PC

13/11/2016 06h00 - Atualizado em 13/11/2016 06h00

Xtra-PC: aparelho USB promete transformar o desempenho de PCs antigos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Xtra-PC é um sistema operacional completo para você usar como pendrive, virtualmente, em qualquer computador que tenha porta USB. No dispositivo, há uma interface Linux completa e bastante funcional para garantir acesso a recursos de rede e mídia, além de edição de arquivos, sem a necessidade de rodar o Windows do computador.

Como carregar um aparelho na porta USB enquanto o PC está hibernando

A solução é criativa e promete dar certa vida extra para computadores velhos e limitados. No entanto, há algumas questões que você precisa conhecer antes de decidir comprar o Xtra-PC. Para entender o funcionamento do aparelho e descobrir se vale a pena comprá-lo, confira o artigo abaixo.

Xtra-PC é um pendrive com uma versão amigável do Linux pronta para uso em qualquer computador, desde máquinas antigas a PCs mais recentes (Foto: Divulgação/Xtra-PC)Xtra-PC é um pendrive com uma versão amigável do Linux pronta para uso em qualquer computador, desde máquinas antigas a PCs mais recentes (Foto: Divulgação/Xtra-PC)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

É importante esclarecer que o Xtra-PC não é nada diferente de criar uma versão live de qualquer sistema Linux para rodar a partir de um pendrive. O diferencial oferecido pelo produto é a promessa de que o Xtra-PC é mais otimizado para funcionar nos limites de banda disponíveis para portas USB (as entradas 2.0 são lentas para esse tipo de uso) e que, ao contrário do que ocorreria com qualquer versão Linux instalada em um pendrive, o Xtra-PC tem perfil mais acessível para usuários que precisam apenas de um sistema funcional.

Nessa linha de suporte mais profissional, o Xtra-PC promete que há suporte para, basicamente, qualquer tipo de hardware, garantindo que computadores mais antigos possam ser manejados. Isso é algo que nem sempre é possível - ou fácil de se fazer - com o Linux tradicional.

Diferentes versões e preços

O Xtra-PC é vendido em quatro versões de tamanhos diferentes. A versão de entrada, chamada de Xtra-PC Basic, roda em uma unidade de 8 GB e tem preço de US$ 24,99 (R$ 79, no câmbio atual, sem calcular impostos); o Xtra-PC Turbo 16 (16 GB) custar US$ 34,99 (R$ 110); o Xtra-PC Turbo 64 (64 GB) tem valor de US$ 49,99 (R$ 158); e, por fim, o Xtra-PC Pro (128 GB) chega com preço de US$ 79,99 (R$ 253,87).

A grande variação é causada pelos tamanhos disponíveis em cada unidade USB, mas é interessante considerar que as versões de 64 GB e 128 GB são compatíveis com USB 3.0, o que as tornam sensivelmente mais rápidas para quem precisa ir um pouco além de abrir e-mails e visitar redes sociais.

O frete para o Brasil é estimado em US$ 12,99 (R$ 41), com previsão de frete para o país em apenas três dias a partir da confirmação do envio.

Vale a pena?

A resposta para essa pergunta pode variar conforme o perfil de cada um, mas é válido lembrar que o Xtra-PC nada mais é do que um pendrive com sistema Linux "bootável" instalado. Isso é algo que usuários intermediários podem criar em casa sem muitas dificuldades. 

Proposta do Xtra-PC visa especificamente usuários que desejam uma solução funcional para a necessidade de rodar um sistema em qualquer computador (Foto: Divulgação/Xtra-PC)Proposta do Xtra-PC visa especificamente usuários que desejam uma solução funcional para a necessidade de rodar um sistema em qualquer computador (Foto: Divulgação/Xtra-PC)

O diferencial do Xtra-PC é, sem dúvidas, a promessa de que o sistema embarcado nos pendrives é mais refinado do que uma grande quantidade dos sistemas Linux disponíveis. Em virtude disso, os produtos podem ser interessantes para quem deseja apenas encontrar uma solução fácil para um PC antigo, e que disponha de todos os drivers disponíveis, além de suporte técnico do fabricante.

