10/01/2017 07h00 - Atualizado em 10/01/2017 07h00

Geforce GTX 1080 da Zotac ganha versão mini; conheça

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Zotac apresentou na CES 2017 uma versão mini da Geforce GTX 1080, que chama atenção justamente pelo fato de conseguir espremer todo o poderio da segunda placa de vídeo mais rápida do mundo na atualidade no formato mini-ITX, ideal para quem quer construir um computador bastante compacto.

Confira o que rolou na CES 2017

Batizada de Zotac Geforce GTX 1080 Mini, a pequena placa de vídeo conta até mesmo com um leve overclock de fábrica e com sistema de refrigeração que, apesar das dimensões físicas, promete ser bastante eficiente.

Placa da Zotac é a mini-ITX mais poderosa do mercado (Foto: Divulgação/Zotac)Placa da Zotac é a mini-ITX mais poderosa do mercado (Foto: Divulgação/Zotac)

Em termos de performance, a Zotac subiu um pouco a velocidade da placa. Por padrão, uma GTX 1080 deve funcionar a 1607/1733 MHz (velocidades referentes a operação padrão e com o turbo ativado). A versão da Zotac roda mais rápida, embora o aumento seja bem modesto, em 1620/1759 MHz.

A grande questão em tornar algo tão propenso a aquecer, como uma placa de vídeo top de linha, em algo tão compacto é sempre como eliminar o calor para que o componente funcione corretamente. A Zotac acredita ter resolvido isso com o uso de um radiador de alumínio associado a tubulações de calor (heatpipes).

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Além disso, a placa é toda encapsulada em metal, que é um ótimo condutor de calor. Outro fator interessante são as duas ventoinhas, que operam em conjunto: a da esquerda serve para manter a pressão no entorno da placa, garantindo ar para a troca de calor, enquanto que a outra faz efetivamente o papel de refrigerar o processador gráfico, parte mais sensível e sujeita ao efeito da alta temperatura.

Comprimir uma GTX 1080 em formato tão pequeno acaba criando uma série de desafios relacionados à temperatura (Foto: Divulgação/Zotac)Comprimir uma GTX 1080 em formato tão pequeno acaba criando uma série de desafios relacionados à temperatura (Foto: Divulgação/Zotac)

Em relação à memória RAM, a placa conta com os tradicionais 8 GB de GDDR5X, oferecidos em qualquer outra variação da GTX 1080 disponível no momento. Ainda não há informações relativas a preço e disponibilidade da nova GTX 1080 Mini da Zotac no Brasil.

Via Anand Tech

Dúvidas sobre como montar um PC? Usuários comentam no fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Ferreira
    2017-01-16T22:46:59  

    - Ja está saindo rumor das series 2000 , seria melhor esperar kk, do que compra e se arrepender depois

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2017-01-16T22:46:59  

      aonde você ouviu estes rumores ?