Produtividade

13/01/2017 07h00 - Atualizado em 13/01/2017 15h39

Uber passa a cobrar corrida antes da viagem começar; veja o que muda

Thássius Veloso
por
Da redação

O Uber mudou a forma de cobrar os usuários que buscam um motorista particular. Parte dos clientes passou a receber uma cobrança no momento em que pedem um veículo, num comportamento que lembra o de alguns hotéis no exterior: uma espécie de autorização é enviada ao detentor do cartão de crédito, como forma de confirmar que ele tem condições de arcar com aquele custo.

Apesar das dúvidas (e críticas) sobre o tema terem aparecido na última semana, o Uber informou no dia 23 de dezembro que a "pré-autorização" entraria em vigor. O comunicado foi postado no blog do aplicativo. No entanto, não foi enviado por email para os usuários que passaram a se enquadrar nesta forma de cobrança.

Google Maps permite pedir corrida no Uber mesmo sem o app instalado

App de cartão de crédito avisa sobre "pré-autorização" solicitada pelo Uber (Foto: Reprodução)App de cartão de crédito avisa que "pré-autorização" do Uber foi estornada (Foto: Reprodução)






Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O TechTudo fez um teste e comprovou que, numa corrida pedida com o Uber na modalidade Black no Rio de Janeiro, o valor de R$ 27,15 foi cobrado assim que o pedido foi feito. Normalmente a plataforma esperaria o passageiro chegar ao destino para efetuar a cobrança final.

A jornalista Carolina Morand chamou o Uber e, em seguida, recebeu um aviso de "compra efetuada" no valor de R$ 10. O alerta chegou por meio de um SMS enviado pelo cartão de crédito. Ao fim do passeio, um segundo aviso de cobrança no valor de R$ 12 foi enviado. "Na verdade, a primeira cobrança foi estornada, mas até confirmar o estorno na fatura do meu cartão, fiquei insegura. Uso Uber há muito tempo e isso não acontecia antes", conta a moradora da capital fluminense.

Nós entramos em contato com a plataforma, que explicou que a "pré-autorização" traz mais segurança para os usuários, embora não tenha explicado por qual motivo é mais seguro pagar a corrida antes de embarcar. 

 Saiba como encontrar e convidar amigos para o Uber; app dá desconto (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto:  Saiba como encontrar e convidar amigos para o Uber; app dá desconto (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Empresa alega que mudança traz mais "segurança" para usuários (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

De acordo com o Uber, o valor cobrado na "pré-autorização" é aquele que o próprio app estimou para a corrida solicitada pelo internauta, levando em consideração o tempo de viagem e o trânsito. Se uma ida ao aeroporto tem previsão de custar R$ 50, este será o valor que o Uber pedirá ao cartão de crédito.

A plataforma também esclareceu o que acontece se o valor final for diferente do estimado no momento de pedir o carro. Numa viagem estimada em R$ 50, esta será a primeira quantia debitada do cartão de crédito. Caso o valor final fique em R$ 52, será feita uma nova cobrança de mais R$ 2.

Caso o valor final seja de R$ 45, será feito um estorno. A plataforma não soube explicar se a devolução seria do montante integral de R$ 50, com a subsequente cobrança de R$ 45, ou se estornaria a diferença de R$ 5.

O Uber prometeu ainda que a "pré-autorização" será estornada caso o usuário cancele a corrida. Um representante do aplicativo informou que a novidade não foi liberada para todos os usuários e que não é possível dizer em quais cidades ela foi adotada. A empresa também não soube estimar quando toda a base de clientes passará a receber a cobrança antecipada.

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Max Rocha
    2017-05-04T10:54:57

    Cadastre agora mesmo na uber e ganhe as Duas Primeiras viagens Grátis no valor de 35R$ reais somente ir na aba promoções e inserir o código "s6wgunt6ue" e ja está valendo, A uber agora aceita pagamento da viagem em dinheiro. Cadastre-se na cabify e adicione o codigo : MAXR38 e ganhe 30R$ de bonus nas suas viagens Aproveite!. .. 02111

  • Qi Acima
    2017-01-15T19:51:42  

    Carros ex taxis velhos com pneus carecas dirigindo 16 horas seguidas. Descobriram que se o cliente cancelar, eles ganham dinheiro sem sair do lugar. Se reúnem por zap, deixam off, e vão liberando a dinâmica no cartão do consumidor. Não finalizam a corrida após o passageiro sair do carro. . Uma facção criminosa que está cometendo crimes no país, não assumindo vínculos empregatícios, atropelam leis, e mandam dinheiro para paraísos fiscais.

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T19:51:42  

      Qi Acima você deve ser um taxista frustrado kkkk

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T19:51:42  

      Temos um xeroque romes aqui?

