Celular

01/12/2016 06h00 - Atualizado em 01/12/2016 11h03

Do Galaxy J7 Metal ao Galaxy J7 Prime: conheça as diferenças e os preços

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Quatro meses após o lançamento do Galaxy J7 Metal, a Samsung já apresentou uma evolução do celular, o Galaxy J7 Prime. O TechTudo obteve com antecipação as especificações do novo smartphone, que mantém o suporte a dois chips, conexão 4G e o corpo de alumínio do antecessor.

Apesar dos pontos em comum, a ficha naturalmente técnica mudou. Conheça as semelhanças e diferenças entre o Galaxy J7 Metal e o Galaxy J7 Prime, aparelhos com características intermediárias à venda no Brasil.

Descubra o que mudou no Galaxy J5 Metal e no Galaxy J7 Metal

Galaxy J7 Prime [marca 6] (Foto: Aline Batista/TechTudo)Confira o que mudou do Galaxy J7 Metal para o Galaxy J7 Prime (Foto: Aline Batista/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Tela

Os dois modelos trazem tela de 5,5 polegadas, que mudam em função da resolução e tecnologia. O J7 Metal tem display HD (1280 x 720 pixels) fabricado com Super AMOLED, enquanto o J7 Prime possui um painel TFT LCD com qualidade Full HD (1920 x 1080 pixels). Considerando a maior quantidade de pixels por polegada, a tela do atual lançamento tende a apresentar imagens mais nítidas.

Design

Por fora, quase nada mudou do Metal para o Prime. As linhas do smartphone continuam exatamente as mesmas, assim como o acabamento em alumínio. A única mudança perceptível é nas opções de cor; enquanto o J7 Metal é feito em versões completamente preto, branco ou dourado, o J7 Prime está disponível na cor preta ou branco com dourado (branco na frente e dourado na traseira).

Galaxy J7 Prime é o primeiro da linha a ter sensor biométrico (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy J7 Prime é o primeiro da linha a ter sensor biométrico (Foto: Divulgação/Samsung)

Houve uma mudança insignificante no peso do novo Prime, que ficou 2 gramas mais leve que seu antecessor, de 169 g. A principal diferença no corpo é invisível para os olhos, mas bastante notável na experiência de uso: o Galaxy J7 Prime é o primeiro da linha J com sensor biométrico integrado no botão home. O recurso, antes disponível apenas nos top de linha da Samsung, agora passa a integrar um modelo intermediário.

Câmera

A câmera principal dos dois celulares é idêntica, pelo menos na ficha técnica. Ambos contam com sensor CMOS de 13 megapixels, abertura da lente de f/1.9, gravação de vídeos em Full HD (1080p), foco automático e flash LED.

Já na câmera frontal, a fabricante colocou um sensor CMOS de 8 megapixels no J7 Prime, contra 5 megapixels do modelo lançado no meio do ano. As outras características do componente seguiram iguais; tanto o Metal quanto o Prime têm abertura de f/1.9 também na lente da frente e contam com flash integrado.

Galaxy J7 Prime [original 2] (Foto: Aline Batista/TechTudo)Câmera frontal do J7 Prime tem 8 megapixels e flash integrado (Foto: Aline Batista/TechTudo)


Armazenamento

O espaço dobrou, tanto internamente quanto via cartão de memória. O Galaxy J7 Metal tem 16 GB de armazenamento e entrada para microSD de até 128 GB, ao passo que o J7 Prime traz 32 GB e é compatível com microSD de até 256 GB.

Processador e memória RAM

O processador do Prime é o mesmo que o do Metal: um Exynos octa-core de 1,6 GHz. No entanto, o mais novo modelo Galaxy J7 recebeu 3 GB de memória RAM, 1 GB a mais do que o apresentado no J7 Metal. Ambos os celulares saem de fábrica com Android 6.0 Marshmallow e não têm previsão de quando receberão a versão 7.0 Nougat do sistema do Google.

Bateria

Os dois modelos têm bateria com capacidade de 3.300 mAh. Apesar disso, a Samsung afirma que o desempenho de energia é melhor no Galaxy J7 Prime. Segundo os dados da fabricante, a bateria do J7 Metal dura até 11 horas no 3G, 14 horas no 4G e 15 horas de Wi-Fi, enquanto a do sucessor aguenta até 12 horas no 3G, 15 horas no 4G e 16 horas de Wi-Fi. Ambos contam com o modo de economia de energia Ultra Power Saving, que desliga sozinho os aplicativos rodando em segundo plano.

Galaxy J7 Prime [original 4] (Foto: Aline Batista/TechTudo)Galaxy J7 Metal e J7 Prime têm bateria de 3.300 mAh (Foto: Aline Batista/TechTudo)


Preço e custo-benefício

O Galaxy J7 Prime está com preço de lançamento de R$ 1.599. Esse é o mesmo valor cobrado na estreia do J7 Metal e que a fabricante ainda mantém em seu site. No entanto, agora o modelo custa em média R$ 1.200 no varejo nacional. Os R$ 400 de diferença são justificados principalmente pelo armazenamento, que dobra de uma versão para o outra. Assim, o custo-benefício do Prime vai compensar para quem precisa de mais espaço interno no smartphone.

