Internet

19/01/2017 11h55 - Atualizado em 19/01/2017 11h59

Estudo revela qual operadora tem o 4G mais rápido do Brasil

Karen Malek
por
Para o TechTudo

Em um estudo feito pelo site OpenSignal comparando as maiores operadoras de celular que oferecem serviços no Brasil, a Claro se saiu melhor nos três testes de velocidade entre os meses de setembro e novembro de 2016. Na medição anterior, feita em julho do mesmo ano, a Vivo liderou os resultados.

Na análise de qualidade e velocidade da conexão de internet pelas operadoras de celular no Brasil, a Claro liderou a pesquisa em três categorias: velocidade de download em 3G, em 4G e velocidade geral, lugares antes ocupados pela Vivo.

Xiaomi abandona lojas virtuais e some da internet brasileira

Operadora Claro lidera ranking feito pela OpenSignal (Foto: Reprodução/OpenSignal)Operadora Claro lidera ranking feito pela OpenSignal (Foto: Reprodução/OpenSignal)








Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A operadora de origem mexicana alcançou velocidade média de 27,45 Mb/s na rede 4G, o que está acima, inclusive, da média global para essa tecnologia. A Vivo obteve média de 21,29 Mb/s. Na sequência aparecem a Oi e a TIM com 14,61 Mb/s e 12,05 Mb/s respectivamente.

A operadora Oi sai na frente na categoria latência em 4G. Latência é o tempo de reação da rede, ou seja, quanto tempo leva para os dados irem de um ponto a outro, resultando em páginas mais rápidas. Esse resultado é medido em milissegundos e, quanto menor a pontuação, mais rápida é a rede.

Já no quesito disponibilidade, a TIM foi a campeã. Segundo o estudo, a empresa manteve o 4G funcionando em 59,21% do tempo. A Vivo aparece em seguida, com disponibilidade do LTE em 56,76% do tempo.

Galaxy S7 Edge, iPhone 7 ou Zenfone 3: qual é o melhor celular premium para comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Os resultados mostram melhoras, o que pode ser comprovado ao observar que Vivo e Claro estão testando redes LTE em duas novas bandas de frequência e experimentando novas tecnologias. Já a Nextel expandiu a rede 4G para São Paulo, além de já operar com a rede de alta velocidade no Rio de Janeiro.

Via OpenSignal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Almeida
    2017-01-20T01:36:49  

    Aqui em Mato Grosso a Vivo é disparada a melhor operadora, tanto em cobertura quanto velocidade.

    recentes

    populares

    • Bruno Almeida
      2017-01-20T01:36:49  

      Esse Paulo Ramos deve morar em alguma periferia de SP ou RJ e quer tirar onda né MT kkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno Almeida
      2017-01-20T01:36:49  

      Vc é índio, Robson Vaz?

  • Rosivaldo Salviano
    2017-01-20T08:38:50  

    Apesar do pesares, a TIM é a melhor disparadamente.

    recentes

    populares

    • Rosivaldo Salviano
      2017-01-20T08:38:50  

      É eu Kiko?

    recentes

    populares

    • Rosivaldo Salviano
      2017-01-20T08:38:50  

      Com certeza.

  • Carlos Fernandes
    2017-01-20T16:06:36  

    Aí galera... isso não é matéria paga não, tá?!?!?!?!?!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Me engana que eu gosto...... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Carlos Fernandes
      2017-01-20T16:06:36  

      Essa matéria está completamente errada, Anatel juntamente com as operadoras foram um verdadeiro cartel. Nenhum dos testes são aprovados na pratica! Inclusive o Brasil está entre os países que tem uma nternet mais lenta do mundo. Sem falar dos preços absurdos que já é um roubo. Isso é uma falta de respeito com o consumidor, enganando com falsa matéria.

  • Raúl Gomes
    2017-01-20T10:25:22  

    Que absurdo isso de mostrar quais marcas são melhores ou piores que as outras. Agora eu que sou da Vivo tenho o pior plano e pior banda? Comprei o iPhone 7 a toa? Só no Brasil mesmo....

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-01-20T10:25:22  

      E dai? Só pq vc tem um iphone 7 a sua operadora tem q se sair melhor na pesquisa?Menos ! Bem menos! hahahaha a Apple não tem o poder de endeusar seus clientes, então acredite, mesmo possuindo um Iphone 7, vc continua sendo só mais um na multidão. Cada uma viu! rs

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-01-20T10:25:22  

      Vdd ana

  • Donodaverdade
    2017-01-25T22:33:16  

    Vei,na boa.....o 4g da Tim é melhor que o Wifi da Net com 30gb de velocidade.

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2017-01-25T22:33:16  

      Aqui no Rio no bairro onde moro e em Salvador a Tim é ótima, e ainda mais no plano Beta lab, 50,00 reais com 20 Gb e 2000 minutos por mês não tem igual

    recentes

    populares

    • Donodaverdade
      2017-01-25T22:33:16  

      Isso é porque as operadoras não fornecem modems decentes, pra uma conexão rápida é preciso um router WiFi AC. Minha conexão Virtua pelo wireless não passa de 45Mb, sendo que contrato 60. Pelo cabo o speedtest atinge o contratado, e isso acontece em muitos clientes que visitei.

  • Heliude Leal
    2017-04-06T11:54:56

    a TIM é a melhor seguida da VIVO. Porém o melhor atendimento é realizado pela CLARO (também SOMENTE, rs). O atendimento da VIVO é o pior.

