. Outra agradável consequência é a presença da Play Store, que dá acesso a uma quantidade de aplicativos muito superior a de smart TVs concorrentes. Nisso, estão incluídos jogos, cujo progresso é salvo via Google Play Games, permitindo continuar a partida em outros dispositivos Android.

Android TV, sistema usado nas smarts da Sony, tem mais apps (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)Android TV, sistema usado nas smarts da Sony, tem mais apps (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Assim como outras fabricantes que trabalham com a plataforma do Google, a Sony colocou microfone no controle remoto dos aparelhos. Dessa forma, os usuários podem realizar pesquisas de voz pelo Google Now, o que é particularmente interessante nas televisões, dada a dificuldade em digitar sem um teclado próprio para isso.

A plataforma também conta com o Google Home – antigo Google Cast -, aplicativo que permite transmitir vídeos e fotos do celular direto para a tela da TV. Ele funciona não apenas com telefones Android, mas também com devices iOS, MacBook, Windows e Chrome OS.

Por último mas não menos importante, as Android TVs são as únicas do mercado atual que oferecem algum armazenamento interno significativo. Quase todos os modelos vêm com 16 GB de memória, o que por si não é grande coisa, mas é melhor do que nenhum espaço – como é o caso das smarts da LG.

Antigo Google Cast, Google Home transmite conteúdos de dispositivos Android e iOS para Android TV (Foto: Divulgação/Google)Antigo Google Cast, Google Home transmite conteúdos de dispositivos Android e iOS para Android TV (Foto: Divulgação/Google)

Todos os méritos do sistema utilizado pela Sony não significam que o webOS seja ruim. Pelo contrário, sua interface é bastante aclamada pela elegância e facilidade de uso. Ela permite mexer nas configurações da TV sem interromper a exibição de conteúdos, algo que as rivais não conseguem.

O ambiente também possibilita criar atalhos para apps favoritos na tela principal. O sistema é constantemente avaliado por usuários como rápido e fluido, e os aplicativos essenciais estão lá. Em suma, o webOS é uma boa plataforma, mas perde para um sistema robusto e com muitos recursos como o Android.

Imagem e Som: LG

 Em termos de qualidade de imagem e som, a disputa entre as fabricantes é apertada. Tanto LG quanto Sony oferecem especificações interessantes em seus aparelhos, que têm características parecidas de acordo com a faixa de preço.

Smart TVs de cerca de R$ 5 mil das duas fabricantes apresentam resolução 4K, função HDR, recursos de aprimoramento de nitidez e taxa de atualização mínima de 60 Hz. Via de regra, o som tem potência mínima de 20 W e traz tecnologia Dolby.

A vantagem da LG neste tópico é porque, além do HDR comum, alguns modelos da marca contam com o Dolby Vision. A tecnologia proporciona até 10 vezes mais brilho do que o HDR tradicional, melhorando ainda mais a nitidez e contraste das imagens.

LG tem smart TVs com tecnologia Dolby Vision (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)LG tem smart TVs com tecnologia Dolby Vision (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

Disponibilidade e preço no Brasil: LG

A LG ganha disparado quando se trata de disponibilidade de modelos no Brasil. Buscas em sites de comparativo de preço exibem quase o dobro de smart TVs da marca do que da concorrente Sony. O mesmo acontece nos sites das grandes lojas do varejo nacional, onde a oferta de aparelhos da LG é muito superior.

Em consequência disso – e como já observado no primeiro tópico deste comparativo -, os preços da LG são bem mais em conta. Uma das smart TVs mais baratas da Sony é a Full HD KDL-48R555C, de 48 polegadas, que sai por cerca de R$ 2.400. Já na LG, a versão com menor preço é a LG 32LH560B, de 32 polegadas, encontrada por aproximadamente R$ 1.100.

Smart TVs da LG são mais baratas e fáceis de encontrar no Brasil (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)Smart TVs da LG são mais baratas e fáceis de encontrar no Brasil (Foto: Leonardo Ávila/TechTudo)

É claro que os dois modelos têm tamanhos muito diferentes, o que justifica o preço da TV da Sony. Mas, para quem quer ter opção de escolher smart TVs mais caras ou mais baratas, e comprar na loja de preferência, a LG é a melhor pedida.

Garantia e assistência técnica: LG

A LG oferece garantia de 12 meses para todos os televisores e conta com assistência técnica autorizada em todo país. Além disso, em São Paulo há um centro de atendimento próprio, o Service Center, e atendimento de reparo em casa, restrito às TVs de mais de 41 polegadas.

A Sony também dá garantia de um ano para seus produtos e possui assistência técnica em todo território nacional. No entanto, como não possui um serviço diferencial como a LG, a fabricante perde neste quesito.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

Conclusão: LG

Ambas as marcas têm smart TVs de ótima qualidade no mercado nacional. Faz sentido escolher a Sony se você preza pela variedade de apps e quantidade de recursos que o Android TV traz consigo.

