Sistemas Operacionais

31/12/2016 07h20 - Atualizado em 31/12/2016 07h20

MacBook travou na atualização do sistema operacional? Saiba resolver

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Embora o macOS seja um sistema operacional bem construído, às vezes podem aparecer gargalos ao executar atualizações. Como sempre, antes de executar uma update de qualquer tipo, certifique-se de ter feito um backup. Além disso, nunca atualize o Mac OS X se o disco rígido estiver ficando sem espaço, ou no limite necessário. O recomendável é ter pelo menos 30 GB livre. Entretanto, se mesmo com todos esses cuidados, seu Mac ficou travado ao atualizar o sistema, esse tutorial mostrará algumas maneiras de atacar e resolver o problema.

Tudo sobre o MacOS Sierra

Mac travou na atualização? Descubra como resolver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mac travou na atualização? Descubra como resolver (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Antes de fazer qualquer coisa, verifique ou aguarde um pouco mais

Esse tipo de situação possui diversas possibilidades, e portanto, exige algumas verificações e cuidados. Antes de fazer qualquer coisa, é importante ter certeza de que o MacBook realmente está travado.

Às vezes, uma atualização pode ficar presa em uma etapa, e o Mac pode aparentar estar travado. Isso acontece porque alguns processos de atualização demoram muito mais do que outros, resultando em uma barra de progresso aparentemente parada.

Como verificar se o MacOS travou

É possível verificar se o sistema ainda está atualizando pressionando as teclas “Command + L”, para exibir o tempo de instalação estimado.

Pressionando as teclas Command + L no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pressionando as teclas Command + L no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

No entanto, se a informação não for exibida, aguarde um pouco mais para ter certeza de que a atualização está sendo feita.Quanto tempo? Isso depende muito do que está sendo atualizado.

Isso pode durar alguns minutos ou várias horas. Pegue um café, faça qualquer outro trabalho, faça o que você precisa fazer para gastar algum tempo e deixar o seu Mac fazer a atualização. Infelizmente é assim, grandes atualizações de sistema (às vezes) demoram muito mesmo.

Caso você tenha certeza de que a atualização está realmente travada, você precisará seguir as próximas opções, até que o problema seja resolvido.

Reinicie a atualização

Uma outra alternativa para destravar a atualização é reiniciá-la. Isso pode ser feito da seguinte forma:

Passo 1. Mantenha pressionado o botão de ligar do Mac e aguarde cerca de 30 segundos;

Passo 2. Quando o Mac estiver completamente desligado, pressione e segure o botão de ligar novamente;

Passo 3. Agora, a atualização deverá continuar;

Passo 4. Pressione “Command + L” novamente, para ver se o macOS ainda está instalando.

Pressionando as teclas Command + L no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pressionando as teclas Command + L no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Se isso não der nenhum resultado, vá para a próxima solução.

Redefina a NVRAM

NVRAM, como a Apple descreve, é “uma pequena quantidade de memória do seu computador que armazena certas configurações em um local que o macOS pode acessar rapidamente”.

Ela também guarda informações de travamentos, portanto, redefini-la pode ser uma boa opção para resolver o travamento e continuar a atualização. Para fazer isso, você precisar fazer o seguinte:

Passo 1. Mantenha pressionado o botão de ligar do Mac para desligá-lo completamente.

Passo 2. Quando o Mac estiver completamente desligado, pressione e segure o botão de ligar novamente;

Passo 3. Após ouvir o som de inicialização, imediatamente pressione e segure as teclas “Command + Option + P + R”;

Pressionando as teclas Command + Option + P + R no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pressionando as teclas Command + Option + P + R no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Mantenha essas teclas pressionadas até ouvir novamente o som de inicialização;

Passo 5. Solte as teclas e a NVRAM será reiniciada. Depois disso, a atualização deverá continuar.

Use o Modo de recuperação

Se a atualização ainda não foi concluída, é possível fazer o download do macOS via Internet. Nesse caso, em vez de tentar corrigir o gargalo existente, você estaria efetivamente começando de novo a atualização.

Embora seja mais radical, esse procedimento pode resolver de vez o seu problema. Ele pode ser feito assim:

Passo 1. Mantenha pressionado o botão de ligar do Mac para desligá-lo completamente;

Passo 2. Quando o Mac estiver completamente desligado, pressione e segure o botão de ligar novamente;

Passo 3. Pressione “Command + R” imediatamente para entrar no modo de recuperação;

Pressionando as teclas Command + R no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pressionando as teclas Command + R no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Uma vez no modo de recuperação, conecte-se à Internet. Você precisará clicar no símbolo de WiFi localizado no canto superior direito da barra de menu. De preferência, faça isso a partir de uma rede doméstica;

Selecionando uma rede Wi-Fi no modo de recuperação do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando uma rede Wi-Fi no modo de recuperação do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Agora você pode baixar a versão mais atual do macOS e instalar, seleciona a opção “Reinstalar OS X” ou “Reinstalar macOS” e siguindo as instruções.

Selecionando a opção Reinstalar macOS no modo de recuperação do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção "Reinstalar macOS" no modo de recuperação do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Uma dessas opções deve servir para tirar o seu Mac do estado "travado". Se isso não acontecer, o próximo passo será contactar o suporte da Apple para mais informações e investigar a fundo.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Higashi Assistência
    2018-07-17T02:29:28

    Higashi Assistencia Tecnica Apple - 41 3121-8563 / 41 99577-8563 ....Muitas vezes nem fazendo a recuperação do sistema pela internet acaba resolvendo o problema....temos 25 anos de experiencia e já resolvemos inúmeros casos iguais a esse....