Redes sociais

20/11/2016 06h00 - Atualizado em 20/11/2016 06h00

WhatsApp: entenda o significado dos símbolos e setas do aplicativo

Carolina Ribeiro
por
Para o TechTudo

O WhatsApp tem símbolos e setas – como check cinza, microfone verde e o duplo tique azul – que deixam o usuário mais informado sobre as funções do app e tornam o bate-papo ainda melhor. O significado desses ícones, no entanto, pode não ser tão óbvio. Por isso, confira a lista abaixo para entender o significado das setas e também o dos símbolos.

Foto ‘fake’ e voz de artista; cinco apps para enganar amigos no WhatsApp

Vale destacar que até o significado do WhatsApp está “oculto”. A palavra é a junção do termo “What’s up?” ("O que está rolando?"), uma expressão bastante comum entre os americanos para se comunicar de maneira informal. “Up” foi substituído por App, que tem sonoridade semelhante, como abreviação de “application program” (aplicativo).

Entenda o que significado dos símbolos e setas do WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Entenda o que significado dos símbolos e setas do WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)









Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Significado dos símbolos e setas 

Um ícone que pode gerar dúvidas é o relógio exibido ao lado da mensagem enviada pelo usuário no chat do WhatsApp. Se aparecer esse símbolo para você, isso quer dizer que o mensageiro está tentando enviar a sua mensagem – seja ela texto, foto ou vídeo. Porém, o aplicativo não consegue encaminhá-la ao destinatário por diversos motivos: conexão lenta, internet não está conectada, smartphone no modo avião ou celular sem sinal. Como a mensagem ainda não chegou ao contato, é possível apagá-la e a pessoa não irá recebê-la quando a conexão ou o sinal forem estabelecidos.

Ao aparecer um check único cinza no bate-papo, significa que a mensagem foi enviada somente ao mensageiro – que exerce um papel de intermediador encaminhando a conversa até o seu amigo – e não chegou ao destinatário. Caso seja exibido um check duplo cinza, a sua mensagem foi entregue a pessoa, mas o conteúdo ainda não foi lido.

[marca] WhatsApp (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Ícone de relógio no WhatsApp indica que a mensagem ainda não foi enviada (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

O polêmico check duplo azul indica que o bate-papo foi aberto e é bastante provável que a mensagem tenha sido visualizada pelo contato. Esse ícone também aparece quando todas as pessoas do grupo leram a sua mensagem.

Já o símbolo de microfone cinza revela que o áudio foi enviado apenas ao app, seguindo a mesma cor do check único, e não ao contato. No entanto, caso apareça o microfone verde – visualizado apenas pelo próprio usuário – isso significa que você ainda não escutou a mensagem de voz que o seu amigo enviou. Já o microfone azul mostra ao seu destinatário que você ouviu o áudio dele.

Confira cinco aplicativos gratuitos para enviar emojis no WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Confira cinco aplicativos gratuitos para enviar emojis no WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))WhatsApp permite favoritar mensagens com símbolo de estrela (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)











No bate-papo do mensageiro, é possível destacar algumas mensagens importantes para depois encontrá-las de uma forma mais rápida e fácil. Basta tocar sobre o trecho e manter o dedo pressionado por alguns segundos para que apareçam diversas opções, como o símbolo de estrela. Ao escolher essa opção, uma estrela passa a ser exibida ao lado das mensagens preferidas.

O ícone de alto-falante cinza com um risco, exibido ao lado do nome do grupo, significa que o grupo foi silenciado pelo usuário. Com isso, a pessoa deixará de receber notificações e sons – durante oito horas, uma semana ou um ano –  toda vez que alguém mandar uma mensagem no grupo. Mesmo silenciado, você pode abrir o chat e visualizar as mensagens quando quiser.

As mensagens enviadas e recebidas no WhatsApp são criptografadas, ou seja, todo o conteúdo é protegido contra vazamento. O ícone que representa esse recurso é o cadeado.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wellington Silva
    2016-12-23T09:02:14

    É sério que esses cara ganham para publicar isso ?

  • Fabio Teixeira
    2016-11-21T08:44:09  

    Véi!!! Ruim demais essa matéria! Nuuuuuuuuuuu!!!! Tempão que não lia tanta coisa inútil e óbvia na internet. Até meu cachorro já sabia disso

    recentes

    populares

    • Fabio Teixeira
      2016-11-21T08:44:09  

      fala não, perdi meu tempo lendo essa baboseira!

  • Pedro Almeida
    2016-11-21T11:05:45

    Meu Deus que Beleza de matéria em? ==" Parabéns pela perda de tempo!

  • João Menezes
    2016-11-20T22:39:38

    clickbait hein techtudo... que coisa feia...

  • Nivaldo Brito
    2016-11-20T19:54:25

    e agora quem a fatima bernardes vai socorrer primeiro?

  • Marcos Freitas
    2016-11-20T17:47:12

    que inutilidade mais inútl

  • Fabio Magalhães
    2016-11-20T12:56:42

    que mongoloidisse é essa

  • Valdemir Júnior
    2016-11-20T11:11:02

    kkkkkkkkkkkkk que fase hein Techtudo