Redes sociais

05/01/2017 07h00 - Atualizado em 05/01/2017 07h00

Extensão no Chrome descobre o que o Facebook sabe sobre as suas fotos

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Usuários do Facebook já devem ter se deparado com o reconhecimento facial em suas fotos, sugerindo a marcação de amigos. No entanto, a rede social é capaz de reconhecer não apenas pessoas, mas também objetos, paisagens, comidas e outras coisas registradas nas imagens.

Top aplicativos de celular de 2016 são na maioria do Google ou do Facebook

Para os curiosos, a Show Facebook Computer Vision Tags é uma extensão para Chrome que revela o que mais a rede de Mark Zuckeberg consegue enxergar nas suas fotos, mas oculta do usuário.

Facebook tem reconhecimento de imagens que pode identificar desde pessoas sorrindo a objetos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook tem reconhecimento de imagens que pode identificar desde pessoas sorrindo a objetos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para usar a extensão, contudo, o usuário deve ativar o modo de desenvolvedor do Google Chrome e mudar o Facebook para inglês, já que esta não funciona em nosso idioma. Confira a seguir o passo a passo de como usar o complemento.

Passo 1. Abra o Google Chrome, clique no botão de menu, aponte o mouse sobre a opção “Mais ferramentas” e, finalmente, escolha a opção “Extensões”;

Abra as extensões do Google Chrome para ativar modo de desenvolvedor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Abra as extensões do Google Chrome para ativar modo de desenvolvedor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. No topo da tela, marque a opção “Ativar modo de desenvolvedor”;

Clique para ativar o modo de desenvolvedor para instalar extensões fora da Web Store (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique para ativar o modo de desenvolvedor para instalar extensões fora da Web Store (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Acesse a página da “Show Facebook Computer Vision Tags” no GitHub, clique sobre o botão “Clone or Download” e escolha a opção “Download ZIP”;

Faça o download do arquivo ZIP da extensão no GitHub (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Faça o download do arquivo ZIP da extensão no GitHub (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Abós baixar o seu arquivo no computador, abra-o e extraia a pasta contida nele para algum lugar do PC;

Extraia a extensão baixada para alguma pasta do seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Extraia a extensão baixada para alguma pasta do seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Volte à página de extensão do Google Chrome e clique em “Carregar extensão expandida” no topo da tela;

Clique para adicionar uma extensão salva no seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique para adicionar uma extensão salva no seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Na janela que se abre, procure pela pasta extraída do arquivo ZIP e clique em OK;

Selecione a pasta com os arquivos da extensão para adicioná-la ao Chrome (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione a pasta com os arquivos da extensão para adicioná-la ao Chrome (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. A “Show Facebook Computer Vision Tags” deverá aparecer entre as suas extensões. Feito isso, abra o Facebook em uma nova aba;

Google Chrome mostrará extensão adicionada no topo da tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Chrome mostrará extensão adicionada no topo da tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. No feed de notícias do Facebook, role a página até que uma pequena barrinha com os idiomas que você fala ou já usou na rede social apareça. Caso não tenha o Inglês, clique no botão “+” e adicione a língua;

Procure por barra de idiomas para alterar a língua utilizada no Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Procure por barra de idiomas para alterar a língua utilizada no Facebook (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observação. Caso não consiga mudar o idioma do Facebook por esse atalho, acompanhe o passo a passo completo neste tutorial;

Passo 9. Confirme a mudança do idioma do Facebook, caso seja solicitado;

Confirme a alteração de idioma do Facebook para Inglês (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Confirme a alteração de idioma do Facebook para Inglês (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 10. Procure por uma foto publicada por você no Facebook, seja via Instagram, na linha do tempo ou em álbuns;

Passo 11. Ao abríla, observe que a extensão incluirá, na parte superior direita, as tags em inglês adicionadas pelo Facebook ao fazer o reconhecimento de imagem. Por enquanto, é possível apenas consultá-las a título de curiosidade.

Extensão revela quais as tags usadas pelo Facebook no reconhecimento da imagem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Extensão revela quais as tags usadas pelo Facebook no reconhecimento da imagem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! E aí, ficou impressionado com o reconhecimento de imagens do Facebook? Saiba que a rede social não é a única a fazer isso. Alguns serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Fotos e OneDrive, também são capazes de fazer marcações de tags e pessoas automaticamente em imagens e identificar até mesmo Pokémons dentro de todas as suas fotos.

Como evitar que me mandem mensagem inbox no Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Via AddictiveTips

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Rizzo
    2017-01-06T11:16:18

    FB é a empresa q esta atualmente mais focada na inteligencia artificial,.. não é de se espantar. Mas eu nunca vou saber o q pensam das minhas fotos, pois nunca usei o Chrome.