LG traz sistema operacional simples e preço mais baixo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)LG traz sistema operacional simples e preço mais baixo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Mas, para grande parte do público, a LG vai ser uma opção melhor. A simplicidade do sistema operacional é compensada por facilidade de uso, preços mais baixos e disponibilidade maior, sem que isso represente uma redução na qualidade de imagem e som.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius
    2018-12-22T12:37:40

    já se foi a época da sony. sony é insuperavel na linha de audio alem dos celulares. lg hoje e a top nos televisores junto com a samsung.

  • Thiago Sousa
    2018-08-27T00:11:57

    A sony sai na frente em minha opinião, mas o que me impede de compra-la é assistencial técnica, as regiões norte e nordeste do brasil q deu problema fora da garantia pode jogar fora o aparelho, porque do mesmo jeito que vai fia correio, volta e se levar na justiça ele pagam o preço que ela vale com defeito. Resumindo, dificilmente a sony da manutenção em seus aparelhos que etão fora do prazo de garantia.

  • Cassio Rauber
    2018-02-08T10:52:27

    Imagem e som é Sony. Fato.

  • Edivaldo Kretly
    2016-11-27T10:53:56

    A MELHOR MARCA DE TV QUE EXISTE NO MUNDO HOJE, CHAMA SE LG, DEPOIS VEM A SAMSUNG! A SONY É UMA DAS PIORES, A IMAGEM NÃO É BOA, E ACREDITEM! TV SONY MORRE PIXELS...ISSO MESMO! COM A MORTE DO PIXEL FICA UM PONTO ESCURO NA TELA. TENHO CINCO TVS EM MINHA CASA...TENHO MUITA EXPERIÊNCIA COM ESTAS MARCAS NO DIA A DIA...

  • Carlos Silveira
    2016-11-27T23:52:40  

    Claro que a matéria é paga. Primeiro porque compara duas marcas e não inclui a mais vendida no país, que é a Sansung. Segundo porque dizer que imagem e som da LG são melhores que da Sony parece piada.

    recentes

    populares

    • Carlos Silveira
      2016-11-27T23:52:40  

      Tenho 2 TV Sony Bravia há 7 anos, parecem novas... Acabei de adquirir uma nova da Sony, a lançamento de dez/16, perfeita...

    recentes

    populares

    • Carlos Silveira
      2016-11-27T23:52:40  

      minha kdl-ex525 está comigo há 5 anos e até agora funciona muito bem

  • Alexandre Botelho
    2017-07-08T00:09:17

    Sony é sony ,pra tv é a melhor

  • Joana Custodio
    2016-11-27T11:40:55  

    Uma marca que ninguém falou e acho que é a melhor do Universo: Sorte.

    recentes

    populares

    • Joana Custodio
      2016-11-27T11:40:55  

      Tô bem satisfeito com a minha LG 49UF8500. Imagem e sistema bem melhor que a Samsung UN48J5500AG do meu irmão. Vai fazer 2 anos que tô com a TV e nunca me deu problemas, só alegria.

    recentes

    populares

    • Joana Custodio
      2016-11-27T11:40:55  

      Sim, sorte! e quando falamos de sorte, compre garantia estendida, sempre, vale a pena...

  • Boneco Usurpador
    2017-03-14T16:50:16

    Muito boa matéria. Continuem assim, sempre encontro as comparações que preciso aqui no techtudo! No caso estava em dúvida entre Sony e LG.

  • André Rb
    2016-11-28T14:40:17  

    A matéria peca em incluir apenas 2 modelos num comparativo sem qualquer outra informação de referência. Aponta os recursos que elas suportam, mas não diz o que isso significa na prática. O que o usuário irá notar.

    recentes

    populares

    • André Rb
      2016-11-28T14:40:17  

      No meu caso, nem LG nem Sony a coisa ruim é a TV sanssung que comprei para a copa de 2014, antes de acabar a copa ela comecou a borrar a imagem , liguei para a sanssung eles mandaram seus técnicos consertou a TV mas em menos de 1 ano tudo de novo.

  • Wanderson Fróes
    2016-12-02T12:42:46

    Esses comentários não representam exatamente a experiência que o usuário tem com o seu aparelho, marca de tv, smartphone é igual time de futebol, cada um tem o seu.

  • André Nunes
    2016-11-27T11:41:10  

    Techtudo é uma piada...

    recentes

    populares

    • André Nunes
      2016-11-27T11:41:10  

      Piada é o seu comentário

  • Ubaldo Oliveira
    2016-11-27T10:36:24  

    Essa reportagem tá parecendo coisa encomendada. E a Sansung?

    recentes

    populares

    • Ubaldo Oliveira
      2016-11-27T10:36:24  

      Perdi meu tempo vendo essa bobagem... matéria paga, sem dúvida!

    recentes

    populares

    • Ubaldo Oliveira
      2016-11-27T10:36:24  

      mas esta comparando duas marcas, LG e sony, pq vc fala de samsung, que n tá na matéria?

  • Andre Rizzo
    2016-11-28T14:23:25

    o bacana da Philips é o ambilight, porém, não é a melhor imagem, nem o mlhor som. Embora p se ter td isso, só além dos 4 ou 5 mil mesmo.

  • Silas Amaral
    2016-11-27T12:13:37  

    Sempre tive tvs da LG, são otimos e a assistencia tbm. Quanto a Samsung....tivemos sempre problemas com a tv, o fabricante e a assistencia que não dá nenhuma assistencia.

    recentes

    populares

    • Silas Amaral
      2016-11-27T12:13:37  

      Campeão, talvez seja por isso que melhoraram. Fizemos o maior escarceu, Youtube, ReclameAqui, Facebook e etc. Samsung? Só entrou a lava e seca, e me ferrei de novo. Após a garantia um barulho ensurdecedor na centrifugação. Eu mesmo troquei os rolamentos porque a assistencia me pediu R$900,00. Após pesquisas e videos americanos, consegui a proeza de trocar, paguei R$100,00 pelos rolamentos no M Livre.

    recentes

    populares

    • Silas Amaral
      2016-11-27T12:13:37  

      E mais uma um vez a Samsung não me deu a mínima, nem oferecendo uma Oficina. Tvs em casa são Lg e Philips e Celulares: Asus, Nokia, Motorola e Lg.

  • Charles Cardoso
    2016-11-28T12:00:37

    Sou mais a Mitsubishi quem teve sabe o que estou falando , era só colocar o Nintendinho ligar no canal 3 girar o pininho, e já era diversão garantida kkk.

  • André Giacomeli
    2016-11-28T08:39:18

    Panasonic Viera, sem mais.

  • Denise Fernandes
    2016-11-28T08:19:38

    Já tive uma smartv Lg 42". Com 1 ano e meio, tive problema na tela, a imagem começou a craquelar e a garantia de 1 ano já tinha vencido. O conserto era o preço de uma nova. Conclusão: comprei uma nova, de outra marca e obviamente Lg nunca mais.

  • Washington Scarpat
    2016-11-28T02:23:14

    Eu uso AOC , bom de mais alem de TV é MONITOR PC :D

  • Marco Guimaraes
    2016-11-27T19:02:41  

    Samsung é a melhor.

    recentes

    populares

    • Marco Guimaraes
      2016-11-27T19:02:41  

      O som da TV Samsung é muito ruim .

    recentes

    populares

    • Marco Guimaraes
      2016-11-27T19:02:41  

      SE VOCE COMPRAR UMA TV SAMSUNG FABRICADA PARA OS ESTADOS UNIDOS, ELA VAI DURAR 20 ANOS. SE VC NUNCA TROCAR.

  • Fatima Fernandes
    2016-11-27T23:22:55  

    Gosto da LG, mas estou na quarta tv que apresenta defeito com menos de 1 ano e meio, o negocio ta ficando caro...

    recentes

    populares

    • Fatima Fernandes
      2016-11-27T23:22:55  

      COMPRA AMIGO TV, FABRICADA PARA OS ESTADOS UNIDOS. VOCE VAI TROCAR, POR QUE VAI SAINDO OUTROS MODELOS E O PREÇO VAI CAINDO. HOJE VI UMA TV DA SAMSUNG DE EXPESSURA DE 5 MILIMETROS 4K. 60 POLEGADAS, PREÇO DE 2220 DOLARES.

  • Edson Peres
    2016-11-27T13:20:45  

    Essa comparação é JABA paga pelos fabricantes, ja foi feito comparação e se chegou a definição que a melhor e a PHILIPS

    recentes

    populares

    • Edson Peres
      2016-11-27T13:20:45  

      De acordo!!

    recentes

    populares

    • Edson Peres
      2016-11-27T13:20:45  

      O dia que a Philips resolver o problema da placa fonte que vc desliga e só religa depois de duas horas, eu compro uma.

  • Andre Cardoso
    2016-11-27T16:13:18  

    Sou mais a minha Sanyo que pega a rede manchete até hj.

    recentes

    populares

    • Andre Cardoso
      2016-11-27T16:13:18  

      BOA!!!

    recentes

    populares

    • Andre Cardoso
      2016-11-27T16:13:18  

      Tá na ilha de Lost?

  • Jorge Souza
    2016-11-27T14:46:49  

    Lembro da época em que a CCE era mal falada. Diziam que ela usava componentes sem controle de qualidade. Tive vários aparelhos CCE: TVs, videocassete e etc. Mas é claro que eu tb tive sorte!!

    recentes

    populares

    • Jorge Souza
      2016-11-27T14:46:49  

      Na época da TV "tubão" a CCE ainda era boa

  • André Pinheiro