Celular

15/12/2016 06h00 - Atualizado em 15/12/2016 09h41

Galaxy J2 Prime vs Lenovo Vibe K5: compare celulares com preço até R$ 900

Elson de Souza

O Galaxy J2 Prime, da Samsung, e o Vibe K5, da Lenovo, são dois smartphones focados em quem pretende gastar menos nas compras de fim de ano. Com preços sugeridos de R$ 799 e R$ 899, os celulares trazem sistema Android, tela de 5 polegadas e câmera frontal de 5 megapixels para selfies.

No entanto, os modelos diferem em quesitos importantes, como processador, memória RAM e resolução do display, dentre outros detalhes da ficha técnica. Descubra, neste comparativo de especificações, qual dos telefones mais combina com o seu dia a dia.

Testamos o Lenovo Vibe K5: veja a análise completa em nosso review

Galaxy J2 Prime  e Lenovo Vibe K5: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy J2 Prime e Lenovo Vibe K5: veja o comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Design

No Galaxy J2 Prime, a Samsung decidiu manter o corpo de plástico e o design característico da linha J. O celular conta com teclas capacitivas de navegação, botão físico frontal e bateria removível, que pode ser facilmente substituída. Disponível nas cores preto, dourado e rosa, o modelo tem 8,9 milímetros de espessura e pesa 160 gramas.

Já o Vibe K5 tem corpo metálico, o que não é muito comum nessa faixa de preço, e promete uma pegada mais refinada, com ares de top de linha. Assim como o Galaxy, o smartphone da Lenovo também permite a troca de bateria. Com opções preta, prata e dourada, o smartphone é mais fino e leve do que o rival: são 8 mm de espessura e 150 gramas.

Vibe K5 possui tela de cinco polegadas com resolução Full HD (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Vibe K5 possui tela de cinco polegadas com resolução Full HD (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Tela

O Galaxy J2 Prime tem tela de cinco polegadas com resolução de 960 x 540 pixels e densidade de 220 ppi. Já o Lenovo Vibe K5 tem display IPS LCD do mesmo tamanho, porém com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e 441 ppi.

Na prática, o Vibe K5 deve se sair melhor para exibir filmes, fotos e gráficos de aplicativos. Apesar de contar com TV integrada, o J2 Prime tende a decepcionar os usuários que se preocupam com a qualidade da imagem.

Câmera

O Galaxy J2 Prime tem câmera traseira de 8 MP com flash LED e foco automático, capaz ainda de gravar em resolução HD (720p). Já o telefone da Lenovo tem sensor traseiro de 13 megapixels com flash LED, autofoco, função HDR e gravação de vídeo em resolução Full HD (1080p). Com esse conjunto, o Vibe K5 tende a agradar quem exige mais da câmera, embora também não ofereça uma ótima experiência.

Galaxy J2 Prime tem câmera de 5 megapixels com flash LED frontal (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Galaxy J2 Prime tem câmera de 5 megapixels com flash LED frontal (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Partindo para as selfies, ambos os telefones serão capazes de fotografar com 5 megapixels. No entanto, o Galaxy J2 Prime conta com um grande diferencial: o flash LED frontal, que tende a fazer com que as fotos noturnas fiquem melhor iluminadas.

Especificações

O J2 Prime conta com um processador quad-core Mediatek MT6737T de 1,4 GHz, memória RAM de 1,5 GB e 8 GB de armazenamento interno, expansível em até 256 GB. Já o Lenovo Vibe K5 tem processador octa-core Snapdragon 616 com quatro núcleos de 1,5 GHz e quatro de 1,2 GHz, além de 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansíveis em 32 GB via cartão de memória.

Se você busca um aparelho para jogos, a melhor escolha tende a ser o celular da Lenovo, por conta de seu processador melhor e pela memória RAM a mais, que tendem a tornar o uso mais fluido. O telefone da Samsung é indicado para tarefas simples, como o uso de aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger) e navegação.

