TV

12/01/2017 06h00 - Atualizado em 13/01/2017 09h26

Conheça a nova tecnologia QLED das TVs SUHD da Samsung

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A nova linha de televisores da Samsung passa a oferecer uma tecnologia de tela de pontos quânticos aprimorada. Batizada de QLED pela companhia, ela busca atingir os mesmos paradigmas de qualidade e precisão de cor, além de contrastes mais ricos em virtude de tons pretos mais profundos, que você pode encontrar nas soluções equivalentes de outros fabricantes.

Smart TV OLED da LG é ultrafina e se prende à parede por ímãs

A nova linha de televisores da Samsung foi revelada durante a CES 2017, mas ainda não há datas definidas para que os novos aparelhos cheguem ao mercado brasileiro.

QLED é a nova tecnologia de telas de pontos quânticos da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)QLED é a nova tecnologia de telas de pontos quânticos da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Segundo a Samsung, o ponto forte das novas TVs QLED está em valores altos de volume de cor, uma medida usada para analisar a precisão pela qual uma tela é capaz de mostrar diferentes cores quando submetida a diferentes níveis de brilho. Ou, para simplificar, um índice de quanto o televisor é preciso na hora de mostrar cor, conforme o brilho varia na tela.

Em geral, quanto maior o volume de cor, melhor: isso garante ao display maior capacidade de apresentar tons de cores com grande precisão, sobretudo a altos índices de brilho.

O brilho

O ponto central a respeito do uso dos pontos quânticos, que é o conceito tecnológico aplicado pela Samsung em suas telas QLED, é aumentar os níveis de brilho da tela de forma equilibrada para que o volume de cor seja maior e, consequentemente, a qualidade de imagem da TV acabe superior na outra ponta.

QLED não usa o conceito dos pontos quânticos: mais brilho por toda a área da tela, contraste maior e cores mais precisas. Na imagem, a comparação da TV QLED com uma convencional (Foto: Divulgação/Samsung)QLED usa o conceito dos pontos quânticos: mais brilho por toda a área da tela, contraste maior e cores mais precisas. Na imagem, a comparação da TV QLED com uma convencional (Foto: Divulgação/Samsung)

Nas novas telas QLED da Samsung, é possível alcançar entre 1.500 e 2.000 nits, em níveis comparáveis às TVs OLED.

Design e reflexos

O reflexo na tela, enquanto você assiste um filme, pode não apenas distrair, mas estragar completamente a experiência: a luz que incide sobre o televisor acaba desmontando o equilíbrio de alta intensidade de brilho e volume de cores, provocando a impressão de que a qualidade de imagem não é tão boa quanto o prometido pelo fabricante.

Segundo a Samsung, na linha 2017 de televisores, esse tipo de problema foi resolvido com decisões de design que visam diminuir o efeito do reflexo. O resultado é que a percepção da imagem exibida na tela agora, com essa nova tecnologia, não sofre distorções, não importando o ângulo de visão.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares