Computadores

13/01/2017 07h00 - Atualizado em 13/01/2017 09h28

Novos Pentium terão o recurso 'Hyper-Threading', entenda as vantagens

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Intel lançou os novos Pentium da sétima geração de processadores (Kaby Lake) com suporte ao recurso Hyper-Threading, até então restrito aos Core i3, i5 e i7. Na prática, isso significa que os Pentium podem se comportar, em determinadas situações de uso, como se tivessem o dobro de núcleos

Saiba o que é processador e qual sua função

As CPUs Pentium, que são todas dual-core, passam a operar como se fossem quad-core em certas situações, garantindo uma melhoria de desempenho relevante para quem precisa de processadores de entrada.

Os novos Pentium passam a contar com o Hyper-Threading, função que melhora o desempenho do processador (Foto: Divulgação/Intel)Os novos Pentium passam a contar com o Hyper-Threading, função que melhora o desempenho do processador (Foto: Divulgação/Intel)

O Hyper-Threading funciona de uma forma bem simples. Basicamente, o que acontece é que o processador destina setores sem uso para adiantarem outras tarefas que não podem ser resolvidas pelos núcleos físicos do processador. Esse gerenciamento inteligente da CPU faz com que, em determinadas situações, ela se comporte como se tivesse o dobro de núcleos do que realmente tem.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Até o lançamento dos novos Pentium, essa funcionalidade era restrita aos processadores mais caros da Intel e busca tornar a família de entrada mais interessante em um ciclo que se espera maior competitividade por parte da AMD e sua nova linha Ryzen e Bristol Ridge de CPUs e APUs, respectivamente.

Agora, os modelos G4600, G4620 e G4560 dos novos Pentium passam a contar com Hyper-Threading. Outra boa notícia é que a chegada dessa nova funcionalidade à linha não compromete os preços das novas unidades: no exterior, é possível adquirir um Pentium com Hyper-Threading por valores na casa dos US$ 90 (R$ 287, em conversão direta), mesma faixa de preço de lançamento da geração anterior dos Pentium, que não tinha Hyper-Threading.

Via IntelExtreme Tech

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares