Jogos de aventura

29/12/2016 07h00 - Atualizado em 29/12/2016 07h00

O ano de Pokémon: relembre os lançamentos e novidades da série em 2016

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Pokémon é uma das séries mais populares dos games e completou, em 2016, 20 anos de existência. Tivemos lançamentos especiais para comemorar e lembranças que vieram à tona com jogos clássicos que retornaram, sem falar no sucesso de Pokémon GO. Relembre como foi o ano para a famosa franquia:

Confira o review completo de Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire

O retorno de Pokémon Red, Blue e Yellow no Nintendo 3DS

Pokémon Red, Blue e Yellow foram relançados em março deste ano como a primeira comemoração para marcar 20 anos da série. Os títulos mais clássicos receberam a devida atenção, incluindo compatibilidade com o PokéBank para transferir Pokémon, multiplayer via conexão sem fio do portátil e jogabilidade adaptada.

Pokémon Red, Blue e Yellow no 3DS (Foto: Reprodução/Gematsu)Pokémon Red, Blue e Yellow no 3DS (Foto: Reprodução/Gematsu)

A aventura contou com o mesmo esquema clássico de sempre, mas apresentando a uma nova geração de jogadores. Inclusive, Pokémon Yellow é um dos mais bem sucedidos de toda a série, lançado na época graças à popularidade do animê, que estava em exibição na TV, com foco em Pikachu.

Edições especiais

O ano de 2016 também viu o relançamento do Nintendo 3DS em alguns formatos especiais para Pokémon. Em março tivemos a chegada de uma edição diferenciada, tematizada para Pokémon Blue e Red.

Edição especial do 2DS (Foto: Divulgação/Nintendo)Edição especial do 2DS (Foto: Divulgação/Nintendo)

Já em novembro foi a vez do 2DS ganhar edição especial de Pokémon Sun e Mono, com direito aos iniciais dos jogos estampados na carcaça, cores exclusivas e uma caixa simpática com os Pokémon do título.

Pokkén Tournament

Pokkén Tournament já havia sido lançado no Japão em 2015, apenas para fliperamas. O ocidente finalmente pôde jogar o game em 2016, lançado desta vez no Wii U, com todo o conteúdo originalmente disponibilizado na versão anterior.

O gameplay de Pokkén Tournament é profundo e complexo (Foto: Divulgação/Nintendo)O gameplay de Pokkén Tournament é profundo e complexo (Foto: Divulgação/Nintendo)

Trata-se de um legítimo jogo de luta com Pokémon. Diferente do que vimos na série principal, com batalhas em turnos e golpes pré-definidos, aqui os embates ocorrem em tempo real e com total controle sobre os monstrinhos. A produção ficou a cargo da Bandai Namco, a empresa que também produz a série Tekken.

Pokémon GO

A grande febre do ano, Pokémon GO foi uma das principais homenagens aos 20 anos da série. O jogo de realidade aumentada chegou no final de junho em alguns países, mas só desembarcou no Brasil no início de agosto. Desde então a febre do game foi implacável.

Pokémon GO já está disponível no Brasil (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Pokémon GO já está disponível no Brasil (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Misturando tecnologia de mapas com realidade aumentada, Pokémon GO te coloca para ir atrás dos monstrinhos no mundo real, podendo capturá-los e também colocá-los para participar de batalhas em ginásios. O jogo já recebeu diversas atualizações e conta até mesmo com algumas criaturas da segunda geração, desde seu lançamento original.

Jogos anteriores não foram esquecidos

Games como Pokémon X, Y, OmegaRuby e AlphaSapphire não foram esquecidos em 2016. Eles receberam a distribuição de diversos Pokémon antigos, entre lendários e comuns. Em agosto deste ano, por exemplo, Charmander, Bulbasaur e Squirtle foram disponibilizados de graça e online para os donos destes jogos.

Da esquerda para a direita, Articuno, Zapdos e Moltres são os pássaros lendários de Pokémon Red & Blue (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Da esquerda para a direita, Articuno, Zapdos e Moltres são os pássaros lendários de Pokémon Red & Blue (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Outros Pokémon também chegaram via download grátis, incluindo lendários como Volcanion, Arceus, Mewtwo, Articuno, Zapdos, Moltres, Yvetal, Xerneas, Zygard, Darkrai, Girachi, Mew e Celebi.

Pokémon Sun e Moon

Pokémon Sun e Pokémom Moon foram os principais jogos da série do ano, inaugurando uma nova fase para a marca. Agora na região de Alola, os personagens se deparam com novos Pokémon e também com versões inéditas de algumas criaturas clássicas.

Ambientação de Pokémon Sun e Moon é perfeita (Foto: Divulgação/Nintendo)Ambientação de Pokémon Sun e Moon é perfeita (Foto: Divulgação/Nintendo)

O game foi o primeiro a usar personagens inteiramente humanoides e em 3D para representar os jogadores e também representa uma enorme evolução em termos de história, graças à sua narrativa mais complexa e enredo com algumas reviravoltas. Sem dúvida alguma, a melhor forma de comemorar os 20 anos de Pokémon.

Pokémon X & Y atenderam as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Ferrara
    2016-12-29T13:50:46  

    AGUARDANDO ANSIOSAMENTE A VOLTA DO SENHOR SATANAS PRA MATAR TODOS CRISTAOS

    recentes

    populares

    • Guilherme Ferrara
      2016-12-29T13:50:46  

      kkkkkkkkkkk olha a conversa desse cara, deve ser virgem certeza

    recentes

    populares

    • Guilherme Ferrara
      2016-12-29T13:50:46  

      Mds, espero que voce seja o primeiro a ser pego e servir de exemplo para as outras pessoas.

  • Reginaldo Alves
    2016-12-29T11:36:11  

    São demônios, que vcs levam para casa.

    recentes

    populares

    • Reginaldo Alves
      2016-12-29T11:36:11  

      Reginaldo outro mongol....

    recentes

    populares

    • Reginaldo Alves
      2016-12-29T11:36:11  

      então sua mãe é uma mestra por parir vc

  • Angelo Pria
    2016-12-29T20:17:09  

    Pequena que o jogo aqui no Brasil esta chato, só pokemons repetitivos e quem burla o jogo se dando bem .

    recentes

    populares

    • Angelo Pria
      2016-12-29T20:17:09  

      Thiago... o que que isso tem a ver com a noticia de pokemon?

    recentes

    populares

    • Angelo Pria
      2016-12-29T20:17:09  

      Idiota sem noção!

  • Fabricio Bonacho
    2016-12-29T15:01:21  

    Pokémon Sun e Mono é quele que vem depoisdo Pokémon Sun e Estéreo?

    recentes

    populares

    • Fabricio Bonacho
      2016-12-29T15:01:21  

      não, é aquele que vem antes do Pokémon Moon e Estéreo

    recentes

    populares

    • Fabricio Bonacho
      2016-12-29T15:01:21  

      São um bando de poképastores,sempre se acham os deuses . São os maiores pecadores dessa terra enganando o povo em que só quando esses pessoal cometem pecados ou desvios na vida. Eles a curam com uma lavagem celebral.