Video game

17/01/2017 08h00 - Atualizado em 17/01/2017 19h27

Conheça as especificações técnicas do novo console Nintendo Switch

Felipe Demartini
por
Para o TechTudo

A Nintendo anunciou novos detalhes sobre o Nintendo Switch, seu novo console, entre eles, algumas especificações técnicas. Com lançamento marcado para 3 de março, o aparelho chega como um híbrido de videogame de mesa e portátil, permitindo que o jogador jogue tanto na TV quanto leve a diversão para qualquer lugar, no modo tablet.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild ganha trailer e data de lançamento

E em meio a jogos, preço e data de lançamento, vieram também algumas características técnicas do novo console. Normalmente a Nintendo não divulga os detalhes sobre o hardware e elementos como processadores e memórias. Entretanto, sabemos, agora, alguns detalhes sobre o funcionamento do aparelho, confira:

Nintendo Switch tem lançamento marcado para o dia 3 de março (Foto: Divulgação/Nintendo)Nintendo Switch tem lançamento marcado para o dia 3 de março (Foto: Divulgação/Nintendo)

- Tela: 6,2 polegadas, multi-touchscreen capacitiva

- Resolução: 1280 x 720 no console, 1920 x 1080 na televisão via cabo HDMI

- Som: saída P2 para fones de ouvido, 5.1 surround a partir da doca de conexão à TV

- Bateria: de 3h a 6h;

- Mídia: cartões de memória proprietários

- Armazenamento: 32 GB de memória interna, expansível com cartões micro SD

- Conexão: Wi-Fi, Ethernet, wireless local para até oito jogadores

- Processador: NVIDIA Tegra customizado, sem especificações divulgadas.

    Aqui, também é importante ressaltar alguns detalhes. Como já era de se esperar, a utilização do Nintendo Switch na televisão permite um aumento na resolução dos games, e até uma melhoria visual. A fabricante não entrou em detalhes sobre isso, mas as especificações deixam claro que os games se comportarão de maneiras diferentes de acordo com o modo de visualização.

    Outro esclarecimento interessante deve ser feito sobre a bateria, que, conforme revelado pela Nintendo, possui uma autonomia diferente de acordo com o título que está sendo rodado, podendo variar de 3h a 6h. É um sistema mais ou menos como o que temos hoje nos smartphones, onde apps que exigem maior poder de processamento ou recursos do sistema gastam mais energia do que os mais simples.

    The Legend of Zelda: Breath of the Wild, por exemplo, se encontra na lista dos maiores “gastadores” de bateria do Switch, podendo reduzir a autonomia do console para até 2h30m. Por outro lado, games mais simples como Snipperclips garantem mais autonomia para o aparelho.

    Assista ao trailer de apresentação de The Legend of Zelda: Breath of the Wild:


    O Nintendo Switch também utiliza a mesma tecnologia dos consoles portáteis, e abandona os discos de jogos em prol de um cartão de memória proprietário. Além disso, dispositivos micro SD podem ser usados para expandir a memória interna de 32 GB do console. Mas eles devem ter, no mínimo, 4 GB de capacidade, decido a critérios de compatibilidade.

    Switch também traz multiplayer local sem fio para até oito jogadores (Foto: Divulgação/Nintendo)Switch também traz multiplayer local sem fio para até oito jogadores (Foto: Divulgação/Nintendo)

    Além de sua rede online, que será paga como no PS4 e Xbox One, o Switch traz um sistema de multiplayer local, sem fio, para conectar até oito consoles simultaneamente. Sendo assim, quem possuir o console pode jogar junto, cada um em sua tela, como se estivessem conectados à internet, mas sem a necessidade de conexão ou dispositivos externos em funcionamento.

    Por fim, vale a pena citar a parceria entre Nintendo e NVIDIA, levando os chips Tegra, usados em dispositivos móveis com alta performance gráfica, também ao Switch. Aqui, está em ação uma versão customizada do hardware, que não teve suas especificações divulgadas. A fabricante também não fez promessas quanto ao potencial visual da plataforma nem comentou sobre como ela se equipara ao Xbox One e PS4.