  • Fernando Neto
    2017-01-20T15:25:53

    O uber era tão legal, mas desse jeito vai virar taxi normal

  • Eduardo Silva
    2017-01-13T18:23:20  

    Tem que cobrar também o trajeto para buscar o passageiro, já que muitos deles cancelam quando o motorista está chegando próximo. já pagam barato pra caramba e ta querendo exigir o q? aqui em São Paulo, uma viagem da Freguesia do Ó para o Aeroporto de Cumbica, com taxi não sai por menos de R$ 150,00 com a Uber X o valor não passa de R$ 70,00, estão reclamando ainda??? quer desconto??? nas próximas viagens informe esse código para ter desconto. HYHKQVU4UE, cambada de chorão...

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2017-01-13T18:23:20  

      kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2017-01-13T18:23:20  

      Não tá feliz vai arrumar outro emprego.

  • Marcos Queiroz
    2017-01-18T09:14:14

    Cadastre agora mesmo na uber e ganhe as Duas Primeiras viagens Grátis no valor de R$ 10 reais, aqui é sinceridade não balela de 50 conto. Não é necessário inserir cartão de crédito. somente inserir o código "ez59rygnue" e ja está valendo, Não perca tempo corra

  • Max Rocha
    2017-01-17T09:54:14

    Cadastre agora mesmo na uber e ganhe as Duas Primeiras viagens Grátis no valor de 50R$ reais. Não é necessário inserir cartão de crédito. somente inserir o código "s6wgunt6ue" e ja está valendo, Não perca tempo corra. .. 00.................

  • Max Rocha
    2017-01-17T09:54:14

    Cadastre agora mesmo na uber e ganhe as Duas Primeiras viagens Grátis no valor de 50R$ reais. Não é necessário inserir cartão de crédito. somente inserir o código "s6wgunt6ue" e ja está valendo, Não perca tempo corra. .. 00.................

  • Adriano
    2017-01-13T20:58:58  

    sem problemas é justo ... aconteceu comigo só tomei um susto mais depois entendi. Não querem pegue um taxi normal simples.

    recentes

    populares

    • Adriano
      2017-01-13T20:58:58  

      mas a concorrência está aí para isto mesmo......... por mim tinha que ter van, lotada, carona........ Uber Pool nada mais é do que a antiga "lotada", que foi proibida. Por que não posso pegar o meu carro particular e dividir o custo de ida para o trabalho com outras pessoas ???? Para fazer isto tenho que fazer parte da Uber e dar dinheiro para os caras que só me fornecem um aplicativo ????

    recentes

    populares

    • Adriano
      2017-01-13T20:58:58  

      aqui em João Pessoa os taxistas estão boicotando o 99 e o Easy. E se for pagar a corrida em dinheiro, eles não dão o desconto de 30%.

  • Qi Acima
    2017-01-15T19:50:38  

    Dumping, sonegação fiscal, crime tributário, Evasão de divisas, Enriquecimentos ilícitos, crime contra o tesouro, Transporte irregular de passageiros, Exercício ilegal da profissão, Crime contra o mercado, cobrança abusiva, Carros sem fiscalização, destroem a mobilidade urbana, Propaganda enganosa, crime contra o consumidor, e ferem todas as leis trabalhistas que o cidadão tem direito, deixando endividados com falsas promessas..FORA CANCER UBER.!

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2017-01-15T19:50:38  

      Qi Acima o choro e livre kkkk

  • Wagner Sacramento
    2017-01-16T08:39:54

    Só pago em dinheiro. Problema resolvido.

  • Qi Acima
    2017-01-15T19:52:33

    É hora de mobilização geral, todas as capitais onde este aplicativo está sendo impetrado e reunirmos todos os sindicatos, pois pagamos mensalidades e impostos anuais, contratar uma junta de advogados bons que impetrem no Supremo, uma ação para bloquear estes aplicativos, nas operadoras, sendo estas responsabilizadas e multadas caso disponibilizem eles após o veto. Isso não é uma luta regional, mas uma luta geral de uma profissão que existe há anos.Uma atividade irregular que empobrece o serviço de transporte de passageiros, destruindo a mobilidade urbana, a lei está com os taxistas

  • Alessandro Silva
    2017-01-13T23:59:23

    Vejo muita gente criticar o uber defendendo os taxista agora te pergunto alguém teve do das locadoras após o uso dá internet pra baixar os filmes ..Isso se chama alternativa concorrência ou vc abaixa o preço ou fica ultrapassado

  • Cbr Honda
    2017-01-14T07:49:04  

    Não tenho do que reclamar. Quem não estiver satisfeito volta para os Táxi, simples assim.

    recentes

    populares

    • Cbr Honda
      2017-01-14T07:49:04  

      Uber é o gatonet dos transportes.