Zenfone 2 ou Galaxy J7: qual celular comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Tabela comparativa entre o Galaxy J7 Metal e o Galaxy J7 Prime (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre o Galaxy J7 Metal e o Galaxy J7 Prime (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Zezinho
    2016-12-01T17:22:57

    Alguém tem tido problemas com bateria? Meu Note 4 apaga do nada.

  • Afonso Pereira
    2016-12-02T07:02:28  

    Esse aí também explode ?

    recentes

    populares

    • Afonso Pereira
      2016-12-02T07:02:28  

      KKKKKK

    recentes

    populares

    • Afonso Pereira
      2016-12-02T07:02:28  

      Se vc jogar um bomba nele com certeza irá explodir.

  • Ronaldo Carmine
    2017-03-29T16:08:51

    Optei pelo J7 metal porque acho o design mais bonito e a tela super amoled apesar de menor resolução a reprodução de cor e brilho é muito top, além de economizar bateria pois não acendem os pixels pretos. Para meu uso moderado os 16gb resolvem, coloquei mais um cartão de 16gb e ficou dentro do aceitável, a bateria chegou a durar 48horas, muito bom mesmo. Quem usa para jogos pesados e tem muitos aplicativos aconselho o prime, em questão de beleza acho mais bonito o metal.

  • Elyane Gleison
    2017-07-22T15:42:30  

    Eu particularmente tinha um j7 e agora estou com o j7 prime a pouco mais de um mês e não tenho do que reclamar ele é tudo de bom e mais um pouco! Ele é top de linha. essa é a minha opinião formada sobre ele!

    recentes

    populares

    • Elyane Gleison
      2017-07-22T15:42:30  

      vale a diferença hj é de 400 reais?????

  • Enrico Lucker
    2016-12-04T18:06:00  

    Olha, comprei um j7 prime ontem na Fast shop, onde está quase 300 reais de diferença das outras lojas. Bom, é um aparelho bonito de mais, bateria top, porém está travando no modern strike online, coisa que o j7 duos não acontecia. Muito estranho. Mas ainda assim sou mais Samsung do que Lenovo, Motorola. Nunca mais quero Motorola, tive dois g4 e os dois deram defeitos irreversíveis.

    recentes

    populares

    • Enrico Lucker
      2016-12-04T18:06:00  

      e a bateria dura quanto tempo

    recentes

    populares

    • Enrico Lucker
      2016-12-04T18:06:00  

      Rosivan Santos , eu tenho um prime e a bateria dura 2 dias. o legal desse aparelho , que marca a quantidade de horas que a bateria vai durar.

  • Israel Junior
    2016-12-15T16:24:58  

    Galera eu adquiri um j7 prime e não estou conseguindo salvar aplicativos no cartão de memória, antes era pelo gerenciamento de aplicativos. Acho que mudou alguma coisa., pois não esta dando certo . Se alguém souber de alguma coisa por favor.....

    recentes

    populares

    • Israel Junior
      2016-12-15T16:24:58  

      Eu comprei um prime a mais ou menos 1 mes e era acostumada kom o primeiro j7 vi muita diferença na tela nao gostei do prime o wifi tbm achei que nao pegava bem tinha k fikar reconectando ai a 2 dias comprei o metal e estou amando pelo menos no meu caso nao gostei do prime e no metal roda meus jogos perfeitamente e a tela as cores sao mais vibrantes em parte de memoria eu coloquei um cartão de memoria de 32 la fika minhas ftos alguns jogos e musicas entao pra mim ta de nota 10 o metal .

  • Adeildo Júnior
    2016-12-01T21:14:48  

    Quem é o doido de deixar de comprar um Zenfone 3 ou um moto Z ou até mesmo Moto G 4 pra comprar algum smart da Samsung ?

    recentes

    populares

    • Adeildo Júnior
      2016-12-01T21:14:48  

      Adolfo, comparar com o S7, vc deve estar contando uma piada...!!! Só pode...

    recentes

    populares

    • Adeildo Júnior
      2016-12-01T21:14:48  

      Digo, Adeildo...

  • Afonso Araujo
    2017-03-21T11:41:36

    Bom dia pessoal , Estou com J7 prime a 2 semanas ... estou super satisfeito e relação a tudo .... bateria muuiitoo Boa... processador excelente, até para usuários mais exigentes, no meu caso para redes sociais e alguns jogos para passar tempo estou bem satisfeito, vale ressaltar a câmera que e perfeita ... frontal e muito boa ... sem aqueles efeitos saturados dos antigos Samsung... única coisa que não gostei foi dificuldade para achar película para ele... esse tela semi-curva e difícil achar... espero ter ajudado !

