28/12/2016 07h20 - Atualizado em 02/01/2017 10h46

Internet mais rápida: os possíveis avanços para 2017

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

A conexão em banda larga da Internet parece ter estacionado devido a limitações de tecnologia viável no momento. Só que 2016 começou a mostrar que o futuro é mais veloz do que esperávamos, com algumas novidades que prometem deixar a conexão mais rápida. Desde novos usos para cabos já instalados até mesmo a testes com velocidades que ultrapassam 1 TB/s, é hora de conhecer melhor essas tecnologias que podem começar a funcionar em 2017.

Veja cinco situações que mostram que é hora de trocar o roteador

É válido comentar que essas tecnologias ainda estão em estágios de testes, sem uma aplicação real em grande escala pelo mundo, tampouco no Brasil. O que vale é pensar no que exatamente cientistas têm em mente e como isso pode alterar a maneira como acessamos a Internet no futuro.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Conexão via cabo sempre será mais estável do que WiFi (Foto: Reprodução/Creative Commons) (Foto: Conexão via cabo sempre será mais estável do que WiFi (Foto: Reprodução/Creative Commons))Conexão via cabo sempre será mais estável do que WiFi (Foto: Reprodução/Creative Commons)


Internet de mais de 1 TB/s de velocidade

No início de 2016, cientistas da University College London publicaram um estudo em que revelavam ter desenvolvido um novo equipamento de fibra ótica que permitia o envio e recebimento de dados em uma velocidade de até 1,125 terabits por segundo.  Essa descoberta foi possível usando cabos de fibra ótica, enviando quinze pulsos de luz em diferentes frequências. Com uma combinação desses pulsos, cientistas conseguiram enviar informações em uma velocidade muito maior do que a normal, desde que a ponta que recebe os dados conte com um aparelho especial para processá-los corretamente.

Por que meu notebook não conecta no WiFi? Troque dicas com usuários no Fórum TechTudo.

Apesar de parecer algo distante de ser alcançado, a técnica já é utilizada para dividir sinais de transmissão de dados sem fio, mas que nunca havia sido testada para conexões fixas de Internet. Para se ter uma noção, cabos de fibra ótica de mais alta qualidade utilizados por empresas de internet alcançam velocidades de até 100 GB/s.

Apesar de a velocidade ter sido alcançada em testes fechados em laboratórios, os cientistas da UCL acreditam que a aplicação da tecnologia pelo mundo pode aumentar a capacidade da velocidade da Internet oferecida em até 10 vezes. Os testes continuam, com experiências pela Inglaterra e a malha de cabos de fibra ótica espalhados pelo país, verificando as velocidades que podem ser alcançadas com tecnologia, algo que pode começar a mostrar resultados reais em 2017.

Facebook usando lasers para aumentar velocidade de conexão sem fio

O Facebook conta com um grupo de pesquisadores na sua divisão Connectivity Lab, focados em criar meios de expandir sinais de Internet para áreas ainda desprovidas de conexões cabeadas ou sem fio. Em 2016, os cientistas dessa divisão desenvolveram um novo aparelho que pode introduzir raios laser para comunicações wireless.

Normalmente, lasers são utilizados em redes de cabos de fibra ótica, com feixes de luz viajando em grandes velocidades, enquanto conexões wireless utilizando ondas de rádio. Caso utilizasse esses lasers para conexões sem fio, seria possível enviar dados em uma velocidade superior a atual.

Aparelho utilizado para captar os feixes de luz de conexão wireless (Foto: Reprodução/Facebook Connectivity Lab)Aparelho utilizado para captar os feixes de luz de conexão wireless (Foto: Reprodução/Facebook Connectivity Lab)

Pensando nisso, foi desenvolvida uma tecnologia que permite a captura e transmissão de dados que consegue capturar melhor feixes de luz, que anteriormente tinham dificuldades de serem captados após alguma distância.