  • Wilson Kolowski
    2017-01-29T18:23:03

    Conclusão: Nenhuma delas oferece aquilo que promete.

  • Júnior Gomes
    2017-01-26T11:51:36

    Acho que "menos lento" seria um termo mais adequado. Afinal, quando falamos de internet no Brasil, estamos falando de uma corrida de carroças com cavalos mancos, onde não escapa uma operadora que preste, nem uma!

  • Júnior Gomes
    2017-01-26T11:46:48

    Acho que "menos lento" seria o termo mais adequado. Falar "mais rápido" para uma corrida de carroças com cavalos mancos, não é muito adequado.

  • Diego Rodrigues
    2017-01-26T09:36:54

    E a Vivo, continua MORTA. A única vantagem dela no Espírito Santo é a área de cobertura, porque do resto, perde para a Claro e TIM em questão de qualidade e velocidade de dados móveis.

  • Fabio Silva
    2017-01-25T15:44:14

    Matéria paga pois eu tinha um oi nem o 3g e 4g pegava no RJ mudei para tim com medo mas a tim funciona é mais barato.

  • João Silva
    2017-01-25T09:18:40

    Em Goiás a Vivo é a melhor.

  • Fabio
    2017-01-24T23:32:14

    KKKKKK E AINDA DIZEM QUE A VIVO É A MELHOR , POR ISSO USO TELEFONE PÚBLICO

  • Anderson Silva
    2017-01-24T14:22:22

    Aqui no RJ passei para Nextel e não quero outra!

  • Rammil Flecha
    2017-01-24T14:00:56

    o atendimento da TIM vem melhorando bastante, cada vez mais rápido, estão de parabéns, data: 24 de janeiro de 2017

  • Pedro Souza
    2017-01-24T12:39:28

    Todos são uma bosta, dai vc vai reclamar, eles nem dão moral, arrombados.

  • Fernando Corrêa
    2017-01-24T11:31:45

    Ou seja. Todas elas sejuntarem não dá uma boa

  • Guga Almeida
    2017-01-24T10:04:33

    Só pra começar, não existe internet boa no Brasil. Existe internet que funcione na medida do aceitável. Em um país onde as operadoras cobram absurdos por planos de internet móvel sem investir em infraestrutura não existe melhor operadora. As teles no Brasil são sucateadas e remendadas. Só isso.

  • Eduardo Teodoro
    2017-01-20T06:49:57  

    No teste de maior pilantragem temos o ranking 1-vivo,oi ,tim ,claro,2 vivo,oi ,tim claro,3-vivo,oi tim,claro,todas empatadas no quesito ,roubo de dados ,vc paga caro é não consegue ver nada ,ae tech tudo analisa isso! .

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2017-01-20T06:49:57  

      Eu tinha a claro e hj tenho a vivo. Não me arrependo pela troca, pois achei a internet melhor e fora que funciona o 4G na maioria dos lugares, diferente da claro.

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2017-01-20T06:49:57  

      Aqui na minha cidade o 4g da claro funciona em todos os lugares e meu plano pós tem pacote de dados "ilimitado", depois de 3gb consumidos apenas reduz a velocidade, mas por conta das redes sociais não contabilizarem no consumo, nunca cheguei aos 3gb de consumo

  • Leandro
    2017-01-23T22:52:19

    Já usei todas e digo, não existe nenhuma boa.

  • Fillipe Ramos
    2017-01-23T19:59:05

    faz um de internet! adoraria saber

  • Pedro Lemgruber
    2017-01-21T22:15:49  

    Aqui no Rio eu uso vivo dentro do metro tranquilamente, e muitos dos meus amigos de outras operadoras não conseguem

    recentes

    populares

    • Pedro Lemgruber
      2017-01-21T22:15:49  

      Leandro Pinto HÁ 3 DIAS No Brasil não existe melhor operadora, existe a menos pior. O serviço de telefonia móvel no Brasil é uma piada, é um cartel formado por 4 ou 5 operadoras reguladas por uma agencia (ANATEL) ineficiente, burocrática e acima de tudo corrupta. No lugar de ficarmos discutindo qual é a "melhor", deveríamos estar brigando pela abertura do mercado nacional para a entrada de novas operadoras, para que possamos ter mais concorrência e consequentemente melhores serviços e menores preços. Matéria paga, com certeza!

    recentes

    populares

    • Pedro Lemgruber
      2017-01-21T22:15:49  

      Leandro Pinto disse tudo

  • Leandro Pinto
    2017-01-20T10:33:14  

    No Brasil não existe melhor operadora, existe a menos pior. O serviço de telefonia móvel no Brasil é uma piada, é um cartel formado por 4 ou 5 operadoras reguladas por uma agencia (ANATEL) ineficiente, burocrática e acima de tudo corrupta. No lugar de ficarmos discutindo qual é a "melhor", deveríamos estar brigando pela abertura do mercado nacional para a entrada de novas operadoras, para que possamos ter mais concorrência e consequentemente melhores serviços e menores preços. Matéria paga, com certeza!

    recentes

    populares

    • Leandro Pinto
      2017-01-20T10:33:14  

      Só em 2120

  • Guilherme Machado
    2017-01-20T16:31:49

    se pegar a melhor do nosso país é pior que qualquer outra do continente americano!!! e claro o mais caro aqui tb!!

  • Jovem Fla
    2017-01-20T19:29:05  

    FAZ O TESTE DE PREÇO......

    recentes

    populares

    • Jovem Fla