Computadores

31/01/2017 16h40 - Atualizado em 23/02/2017 18h37

Google pode desenvolver ferramentas smart para Raspberry Pi em 2017

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Google sinalizou que quer criar ferramentas inteligentes para desenvolvedores independentes de software e hardware. A gigante de buscas manifestou a intenção de desenvolver o projeto, durante uma pesquisa de mercado focada nos desenvolvedores de software.

Comprou um Raspberry Pi? Veja o que fazer para começar a criar com a placa

Embora não haja nenhuma referência explícita, plataformas como Raspberry Pi e Edison, da Intel, podem ser as grandes beneficiadas devido à grande comunidade de criadores. Além disso, o sistema de Internet das Coisas (IoT) lançado pela companhia no final do ano passado, o chamado 'Android Things', é suportado apenas por três placas: Raspberry Pi 3, Intel Edison e Pico i.MX6UL, da NXP.

Raspberry Pipode ganhar ferramentas inteligentes do Google em breve (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Raspberry Pipode ganhar ferramentas inteligentes do Google em breve (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

O campo da inteligência artificial parece estar no centro dos interesses do Google. A pesquisa faz menção a projetos em áreas de reconhecimento facial e de emoções, tradução de fala para texto, processamento de linguagem natural e análise de sentimento, por exemplo.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Ainda não se sabe ao certo o que viriam a ser essas novas ferramentas. O movimento da companhia indica que elas serão voltadas para automatização de casas inteligentes, Internet das Coisas, robótica e wearables, setores em que o Google já concentra esforços.

Desenvolver novidades para dispositivos inteligentes também é uma maneira da gigante encarar a Amazon, que se destacou na última CES com sua assistente virtual Alexa. Lançando mais ferramentas para o Raspberry Pi, o Google pode tomar conta de sistemas criados de forma independente.

Via Raspberry Pi e Google


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares