Redes sociais

18/01/2017 15h18 - Atualizado em 18/01/2017 15h18

Twitter encerra rede social Vine e transforma app em Vine Camera

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Twitter encerrou a rede social Vine oficialmente, nesta quarta-feira (18), após o fim do prazo para fazer o backup dos vídeos. A partir de agora, o Vine reserva sua principal função para o aplicativo Vine Camera, que permite gravar vídeos de seis segundos em loop usando o smartphone — não mais funcionando como uma rede social com perfis e feed próprios. Ao contrário do Vine antigo, o app permite postar o conteúdo somente no Twitter ou salvar o arquivo no celular.

Hello ganha comunidades 'sem donos' parecidas com as do Orkut

Vine dá lugar oficialmente ao app Vine Camera (Foto: Reprodução/Google Play)Vine dá lugar oficialmente ao app Vine Camera (Foto: Reprodução/Google Play)

O Vine era uma plataforma do Twitter para publicar vídeos curtos em loop, que ficou famosa principalmente por vídeos engraçados. Seu mecanismo de funcionamento se parecia com o do próprio microblog: era possível seguir e ser seguido, e adicionar hashtags aos vídeos para facilitar a busca. Além disso, o usuário poderia marcar vines – como eram conhecidos os vídeos da rede – como favoritos e republicar para seus próprios seguidores.

Como evitar que me mandem mensagem inbox no Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

A rede social teve seu fim anunciado em outubro de 2016. Mais tarde, o Twitter definiu a data de encerramento da plataforma e decidiu transformá-la em uma função do microblog. Três meses depois, conforme prometido, a rede social atualizou no celular e se transformou em um aplicativo simples de câmera (com efeitos e outros recursos) para Android e iPhone.

O site oficial (vine.co) ainda está no ar, e segue exibindo informações de perfis de usuários, permitindo seguir e ser seguido, além de dar play em qualquer vine já publicado na rede social — o aplicativo, porém, já mudou. Ainda não está claro se a página seguirá existindo ou se será desativada.

Vine Camera grava vídeos em loop, mas só para o Twitter Vine dá lugar oficialmente ao app Vine Camera (Foto: Reprodução/Google Play)Vine Camera grava vídeos em loop, mas só para o Twitter Vine dá lugar oficialmente ao app Vine Camera (Foto: Reprodução/Google Play)

Nas lojas de apps para Android e iOS, a descrição do app Vine Camera diz que ainda é possível criar vídeos com vários cortes usando diversos clipes, sobreposição de grade, recursos de foco e outras ferramentas herdadas do Vine. Também é possível salvar como rascunho para terminar depois.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Denner Wyller
    2017-02-27T01:22:12

    quais redes sociais existem parecidas com o antigo Vine ?