O USB 3.0 é melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

Para quem fica em cima do muro quanto à ideia de comprar um pendrive com Linux instalado, há o conforto da promessa dos criadores do Xtra-PC de devolverem o dinheiro, caso o consumidor fique insatisfeito.

A dica, se você considera investir no Xtra-PC, é evitar as versões de 8 GB e 16 GB, e não somente pelo armazenamento reduzido, mas, principalmente, porque são consideradas mais lentas que as opções de 64 GB e 128 GB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Acacio Martins
    2016-12-05T10:23:42  

    Não acho que seja desonesto alguém criar um pendrive para boot. O Linux é gratuito e acredito que não estejam cobrando a distribuição do SO e sim o trabalho em criar o PenDrive. Dizem... mas criar o PenDrive é fácil, etc e tals. Sim é, mas não são todas as pessoas que conseguem, mesmo seguindo tutoriais.

    recentes

    populares

    • Acacio Martins
      2016-12-05T10:23:42  

      Pra quem assistiu o comercial, ele explica sim que o sistema é diferente!

    recentes

    populares

    • Acacio Martins
      2016-12-05T10:23:42  

      nao explica nao! Quem assiste o comercial e le os anuncios tem a sensação de que estao vendendo um tipo de hardware auxiliar que acelera a velocidade do pc e nao um SO mais leve num pendrive. que alias e muit ofacil de fazer

  • Helmi Rurik
    2016-12-25T21:31:16  

    kkkk tem bobo que ainda cai nessa. Faça o penDrive bootável do Linux e pronto. Ou compra um HD novo.

    recentes

    populares

    • Helmi Rurik
      2016-12-25T21:31:16  

      Aí cara, não pense que é o tal, tu deve ser igual a raposa: ESTÃO VERDES! Minguou, molhou, falou?

    recentes

    populares

    • Helmi Rurik
      2016-12-25T21:31:16  

      Leozin, se tu comprou, se ferrou. aceita que doi menos.

  • Rubens Corazza
    2017-02-22T10:07:54  

    Comprei o xtra-pc e não funciona, entrei em contato com a empresa nos Estados Unidos e fui enrolado diversas vezes, a propaganda diz que é só entrar em USB e pronto, isso não é verdade, cuidado ao comprarem, o meu está na gaveta sem uso.

    recentes

    populares

    • Rubens Corazza
      2017-02-22T10:07:54  

      Fez o boot pelo USB?

  • Alisson Gr
    2017-01-02T23:14:01  

    e porque fiquei curioso sobre isso afinal so fala 25$ ou mais barato mais nao diz se e so 25U$ heuehueheueheue

    recentes

    populares

    • Alisson Gr
      2017-01-02T23:14:01  

      sei que ta td escrito ali mas se perceberem no site oficial nao informa o cifrão huehueheuehue ai a pessoa compra seco achando que e real

    recentes

    populares

    • Alisson Gr
      2017-01-02T23:14:01  

      eles sao bem espertos afinal gente sem informação vai cair facil nessa pegadinha

  • Alisson Gr
    2017-01-02T23:09:40

    ou* errei xD

  • Alisson Gr
    2017-01-02T23:09:15

    ai glr me tirem uma duvida o dinheiro enviado e na base do dolar o u do pais que estiver?

  • Gilmar Silva
    2016-12-07T15:22:34  

    Pedir para esta empresa contratar 70% do pessoal dos comentários, só temos gênios por aqui, sabem tudo..impressionante

    recentes

    populares

    • Gilmar Silva
      2016-12-07T15:22:34  

      kkk só tem fera aqui!! O futuro do brasil esta garantido

    recentes

    populares

    • Gilmar Silva
      2016-12-07T15:22:34  

      Só que são feras sem dentes.

  • Carlos Saraiva
    2016-12-28T00:20:28  

    Eu uso até hoje um lubuntu no meu velho netbook (LG X110) e não tenho nada a reclamar com velocidade e usabilidade. Muito melhor do que pagar por algo que tem de graça na internet. Acho mais vantajoso simplesmente baixar uma versão lite do linux (lxde ou xfce) e instalar nas maquinas antigas. O lubuntu por exemplo é extremamente leve e fácil de usar, bem parecido com os velhos Windows XP/2000/98. Sobre facilidade de criar pendrive bootavel e instalar linux, além de ser fácil, tem o Google pra ensinar tudo passo a passo.

    recentes

    populares

    • Carlos Saraiva
      2016-12-28T00:20:28  

      Esse tal de xtra-pc é um tiro no escuro que pode ser também um tiro no pé.

