Celular

09/01/2017 16h43 - Atualizado em 09/01/2017 17h08

Nokia volta e anuncia novo smartphone com Android e câmera de 16 MP

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Contrariando a própria declaração de que não voltaria ao mercado de smartphones, a Nokia anunciou, no último sábado (7), o lançamento de um novo celular com sistema operacional Android. Chamado Nokia 6, o telefone será vendido exclusivamente na China a partir do primeiro semestre de 2017.

WhatsApp estende suporte para celulares BlackBerry e Nokia

O aparelho será produzido pela HMD Global, que comprou da Microsoft os direitos de usar a marca no início de 2016. O modelo é o primeiro a usar o nome Nokia após a fabricante ser comprada. Um marco, pois trata-se de uma nova estreia com um smartphone Android após sair do domínio da Microsoft, e de uma série de celulares com Windows Phone, proposta da gigante americana como sistema operacional móvel. Vale lembrar que, em 2014, a Nokia chegou a investir na linha X, com Android irreconhecível.

Novo telefone Nokia com Android será lançado no mercado chinês em 2017 (Foto: Divulgação/Nokia)Novo telefone Nokia com Android será lançado no mercado chinês em 2017 (Foto: Divulgação/Nokia)









Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Os poucos detalhes conhecidos sobre o Nokia 6 apontam que o aparelho terá vidro Gorilla Glass, tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), processador Snapdragon 430, CPU octa-core e GPU Adreno 505. Também não há confirmação se novo celular da Nokia seria o mesmo modelo que o Nokia C1, cujas fotos foram vazadas em setembro de 2015 — ou se trata-se de um nome local.

Nokia 6 terá tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Divulgação/Nokia)Nokia 6 terá tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Divulgação/Nokia)


O smartphone também conta com memória RAM de 4 GB e 64 GB de armazenamento interno, além de câmera traseira de 16 megapixels e frontal de 8 MP, ambas com abertura de f/2.0 e foco automático.

Novo celular da Nokia será vendido apenas na China (Foto: Divulgação/Nokia)Novo celular da Nokia será vendido apenas na China (Foto: Divulgação/Nokia)

A expectativa é que o Nokia 6 seja vendido exclusivamente no site JD.com, com preço equivalente a US$ 245 (cerca de R$ 787, em conversão direta, sem contar impostos). Ainda não se sabe se o modelo será vendido em outros países fora do eixo do mercado asiático e nem quando isso acontecerá.

Via Phone Arena e Nokia

Como resolver problema na tela do Nokia Lumia 520? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Viviane
    2017-05-18T11:36:51

    Será que o 640 xl terá atualização para o android .

  • Wellington
    2017-01-09T20:41:21  

    Completamente satisfeito com meu Microsoft 640xl, não trava e a bateria dura o dia todo, dependendo do uso mais de 24h longe da tomada.

    recentes

    populares

    • Wellington
      2017-01-09T20:41:21  

      Que inveja, meu 950 não dura quase nada, isso porque é "Top de linha". Ah, antes que digam que não vende o 950 no Brasil, minha irmã trouxe ele dos Estados Unidos...

    recentes

    populares

    • Wellington
      2017-01-09T20:41:21  

      Será que o 640 xl terá atualizacão para o android

  • Alison
    2017-04-18T23:51:48

    Nós anos de 2008 até 2012 era disputado nokia e a Sony com os Sony Erickson

  • Alison
    2017-04-18T23:48:18

    Se voltasse igualmente era antes da Microsoft ia ser um máximo. Quando tinha o N70 até o N95 fixe era da hora.

  • Tantto Faz
    2017-03-02T10:20:53

    Se o preço não for bastante competitivo nem vai valer a pena. "Em terra de Smartphones quem tem preço Rei"..

  • Hugo Silva
    2017-03-01T19:10:02  

    E a bateria???

    recentes

    populares

    • Hugo Silva
      2017-03-01T19:10:02  

      3.000 mAh

  • Bernardo Amaral
    2017-03-02T08:37:57

    O MELHOR DE TODOS SEM DÚVIDAS SERÁ O GALAXY S8 PLUS

  • Marlon
    2017-01-09T19:30:24  

    Se a Microsoft não privatizasse tanto Nokia elas seriam uma parceria perfeita ,pois podem dizer oque quiserem pois nuca houve uma marca de Smartphone tão boa quanto a Nokia , o que estragou nos nokias lumias foi ter colocado somente windows phone nos aparelhos pois se tivessem colocado android com certeza estariam no topo .

    recentes

    populares

    • Marlon
      2017-01-09T19:30:24  

      "privatizasse". Mano, é cada uma que a gente lê...

    recentes

    populares

    • Marlon
      2017-01-09T19:30:24  

      1 - Vc quiz dizer "privar" e não privatizar... certo? 2 - O problema da Nokia foi apostar em um SO que foi boicotado pelo Google, e não foi a Microsoft que fez isso diretamente. Por consequência, ela já não estava bem das pernas e acabou sendo absorvida pela Microsoft. 3 - Foi uma pena o boicote no windows phone, pois ele era infimamente mais suave que Android... 4 - tomara que agora ao menos venha com o Android puro e sem firulas.