Outro ponto em que o J2 Prime sai prejudicado é o armazenamento: são apenas 8 GB internos, enquanto o rival oferece o dobro da capacidade para apps como Spotify e arquivos pessoais. No entanto, vale ao usuário avaliar se a capacidade extra oferecida pelo smartphone da Samsung compensa a pouco memória interna.

Qual é o melhor celular barato para comprar em 2016? Descubra no Fórum do TechTudo.

Vibe K5 tem processador octa-core, 2 GB de RAM e 16 GB internos (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Vibe K5 tem processador octa-core, 2 GB de RAM e 16 GB internos (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Ambos os telefones trazem conexão 4G, Wi-Fi, Bluetooth e rádio FM. Para quem não quer perder o jogo de futebol ou a novela, o J2 Prime tem um sintonizador de TV Digital que não gasta a franquia de internet móvel.

O Galaxy J2 Prime chega de fábrica com o Android 6.0 Marshmallow, personalizado com a interface TouchWiz da Samsung. Já o Lenovo Vibe K5 traz uma versão mais antiga do sistema do Google, o Android 5.1 Lollipop, o que é uma grande decepção para um aparelho com boas especificações. Com isso, o usuário deixa de aproveitar recursos como o Doze, que estende a duração da bateria, e de ter o controle avançado do acesso de apps aos dados do smartphone.

No quesito bateria, o telefone da Samsung traz 2.600 mAh contra 2.750 mAh do rival. Embora o Vibe K5 tenha um componente um pouco maior, a resolução maior de tela também tende a gastar mais energia. Sendo assim, é preciso conferir testes mais completos com ambos os modelos.

Preço e custo-benefício

Vendido a um preço inicial de R$ 899, o Vibe K5 tende a ser o aparelho com melhor-custo benefício para o usuário. Por R$ 100 a mais, o modelo traz tela de alta resolução, boa ficha técnica e câmera com bons números. O grande problema é o Android 5.1 Lollipop, uma versão relativamente antiga e que indica pouca preocupação da Lenovo com atualizações. A variação de preço nos últimos meses mostra ainda que esperar mais pode ser recompensador, pois o modelo já foi vendido por menos.

Galaxy J2 Prime se destaca pelo preço mais baixo e pela TV Digital (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Galaxy J2 Prime se destaca pelo preço mais baixo e pela TV Digital (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o Galaxy J2 Prime é um aparelho para quem busca tarefas básicas, além de assistir à TV Digital. O telefone é vendido pela Samsung por R$ 799 e traz um conjunto relativamente fraco para quem pretende jogar ou armazenar muitas músicas no celular. No entanto, as promoções, que já chegam à R$ 599, podem compensar a diferença em relação ao Vibe K5.

Caso ainda não esteja decidido, é possível outras boas opções de modelo na mesma faixa de preço. Dê uma olhada no Moto G 4 Play, no Quantum MÜV, no Quantum Go, no LG K10e no Galaxy J5 Metal.

Tabela Comparativa entre Galaxy J2 Prime e Lenovo Vibe K5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Comparativa entre Galaxy J2 Prime e Lenovo Vibe K5 (Foto: Arte/TechTudo)

2016-12-15T10:54:23

Tá de brincadeira chamar isso de barato importo um bem melhor da china por R$ 500, 600 reais!

Marca Orro?

2016-12-15T10:54:23

Umi touch, maxx vernee apolo etc

• Tuca Atuca
    2016-12-15T13:51:22

Comprei um k5 ha dois meses atras..n vejo problema nenhum nele, e quando comprei estava a R$719,90, a vista ou a prazo...e no msmo dia antes d comprar tinha visto ele a 699,00 em um outro site mas somente a vista e 799,90 a prazo.

• Messer
    2016-12-15T13:05:17

Né verdade?

• Rhoger Dias
    2016-12-15T12:02:47

O Vibe K5 estava 650 reais um mês antes da black Friday... e só veio aumentando...

• Mauricio Smaniotto
    2016-12-15T11:57:36

Pesquisaram aonde isso? Consigo o k5 entre 679 e 799 dependendo da cor.

Fraquinhos