  • Leonardo Costa
    2016-12-29T16:09:10

    As recomendações são genéricas, não são todos que dominam os meandros da tecnologia e os atalhos sempre causam arrepios. Não vou aqui apelar: ME AJUDEM, PLEASE.

  • Leonardo Costa
    2016-12-29T16:04:14

    Tenho um computador um pouco antigo e não posso nem pretendo comprar outro, por isso embarquei nessa, se me dei mal já era, dancei. E o pior que nem me entregaram ainda. Se furar a entrega me darei mal ao quadrado. Que fazer?

  • Ander Ml
    2016-12-06T12:39:56  

    Pessoal pagando pelo pen drive apenas, afinal linux é de graça

    recentes

    populares

    • Ander Ml
      2016-12-06T12:39:56  

      O problema é que nem todo mundo tem um computador ou habilidade pra rodar o unetbootin, muito menos conhecimento suficiente pra escolher uma distro pro seu PC... Eles já entregam tudo de bandeja! Um projeto bem similar ao da Endless, só que visa usar um hardware que você já tem!

  • Julio Costa
    2016-12-10T01:37:11

    estão enganando as pessoas . se o computador der o boot em outro lugar nunca vai fusionar . e para os leigos mexer na bios de um pc antigo. me desculpem.

  • Rodrigo Oliveira
    2016-12-05T17:43:19

    Tem um monte de "Linux fanboys" revoltados aqui porque um cara teve uma ideia excelente para lucrar com o Linux. Não fiquem com inveja de quem criou e lucrou com o Xtra-PC, simplesmente aprendam com este episódio.

  • Marcelo Soares
    2016-12-05T16:50:27  

    É sério que uma versão de 8 e 16 são mais lentas que uma de 64 e 128 GB? Nossa não revele esse segredo assim sem preparar o leitor para essa grande descoberta.

    recentes

    populares

    • Marcelo Soares
      2016-12-05T16:50:27  

      Xtra Pc turbo é o mesmo que flash disk da Skandisk?

    recentes

    populares

    • Marcelo Soares
      2016-12-05T16:50:27  

      questão da versão de 32gb e 64gb serem mais rapidas é a questão do usb 3.0, coisa que os pc antigos nao tem, portanto nao vai ter diferença

  • Leandro Diniz
    2016-11-27T20:58:28  

    se este SO deixa o pc "Mais Rapido" rodando diretamente do pendrive por que então não divulgaram ele gratuito para instalar no HD, ja que tecnicamente o nucleo Linux foi desenvolvido para ser gratis.

    recentes

    populares

    • Leandro Diniz
      2016-11-27T20:58:28  

      A distribuição do linux pode ser cobrada, a questão da gratuidade é pelo fato que você possa adquiri-lo também de forma gratuita, caso não tenha condições ou para experimentar. Para isso só copiar o SO do Pen Drive que eles colocam a distribuição e distribuir gratuitamente pra outras pessoas. :) E eles não podem fazer nada contra. Entretanto, é razoável que os caras que desenvolveram o trabalho possam distribuí-lo e cobrar por isso. Tiveram trabalho pra elaborar tudo, desenvolveram tudo novamente , trouxeram esta novidade pra nada? E o incentivo? Acho justo!

  • Adriano Godoi
    2016-11-13T12:34:16  

    Propaganda enganosa , comprei, e apenas um pen drive com uma distro leve do linux. e algus aplicarmtivis. Confirme as ibstruçies e so iniciar pelo usb. Nao faz nada de mais ni hardware.

    recentes

    populares

    • Adriano Godoi
      2016-11-13T12:34:16  

      Eu também não compraria. Mas a propaganda não é enganosa. A distribuição leve do linux fez seu PC ter melhor performance do que quando estava rodando Linux? se teve, foi isso que ele prometeu. Se você já rodava um linux leve e trocou por um linux leve num pendrive, aí ....

    recentes

    populares

    • Adriano Godoi
      2016-11-13T12:34:16  

      Sandro, não considero que quem vende isso é um esperto enganando pessoas. Usar um linux leve num pendrive é realmente uma boa. Eu e muita gente já faz isso a tempos. Mas não é algo trivial pra qualquer usuário. Qual o problema de se vender essa solução? É o mesmo que um padeiro vender pão... oras, eu sei fazer pão, que canalha!!!!