  • Anderson Silveira
    2017-01-09T21:50:33  

    A Nokia poderia ser um concorrente a altura da Apple, sistema próprio e reviver os grandes momentos da Nokia

    recentes

    populares

    • Anderson Silveira
      2017-01-09T21:50:33  

      já tentaram e não deu certo

    recentes

    populares

    • Anderson Silveira
      2017-01-09T21:50:33  

      Nunca foi a praia deles... Já tiveram, mas essa pavoroso... Deixa eles dominando o que mais dominam: Hardware... Se colocarem o Droid puro, aí fica perfeito...

  • Ivan Junior
    2017-03-01T21:11:14

    Isso vai mexer mto com a Samsung, que achava que estava tranquila na concorrência de Android... se a Nokia fabricar com a mesma robustez que fabricou os Windows Phone, a Samsung vai perder mto mercado.

  • Paulo Mazieri
    2017-03-01T20:43:49

    To precisando trocar o meu, vou esperar a Nokia sempre foi excelente.

  • Leandro Graca
    2017-03-01T17:58:26

    Mais um erro da Nokia... Deveria investir em um SO próprio, pois o sucesso se deu exatamente pelo conjunto perfeito entre hardware/software próprios da Nokia. Quando mudou para WP "quebrou"e agora vai pro Android, um festival de travamentos e bugs!!!

  • Mais Tolo
    2017-02-23T21:28:52

    fraquinho de configuração..

  • Marilene Costa
    2017-02-17T17:48:59

    Tomara que chegue logo aqui no Brasil.

  • Sergio Mendes
    2017-02-12T23:01:15

    i ll be a new customer

  • Adailton Santiago
    2017-01-09T17:13:20  

    Agora sim, a Nokia vai vender!!!

    recentes

    populares

    • Adailton Santiago
      2017-01-09T17:13:20  

      Walter, a Nokia sempre foi excelente, mas na mudança pra smart phone, ela perdeu mercado, principalmente por causa do S.O mas sempre foram aparelhos resistentes e com baterias boas!

    recentes

    populares

    • Adailton Santiago
      2017-01-09T17:13:20  

      kkkkkk

  • Norrin Radd
    2017-01-12T11:06:35  

    O Steven Jobs ainda estava brincando de colorir computadores e a Nokia já mandava bem com o Symbian. Pena que acabou...

    recentes

    populares

    • Norrin Radd
      2017-01-12T11:06:35  

      Sybiam era para ser uma tecnologia mais avançada mas que infelizmente não sofreu grande evolução para disputar com o Android.

    recentes

    populares

    • Norrin Radd
      2017-01-12T11:06:35  

      "Steven" Jobs ? quem é esse?

  • Danilo Silva
    2017-01-15T17:20:53

    Chegando no brasil na casa dos R$ 1000,00 vai vender muito. sempre gostei muito da Nokia, muita qualidade .

  • Kamylo
    2017-01-13T18:47:53  

    A aparência dele é bem bonita, e o preço convidativo.

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2017-01-13T18:47:53  

      Mas isso é conversão sem impostos. Quando somarem, o preço de venda vai quase dobrar, vai vendo. Taxação altíssima aqui

  • Cleverson Souzah
    2017-01-14T21:29:36

    Lança esse no Brasil, já quero.

  • Leonel Mauricio
    2017-01-14T12:08:43

    finalmente a Nokia voltou, era o melhor celucar que tinha antes da porcaria do opracional windos fone, que destruiu o nome NOKIA, tem cuidado sansung.

  • Ricardo
    2017-01-09T21:24:36  

    Que não demore muito e venha para os demais mercados. Marquinha finlandesa boa essa.

    recentes

    populares

    • Ricardo
      2017-01-09T21:24:36  

      Mas a essência continua finlandesa...rsrsrs

    recentes

    populares

    • Ricardo
      2017-01-09T21:24:36  

      isso n tem nada a ver a nokia continua finlandesa mas so e fabricada na china pelo msm motivo de nike e adidas

  • Diego Aguiar
    2017-01-13T21:12:31

    Melhor hardware e bateria do mercado. Se tivesse desde o início com Android estaria bem na fita .. .

  • Fernando Silva
    2017-01-10T01:24:46  

    A Fênix sempre ressurge de suas cinzas... Nokia, nunca esqueça o tamanho de sua grandeza. Bem vinda de volta Gigante.

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2017-01-10T01:24:46  

      Tenho N 95.

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2017-01-10T01:24:46  

      Tenho um Asha 302 (pra mim o pior deles, Symbian S40), um NGage (pra mim o melhor deles, Symbian S60, excelente pra jogos) e tenho um Nokia Lumia 530 (razoável, mas acho mais bem polido na interface que o Android). Na casa dos meus pais ficaram meus antigos 1100 e o insuperável Nokia 5120i (TDMA). Tenho também um iPhone, mas me faria mais feliz se a Nokia voltasse ao S60, desenvolvesse ele melhor e incentivasse mais desenvolvedores. Tive também o N900, que era um aparelho muito bom também para a época.

  • Victor Machado
    2017-01-12T17:37:19

    Que massa! Todo mundo tem carinho pela Nokia!