Celular

08/01/2017 06h00 - Atualizado em 09/01/2017 09h01

Mate 9 Lite promete ser smart de câmera dupla com preço mais acessível

Anna Kellen Bull
por
Da CES 2017, em Las Vegas

O Huawei Mate 9 Lite foi um dos destaques da conferência da Huawei na CES 2017, em Las Vegas, nesta quinta-feira (9). Em evento exclusivo para jornalistas da América Latina, a fabricante chinesa apresentou o "celular de câmera dupla e design metálico com preço mais acessível do mercado". O 9 Lite traz um conjunto de câmeras traseiras de 12 megapixels + 2 MP, e frontal de 8 MP – números parecidos com o rival iPhone 7 Plus.

Acompanhe a cobertura da CES 2017 no TechTudo

O leitor de digitais é outro recurso que merece atenção. De acordo com a Huawei, ele é capaz desbloquear o smartphone em apenas 0,35 segundos – sendo, portanto, o mais rápido para realizar essa tarefa. Outro recurso interessante é a capacidade de ler as impressões digitais mesmo com o dedo molhado, além de fazer a leitura em 360 graus. O TechTudo esteve com aparelho em mãos e você confere as nossas opiniões iniciais a seguir.


De cara, ficamos impressionados com o corpo metálico brilhante e com a telona do Mate 9 Lite. São 5,5 polegadas, com resolução full HD (1080p), que, na prática, entregam imagens muito nítidas e vivas. O design curvo ajuda na pegada e o aparelho encaixa bem na mão. Apesar de ser grande, quem está acostumado com smarts grandalhões como iPhone 7 Plus e Galaxy S7 Edge, por exemplo, não deve encontrar muitas dificuldades para manuseá-lo.

mate 9 lite (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Sensor de leitura do Mate 9 Lite consegue desbloquear smart até com o dedo molhado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Dentro dele, bate um processador octa-core Kirin 655 e memória RAM de 3 GB. Ou seja, ele é uma versão mais modesta do irmão "rico" Huawei Mate 9 que tem o poderoso Kirin 960 com 4 GB de RAM. Apesar disso, em nosso breve período de teste, o Mate 9 Lite fez bonito ao rodar aplicativos simultaneamente e sem travamento –  ele é equipado com Android 6.0 Marshmallow, sob a interface EMUI 4.1. Já o armazenamento interno é de 32 GB.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

mate 9 lite (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Design curvo ajuda na pegada e o aparelho encaixa bem na mão (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Agora, falando sobre a câmera dupla que é o grande destaque do smartphone. Com os seus 12 megapixels + 2 MP, ela é capaz de capturar imagens com profundidade para que você possa criar efeitos bokeh em suas fotos – recurso que fez sucesso no iPhone 7 Plus. No entanto, diferente do Mate 9 "premium", o 9 Lite não traz as lentes Leica, que são famosas em celulares da Huawei.

A câmera frontal de 8 megapixels conta com o recurso de "embelezamento" que, à primeira vista, parece interessante, mas foi reprovado em nossos testes. Infelizmente, as fotos produzidas com o efeito ficaram com muita cara de artificial.

mate 9 lite (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Câmera dupla com 12 megapixels + 2 MP é um dos destaques do Mate 9 Lite (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

A bateria é de 3.340 mAh (contra 2.900 mAh do iPhone 7 Plus), o que deve render algumas boas horas de uso intenso. Ele está disponível nas cores dourada, cinza e prata, porém ainda não há previsão de data de lançamento no Brasil. O preço no país também é um mistério, mas o celular deve desembarcar por aqui na faixa dos R$ 1.500 e R$ 3 mil.

*A jornalista viajou para os Estados Unidos a convite da Huawei.

Qual comprar: Ascend P7, Quantum GO, LG G3 ou LG G2? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nildo Eugenio
    2017-01-08T20:37:51

    Só não comprem ZEN FONE 3... Descartável e suporte de rapado de péssima qualidade, pois, faz 18 dias que estou esperando resposta de um chamado e nem satisfação.

  • Vagner Lopes
    2017-01-09T15:16:45  

    ai pessoa compra não consegue levar, pq não cabe no bolso, tem gente q não pensa nisso, so pensa na configuração, mas o desconforto de não caber no bolso é grande.

    recentes

    populares

    • Vagner Lopes
      2017-01-09T15:16:45  

      O problema é aceitar que é um asno por ter gastado mais dinheiro num aparelho pior e passar vergonha defendendo a bosta que comprou.

    recentes

    populares

    • Vagner Lopes
      2017-01-09T15:16:45  

      Já perceberam que todo mundo compara tudo com iPhone? A conclusão que se chega é que o iPhone é o padrão a ser atingido. Porquê por exemplo ninguém compara com o Galaxy S7, que também é um bom aparelho?

  • Vagner Lopes
    2017-01-08T21:59:43  

    exageram demais no tamanho 5" ja é ruim de colocar no bolso imagina esse parece um tablet, pra mulher ainda vai elas guardam na bolsa, e pros homens vai coloca onde.

    recentes

    populares

    • Vagner Lopes
      2017-01-08T21:59:43  

      6 polegadas e levava no bolso? kkkkkk deixa de ser mentiroso cara! e levar na cintura é igual levar aqueles motorolas analógicos de 30 anos atrás...

    recentes

    populares

    • Vagner Lopes
      2017-01-08T21:59:43  

      kkk so se for calça de mano pq as calça de agora não cabe

  • Vagner Lopes
    2017-01-09T15:00:23

    logo os smartphones estarão do tamanho de uma tv credo, ta muito grande

  • Juliano Menegazzo
    2017-01-09T09:36:00  

    E TEM BESTA Q COMPRA !!!!

    recentes

    populares

    • Juliano Menegazzo
      2017-01-09T09:36:00  

      legítima matéria paga.., feio pra caramba..

