Redes sociais

14/01/2017 08h00 - Atualizado em 20/04/2017 19h09

WhatsApp: golpe que promete mudar cores já atingiu 1 milhão de brasileiros

Ana Marques
por
Da redação

Uma nova ameaça no WhatsApp que promete personalizar o app de mensagens com cores diferentes está enganando usuários por todo o Brasil. Segundo o alerta revelado com exclusividade ao TechTudo pela equipe de segurança da PSafe, o golpe já enganou mais de 1 milhão de pessoas e foi disseminado por meio de um link fraudulento em conversas do mensageiro.

Atraídas pela suposta função do WhatsApp e convencidas por uma interface bem feita, as vítimas são induzidas a instalar aplicativos de terceiros que podem conter vírus.

Saiba fugir de golpes no WhatsApp com o vídeo abaixo:


Novas funções do WhatsApp e falsos cupons são as iscas favoritas dos hackers

Link fraudulento é compartilhado por mensagens do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)Link fraudulento é compartilhado por mensagens do WhatsApp (Foto: Reprodução/Psafe)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O ataque começa quando o usuário clica no link compartilhado por amigos ou em algum grupo do WhatsApp com a promessa de personalização das cores do mensageiro. O endereço o leva a uma página com visual simples e bonito – diferente da grande maioria dos vírus espalhados, o que pode confundir a vítima. O site fraudulento exibe uma mensagem que descreve o recurso de mudança de cor para Android, iPhone (iOS), Windows Phone e BlackBerry e o botão de "Ativar agora".

Após tocar no botão de ativação, surge uma falsa verificação de usuário. Para continuar, é necessário compartilhar o link com 10 amigos ou cinco grupos no WhatsApp. Quando esse procedimento é feito, o botão "Ativar novas cores" fica disponível com a suposta função. A partir daí, o golpe pede para que a vítima entre em um novo link pelo WhatsApp Web.

Golpe engana usuários com promessa de personalizar a cor do WhatsApp (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)Golpe engana usuários com promessa de personalizar a cor do WhatsApp (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)


Como a função, de fato, não existe, o usuário é levado a instalar aplicativos suspeitos, que não necessariamente contém vírus. A cada novo app instalado por esse meio, uma quantia em dinheiro é depositada para o hacker responsável pela ameaça.

Para fugir de ataques semelhantes, é necessário estar atento aos links recebidos por qualquer mensageiro, mesmo quando enviados por pessoas conhecidas. Recomenda-se também somente baixar atualizações disponíveis nas lojas oficiais de cada plataforma, como a Google Play Store e a App Store, além de nunca compartilhar senhas e dados pessoais em sites estranhos.

Como baixar vídeos no celular para compartilhar no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joao Vitor
    2017-05-17T12:12:34

    Eu nunca cliquei em links desses tipo, mas meu whats mandou essa mensagem hj em um grupo. Alguem sabe o q eu posso fazer para "desabilitar" isso? Agradeço desde já.

  • Dasley
    2017-01-14T22:58:38  

    Veio um desse pra mim só que era de time de futebol

    recentes

    populares

    • Dasley
      2017-01-14T22:58:38  

      waldyr , por que vc não vai morar em cuba.... pra não dizer outra coisa.....vc é um chato de galocha, ninguém te quer por perto, vc é um papel de bala juquinha....ainda vai levar muita porrada na vida....

    recentes

    populares

    • Dasley
      2017-01-14T22:58:38  

      agradeço a tec tudo pela infor de segurança sobre o whatsapp....

  • Rodrigo Santana
    2017-01-15T10:21:46  

    Em pleno 2017 tem gente que ainda cai nesse golpe? Isso de "mudar cor" existe desde a época do Orkut.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santana
      2017-01-15T10:21:46  

      Proteger de q já q a escolha de instalar e dá pessoa?!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Santana
      2017-01-15T10:21:46  

      De maneira o dinheiro vai para o Hacker? Temos que dar conta e senha?

