Sistemas Operacionais

06/01/2017 07h20 - Atualizado em 06/01/2017 07h20

Novo design do Windows 10 vaza em screenshots do secreto Project NEON

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Embora a Microsoft ainda não tenha revelado os detalhes de uma futura mudança da linguagem de design do Windows 10, screenshots vazados revelam o que seriam as alterações programadas para o sistema operacional. As imagens foram obtidas pelo site MS Power User fariam parte do Project NEON, o nome interno dado pela desenvolvedora para a atualização, cuja data de lançamento oficial ainda não foi decidida, mas deve ocorrer no segundo semestre de 2017.

Perdeu update grátis do Windows 10? Saiba como fazer atualização de graça

Novo design do Windows 10 deve focar em animações e simplicidade  (Foto: Divulgação/MS Power User)Novo design do Windows 10 deve focar em animações e simplicidade (Foto: Divulgação/MS Power User)

As alterações do Project NEON não pretendem ser uma mudança completa do Windows e sim introduzir elementos novos, que focam em animações, simplicidade e consistência. O sistema traz de volta o Aero Glass, uma interface usada no Windows 7, misturada a elementos introduzidos no Windows Phone.

Windows 10: área de trabalho sumiu, como trazer de volta? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Outra novidade é um componente chamado “acrílico”, que borra o fundo da tela, barra lateral ou de navegação de um aplicativo. Este sistema foi desenvolvido para funcionar com o “Conscious UI”, um elemento que se transforma dependendo dos aplicativos ao fundo e ganham efeitos de animação novos.

Novo layout pode borrar background para focar em apps (Foto: Divulgação/MS Power User)Novo layout pode borrar background para focar em apps (Foto: Divulgação/MS Power User)

O Project NEON também introduz interações em 3D e voltadas ao HoloLens, como uma sombra que acompanha o ponteiro do mouse em menus e que, em teoria, deve seguir o olhar do usuário no acessório.

O desenvolvimento do Project NEON ocorre há mais de um ano e deve ser revelada oficialmente na BUILD 2017, prevista para ocorrer em maio. Já a atualização está prevista para acompanhar um novo pacote que ainda não tem data definida, mas deve ser disponibilizado a partir do segundo semestre de 2017.

Windows 10 terá design compatível com HoloLens (Foto: Divulgação/MS Power User)Windows 10 terá design compatível com HoloLens (Foto: Divulgação/MS Power User)

Via MS Power User

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Gonçalves
    2017-01-12T21:01:44

    Que SHOW!! Lembra muito a interface do ZUNE, app de transferência de dados usados nos Windows Phone 7.5.

  • Leo Freire
    2017-01-08T12:53:29

    Que coisa mais maravilhosa! Chega logo maio!

  • Everson Bicudo
    2017-01-06T22:06:04

    Realmente vai ser incrível se utilizarem esse tipo de interface! Tomara que seja verdade!