  • Ricardo Salvador
    2016-12-13T18:30:11  

    J7 prime top ,super bateria acabamento Premium e excelentes câmeras..

    recentes

    populares

    • Ricardo Salvador
      2016-12-13T18:30:11  

      A câmera frontal do meu j7 esta fazendo péssimas selfies embacadas. Ser a que a pelocula de vidro interfere?

    recentes

    populares

    • Ricardo Salvador
      2016-12-13T18:30:11  

      Película de vidro*

  • Iguara Neri
    2017-01-13T16:26:45

    O zenfone 3 de tela 5.5" com certeza é melhor, só que é R$ 1899,00!!! o zenfone 3 de 5.2" é 1699 e a bateria dele é 2600 Mah contra 3300 Mah do J7 prime. por esse e outros motivos prefiro o J7 prime

  • Carlos Busso
    2016-12-11T17:55:57  

    Tela maravilhosa,colectividade excelente e bateria que dura dois dias..recomendo..

    recentes

    populares

    • Carlos Busso
      2016-12-11T17:55:57  

      Alguém sabe dizer se o som do J7 Prime e do J7 Metal são bons? Pois o auto-falante do J7 Metal está em amostra e do J7 Prime não.

    recentes

    populares

    • Carlos Busso
      2016-12-11T17:55:57  

      Francys comprei o j7 metal não só pelo custo benefício mas porque achei que são idênticos, o metal tem 16 gb internas, só comprar um cartão expansível, ambos tem flashes na camera frontal. na boa, pouca diferença, ambos tops.

  • Pescador Parrudo
    2016-12-02T00:10:10  

    Uma Bosta esse aparelho. nao mudo da maça nunca mais!!!!

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-12-02T00:10:10  

      Peguei um ontem,estou admirado com a tela e a duração da bateria..tive o moto x2 e estou tão satisfeito com o j7 metal quanto estava com o x2

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-12-02T00:10:10  

      quanto tempo ta durando a bateria

  • Igor Trivellato
    2016-12-01T15:34:34  

    Samsung... nunca!!! Sou muito mais comprar um Motorola nessa faixa de preço... Moto G 4 Plus, ou até mesmo gastar mais 400 reais e comprar um Moto Z play... nunca gostei de Samsung...

    recentes

    populares

    • Igor Trivellato
      2016-12-01T15:34:34  

      é lenovo não tem mais motorola

    recentes

    populares

    • Igor Trivellato
      2016-12-01T15:34:34  

      João Silvestre segundo seu raciocínio... é fiat, não tem mais ferrari

  • Ney Alves
    2016-12-01T14:27:57  

    Já ouviram falar do Redmi note 3 pro? Antes de me negativar faz uma pesquisa e vcs verão o que é uma boa relação custoxbenefício.

    recentes

    populares

    • Ney Alves
      2016-12-01T14:27:57  

      Tenho o redmi note 3 pro e bate de frente com toda essa linha da Samsung e pela metade do preço. A relação custo x benefício é ótima pra quem quer pagar por um smart de entrada e ter um que n deve mto para os top.

    recentes

    populares

    • Ney Alves
      2016-12-01T14:27:57  

      Só não comprei o redmi note 3 pro pq não manjo em trocar a rom (medo) então gastei um pouco a mais e peguei um Vernee apollo lite, aparelho top top e com as taxas ainda saiu por menos de mil reais. Aparelhos no brasil não compro nunca mais

  • Thiago 2
    2016-12-01T14:44:11  

    Por metade do preço ainda seria caro. Zenfone 3 na mesma faixa de preço é infinitamente superior, entre outros intermediários mais baratos que temos no mercado.

    recentes

    populares

    • Thiago 2
      2016-12-01T14:44:11  

      Mas não acho zefone 3 em loja nenhuma :(

    recentes

    populares

    • Thiago 2
      2016-12-01T14:44:11  

      Tem.na FNAC

  • Alexander Silva
    2016-12-01T14:28:45

    j7 metal , sou usuário, boa duração de bateria, câmeras ótimas e ate agora não travou.. unica coisa que fica devendo e a falta do led de notificação de mensagens e pouco espaço 16gb , libera apenas 12.

  • Tiao Ao
    2016-12-02T01:50:46  

    peguem um A5 2016, bonito demais e roda suave

    recentes

    populares

    • Tiao Ao
      2016-12-02T01:50:46  

      Depois de muito comparar, também fiquei com o A5.

  • Gino Gaseba
    2016-12-02T08:29:49

    O A5 vale mais a pena.

  • Fernanda Brito
    2016-12-02T07:01:22

    B0LS0M1T0 PRESIDENTE JÁ!

  • Adeildo Júnior
    2016-12-01T21:13:48  

    Pena pra Samsung que a maioria no brasil descobriram q smarts da Samsung so travam e q ASUS, MOTOROLA e LG estão dando de 20 x 0 na Samsung...

    recentes

    populares

    • Adeildo Júnior