Sistemas Operacionais

31/01/2017 10h39 - Atualizado em 31/01/2017 10h39

Apple tira do ar ferramenta que checa se o iPhone está com bloqueio de ativação

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

A Apple tirou do ar o site de consulta ao bloqueio de ativação do iPhone e outros dispositivos iOS. Antes, ao informar o número de série ou IMEI do aparelho, os usuários podiam conferir pela ferramenta online se o Activation Lock (bloqueio de ativação) estava ligado ou desligado. O endereço agora exibe apenas a mensagem “O iCloud não pode localizar essa página”.

O recurso era usado principalmente por quem estava comprando um iPhone usado, pois era possível identificar se o smartphone era roubado ou do próprio vendedor. O problema foi identificado pela primeira vez pelo site MacRumors, que relata ter entrado em contato com a Apple. No entanto, a empresa não se pronunciou até o momento.

iPhone 7: a gente te explica cada detalhe da ficha técnica (e os preços)

Página de verificação do status do Bloqueio de Ativação está fora do ar (Foto: Reprodução/Apple)Página de verificação do status do Bloqueio de Ativação está fora do ar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)









Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O fim da ferramenta deve reascender os transtornos causados com o lançamento do bloqueio de ativação, que fez sua estreia junto com o iOS 7, em 2013. Na época, revendedores de iPhones adquiridos legalmente ficaram com centenas de aparelhos inutilizados, já que os compradores novos não conseguiam desbloqueá-los e os devolviam.

A solução para o impasse foi justamente o desenvolvimento do recurso online, em outubro de 2014, que permitia a verificação antes da compra. A consulta era parte fundamental do desbloqueio do iPhone. Sabendo se o smart estava com o bloqueio ativo ou não, o futuro comprador podia entrar em contato com o vendedor para desabilitá-lo.

Ferramenta de verificação do bloqueio de ativação do iPhone (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Ferramenta de verificação do bloqueio de ativação do iPhone (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Ainda não se sabe a razão pela qual a Apple tirou o site do ar, mas é possível que exista relação com uma falha no bloqueio de ativação registrada no ano passado. Várias pessoas que adquiriram iPhone novo em 2016 receberam aparelhos bloqueados com a Apple ID de outro usuário. A fabricante resolveu isso desabilitando o bloqueio dos aparelhos afetados, mediante apresentação de um comprovante de compra.

Mesmo desconhecendo os motivos, aparentemente a resolução é definitiva. Além de a ferramenta ter sido excluída, a página de suporte do bloqueio de ativação não conta mais com o endereço (icloud.com/activationlock) no tópico "Como faço para verificar o Bloqueio de Ativação antes de comprar um dispositivo usado?", tal como antes. O site de suporte americano foi atualizado no último dia 24, enquanto a versão brasileira sofreu a mudança dia 27.

Via MacRumors, The Verge e Apple (aqui e aqui)

iPhone 8 terá carregamento sem fios? Dê sua opinião no Fórum  do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex
    2017-10-17T22:21:35

    Era uma ferramenta muito utilizada para pessoas que trabalhava comprando e vendendo iPhone, iPad e MacBookn\n iLugon Assistência especializada Apple

  • Abner
    2017-01-31T12:30:37  

    Nunca vi isso na Samsung !

    recentes

    populares

    • Abner
      2017-01-31T12:30:37  

      Bastardo

    recentes

    populares

    • Abner
      2017-01-31T12:30:37  

      nem vai ver pq samsung nao tem segurança alguma

  • Barbara Santis
    2017-02-01T08:51:22

    Tô Nem Aí!!! Tenho Sony e sempre vou continuar com ela!!!

  • Abner
    2017-01-31T12:40:53  

    Nunca vi isso em um Samsung.

    recentes

    populares

    • Abner
      2017-01-31T12:40:53  

      Bastardo

  • Jorge Ribeiro
    2017-02-01T06:18:33

    Acho justo.