  • Miguel Lima
    2016-11-14T01:56:41  

    FAÇO ISSO COM UM DVD BOOTAVEL......ONDE TÁ A NOVIDADE? SE TIVER U PEN DRIVE FICA AINDA MELHOR.

    recentes

    populares

    • Miguel Lima
      2016-11-14T01:56:41  

      Nenhuma novidade, amigo. Eu também uso isso a anos. A diferença é que eu e você não ganhamos dinheiro e nem ajudamos os leigos a usarem os benefícios desse recurso. Ponto pra quem criou um modelo de negócio.

  • Alissom Maciel
    2016-11-23T15:49:23

    O problema é só ser Linux

  • Marcos Paulo
    2016-11-13T20:26:12  

    Para que comprar uma coisa que você é capaz de fazer em qualquer pendrive com qualquer distribuição Linux? Fala sério.

    recentes

    populares

    • Marcos Paulo
      2016-11-13T20:26:12  

      usuários não querem fazer, querem usar.. senão, não seriam usuários, não?

    recentes

    populares

    • Marcos Paulo
      2016-11-13T20:26:12  

      eu comprei um de 8gb, simplesmente não vei nada no pendriver,

  • Gardy Padua
    2016-11-13T22:58:50  

    Live OS, baseado em linux, sempre chutando o Janelinhas de lado

    recentes

    populares

    • Gardy Padua
      2016-11-13T22:58:50  

      E ainda assim, o janelinha tem uns 90% de market Share.

  • Armando Pinto
    2016-11-16T23:54:54

    Se tiver uma versão do Chrome OS que rode Apps Android, aí sim vale a pena.

  • Luis Silva
    2016-11-16T19:03:09

    Uso esse recurso a anos. Antes usava em CD ou DVD. Meu último projeto foi instalar o Lubuntu com um sistema multijogos (FLIPERAMA) num Cruizer Fit 16 GB da Sandisk. Canal do Youtube: Manual do Fliperama.

  • Fabio
    2016-11-16T15:36:48

    eu acho mais ou menos assim - máquinas com usb 3.0 não são tão podreiras assim - então esses de 64 ou 128 mb não justificam tanto a compra - tenho aqui um core2duo com 8Gb - antiguinho já - não tem usb3.0 - não acredito que esses mais básicos fariam tanta diferença - guardaria um pouco mais de grana e investiria num SSD - ai sim a diferença é brutal - só uma opinião. Pq se a máquina é velha e vc quiser mais velocidade com um 3.0 vai ter também comprar uma placa pci para usb3.0 - aí o custo já fica meio fora do contexto.

  • Rogério Pereira
    2016-11-15T09:57:10

    Já a algum tempo venho tentando descobrir o que tinha nesse tão divulgado pen drive, achei que era algo fantástico, e na verdade é bem mais simples do que se promete, muito obrigado ao autor pela publicação, foi muito esclarecedor!!!!!

  • Elimario Dantas
    2016-11-13T13:14:55  

    Tem que explicar pro Cliente, que não da pra Instalar quase nenhum programa ou aplicativo novo pois nao tem espaço, que este "Live" nao roda seus aplicativos/programas que voce ja tem instalado no seu computador.Que nao funciona muto bem com Bancos do brasil, caixa, etc..que o Word, excel, powerpoint deles é diferente... e muito mais coisas!!!

    recentes

    populares

    • Elimario Dantas
      2016-11-13T13:14:55  

      Chega de briga , vao assistir o canal Diolinux , e aprendem a mecher no linux . aqui em casa o pc da sala e lubunto e o meu not ubunto .

    recentes

    populares

    • Elimario Dantas
      2016-11-13T13:14:55  

      Boa Eliminário, provavelmente vc conseguiu fazer desistir da ideia de compra mais da metade dos interessados,. rsrsrs.