    O Nintendo Switch ainda não tem data prevista para chegar ao Brasil. Nos Estados Unidos, ele chega em 3 de março custando US$ 300.

    O que você está achando do Nintendo Switch? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo!

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Juliano Ferrante
      2017-01-18T09:29:41  

      mais um fracasso retumbante

      recentes

      populares

      • Juliano Ferrante
        2017-01-18T09:29:41  

        Mas agora o switch vem com ênfase para o público adulto é só olhar os jogos hardcore que serão lançados para ele.... Poucos no lançamento, mas acredite virá muitos no decorrer do console...E por favor é só pedido para todos que estão contrários a Nintendo só por causa do fracasso do Wii u... Sejam sempre otimistas com a Nintendo é uma empresa de mais de 100 anos de existência que fez parte de muitas infancias e nostalgias e além tudo isso é uma empresa de respeito... Tanto que os presidentes dá Sony e Microsoft reconhece isso.

      recentes

      populares

      • Juliano Ferrante
        2017-01-18T09:29:41  

        acabei de ler noticias recentes e mantenho minha posição, fracasso iminente e retumbante

    • Thiago Santos
      2017-01-17T16:41:06  

      Queria tanto que os preços fossem menores... Tenho um xbox one, mas queria muito ter algum console desses da nitendo que foram lançados ultimamente, mas são caros. Esse Switch parece ser um ótimo console, o problema que acho que ainda vai existir , pelo menos aqui no Brasil, é o valor dele. Mas tenho certeza que a diversão vai ter e muito nesse console. Porque os jogos da Nitendo são ótimos, ainda mais se tratando de Mario Kart.

      recentes

      populares

      • Thiago Santos
        2017-01-17T16:41:06  

        A diferença de preço entre um XOne e um WiiU é por volta de R$ 200 apenas, se o problema fosse esse você nem teria comprado um XOne, ficaria na geração anterior.

      recentes

      populares

      • Thiago Santos
        2017-01-17T16:41:06  

        Isso mesmo , aí fica sem condições, infelizmente.

    • Hudson Oliver
      2017-01-19T15:18:44  

      Parabéns a Nintendo ! Que duvida Cruel agora .... espero por esse console ou compro um PS4 PRO ?

      recentes

      populares

      • Hudson Oliver
        2017-01-19T15:18:44  

        Eu ainda estou com um PS3... E meu próximo Console, será este da Nintendo!!! Quando lançarem vou adquirir...

    • Léo Barcellos
      2017-01-17T15:10:33  

      300 dólares nisso ae? Vai ser outro Titanic igual o Wi U.

      recentes

      populares

      • Léo Barcellos
        2017-01-17T15:10:33  

        Ta ok Nostradamus

    • Ivan Barbosa
      2017-01-17T15:16:11  

      feio, parece um porta merendeira escolar de presinho .

      recentes

      populares

      • Ivan Barbosa
        2017-01-17T15:16:11  

        Que frescura hein mano... Pelo amor....

    • Jonas Silva
      2017-01-22T08:36:57

      será que os speedruners vão conseguir zerar em 18 min ? rss

    • FABIO NASCIMENTO
      2017-01-20T18:39:27

      E a conexão bluetooth pro meu fone de ouvido?

    • João Henrique
      2017-01-18T12:59:58

      Sem ethernet, favor parar de inventar informação, o próprio regis já confirmou. Até pq não faz sentido um cabo de rede num aparelho portatil.

    • João Ninguém
      2017-01-18T11:54:06

      Eu quero!

    • Arthur Azevedo
      2017-01-18T10:13:28

      Se lançarem o 007 do Nintendo 64 , ficará show com essas telas divididas, relembrar a infância!

    • Samuel
      2017-01-18T01:29:28  

      O problema é que a nintendo disse que iria lançar um game para competir com ps4 e xbox e conforme as informaçoes esse game e um horror ; e ela disse que iria rodar a 4k lembro que vi aki .agora um game que tem apenas 32 g meu a nintendo ta de brincadeira

      recentes

      populares

      • Samuel
        2017-01-18T01:29:28  

        nunca vi em lugar nenhum que a nintendo iria lançar com resolução em 4K.

    • Felipe Campos
      2017-01-17T16:26:54

      Por mais incrível que possa parecer, já vi uma loja fazendo pré-venda por 2700 reais. Um absurdo, levando em consideração o valor original do console.

    • Phillipe Nascimento
      2017-01-17T15:29:21  

      300 dólares nos EUA aqui daria uns 750 reais + os impostos que pagamos não esperem por menos de 1000 reais aqui no Brasil.

      recentes

      populares

      • Phillipe Nascimento
        2017-01-17T15:29:21  

        Esse Phillipe manja viu? Imposto nos EUA gira em torno de 10% (na Flórida é de 6,5 a 7%), então no pior dos casos seriam 30 dólares de imposto. O aparelho sem impostos sairia mais ou menos US$ 270, o que daria uns R$ 870. R$ 750 não seria nem sem imposto.

      recentes

      populares

      • Phillipe Nascimento
        2017-01-17T15:29:21  

        Só pela cotação do dólar já dá os R$ 1000 ... Aqui chega caro, pq é lançamento, mas rapidamente vc encontrará pelo mesmo preço q encontra o Ps4 e XOne ...

    • Alan Ricardo
      2017-01-17T19:36:12

      E a cara do meu cachorro...

    • Mega Anônimo
      2017-01-17T19:31:33

      Legal, apesar de ser sempre os mesmos lançamentos de sempre, a Nintendo costuma lançar jogos bem divertidos.

    • Presidente Universo
      2017-01-17T17:46:01

      eu queria a trilogia Donkey Kong Country em 1080p igual fizeram com alguns jogos de psone no ps3 e ps4

    • Thiago Geremias
      2017-01-17T15:28:20

      300 dolares... convertendo pela cotação de hoje 963 Reais, mais 60% de taxa de importação vai pra 1.540, contando que uma loja não ganha menos que 100% em cima então teremos 3.081 por um console desses no lançamento. Uma pechincha.

    • Wendel Pereira
      2017-01-17T14:28:45

      Tomara que tragam versões dos melhores jogos do Wiiu pro Switch. Além do Mário Kart, podia vir tbm Smash Bros, Donkey Kong Tropical Freeze, Mário 3d World...

    • Victor Corrêa
      2017-01-17T10:47:12  

      Se for sair PES pro Switch, é nóis!

      recentes

      populares

      • Victor Corrêa
        2017-01-17T10:47:12  

        Junto de Fifa vai sair um periférico em forma de bola pra vc colocar o Switch dentro e sair chutando pela rua.

      recentes

      populares

      • Victor Corrêa
        2017-01-17T10:47:12  

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk velotrol kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk velotrol para kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Raúl Gomes
      2017-01-17T14:15:49

      Os mais velhos entenderão: Esse é o último console da Nintendo. As crianças de hj não jogam mais videogames.

    • Leandro Francisco
      2017-01-17T14:00:22

      Um baita videogame para rodar Mario, DonkeyKong, Metroid..... zzzzzzzzzzzz

    • Rafael Silveira
      2017-01-17T13:37:24

      Essa última foto provavelmente gerou demissões. Primeiro, um multiplayer com uma tela pra cada um, dividida em 4 partes, e, outra, os caras pedem pizza e quando a pizza chega eles deixam lá esfriando pra ficar jogando video game...

    • Marcelo Mbag
      2017-01-17T10:56:15

      Quero ver a parte traseira dessa base fixa. não mostra em lugar nenhum.

    • William Costa
      2017-01-17T11:45:32

      Que venha o Loadiine pro switch!

    • Leandro Damico
      2017-01-17T09:58:02

      Coisa linda.