  • Diego Lopes
    2017-01-15T14:39:10

    vai aumentar ainda o roubo ao cliente... tanto no app qto pessoalmente

  • Reynaldo Moraes
    2017-01-13T15:36:18  

    Acontecia muito de o cara chegar ao destino e não ter saldo no cartão, conheço um motorista da uber que confirmou essa história

    recentes

    populares

    • Reynaldo Moraes
      2017-01-13T15:36:18  

      só os caloteiros estão com medo...kkkkkkk

  • Eduardo Junior
    2017-01-13T15:13:36  

    Engraçado, quando um motorista de taxi já dava o preço da corrida todo mundo reclamava. Agora quando a Uber faz isso todo mundo acha certo e ainda apóia. Vai entender esse povo...

    recentes

    populares

    • Eduardo Junior
      2017-01-13T15:13:36  

      Sempre serão um asno, está acima da inteligência deles entender isso.

    recentes

    populares

    • Eduardo Junior
      2017-01-13T15:13:36  

      Também não sou mendigo, e nem analfabeto.

  • Artur Teixeira
    2017-01-14T11:35:41

    A Uber está coberta de razão, o Brasil é o país do trambique e é melhor garantir o valor inicial e também que o usuário possa de fato arcar com a viagem do quê ficar tomando prejuízos desnecessários. O sistema é ótimo.

  • Emerson Neves
    2017-01-14T11:26:37

    Se eh para o bem do UBER então vamos adotar o procedimento, é seguro para o cliente porque caso não tenha dinheiro ele não viaja, simples assim.

  • Hallan Fonseca
    2017-01-14T06:26:47  

    Com isso esse aplicativo, se previne do cancelamento da corrida, eles são muito malandro, pois não vão dar o direito do passageiro optar por outro meio de transporte, fazendo com que o passageiro fique preso à eles, esperando o motorista chegar, mesmo que demore o tempo que for.

    recentes

    populares

    • Hallan Fonseca
      2017-01-14T06:26:47  

      E eu acredito que até melhor você já saber quanto que vai dar sua corrida antes mesmo de você fazer

    recentes

    populares

    • Hallan Fonseca
      2017-01-14T06:26:47  

      Nem sempre o valor cobrado antecipado, será o valor da corrida, pode ser mais barato ou mais caro, se for mais caro vc paga a diferença ao chegar no destino e se for mais barato, não ficou claro se vc recebe o valor da diferença ou se é tudo estornado e cobrado o valor verdadeiro da corrida, de qualquer forma no final da certo.

  • Fabiana Machado
    2017-01-13T14:51:05  

    Quem está achando ruim, volta para o Táxi, ou melhor, vá de ônibus..

    recentes

    populares

    • Fabiana Machado
      2017-01-13T14:51:05  

      Desculpe, mas pela minha experiência dia desses, 30% não aproxima o preço do taxi do preço do Uber. o Taxi é 3x mais caro.

    recentes

    populares

    • Fabiana Machado
      2017-01-13T14:51:05  

      Ta sabendo legal.

  • Rodrigo Silva
    2017-01-14T10:44:57

    Essa cobrança antecipada já está acontecendo comigo e estou na maior briga com a UBER em várias trocas de e-mail por acho isso um absurdo! Eles falam que é uma pré cobrança. Mentira! Já é a cobrança da corrida em si até mesmo antes de algum motorista aceitar a corrida. Estou pensando em movem uma ação judicial pois em nenhum momento isso foi avisado aos clientes. Quem estiver a fim também... Vamos nessa!

  • Silvio Andrade
    2017-01-13T16:43:31  

    Bem feito para esse povo que exige honestidade dos políticos mas andam em carro pirata....povo que está acostumado a andar de brt ou trem, e agora querem andar de carro. Taxista e profissão e o Uber é bico...

    recentes

    populares

    • Silvio Andrade
      2017-01-13T16:43:31  

      Engraçado que os taxistas reclamam mas estão alugando seus taxis e dirigindo no Uber. Era ruim até então, agora o cara fica com dois carros na rua. Hipocrisia.

    recentes

    populares

    • Silvio Andrade
      2017-01-13T16:43:31  

      Esse cara é FANDANGO...

  • Rodrigo Lourenço
    2017-01-14T07:47:30

    Transporte clandestino!! Aff

  • Luis Reis
    2017-01-14T06:57:04

    Uber não joga pra perder, já foram expulsos de diversos países pela evasão de divisas pois praticamente não recolhem nada ao fisco aqui no Brasil fazem a festa corrompendo o judiciário que ignora a constituição e com liminares absurdas, passam por cima de tudo, sério no Brasil só Deus.

  • Jaadfer
    2017-01-14T01:32:05

    Se me cobrar antecipado, desistalo o app e fodase.