Isso possibilitou a transmissão de dados em uma taxa de 2 Gbps, permitindo planejar a chegada de Internet a locais mais afastados, como zonas rurais. Com o desenvolvimento da tecnologia, será possível cidades mais afastadas de capitais possam usufruir de conexões com velocidades superiores.

Velocidades de fibra ótica em cabos comuns de telefone

É de conhecimento geral que, graças a tecnologia disponível hoje em dia, conexões de fibra ótica são superiores em estabilidade e velocidade do que cabeamento comum de telefone. Isso pode mudar em breve, graças a tecnologia G.Fast, um padrão de DSL que chega a velocidades de até 500 MB/s, que foi aprimorada e poderá entregar velocidades maiores, sem a necessidade de cabos de fibra ótica.

Anunciada pela Sckipio, a versão melhorada da conexão G.Fast pode ser ativada e entregar velocidades de até 750 MB/s através do cabo do telefone, mas esse número pode ser duplicado em 2017, entregando uma conexão de 1.5 GB/s. O único porém é que a taxa de upload dessas conexões, ao contrário de fibra ótica, que consegue igualar upload e download, é consideravelmente menor.

Testes dessa nova tecnologia já estão sendo realizados nos Estados Unidos, com a esperança de se popularizar em 2017. A grande vantagem da tecnologia G.Fast é o seu custo, já que seria muito mais barato aplicar essa tecnologia em grandes cidades, em vez de realizar novas instalações de fibra ótica, assim como sua baixa taxa de perda de conexão entre gabinete e modem.

Em conexões comuns de DSL, é possível perder até 90% de velocidade até a Internet chegar ao seu modem, enquanto com G.Fast, essa taxa cai para até 10%.

Novo padrão entregando Internet a cabo com 10 GB/s

Outra versão de conexões por cabo também vem sendo testada e deve apresentar uma evolução que pode afetar diretamente a maneira como acessamos internet por cabo por aqui nos próximos anos.

Docsis, sigla para Data Over Cable Service Interface Specification, é um padrão de comunicação via cabo presente no mercado desde 1997, e que é oferecido no Brasil, por exemplo, pela empresa Net. Aqui, a tecnologia usada já é a Docsis 3.0, proporcionando velocidades de até 152 MB/s de download e 10 MB/s de upload. A novidade é que a empresa CableLabs, empresa responsável por esse padrão de conexão, revelou que testes feitos em laboratório com a sua nova versão, Full Duplex Docsis 3.1, permitirá velocidades de até 10 GB/s, tanto de download quanto de upload.

Cabo Ethernet corretamente enrolado (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Cabo Ethernet tradicional (Foto: Raquel Freire/TechTudo)


Os testes vem sendo feitos em 2016, com a esperança de serem aplicados até a segunda metade de 2017 em alguns países da Europa, como Inglaterra. Enquanto isso, a opção de muitas empresas ainda é a da aplicação da tecnologia G.Fast e ,aos poucos, migrar para o Docsis 3.1. Para o Brasil, tendo em mente o quão nova é a tecnologia, é possível começar a pensar na aplicação dela em 2018 ou 2019.

Via Nature, Optica, CNNArsTechnica

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ravi Sousa
    2017-11-06T18:45:13

    O Brasil devia ter investido mais na área de ciência e tecnologia, saúde, educação e segurança do que roubarem trilhões de Reais dos cofres públicos e cortar gastos nas áreas de pesquisa, educação, saúde e segurança. Queremos um novo Brasil, um Brasil melhor para todos e todas as pessoas terem um salário melhor, uma saúde, uma educação, uma segurança, uma área de ciências e tecnologias mais avançadas do mundo todo. Ravi

  • Luis Fontes
    2017-07-24T14:49:00

    ALGUÉM SABE ME INFORMAR SE A OI FIBRA ÓTICA DE 100 MEGA É BOA?

