Redes sociais

04/12/2016 08h00 - Atualizado em 04/12/2016 11h35

Adeus, Facebook: 73% dos brasileiros querem excluir perfil, diz pesquisa

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma pesquisa da Kaspersky Lab descobriu que 73% dos usuários brasileiros de redes sociais pensam em excluir seus perfis, mas não o fazem porque não querem ficar sem seus amigos e recordações. O motivo principal para esta decisão seria por considerarem as plataformas uma perda de tempo. O estudo global, feito online, teve 4,8 mil participantes, sendo 887 deles brasileiros. Segundo a Kaspersky, outros questionários já haviam detectado a tendência da população de usar seus dispositivos, como celulares e notebooks, como repositório externo de memórias.

Brasil é o quarto no ranking global com mais PCs que comandam botnets

Como terminar um namoro e fazer uma limpa no seu Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: Como terminar um namoro e fazer uma limpa no seu Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Facebook seria perda de tempo para usuários, diz Kaspersky (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Os usuários estariam cientes da situação, com 328 (37%) deles respondendo acreditar que estão perdendo tempo nas redes sociais, enquanto 647 (73%) admitiram já ter considerado apagar suas contas.

A preocupação de perder amigos é o motivo mais indicado para a permanência, sendo respondido por 603 (68%) deles. Para outros 186 (21%), entretanto, a maior preocupação são os arquivos – como fotos – guardados em suas contas.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.

Uma das soluções propostas pela Kaspersky Lab é o FFForget, um aplicativo capaz de fazer o backup de dados de redes sociais e mantê-las em um local seguro e criptografado. O objetivo, segundo a desenvolvedora, é fornecer uma forma para que as pessoas tenham a liberdade de “sair das mídias sociais quando quiserem”.

“Queremos que o FFForget seja uma solução para eliminar o medo das pessoas de perderem suas recordações por problemas com a conta ou ataques de hackers”, explica a chefe de mídias sociais da Kaspersky Lab, Evgeny Chereshnev.

Muitas redes sociais, como o Facebook (backup) e o Twitter (download),  entretanto, já possuem recursos específicos que deixam os usuários fazerem backups de seus dados na rede, permitindo que as contas sejam apagadas normalmente sem o medo de perder conteúdo já publicado.