Redes sociais

13/01/2017 08h00 - Atualizado em 13/01/2017 08h00

Facebook trabalha em tecnologias para 'ler a sua mente'; entenda

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Facebook está desenvolvendo uma série de tecnologias que podem ler a mente do usuário. Esse é um esforço para tornar os serviços da plataforma mais próximos de um sonho de Mark Zuckerberg: a capacidade de estabelecer a comunicação entre pessoas através do pensamento. O desenvolvimento desse tipo de tecnologia pelo Facebook parece estar em curso por conta de uma série de vagas de emprego mencionando projetos relacionados com dispositivos capazes de captar imagens da mente e estabelecer interfaces entre cérebro e máquinas.

Facebook deve começar a exibir anúncios no meio de vídeos longos

Projetos em curso no Facebook podem trazer sonho de comunicação telepática de Zuckerberg para a realidade (Foto: Divulgação/Facebook)Projetos em curso no Facebook podem trazer sonho de comunicação telepática de Zuckerberg para a realidade (Foto: Divulgação/Facebook)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

As vagas apontam para projetos que sugerem o tipo de comunicação de ficção científica imaginada pelo Facebook. A ideia gira em torno de criar equipamentos capazes de ler o que se passa na cabeça do usuário e transmitir essas informações para a pessoa com quem ele deseja se comunicar.

Não há como estimar quais os prazos em torno do desenvolvimento dessa tecnologia, mas um dos anúncios de emprego busca um engenheiro de interface entre cérebro e computador que possa ajudar com a criação de um produto dentro de um prazo de dois anos.

Como convidar amigos novamente para uma fan page do Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Há outras vagas que mencionam a necessidade de profissionais capazes de desenvolver tecnologias correlatas ao projeto: mapeamento cerebral, para permitir a leitura das imagens que você pensa de forma não invasiva; e a criação de sistemas hápticos (relativo ao tato), em que o computador passa ao usuário sensações físicas, como toque na pele, talvez um aperto de mão. Esse tipo de tecnologia daria aos usuários da plataforma uma espécie de comunicação telepática e a possibilidade de "interagir fisicamente" com seus contatos que estão distantes.

Via Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tolima Mito
    2017-01-14T17:45:23  

    Totalmente inútil e desnecessário, não quero ser controlado pela tecnologia e sim controlar a mesma, intenção falha de controlar e escravizar as pessoas. Umas caem outras não.

    recentes

    populares

    • Tolima Mito
      2017-01-14T17:45:23  

      Tu és burro? Isso é para comunicação, não para controlar mentes

  • Tolima Mito
    2017-01-14T18:01:27

    Esse filipe garret é ridi-culo, to tentando comentar aqui faz horas e não permite meu comentario por é um ditador quer influenciar e não aceita a opinião de quem não se influencia por ele.