  • Jair Santos
    2016-12-28T19:18:02  

    Contratei 10 megas, recebo entre 10 e 11 megas, sem oscilação. meço diariamente, e sempre está certá dentro do contratado.

    recentes

    populares

    • Jair Santos
      2016-12-28T19:18:02  

      Vai de cada região. Eu acredito, rs! Uns tempos atrás minha internet era da OI e eu recebia acima da velocidade contratada

  • Myllena Branco
    2017-01-03T00:47:38

    Minha internet da VIVO tem horário específico pra cair. Já vieram 3 técnicos TENTAR solucionar o problema mas não resolveram NADA. Um disse que o problema era o microfiltro, trocou. O outro, a "porta". Será que se eu for na Justiça tenho direito a alguma indenização? Quero sugar o dinheiro deles tb! O valor que eu pago por esse serviço de média qualidade é um absurdo!!!

  • Christian
    2016-12-28T17:59:38  

    Enquanto isso aqui nos EUA: 240 Download e 40 Upload via cabo por 50 doletas por mes! Brasil, um pais de tolos!

    recentes

    populares

    • Christian
      2016-12-28T17:59:38  

      uma coisa que eu não entendi essa é a velocidade real do download?tipo pelo que eu sei é apenas 10% ou seja se você tiver um plano de 10 megas consegue baixar um torrent a 1 mega por segundo, alguém me explica 1tb/s de velocidade tipo cara vai baixar a 100 megas por segundo?

    recentes

    populares

    • Christian
      2016-12-28T17:59:38  

      Diego e Fabiano: sou engenheiro de software e nao faxineiro. Mas nao teria problema nenhum em ser faxineiro, uma vez que aqui todo o trabalho eh valorizado (ao contrario dai). Voces estao eh com inveja pq nao podem estar aqui. Desejo sorte nestes proximos anos pra voces ai no Brasil. Abracos.

  • Guilherme Rodrigues
    2016-12-28T17:25:41  

    boa tarde sou de anapolis goias . a gente trabalha com wireless nossa empresa se chama GW WIRELESS . somos lideres de mercado em todo centro oeste . e entregamos em todo brasil venha conferir tel para contato 62 3315 27 95

    recentes

    populares

    • Guilherme Rodrigues
      2016-12-28T17:25:41  

      Rubens, comenta no lugar certo seu tolinho! haha

    recentes

    populares

    • Guilherme Rodrigues
      2016-12-28T17:25:41  

      Ele nunca mais achou o o comentário dele hahaha

  • Flair Sobrinho
    2016-12-29T10:16:23

    Infelizmente isso não é e nem será a nossa realidade a curto e médio prazo.

  • Ronaldo Nascimento
    2016-12-29T10:16:21

    eu nao pago nada, internet uso na empresa, meu cel é corporativo

  • A Gueto
    2016-12-29T10:04:13

    Irada essa piada da globo, morri de rir aqui lendo kkkk, vou mandar para o paulinho gogo contar quinta na praça.

  • Clayton Santos
    2016-12-29T08:37:09  

    Até hj esperando a fibra óptica no RJ!

    recentes

    populares

    • Clayton Santos
      2016-12-29T08:37:09  

      Já existe a fibra da Vivo na Barra da Tijuca. 100mbps.

  • Fabricio Albani
    2016-12-29T09:35:57

    Praticamente todo o estado do Espírito Santo tem fibra ótica. No interior o provedor mais comum é a Oi (Velox), que possui disponibilidade de até 10 mb.

  • Luiz Bitencourt
    2016-12-29T09:10:15

    Moro em sc e aqui é fibra, bem boa aliás

  • Marcelo Braga
    2016-12-29T08:50:38

    Moro no c u do mundo, pago R$ 130,00 pela net via radio, contrato 2mb e recebo 500k..... "Brasil um país para todos".!