  • José Leal
    2017-01-17T16:31:58

    Mais um boato de golpe. Tem gente que ainda repassa esses boatos.

  • Ivam Freitas
    2017-01-15T08:56:27  

    tem muito mais, a empresa deveria nos proteger mais,

    recentes

    populares

    • Ivam Freitas
      2017-01-15T08:56:27  

      Brasil cada vez pior em tudo.

  • Santana
    2017-01-15T11:38:55  

    o que tem de estrelas no céu tem o dobro de trouxas no mundo

    recentes

    populares

    • Santana
      2017-01-15T11:38:55  

      aquele velho ditado, " retardado e estrada de terra não acabam nunca"!!

  • Bia Freitas
    2017-01-15T00:04:11  

    Tinha recebido isso no zap . Chocada !

    recentes

    populares

    • Bia Freitas
      2017-01-15T00:04:11  

      fica chocada não gata , que barriguinha d e l i c ia voce tem

    recentes

    populares

    • Bia Freitas
      2017-01-15T00:04:11  

      Ovo de galinha.

  • Gean Fernandes
    2017-01-15T10:39:03

    1 milhão de troxas que caíram. Impossível não ver que isso é golpe.

  • Celso Souza
    2017-01-15T09:36:09

    Obrigado ao Techtudo pelo alerta.

  • Av8tor
    2017-01-15T00:13:03  

    1 milhão de prováveis petebas... acreditam em qualquer coisa..

    recentes

    populares

    • Av8tor
      2017-01-15T00:13:03  

      Av8tor, cara, você é muito chato!!!

  • José Lima
    2017-01-15T01:02:45

    Tem que ser muito trouxa pra cair nisso.. mDsss

  • Alexandre Scorrea
    2017-01-14T21:55:34

    Nem Caio na pegadinha do malandro.

  • Elemento K
    2017-01-14T18:51:36

    Todo dia uma notícia qualquer com a palavrinha mágica "WHATSAPP "no título pra chamar cliques ...

  • Alexandre Scorrea
    2017-01-14T21:52:43

    Nem Caio da pegadinha do malandro.

  • Gustavo Bismark
    2017-01-14T20:53:04

    Clicar em link? Um milhão de trouxas .

  • Alexandre Scorrea
    2017-01-14T22:00:00

    Nem Caio na pegadinha do malandro

  • Jean Valjean
    2017-01-14T18:53:58

    Parabéns ao techtudo, me da engulho ler o termo alienígena "customizar" que a babacada usa pensando ser moderninha! PERSONALIZAR!!!

  • Sylvio Neto
    2017-01-14T14:03:52

    *AVISO IMPORTANTE* nunca abra links no Whatsapp. não existe link pra emoticons não tem link para atualizar não tem link para mudar de cor. não tem link para função nova e diferente. tudo isso é vírus que espalha seus dados na rede. senhas e login. pode até clonar seu número. fiquem espertos e espalhem essa informação para os amigos

  • Edivania Jesus
    2017-01-14T18:00:49

    recebi esse link no zap ainda bem que descartei,não sou boba para que eue quero cor no zap,,kkkkk

  • Klaus Oliveira
    2017-01-14T17:24:45

    1 milhão de trouxas.. Inocentes e curiosos!

  • Jonathan Férrer
    2017-01-14T16:14:04

    Um milhão de burros....

  • Ricardo Pieruccetti
    2017-01-14T14:55:35  

    Venha à mim Whatsapp, venha à mim Whasapp...é no caneeeeeccccoooo!!!!

    recentes

    populares

    • Ricardo Pieruccetti
      2017-01-14T14:55:35  

      Nallllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  • Vicente Neto
    2017-01-14T15:53:17

    pretendo logo desinstalar essa porcaria e nunca mais usar

  • Olavo Morett
    2017-01-14T15:04:31

    Quem quer levar vantagem em tudo , tem que se ferar mesmo . milagre so o divino faz.

  • Tenente Zureta
    2017-01-14T13:40:24

    que os idiotas continuem caindo !!!! chumbo nesse povinho da maldita inclusão digital !