  • Marcos Corrêa
    2017-01-09T11:08:43

    o que será que o Apple fez pro tt? toda semana arrumam um aparelho novo que vai tomar o espaço do Iphone! agora estão investindo nos importados pois ja desistiram da samsung! desistam!

  • Rubens Santos
    2017-01-09T00:07:24  

    Se tem tantos aparelhos melhores, pq o povo continua usando esse tar de Iphone?

    recentes

    populares

    • Rubens Santos
      2017-01-09T00:07:24  

      modinha

    recentes

    populares

    • Rubens Santos
      2017-01-09T00:07:24  

      Pq só ele tem a maçã que fica bonita na foto ostentação no espelho ...só não aparece na foto o carnê de 60 prestações kkkkkkkkkkkk

  • André Piacentini
    2017-01-08T22:29:44  

    Techtudo e suas manchetas "iPhone Killer"... hahahaha Nunca vi nada igual. Que saga pra achar algo melhor que o iPhone hein? Pelo visto nunca acham, pois toda semana sai "rival do iPhone", "matador do iPhone", mas nunca se decidem...

    recentes

    populares

    • André Piacentini
      2017-01-08T22:29:44  

      Você tem um Android e ele NUNCA travou? De repente você poderia passar a ligá-lo de vez em quando... O iPhone trava, mas vou te dizer que em 3 anos o meu travou duas vezes. O Android é um sistema pesado e muito cheio de componentes falhos, comparativamente ao iOS, muito mais componentes. Fora que o iOS é uma implementação do MacOS X, que está no mercado a 16 anos. Não tem comparação de maturidade entre os dois SOs...

    recentes

    populares

    • André Piacentini
      2017-01-08T22:29:44  

      Tenho um A5 e nunca travou, sem contar nas milhares de coisas que tenho nele.. Mas eu trocaria por um iPhone de boa, pra ver se é tudo isso que o povo fala...

  • Carlos Eduardo
    2017-01-09T10:56:16

    Ligando e recebendo chamadas já está bom demais! Eu que não gasto meu dinheiro com essas porcarias da moda!

  • Neto Rodrigues
    2017-01-09T10:20:55

    tadinho do iphone, todos querem matar ele... ser referência dá nisso

  • João Silva
    2017-01-09T09:58:54

    Engraçado que todos os novos vem para combater o imbatível Iphone. Tentam, mas jamais serão!

  • Kennedy Barreiro
    2017-01-09T09:26:56

    *A jornalista viajou para os Estados Unidos a convite da Huawei. Só por que viajou por conta da HUAWEI, acha que deve falar bem desse tablet?

  • Maria Bezerra
    2017-01-09T08:57:47

    essas porcarias sempre impressionam em testes, qdo chegam na mao no consumidor é so mais uma porcaria

  • Rubens Santos
    2017-01-09T02:40:45  

    Prefiro meu Moto G2, bem melhor que Ifone

    recentes

    populares

    • Rubens Santos
      2017-01-09T02:40:45  

      Qualquer aparelho é melhor que iFone....

    recentes

    populares

    • Rubens Santos
      2017-01-09T02:40:45  

      ifone é da panasonic?

  • Carlos Honorato
    2017-01-09T08:44:10

    A coisa que mais destroi o iphone em comparação aos concorrentes, todos os anos, é o design... O iphone é ultrapassado demais no design...

  • Eider Cursino
    2017-01-09T08:22:11

    Com certeza o jornalista não ficou sabendo dos aparelhos da Xiaomi (já que é para falar de importados)

  • Dj Maya
    2017-01-09T07:45:32

    Outro? Mas semana passada não era outro Android que tava destronando o iPhone? Gente, para a zueira que tá começando a vir muito alta...

  • Dvorak
    2017-01-09T00:07:45

    Toda hora surge um rival que é isso e aquilo e o Iphone continua reinando.

  • Luz Esperança
    2017-01-08T23:08:40

    por favor, por mais celulares de tamanho 5 polegadas!!!

  • Xavier
    2017-01-08T11:30:01  

    A matéria esqueceu de avisar que o preço cobrado nessa espelunca chamada Brasil será o triplo do cobrado no exterior

    recentes

    populares

    • Xavier
      2017-01-08T11:30:01  

      Pagamos caríssimo por tudo, os impostos são extorsivos e ganhamos salário Brasil. Enquanto isso, sustentamos juízes, procuradores, deputados, senadores, e todo o resto dessa elite, ganhando salarios,aposentadorias, vantagens e mordomias completamente fora da realidade. Falar o que...

    recentes

    populares

    • Xavier
      2017-01-08T11:30:01  

      Não é? Então é o que

  • William
    2017-01-08T21:07:52

    Qualquer smartphone da linha intermediária já é um rival para o Iphone...

  • Paulo Miranda
    2017-01-08T20:43:58

    BLU PURE XL , o resto é resto!!

  • Paulo Pereira
    2017-01-08T19:05:09

    tudo cópia da Apple!

  • Adauto
    2017-01-08T20:12:50

    sabe oq é triste? os caras fazem vários aparelhos com uma configuração incrível, designe lindo e de marcas confiáveis mas quando penso que no fim das contas tudo isso será usado para rodar o android fico com o meu iphone 5s msm

  • Sylvio Neto