  • Diego Rocha
    2016-12-29T08:48:48

    Achei que a VIVO ia aumentar a velocidade....kkkkk

  • Thiago Antonio
    2016-12-28T19:47:12  

    vocês que reclamam de internet não tem noção do que é a questão de internet aqui em tefé interior do Amazonas, você paga 500R$ por um plano de 256kbps!

    recentes

    populares

    • Thiago Antonio
      2016-12-28T19:47:12  

      eu pago 29,90 por 1 mega da Vivo em Suzano SP...não tenho outra opção a não ser via rádio.

    recentes

    populares

    • Thiago Antonio
      2016-12-28T19:47:12  

      R$ 89,90 em 100Mb da vivo só pelos primeiros 6 meses e ainda tem que ter TV junto, uma bela bosta.

  • Caio Portas
    2016-12-29T08:29:41

    Enquanto toda a infraestrutura de Telecom do Brasil ficar concentrada nas capitais (e em Campinas), de nada adianta. Vivo no interior do RJ, e fibra ótica é lenda. Cara, tem bairros inteiros onde sequer existe cabeamento de internet. No meu condomínio mesmo só existe internet a rádio.

  • Ivan Filho
    2016-12-28T12:55:20  

    Piada mesmo! No BraZZZZil 15MB/s é luxo. Fibra só para 0,5% da população.

    recentes

    populares

    • Ivan Filho
      2016-12-28T12:55:20  

      É Ivan não podia ser 30 conto para 99.5% ter acesso?

    recentes

    populares

    • Ivan Filho
      2016-12-28T12:55:20  

      Meu Velox de 15mb me entrega 5mb

  • Magton Lucas
    2016-12-29T07:56:03

    Uso a net, 30MB 102 reais, e muito boa a velocidade so não pode chover, sorte a minha que na cidade onde eu moro e raro de acontecer.kkkkkkkkkkkkkk

  • Katia Moralles
    2016-12-29T04:09:08  

    To pagando 89,90 em 100mb da vivo fibra,estou satisfeita,pra mim está ótimo,estabilidade excelente,não tem essa de ficar caindo a internet quem nem a NET a cabo,que era a minha provedora anterior,passei tanta raiva com a net, mudei e me dei bem,recomendo a VIVO FIBRA á todos

    recentes

    populares

    • Katia Moralles
      2016-12-29T04:09:08  

      custo para vivo é menos de 10 conto negociao da China....trouxxa de nós

    recentes

    populares

    • Katia Moralles
      2016-12-29T04:09:08  

      excelente preço para 100mb... eu pagaria

  • Abner Souza
    2016-12-29T00:47:26  

    Titulo chamativo nada corresponde com a materia....

    recentes

    populares

    • Abner Souza
      2016-12-29T00:47:26  

      Techtudo ta se especializando nesses tipos de chamariz...

  • Osvaldo Filho
    2016-12-28T20:01:10  

    De que adianta isso se hoje já cobram o olho da cara para ter 100mb, imagine então essa velocidade toda. Só para tubarão.

    recentes

    populares

    • Osvaldo Filho
      2016-12-28T20:01:10  

      Tem internet no mundo submarino?

  • Everton Melo
    2016-12-29T01:02:27

    Tudo se resume a valor do dolar, pois todo equipamento para telecomunicações é importado, então para ampliar as taxas de transmissão é preciso remover os equipamentos antigos e comprar tudo com tecnologia nova e com esse dolar a esse valor se as operadoras forem fazer isso elas sabem que os assinantes não vão pagar o valor, por isso nada se evolui no Brasil.

  • Hemerson White
    2016-12-28T22:27:14

    já vai ficar de bom tamanho se não limitarem a internet fixa

  • Serginho
    2016-12-28T15:30:57  

    AQUI NO JAPAO JA TEM ESSA TECONOGILIA DE 1 TERA POR SEGUNDO ISSO FOI EM 2015 E NO BRASIL SO VAI ACONTECER NO PROXIMO SECULO.

    recentes

    populares

    • Serginho
      2016-12-28T15:30:57  

      kkkk, aqui no brasil pegamos equipamentos sucateados de outros países...

  • Carloos
    2016-12-28T19:35:10

    Quando privatizarem a Vivo acho que chega aqui!